QUERO FALAR COM CONSULTOR

Aprenda a administrar redes sociais para restaurantes

Qual a importância das redes sociais para restaurantes?

É essencial para quem é do ramo da alimentação construir uma boa imagem do seu estabelecimento na internet.

Por isso, é muito importante que empreendedores saibam utilizar redes sociais para restaurantes.

Atualmente o marketing digital é uma ferramenta fundamental para que você aumente a sua clientela e fique mais conhecido na sua região.

Portanto, o ideal é que além de administrar as páginas, você crie e desenvolva estratégias para o negócio nesse meio digital.

Com um smartphone em mãos é possível produzir diversas ações. Mas, se estar inserido no mundo virtual para você é difícil, nós vamos dar algumas dicas.

Dessa maneira, fique ligado em nosso texto, pois vamos explicar como divulgar seus conteúdos.

Quais são as redes sociais ideais para restaurantes?

Como já falamos, estar nas plataformas sociais é muito relevante para o seu negócio. Elas atraem um público que são potenciais clientes.

E o melhor de tudo, de graça. Porque criar páginas e perfis nessas mídias não tem custo, portanto você economiza com a divulgação da sua marca.

E nesses locais se encontra uma imensidão de pessoas que não conhecem o seu restaurante e que podem passar a conhecê-lo.

As redes sociais para restaurantes mais comuns são o Instagram e o Facebook. Por isso, entenda como você pode utilizá-las.

Facebook

O objetivo da sua página no Facebook deve ser a de apresentar o seu estabelecimento. Tornando a vida do seu cliente mais fácil, tratando-se em buscar informações.

Para mais, a fanpage é um ótimo meio de comunicação instantâneo. Onde seu cliente, por meio do messenger, pode entrar em contato com a sua empresa para tirar dúvidas.

Além disso, o perfil deve ter as informações, como:

  • Endereço
  • Telefone
  • E-mail
  • Horários de funcionamento
  • Faixa de preço

Nesse sentido, a sua timeline deve ser preenchida com conteúdos que chamem a atenção e que sejam úteis para o seu público alvo.

Instagram

Apesar do Facebook também proporcionar a criação de publicações com imagens, a rede social que valoriza fotos é o Instagram.

O layout da plataforma destaca melhor as imagens do seu empreendimento. Com isso, explore o melhor formato de publicação para o seu negócio.

De repente, publicar os seu cardápio e as promoções ilustrando-as pode ser uma boa maneira de chamar a atenção dos seus seguidores.

Mas, há outras opções de redes sociais para restaurante que você pode utilizar. Basta que se compreenda quem se quer atingir e de que maneira.

 

Estratégias para administrar redes sociais para restaurantes

O seu estabelecimento deve acompanhar a tendência tecnológica para fazer sucesso no mercado e conquistar clientes.

Nos dias atuais, é muito comum as pessoas irem a internet para conhecerem novos lugares para consumirem. Então esteja lá!

Para isso, iremos apresentar algumas estratégias digitais de redes sociais para restaurantes. Confira!

Faça interações

Quando você faz interações com as pessoas em sua página, por exemplo respondendo um comentário, deixa-as mais feliz. Faz com que eles se sintam importantes.

É preciso que você dê um retorno a esse consumidor. Eles vão perceber que a sua empresa dá atenção para os clientes nas redes.

Portanto, a regra é criar uma relação de proximidade com as pessoas. Comente, curta, compartilhe, enfim, interaja.

Fidelize seus clientes online

A intenção é que os seus seguidores façam mídia espontânea para a divulgação do seu negócio. Como assim?

O ideal é que quem siga a sua página faça repost, compartilhe e comente as suas publicações, para que assim outras pessoas vejam os seus conteúdos.

E se isso acontecer de maneira natural, sem que você insista com o seu seguidor, é excelente. Claro, que também é importante a estimulação desse tipo de ação.

Qualidade das publicações

Redes sociais para restaurante só funciona se as suas publicações forem muito bem construídas.

