QUERO FALAR COM CONSULTOR

Cardápio bar: escolha o melhor modelo

Cardápio bar: escolha o melhor modelo

O melhor cardápio bar é aquele que conversa com o seu cliente. Por conta disso é preciso conhecer o seu público. 

O modelo de cardápio bar deve seguir o estilo e a decoração do seu estabelecimento.

Ou seja, para obter melhores resultados é necessário que seu bar, boteco ou drinkeria esteja alinhado, passando pelas bebidas, petiscos, identidade visual e decoração do ambiente.

Quer saber mais sobre o cardápio bar? Siga a leitura e faça do seu negócio um ponto de encontro e sucesso de vendas. 

Como escolher o cardápio bar baseado nas bebidas?

O cardápio bar pode acompanhar o estilo de bebida que busca ser especializado.

Portanto se o seu bar pretende ser focado em diversos tipos de cerveja e chopp, seu cardápio boteco pode usar isso como inspiração na hora de montar o menu.

No entanto, se você quer ser conhecido por ser um bar especializado em drinks, com bebidas de qualidade e mais elegante, talvez seja bom optar pelo clássico.

Caso seu negócio seja mais despojado, o cardápio boteco que mais funciona é um com escrita simples e bem completo, sempre buscando agradar a todos.

Mas se você optar por um pub, com uma diversidade de bebidas e aperitivos vasta, um cardápio grande em cima do bar pode ser uma ótima escolha.

Qual o melhor fundo para cardápio bar?

Como citado anteriormente, você pode utilizar o tipo de bebida que será servido no seu estabelecimento para  criar o cardápio bar.

Então, se você optar por focar em servir variados tipos de cerveja e chopp, as cores de fundo para cardápio podem ser: amarelo, marrom, padrão de madeira, preto.

Seguindo os demais exemplos, um cardápio bar de drinks costuma ter como cores de fundo o preto e o branco. 

No entanto, se sua decoração não combina com as cores citadas acima, nada impede de utilizar um tom que faça mais sentido.

Mas nesse caso é útil pesquisar antes qual impacto essa cor tem no cérebro. Sim, as cores atingem o cérebro de maneira diferente, algumas trazem a sensação de conforto, fome ou tranquilidade.

Por isso se optar por fugir do esquema de cores proposto, pesquise tons complementares e opostos para garantir um bom resultado.

Contudo, se seu objetivo é criar um cardápio boteco no melhor sentido da palavra, as cores mais utilizadas são: branco, tons de amarelo claro e bege.

Sem dúvida as cores mais seguras são ótimas opções, porém sinta-se à vontade para criar um cardápio que esteja de acordo com a identidade visual do seu negócio.

Fonte para cardápio boteco

Algumas fontes para cardápio bar funcionam melhor, uma boa opção é escolher fontes que sejam todas maiúsculas, para facilitar a leitura depois de alguns drinks.

Por isso, separamos algumas fontes que podem combinar certinho com o seu cardápio boteco

Você pode baixá-los no site dafont.com. Confira agora os estilos de letra que mais casam com o cardápio bar:

  • Barton;
  • Barden;
  • Baron Neue;
  • Bartenique;
  • Baron Rouge;
  • Oliver’s Barney.

Imagens de cardápio bar

O cardápio de bar não costuma possuir imagens em um geral. No entanto, é possível utilizar as imagens para dar destaque aos principais drinks e bebidas.

Assim é possível mostrar ao cliente qual o carro chefe do seu bar e incentivá-lo a provar o que seu estabelecimento tem de melhor para oferecer.

Modelos de cardápio

Existem diversos modelos de cardápio e para decidir qual opção combina melhor com o seu tipo de negócio. Então conheça agora!

Cardápio PVC

O cardápio PVC pode funcionar muito bem para o seu bar, isso porque ele pode molhar a vontade.

O cardápio bar de PVC pode ser rígido como as chapas brancas onde a impressão é feita diretamente no plástico.

Ou ainda uma impressão de qualidade envolvida por uma camada fina, mas rígida de plástico transparente, basicamente um cardápio encadernado.

Ambas são seguras para o seu restaurante, fáceis de higienizar, e duram bastante quando feitas em gráficas de boa qualidade.

Portanto, apesar de ser mais caro, esse tipo de cardápio evitará que você tenha outros gastos futuros com esse tipo de material.

Cardápio de madeira

Se o seu cardápio bar seguir um modelo mais rústico, a opção de madeira pode cair muito bem.

Geralmente ele é mais caro porque é feito um a um ou por um pirógrafo ou por impressão a laser e não são todos os lugares que fazem.

No entanto é possível encomendar por um valor acessível na internet e quanto maior a quantidade, maior o desconto.

Cardápio online

Se o seu bar pretende oferecer o serviço de delivery, ter um cardápio online é imprescindível! 

Mas o cardápio bar online deve ter a possibilidade de o cliente fechar a compra, para isso as opções são um site próprio ou os apps como iFood, Rappi e Uber Eats.

A melhor forma de administrar isso é com um sistema para bar, restaurante e delivery. Para saber mais acompanhe a leitura.

Sistema para bar e restaurante delivery

Um bom sistema para bar e restaurante atua integrado aos principais aplicativos de delivery do mercado: iFood, Rappi, Uber Eats, Delivery Direto, Neemo e Accon.

Dessa maneira, centralizando os pedidos em uma única tela e aceitando com apenas um clique, tornando muito mais simples a experiência de administrar o seu negócio.

Além disso, o sistema Saipos ainda garante uma série de benefícios para o seu bar como: 

  • Controle de estoque por ficha técnica, fazendo o desconto a cada pedido;
  • Lista de compras baseada na sua quantidade segura disponível em estoque;
  • Relatório de venda por bairro, forma de pagamento, itens mais vendidos e canal de vendas;
  • Site próprio;
  • Sistema contratado por módulos;
  • Fidelização do cliente;
  • Envia mensalmente o relatório de cupons gerados diretamente para o seu contador;
  • Abertura e fechamento de caixa;
  • Fluxo de caixa.

Cardápio de lanches

Se acaso sua intenção seja separar as bebidas alcoólicas do restante dos itens do menu, o cardápio de lanches pode ser uma ótima forma de focar não só em um segmento.

Assim, seu bar pode atingir mais públicos e também garantir que os clientes do seu bar não fiquem alcoolizados tão rápido.

Lanches mais gordurosos como hambúrguer, pastel, cachorro quente podem vender muito. 

Então se você pretende vender essas opções com bastante variedade, pode criar uma sessão no cardápio para cada item.

Cardápio cafeteria

Alguns bares, principalmente aqueles que ficam abertos até tarde da noite, possuem cafés para reduzir o efeito do álcool que causa a famosa ressaca, no dia seguinte.

Por isso ter um cardápio cafeteria também é uma boa pedida para quem tem um boteco, evitando assim clientes arrependidos no dia seguinte e garantindo a presença de abstêmios.

Cardápio bistrô

Bistrô é um restaurante, na maior parte das vezes pequeno, que além de deliciosos pratos serve também boas bebidas.

Portanto você pode ter um cardápio bistrô com espaço específico para o consumo de bebidas, como um balcão de bar com banquetas onde os clientes possam sentar e aproveitar os drinks.

Este tipo de local costuma atrair um grande número de pessoas, porque é propício para encontros e happy hours.

Agora que você já sabe como montar um cardápio específico para bares, aproveite para usar a criatividade e criar um que seja a cara do seu estabelecimento.

70 artes de cardápio grátis