Campinas pode ser a 1ª cidade brasileira a ter entrega de comida por drones

Fabricante nacional e iFood buscam iniciar projeto piloto em setembro

O iFood, em parceria com a empresa desenvolvedora de drones SMX Systems/Speedbird Aero, pretendem lançar um serviço de delivery utilizando drones em Campinas.

Segundo informações do portal, a empresa de drones já se encontra em discussões com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar um projeto piloto em setembro.

Se aprovada, Campinas se tornaria a primeira cidade brasileira a ter delivery de alimentos por meio de drones.

Um dos principais objetivos do projeto é reduzir o tempo de entrega que, de acordo com o iFood, leva geralmente entre 15 e 20 minutos. Com os drones, esse tempo reduziria para cerca de 2 minutos e meio.

Roberto Gandolfo, diretor de logística do iFood, explica que o projeto vai usar a cidade de Campinas como campo de estudo, para que futuramente, a empresa amplie o serviço para mais cidades do país.

Apesar de ter se reunido com a Anac, o G1 lembra que a agência não recebeu do iFood ou da SMX Systems um pedido formal para testes complexos com drones, o que incluiria aí áreas habitadas. Na prática, isso barraria as entregas em espaços urbanos.

O drone, batizado de DLV-1, que foi desenvolvido para essa missão tem 1,4 metros de diâmetro, seis motores elétricos, dois GPS, paraquedas de emergência e usa tecnologia de comunicação 4g.

Além disso, é de fabricação 100% nacional e pode carregar até 2kg por viagem, afirma SMX Systems.

Ainda segundo informações do G1, o iFood planeja duas rotas de entrega para Campinas.

Uma seria dentro de uma área de um shopping para levar pedidos da área dos restaurantes para uma central de distribuição, e outra para envio direto ao consumidor final.

Baixe a Planilha para Calcular Preço dos Pratos