QUERO FALAR COM CONSULTOR

Como montar um cardápio bistrô?

Como montar um cardápio bistrô?

O cardápio bistrô deve ser focado principalmente nos pratos e nas bebidas do seu restaurante.

Mas para mais que isso, o principal é focar na preparação das suas refeições e também na apresentação dos seus drinks e bebidas, então invista também no cardápio do bar.

Isso também facilitará na hora de tirar fotos para ilustrar seus preparos para utilizar nas redes sociais ou até mesmo no seu menu.

Assim o seu cardápio bistrô deve seguir a linha de decoração do seu restaurante para que o cliente sinta que cada detalhe do seu negócio foi planejado para satisfazê-lo.

Para saber o passo a passo de como montar o seu cardápio bistrô, continue a leitura e aprecie as dicas que nós da Saipos preparamos para você!

Mas o que é um bistrô?

Bistrô é um tipo de restaurante tipicamente francês que se caracteriza por ser pequeno ou por não parecer relevante a primeira vista.

No entanto, este tipo de estabelecimento costuma servir pratos e também bebidas de alta qualidade.

Ou seja, um bistrô é um restaurante especializado em comida e drinks, vinhos e destilados de primeira linha.

Assim, os clientes que se aventuravam a entrar nesses bistrôs, bistrot em francês, eram surpreendidos por comidas e bebidas deliciosas.

E foi assim que este tipo de restaurante se popularizou e ultrapassou as fronteiras da França e ganhou o mundo.

Qual o melhor modelo de cardápio bistrô?

O cardápio bistrô que melhor funciona e realiza mais vendas é o que possui todas as informações de produtos vendidos no estabelecimento com clareza.

Mas como criar um cardápio assim? É muito simples! Pense que o seu menu deve sempre ser o mais completo possível para que o cliente não sinta necessidade de questionar seus garçons.

Assim, todo o público do seu restaurante se sentirá mais seguro ao comprar sabendo que todos os ingredientes usados na preparação estarão descritos.

Dessa maneira você também evita problemas, como clientes tendo reações alérgicas por conta de algum componente presente nos seus pratos.

No entanto, o melhor modelo de cardápio para o seu bistrô é aquele que combina com a decoração, com a história que suas refeições e bebidas contam.

Ou seja, se seu cardápio de bistrô é mais voltado para a culinária clássica, talvez as melhores opções sejam as mais simples e elegantes.

Dessa forma você pode utilizar o tipo que se assemelha a um livro com capa de couro, ou apenas o de uma página, que pode ser plastificado para durar mais.

E assim, vamos para outra parte muito importante para montar a estrutura de um cardápio bistrô: as cores de fundo.

Qual a melhor cor de fundo para o meu cardápio bistrô?

Como já foi dito anteriormente, o seu cardápio de bistrô deve sempre estar de acordo com o restante da decoração do seu restaurante.

Então sempre analise quais são os pontos positivos do seu ambiente como, por exemplo, uma parede de uma cor diferente ou com padrões que se destacam.

Se seu estabelecimento possui uma estrutura mais voltada para o retrô, talvez a melhor ideia seja abraçar esse conceito e construir seu cardápio bistrô a partir disso. 

Por isso não existe uma regra de quais as melhores cores para fundo de cardápio já que isso depende diretamente de como seu negócio é e qual a mensagem que você pretende passar.

Mas se você está começando agora e ainda não possui um espaço ou está passando por reformas e quer mudar o seu, aqui vão algumas cores que são muito usadas:

  • Azul Marinho;
  • Bege;
  • Branco;
  • Bordô;
  • Champagne;
  • Cinza;
  • Marrom;
  • Preto.

Então, como você pode ter reparado, estas cores são “coringas” e podem ser utilizadas em diversos modelos.

Assim você ainda pode combiná-las utilizando padronagens ou até mesmo usando a cor escolhida para a sua fonte.

Quais fontes utilizar no meu cardápio bistrô?

A fonte utilizada no seu cardápio bistrô deve sempre facilitar o entendimento do seu leitor. 

Por isso sempre busque escapar de estilos de letra muito desenhados, opções cursivas e também com letras minúsculas.

Essas características acima costumam dificultar a compreensão para pessoas com dislexia e no caso específico das letras minúsculas ‘q’, ’p’, ‘b’ e ‘d’ essa leitura pode levar mais tempo e constranger o cliente.

Por isso, sempre buscando atender todos da melhor maneira possível, faça também um cardápio em braile. E se esforce para ter ao menos um garçom que saiba linguagem de sinais. 

