QUERO FALAR COM CONSULTOR

Cardápio hamburgueria: como montar?

Cardápio hamburgueria: como montar?

Para montar um cardápio hamburgueria é necessário primeiramente definir o tipo de cardápio que será usado pela sua lancheria.

Em seguida você deverá nomear seus hambúrgueres e também preparar a descrição de itens.

Posteriormente, caso decida utilizar imagens dos seus burgers para chamar atenção dos seus clientes, é preciso tirar fotos dos produtos.

No entanto, tudo precisa combinar com o tema do seu restaurante, então não esqueça disso para montar seu cardápio hamburgueria.

Então se você quer saber o que é preciso para montar um cardápio hamburgueria e o mais importante, como fazer, continue a leitura!

Cardápio hamburgueria: como organizar?

A principal ação ao decidir montar um cardápio de hamburgueria é se preocupar em colocar todas as informações necessárias de uma forma organizada e clean.

Isso é muito importante para prevenir casos de alergias alimentares ou até mesmo desrespeitar o estilo de vida e alimentação do cliente.

A contaminação cruzada acontece ao utilizar os mesmos equipamentos para o preparo de diferentes alimentos.

Nos casos de doença celíaca e de alergias alimentares isso já é suficiente para causar reações nas pessoas. Isso varia muito do grau de tolerância de cada organismo.

Por isso sempre se atenha a dar informações aos clientes e também aos funcionários. E lembre-se que por serem casos de problemas de saúde, o cuidado é dobrado.

No entanto, a contaminação de produtos veganos também deve ser levada a sério. Utilizar a mesma chapa e espátula para manusear produtos de origem animal e veganos não é bom.

Isso porque a causa vegana é uma filosofia de vida que visa não consumir nenhum produto de origem animal.

Portanto, seria um desrespeito com o seu cliente, entregar um produto contaminado por falta de atenção e cuidado.

Então lembre-se, desde a apresentação do prato pelo seu cardápio hamburgueria, até a hora do consumo pelo cliente, o prato é responsabilidade do restaurante.

Alguns exemplos de hambúrgueres que não utilizam carne são: soja, grão de bico, jaca, lentilha, ervilha, feijão e uma infinidade de combinações entre eles.

Há também alternativas para o queijo como por exemplo tofu, queijo vegano (que pode ser de mandioca), por exemplo.

Fundo para cardápio hamburgueria

Os fundos para cardápio hamburgueria com cores mais intensas como azul marinho, bordô, marrom e preto costumam combinar melhor com burguer artesanal.

No entanto, caso seu cardápio hamburgueria for de uma lancheria com estilo mais retrô ou voltado para um nicho específico, use cores que façam sentido para o contexto.

Por exemplo, se o seu tema é esportes, confira agora cores que combinam muito bem para fundo de cardápio:

  • Futebol (de modo geral): verde, com detalhes em preto, cinza e branco funcionam muito bem já que remetem às cores presentes no estádio.
  • Basquete: caso este seja o seu tema, cores como laranja e tons e padrões de madeira funcionam bem pois lembram as quadras e a bola.
  • Futebol americano: verde, preto, bordô/marrom e branco levam a sensação de dentro dos campos direto para o seu cardápio.

Com essas informações você pode ter várias ideias de modelo de cardápio para a sua hamburgueria.

Cardápio hamburgueria online 

Existem restaurantes, principalmente deliveries, que possuem cardápios online onde seus clientes podem acessar em qualquer lugar.

Alguns podem ser em power point ou diretamente em um site que permita não só visualizar, mas também interagir com o cardápio.

Com isso nos referimos à uma espécie de animação que ao passar o mouse mostra fotos do produto ou detalhes como ingredientes e valor cobrado.

Assim é possível fazer um cardápio virtual mais interessante e que faça seus clientes terem uma experiência maior que apenas passar os olhos por nomes e preços.

Contrate um profissional para criar o seu cardápio hamburgueria

Um profissional de design possui qualidades que diferenciam o seu trabalho de um cardápio criado por alguém sem experiência na área.

Por isso, separe no orçamento uma quantia que pague um especialista para criar o seu cardápio hamburgueria.

Mas não esqueça de antes de contratar este profissional, solicitar seu portfólio para que seja possível mensurar a qualidade de seus trabalhos anteriores.

No entanto, se você ainda não possui a quantia necessária para empregar nesta área, calma, nem tudo está perdido!

A Saipos, junto com seus designers de cardápio criou um pack de artes para cardápio dos mais variados formatos e culinárias. Para fazer o download gratuito deste material, clique na imagem abaixo!

Existe um sistema para criar cardápio?

Existem alguns programas que são utilizados para produzir cardápios, eles podem ser gratuitos ou pagos. Conheça mais sobre eles agora!

CorelDraw

O programa CorelDraw é um software de design bem complexo e com diversos recursos que permitem uma qualidade e também um acabamento melhor.

No entanto, o valor para o uso da ferramenta é um pouco salgado. Por isso, é comum que profissionais que utilizam essa plataforma cobrem um preço mais elevado pelo serviço.

Photoshop

Talvez o programa mais usado entre designers devido a qualidade, funcionalidades e possibilidade de baixar extensões que complementam muito bem o programa.

O Photoshop permite editar fotos, retirar o fundo de imagens, criar profundidade e sombreamento, inserir texto, além de outras funcionalidades.

Word

Geralmente o cardápio criado no Word é usado em eventos fechados com opções mais reduzidas de opções.

No entanto, é possível sim criar um cardápio hamburgueria, ou talvez também usando os templates disponíveis no programa. 

PowerPoint

O PowerPoint é usado normalmente por estabelecimentos que possuem monitores onde os produtos do cardápio ficam passando em looping.

Ou também versões encadernadas que agrupam os pratos pelos tipos de comida que são, como: hambúrgueres, porções, pratos feitos, bar, cafeteria e etc.

Canva

Talvez o mais fácil de criar e com resultado mais bonito dos citados acima, o Canva é um site e ao se cadastrar você consegue acessar e editar online as informações onde estiver.

Dessa maneira, você não precisa se preocupar em despender muito tempo alterando informações básicas para os clientes do seu delivery. 

Mas caso tenha impresso na sua hamburgueria, você terá que imprimir novamente os cardápios.

Sistema que cria cardápio

Contratar o sistema para restaurantes e delivery da Saipos traz uma porção de benefícios para os parceiros.

Entre eles, o cardápio exclusivo que é criado por profissionais capacitados e experientes.

Dessa maneira, você entrega as informações de produtos, ingredientes, valores e a gente monta do zero de acordo com a identidade visual da sua hamburgueria.

Preço para cardápio hamburgueria

Colocar preço é uma das coisas mais difíceis na hora de criar o seu cardápio. Isso acontece porque é comum que as pessoas façam o cálculo de custo de pratos errado.

O erro mais comum é esquecer de contabilizar itens importantes como o tempo gasto pelo funcionário para produzir o lanche em relação ao salário do mesmo.

Ou também não acrescentar uma porcentagem dos gastos com a estrutura como aluguel, luz, água e questões de infraestrutura como um todo. 

Mas para te ajudar com mais essa questão, a Saipos disponibiliza a planilha de custo de pratos. Para baixar o material, clique na imagem abaixo.

Agora você já sabe tudo o que precisa para criar o cardápio da sua hamburgueria. Conta pra gente qual das nossas dicas foi mais importante para o seu negócio. Até a próxima!

70 artes de cardápio grátis