5 dicas para aumentar a produtividade da sua pizzaria delivery

Sua pizzaria mais produtiva e organizada para atender cada vez melhor seus clientes no delivery!

Gerenciar uma pizzaria que trabalha com delivery possui aspectos únicos.

Picos de altas e baixas nas vendas, grande concentração de pedidos ao mesmo tempo e acertos com motoboys sempre geram desgaste que comprometem a pizzaria e também quem está trabalhando nela.  

Para facilitar o dia a dia, muitos proprietários e proprietárias de pizzaria utilizam algumas técnicas que ajudam a manter a organização e aumentar a produtividade da equipe nas partes de pedidos preparo, entrega e acertos.

Separamos 5 dicas que são utilizadas por gestores de pizzarias e que pode te ajudar no seu dia a dia. Você pode implementar ou adaptar conforme a realidade do seu delivery.

1 – Utilize fone de ouvido

Independente se você utiliza celular ou telefone, um fone de ouvido pode te ajudar muito para agilizar os pedidos. No caso de telefone, você pode pesquisar por headset (custa entre 100,00 e 150,00);

Você pode deixar o aparelho em um lugar fixo e de fácil visualização, aceitando a chamada e deixando as duas mãos livres para registrar o pedido, independente se você faz isso manualmente, ou em algum sistema.

2 – Cadastro de Clientes

Um cadastro de clientes eficiente é fundamental para agilizar o atendimento e evitar erros nas entregas.

Muitas vezes acontece do atendente anotar um nome, telefone ou endereço errado, e isso comprometer tanto o atendimento, quanto o trabalho do motoboy.

Hoje muitos sistemas que permitem o cadastro, mas se você ainda não utiliza, pode construir um cadastro uma planilha no excel. Basta criar as colunas de Nome, Telefone, Endereço e Bairro.

Você pode deixar a planilha aberta durante o seu atendimento para consultar rapidamente os dados que estão cadastrado.

Lembrando que o mesmo cliente pode ter mais de um telefone (fixo e celular) e endereço (casa, trabalho).

3 – Incentive pedidos pré-agendados

O delivery salva a vida de quem está em apuros, mas também há um alto número de clientes que já sabem ao longo do dia que vão pedir delivery à noite.

Faça ações de divulgação para que os clientes peçam com antecedência e agendem o horário de entrega.

Comece pelos mais fiéis e que geralmente seguem algum padrão, como pedidos no mesmo dia da semana, por exemplo.

Assim você desocupa o telefone em horários de pico e garante clientes satisfeitos, pois eles também irão pedir com mais tranquilidade e não ficam presos se as linhas estiverem ocupadas.

4 – Tenha controle sobre os produtos vendidos

Na correria do dia a dia, é sempre complicado coletar dados para prever as vendas. Mesmo assim, é muito interessante descobrir que produtos e sabores têm mais saída para gerar certa previsibilidade.

Por exemplo, se você trabalha com pizzas Grandes, Médias e Broto, quanto representam as vendas em cada tamanho?

No início e fim do mês esse padrão se mantém ou altera? Dia de pagamento muda também? Quais são os sabores que têm mais e menos saída?

Essas informações são muito importantes para quem prepara as pizzas.

Elas permitem que o trabalho possa ser adiantado, preparando massas, separando os ingredientes na medida adequada e ajustando a bancada com os itens mais vendidos próximos do pizzaiolo.

5 – Utilize um sistema integrado ao ifood

O iFood é o portal que mais realiza pedidos de delivery no Brasil. É responsável por ajudar milhares de restaurantes e pizzarias a faturarem mais.

Os estabelecimentos cadastrados precisam ter consciência de que fazer uma boa gestão dos pedidos que vêm pelo ifood é essencial.

O cliente que pede pela plataforma e não tem uma boa experiência pode facilmente comprar do seu concorrente na próxima vez que pedir um delivery.

E quais são essas experiências ruins?

Demora na entrega, erros de pedido e qualidade da pizza.

Se hoje você ainda registra os pedidos manualmente ou em sistemas não integrados, você corre o risco de demorar para confirmar o pedido no iConnect, atrasar o envio para a cozinha e consequentemente a entrega para o seu cliente.

Além disso, ninguém está livre de cometer erros de escrita ou digitação, que acabam gerando insatisfação e retrabalho.

Essas foram 5 dicas que podem estar te ajudando para trazer mais organização e produtividade para a sua pizzaria que trabalha com delivery.

Pequenas ações somadas podem trazer grandes resultados para o negócio e para a sua rotina.

Baixe o Infográfico sobre Qual o melhor forno para sua Pizzaria