Assim, caso algum cliente com dificuldades de fala e ou auditivas frequente seu restaurante, o atendimento será o melhor.

Mas agora voltando para o tópico de fontes para cardápio bistrô, nós da Saipos pesquisamos algumas opções que funcionam muito bem para isso. Conheça agora:

  • Vintage Straps;
  • The Dark Titan;
  • Vintage Avalanche;
  • Nova Classic;
  • Capoon;
  • Capsuula;
  • Capitalia;
  • Team Captain;
  • Cinema Capitol.

Para visualizar e testar estes estilos de letra basta acessar o site dafont.com e digitar o nome na caixa de pesquisa e se você gostar, é só fazer o download.

Devo usar fotos no meu cardápio bistrô?

O cardápio bistrô pode utilizar fotos, mas é importante que elas sejam tiradas dos seus produtos. 

Portanto utilizar imagens retiradas da internet não é uma opção viável. Seu cliente irá esperar por produtos que não chegarão da mesma maneira.

Então invista em produzir seus pratos e tire fotos deles com um fotógrafo profissional, se ilustrar seus produtos for a sua vontade.

Assim você garante que as imagens terão o mesmo fundo, iluminação e coloração e assim será mais fácil padronizar as imagens.

Posso utilizar outros elementos gráficos para compor o cardápio de bistrô?

Você pode utilizar arabescos, cabeçalhos, ilustrações e gravuras em formato png para compor o seu design.

Imagens png não possuem fundo, ou seja, são transparentes e você pode colocá-las em qualquer lugar sem que fique uma montagem grosseira.

Ilustrações com esse tipo de fundo podem ser baixadas nos seguintes sites:

  • PngTree;
  • Pixabay;
  • Stickpng.com;
  • PngPix;
  • PngAll;
  • Vecteezy;
  • Vector Portal.

As imagens com base transparente geralmente possuem fundo quadriculado para diferenciar que se adaptam em diferentes fundos.

Mas se você não sabe o que é uma foto png, vamos deixar aqui uma foto de referência para que você reconheça, confira:

Estou tendo dificuldades de criar meu cardápio bistrô. O que fazer?

Você pode baixar um programa para fazer cardápio que vai facilitar seu trabalho. Não tem ideia de quais programas são esses? 

Então confira algumas sugestões de programas para criar cardápio que nós preparamos para você.

Canva

O Canva é um site usado para criar cartões, cardápios, banners e os mais variados tipos de arte digital.

Além disso,o site é gratuito e possui muitos modelos de cardápio disponíveis para você usar.

Word

O documento de texto Word também pode ser utilizado para a criação do seu cardápio bistrô.

Ao abrir o programa escreva a palavra “cardápio” no campo de busca que aparecerão alguns modelos que você pode escolher.

Photoshop

O Photoshop geralmente é utilizado por profissionais da área de criação e edição de fotos que já possuem experiência com a ferramenta.

Seu resultado é muito bom, no entanto devido ao valor, vale mais a pena contratar um designer gráfico para criar o menu para você.

CorelDraw

O CorelDraw é um aplicativo para criação de artes digitais muito difundido entre ilustradores e designers gráficos.

Assim como o Photoshop, seu preço é um pouco salgado, por isso é mais acessível encomendar um cardápio bistrô com um profissional.

Sistema Saipos

O sistema para restaurante, bar e delivery da Saipos é usado para ajudar a gestão do seu negócio a ser muito mais eficiente. 

Além de criar um cardápio exclusivo para os restaurantes que utilizam o sistema, nossos clientes ainda possuem os seguintes benefícios:

  • Criamos site próprio para vendas online;
  • Abertura e fechamento de caixa mais simples, ágil e inteligente;
  • Fluxo de caixa que controla todas as entradas e saídas de dinheiro (customizável);
  • Envio de todos os cupons emitidos no mês diretamente para o seu contador;
  • Controle de estoque por ficha técnica;
  • Lista de compras que alerta quando algum produto está acabando;
  • Relatório de vendas por área de entrega que permite personalizar o valor da tele por local;
  • Relatório de vendas por período (valor, cancelamento, total de itens, controle de vendas por plataforma como iFood, Rappi e Uber Eats);
  • Relatório de formas de pagamento que contabiliza quanto seu restaurante lucrou em cada meio separadamente.

Ficou interessado? Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração comum de nossos consultores e se surpreenda com o sistema para restaurantes mais simples, ágil e inteligente que você já viu!

Resumo

70 artes de cardápio grátis