Lembre-se, que da mesma forma que seu empreendimento tem página para fazer divulgação, milhares de outros do mesmo ramo gastronômico que o seu também tem.

Por isso, imagine a quantidade de conteúdo que circulam nas redes. É importante que o que você publique se destaque nas mídias sociais.

Faça o monitoramento das redes

Para mais do que criar material para alimentar o seu Facebook, por exemplo, é necessário que você analise resultados.

Com essas plataformas digitais os gastos com a divulgação do seu negócio é muito menor. Mas você pode fazer publicações direcionadas para melhorar os resultados.

Estabeleça metas para o seu desempenho. Crie números, a partir da sua própria experiência.

Crie intimidade com seguidores

Mostre para seus clientes a produção dos seus pratos. Aproxime-os do seu restaurante. Mostrar a dinâmica do lugar é uma boa alternativa.

Além do mais, eles verificarem através das redes como é o funcionamento do seu estabelecimento pode gerar mais confiança nos seus pratos.

Portanto, publicações que sejam transparentes e mostrem a produção das refeições que chegam até os consumidores é uma maneira de deixar o seu empreendimento com uma boa reputação.

Perfis atualizados

É necessário que você saiba quais são as melhores redes sociais para o seu negócio, pois é essencial que elas sejam atualizadas com certa frequência.

Marcar espaço nas plataformas demonstra compromisso com seus seguidores. Isso aumenta a sua credibilidade.

Além disso, é importante que as suas informações estejam atualizadas, como telefone, site e endereço.

Publicidade

Você pode pensar a divulgação do seu ponto gastronômico baseado na localização dos usuários da plataforma.

Então, toda a pessoa que estiver com o localização do seu smartphone ligada e estiver próxima do seu restaurante, ela receberá uma notificação nas redes sociais.

Horários de publicações

Há uma pesquisa de marketing que sugere os melhores horários de inserção de posts nas mídias sociais.

Essa dica é pelos momentos do dia e da semana em que o seu público irá se engajar mais nos conteúdos postados por sua página.

Dessa forma, a pesquisa indica que isso acontece com mais adesão nas quintas e sextas-feiras.

Em relação ao horário, vai depender do que você deseja obter. Se quiser compartilhamentos na publicação, o melhor horário é o das 13h.

Mas se quiser mais cliques. o melhor horário é o das 15h. E a melhor hora de interação é o das 9h às 19h. Então se organize e crie uma estratégia de conteúdos.

Instagram para restaurantes

No perfil de negócios é possível adicionar opções como o “comprar agora” em um link que leva direto para a página no iFood, Rappi, Uber Eats ou site próprio.

Também é possível adicionar a opção “contato” que fica ao lado da foto de perfil. Clicando no botão o cliente escolhe uma das opções:

Se quer fazer uma ligação,  mandar um e-mail ou saber como chegar ao restaurante.

Links diretos para endereço de site: possibilita a inserção de site próprio, caso o estabelecimento possua.

Valores e anúncios no Facebook

Você pode fazer anúncios por preços super em conta. Mas é preciso ter noção de que o número de pessoas que ele vai atingir é muito menor.

Mas existem duas maneiras de divulgar seus posts: A primeira é estipular um valor por post.

Dessa forma, você define uma faixa de preço e em que tempo quer utilizar. Por exemplo, 200 reais em 4 dias.

Automaticamente a plataforma dividirá o valor das publicações pelo tempo escolhido.

Já em relação a segunda maneira de impulsionar as vendas, ela não prevê um período de tempo específico.

Portanto, é estabelecida, você só impõe um limite no dia e o Facebook, que é uma das redes sociais para restaurantes, vai utilizando.

Além disso é possível determinar como esses anúncios serão cobrados. Se o valor será definido pelas interações ou por exibição.

  • Exibição: número de vezes que o post surgir na timeline de algum usuário.
  • Interação: cobrado por número de cliques, comentários, curtidas e compartilhamentos.
Baixe o Ebook 5 Dicas para divulgar o seu Restaurante