Planilha para Cadastro de Produtos

Planilha para Cadastro de Produtos: entenda porque usar só trará benefícios ao seu negócio.

Organizar as informações de empresas, quaisquer sejam o tipo delas, requer disciplina e paciência, e se o empreendedor não tiver essa preocupação, as chances de ficar no vermelho são altas, e por isso usar uma Planilha para Cadastro de Produtos pode auxiliar você nessa jornada.

Controlar sua empresa por meio de planilhas traz diversos benefícios para seu negócio e muitas vezes como você está na correria do dia a dia não tem tempo pra isso.

Mas com a ajuda de planilhas é mais fácil estabelecer metas e controlar despesas.

Com uma Planilha para Cadastro de Produtos você como empresário pode ter um visão mais ampla e claro do seu negócio e definir um planejamento mais eficiente, já que com o controle é possível desenhar estratégias para crescer.

Pensando nisso separamos informações que vão te ajudar a entender o porquê usar uma Planilha para Cadastro de Produtos, como organizar seus produtos e porque essa organização pode ser benéfica para o seu estabelecimento.

Vantagens em usar uma Planilha para Cadastro de Produtos

Além de organizar os produtos do seu negócio, uma planilha para Cadastro de Produtos oferece inúmeras vantagens, tais como:

Controle de custos: você pode manter um histórico das suas compras e saber qual foi o último preço pago por determinada mercadoria e quem foi o fornecedor.

Assim, quando for realizar uma nova compra terá argumentos para negociar com seus fornecedores além de manter os custos dos seus produtos sempre atualizados.

Controle da sua margem de lucro: tão importante quanto saber qual é o custo de determinado produto é saber quando você está tendo de lucro na venda dele.

Mantendo as informações de preço de compra e preço de venda atualizadas, você sempre saberá se o que está sobrando na venda de cada produtos está de acordo com o que você quer.

Promoções: se utilizada em conjunto com uma planilha de controle de estoque a planilha de cadastro de produtos pode ser útil também para realização de promoções.

Imagine que você esteja com o estoque de um produto sem giro, ou seja, sem venda.

Você poderá organizar uma promoção chegando ao menor preço possível para que não tenha prejuízo na venda daquele item.

Ainda que, em muitos casos, para evitar que seu dinheiro fique parado em um produto que não tem venda, muitas empresas façam “queimas de estoque” com margens negativas.

Pois com aquele dinheiro, comprarão mercadorias que terão mais giro e mais margem.

Por que manter sua planilha de cadastro de produtos atualizada

Um cadastro de produtos bem organizado pode indicar ao gestor, e até mesmo aos funcionários, todas as informações que permitam um melhor controle sobre os mais variados itens presentes no comércio, sejam eles produzidos por ele, distribuídos, armazenados ou comercializados.

Imagine que você compre mensalmente alguma mercadoria para revenda, e assim que esse item chega à sua empresa, ele é direcionado ao estoque, mas não possui registro, quanto dinheiro você irá perder quando alguém for procurar esse item e você não souber a quantidade ou onde esse produto está?

Veja mais Planilhas de Controle para Restaurantes neste artigo!

Esse é um exemplo básico da importância dessa ferramenta, porém cadastrar produtos pode ser uma tarefa rotineira e simples, mas que exige muita atenção e disciplina.

Por meio de uma Planilha para Cadastro de Produtos você pode ter informações como:

– Os nomes dos produtos;

– Número individual de identificação;

– Descrição geral dos produtos (peso, tamanho, volume, etc.);

– Custo unitário;

– Nome do fornecedor;

– Preço de venda.

Com esses dados é possível que você monitore todos os seus produtos e melhore os processos do seu estabelecimento, seja por meio de artigos para produção ou venda.

Quanto maior o número de produtos que existem em seu comércio, maior será a sua necessidade de organização, porém a função e a validade desse cadastro são sempre os mesmo, fazendo com que essa ferramenta possa ser adotada por qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Como organizar a Planilha para Cadastro de Produtos

Depois que você entendeu o porquê é tão importante fazer esse controle, saiba que organizar essa ferramenta também é essencial.

Você pode organizar sua planilha por meio das suas necessidades, e assim distribuir os itens de acordo com o que procura mais quando precisa de informação, ou o que sai mais em seu comércio.

Outro ponto importante é manter essa relação sempre atualizada, já que não basta apenas ter um estoquem.

Mas sim, saber da movimentação diária que ele sofre, e manter anotado todas as mercadorias que entram e saem.

Assim, perder-se em meio à falta de informação pode ser bastante fácil, gerando problemas ou prejuízo no final do mês.

Por essa razão, lembre-se que o controle dos cadastros não é apenas responsabilidade do estoque, mas também das demais áreas relacionadas.

Com uma linguagem padrão que todos os funcionários e os gestores entendam, a sua Planilha para Cadastro de Produtos irá ajudar a prevenir equívocos e futuros problemas.

Na descrição do produto, tenha um cuidado extra e procure padronizar e reproduzir essas informações nas notas físicas, evitando assim abreviaturas, que poderão prejudicar a localização do cadastro e até mesmo seu relacionamento com clientes.

Para a identificação, além de um código interno, é necessário usar referências numéricas previstas em normativas, como o caso da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM.

Ela é obrigatória para emissão da Nota Fiscal a seus clientes.

A nossa Planilha para Cadastro de Produtos

Se você procura por eficiência não recomendamos o uso do bom e velho caderninho ou papel. Esse tipo de controle é pouco produtivo, tornando sua equipe pouco mais lenta no atendimento aos clientes.

Conheça nossa Planilha para Cadastro de Produtos totalmente Gratuita!

Planilhas de Excel são excelentes para qualquer negócio em algum momento da sua vida.

No entanto, a partir do momento que essas planilhas passam a tomar mais do que 30 minutos por dia do seu tempo ou da sua equipe é sinal de que está na hora de mudar para um sistema ou software de gestão.

Se você parar para pensar, esses 30 minutos por dia que você gasta com planilhas equivalem a mais de 2 dias trabalhando 8hrs por dia apenas fazendo controles do seu negócio.

Existe uma forma de fazer isso com mais facilidade: um sistema para restaurante fácil e integrado.

Com um software para controlar seus pedidos, vendas, estoque, finanças em minutos você consegue rastrear onde está o furo e como resolvê-lo.

TODO software ou sistema possui uma curva de aprendizado de quem está começando a utilizar, não tem como fugir disso.

Por outro lado, existem soluções como o SAIPOS que foram construídas pensando no cliente (você dono de restaurante) e no seu dia a dia.

Qualquer dúvida pode escrever pra gente! Estamos aqui para ajudar o seu negócio a crescer!