QUERO FALAR COM CONSULTOR

Como abrir uma hamburgueria de sucesso?

Aprenda sobre a conservação de alimentos com este ebook.

Como abrir uma hamburgueria de sucesso?

Para abrir uma hamburgueria você precisa estar atento a todas as novidades do setor, levando sempre o que há de melhor até os seus clientes.

Sabemos que as hamburguerias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, inclusive nos happy hours.

Toda essa popularidade dos hambúrgueres não é em vão, já que o alimento é muito versátil, e possui recheios que agradam os mais diferentes paladares.

A concorrência entre este tipo de empreendimento está cada vez mais acirrada, isso porque cada uma dá o seu jeitinho brasileiro de inovar e conquistar o público. 

Por isso, a Saipos preparou esse artigo com o que é mais importante dentro desse tema, assim, você pode se sentir mais preparado para iniciar um negócio na área.

Então vamos lá? Fique atento a essas dicas fundamentais para abrir uma hamburgueria de sucesso!

A comanda hamburgueria torna a experiência gastronômica do seu cliente muito melhor.

1. Mantenha sua hamburgueria legalizada

Ao abrir uma hamburgueria é preciso ter todos os documentos necessários, na verdade, isso é preciso também se você for abrir um restaurante.

Por isso, é importante dedicar tempo e uma reserva financeira para esta etapa.

Para saber exatamente qual documentação é necessária na sua cidade, entre em contato com a prefeitura. Assim, eles informarão o que é obrigatório e como proceder para emiti-los. 

Abaixo, deixamos alguns dos principais documentos que certamente serão precisos para que a sua hamburgueria possa abrir as portas.

  • Registro na Junta comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de responsável técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados.

2. Planeje sua estrutura 

Se você costuma frequentar hamburguerias, certamente reparou que elas possuem uma decoração cheia de personalidade.

Por isso, invista nesse ponto. Muitas pessoas apaixonadas por hambúrgueres visitam com frequência estes locais, e certamente será necessário conquistá-las não apenas pela comida.

Apesar de dar uma cara mais moderna e estilosa ao estabelecimento, não esqueça de planejar um espaço confortável e receptivo

Você poderá aproveitar sua hamburgueria para eventos como aniversários, por exemplo. Por isso, valorize o espaço e a decoração.

3. Tenha um diferencial

Como falamos antes, a concorrência nesse segmento não costuma ser pequena. Por isso, é muito necessário ter um diferencial, uma novidade.

Pode ser um sabor de hambúrguer diferenciado ou um espaço temático, com jogos e bebidas especiais, por exemplo.

Muitas pessoas pagam valores bem mais a altos apenas por conta do espaço ser mais receptivo e bonito, então pense em algo atraente para seus fregueses.

Uma ideia boa é trazer bandas para tocar no local, ao menos nos finais de semana. Assim, certamente você verá sua hamburgueria lotar!

4. Tenha uma cozinha equipada

A cozinha é o coração de qualquer restaurante, e em uma hamburgueria não é diferente.

Para esse tipo de negócio, é necessário alguns equipamentos bem específicos.

E a maioria deles não podem ser substituídos, por isso, fique atento para manter a sua cozinha com tudo que é preciso para  preparar um bom hambúrguer.

  • Armários;
  • Chapa;
  • Coifa;
  • Freezers;
  • Geladeiras;
  • Liquidificador industrial.
  • Máquina modeladora de hambúrguer;
  • Moedor de carne;
  • Utensílios para cozinha.

5. Analise seus concorrentes

Antes de tirar o projeto de abrir uma hamburgueria do papel, tente observar os pontos fracos e fortes dos concorrentes do mesmo segmento.

É muito importante reservar uma semana, no mínimo, para acompanhar mais de perto o funcionamento de estabelecimentos parecidos com o que você pretende abrir.

Essa experiência certamente te ajudará demais a ter novas ideias, evitando cometer erros que tenha julgado negativos nas outras hamburguerias.

6. Defina seu ponto estratégico

Para prestar um serviço único e que atenda o público presente no seu espaço, é necessário escolher o melhor ponto para esse tipo de negócio.

A ideia é abrir as portas em lugares mais movimentados como centros da cidade ou shoppings, no entanto, nada impede que você se instale próximo a escolas e faculdade.

7. Escolha seu público alvo

Clientes nunca são iguais. O que é maravilhoso para alguns, pode ser considerado detestável para outros.

Por isso é tão importante definir bem qual tipo de cliente você quer focar. Todos os detalhes dependem das pessoas que frequentam o bairro onde abriu seu negócio.

Pode ser desenhado um projeto completo de cardápio, estrutura, e  todos os outros detalhes, apenas se baseando nas preferências do seu público alvo.

8. Cardápio variado

Talvez você não queira abrir uma hamburgueria específica para vegetarianos e veganos, mas é indispensável que sejam feitas algumas opções para este público.

É possível montar o espaço nas versões tradicional ou artesanal. Mas sabe qual a diferença?

O hambúrguer artesanal, diferente dos tradicionais, é feito com ingredientes selecionados. 

Assim como a carne, que é preparada no próprio local,o pão costuma ser caseiro, e os vegetais orgânicos.

Também dá para ter os dois tipos no mesmo cardápio sem nenhum problema.

9. Plano de negócio

Ter um plano de negócio ajuda muito no planejamento e crescimento do seu negócio.

Abrir uma hamburgueria demanda muitos detalhes a serem pensados, como elaborar o tipo de comanda, cardápio, entre outros. Por isso é tão importante descrever tudo no papel.

No plano de negócio, você irá definir quais são os seus objetivos, prazos para alcançá-los, investimentos, custos mensais, responsabilidades, entre outros tópicos.

Montar esse plano ajuda muito a não se atrapalhar, mantendo o projeto do empreendimento organizado e em dia.

10. Entenda sobre hambúrguer

Definitivamente, fazer um hambúrguer de qualidade não é para qualquer um. Isso porque existem muitas técnicas que deixam a receita bem mais saborosa.

Então, se realmente quer criar uma marca competitiva e que faça um hambúrguer como manda o figurino, reserve um tempo para entender como prepará-lo.

Como preparar um hambúrguer delicioso?

Os apreciadores de hambúrguer percebem logo de cara se o alimento foi preparado da maneira correta ou não. 

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre essa receita e  sobre os diversos fatores que o fazem adquirir um sabor especial. Veja!

O tipo de carne utilizado é muito importante

A base tradicional do hambúrguer é a carne (com exceção dos vegetarianos e veganos), por isso, é necessário ter muita atenção para escolher esse ingrediente fundamental.

Talvez você não saiba, mas geralmente, os hambúrgueres são preparados com um blend de  carnes. Isso quer dizer que não é utilizado apenas um corte, e sim, vários. 

Essa técnica serve para deixar o sabor mais intenso e diferenciado. Portanto, um hambúrguer de costela, por exemplo, não é feito apenas com esse corte, apesar do nome.

No entanto, as carnes escolhidas geralmente são as da parte dianteira do boi, isso porque essa parte é mais dura e bem mais saborosa, além de ter um preço acessível.

A firmeza do ingrediente não interfere em nada na qualidade do hambúrguer, já que ele é moído. 

Outro ponto fundamental é a gordura. Pois é ela que mantém a carne macia. Para cada 1kg de carne, estima-se que seja necessário pelo menos 250gr de gordura.

Uma questão importantíssima para que o seu hambúrguer seja uma delícia é comprar a carne em um local confiável.

O ideal é ter um fornecedor de confiança. Assim, você sempre terá garantia da procedência do seu produto matriz.

E o melhor ainda é que adquira sempre carnes frescas. Se o alimento for embalado a vácuo, o sabor se mantém por mais tempo.

Isso porque o contato com o ar interfere na textura, cor e sabor da peça. Mas lembre-se: O melhor fornecedor é aquele que entrega o produto com menor espaço de tempo entre abate e preparo.

Moer a carne corretamente também é importante

É necessário saber como moer a carne para o hambúrguer, se for fazer isso no seu estabelecimento ou mesmo se for comprar do açougue.

O ideal é que as carnes sejam cortadas em cubos, assim como a gordura. No processo de trituração, tudo deve ser misturado enquanto é moído. Desse modo, a textura e o sabor ficam uniformes.

11. Padronizar o seu hambúrguer é fundamental

É preciso que você tenha em mente qual tipo de hambúrguer quer preparar. Muitas receitas precisam de camadas de carne mais altas, e outras, mais baixas.

É importante que utilize sempre o mesmo aro para moldar as peças, improvisar não dá certo. 

Fazer essa etapa de outra maneira pode acabar formando peças de tamanhos bem diferentes.

Por isso, não abra mão de utilizar uma balança para pesar a quantidade exata de carne, que pode chegar a 200gr para os maiores.

12. Hambúrguer só é hambúrguer se tiver carne?

NÃO! Existem diversos tipos de hambúrguer para atender a todos os gostos e públicos, e todos eles são igualmente saborosos se forem feitos com ingredientes de qualidade.

Quer saber mais sobre essa receita tão apreciada e sem carne? Então vamos falar sobre os hambúrgueres que são os queridinhos dos veganos!

Hambúrguer Vegano

É possível abrir uma hamburgueria inteiramente vegana. 

Esse tipo de estabelecimento é muito importante, já que pessoas que adotam este estilo de vida geralmente não encontram muitas opções de alimentação fora de casa.

As opções de cardápio para uma hamburgueria vegana são bem amplas, apesar de muitos acharem que os sabores são escassos. 

É possível elaborar receitas com base de: Cenoura, beterraba, soja, lentilha, jaca, berinjela, batata doce, cogumelos variados, palmito e até mesmo feijão.

Além disso, é importante lembrar que outros itens podem ser inseridos no menu, como batatas fritas com complementos veganos e sobremesas. 

Como você pode ver, abrir uma hamburgueria é uma ótima forma de exercitar a sua criatividade, já que ela permite explorar vários diferenciais, tanto no cardápio quanto na cara do negócio.

Sentiu que esse tipo de empreendimento realmente combina com você? Então mãos a obra e boa sorte!

Como Conservar Alimentos Corretamente