Como abrir um restaurante?

Veja o passo a passo de como abrir seu restaurante e entenda alguns cuidados que você deve ter ao começar o seu negócio.

Com a crise econômica atual, saber como abrir um restaurante lucrativo e de sucesso tem sido o desejo de muitos empreendedores que buscam iniciar um negócio rentável. Também não é para menos, pois este setor é um dos que mais cresceu nos últimos anos.

Nesse post vou lhe mostrar tudo o que você precisa saber para abrir um restaurante de sucesso.

Mas de antemão lhe digo que se espera algo fácil e que aconteça do dia para noite, então talvez esse post não seja para você.

Isso porque, montar um restaurante que tenha boas chances de se consolidar no mercado hoje em dia não é uma tarefa fácil. Mas se você tiver força de vontade, paciência, com certeza suas chances de conseguir alcançar esse objetivo no menor tempo possível, serão enormes.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para montar o seu restaurante e começar a obter um bom rendimento com o seu negócio.

Como abrir um restaurante: Por onde começar…

Não pense que por se tratar de um restaurante, as únicas coisas que você terá que se preocupar é com o atendimento e o cardápio. Ou ainda que irá trabalhar somente no horário de atendimento ao cliente.

Abrir um negócio envolve muito mais aspectos do que você imagina.

E para começar, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher o local onde pretende abrir o seu restaurante.

Não tem como abrir um restaurante em um ponto com baixo fluxo de pessoas e querer obter um faturamento alto no fim do mês. Esta seria uma meta difícil de atingir, a menos que o seu serviço tem algum diferencial que faça as pessoas se deslocarem para ir até o seu estabelecimento ou se você investir muito em marketing.

Nesse caso, a dica é você investir em pontos estratégicos, que ficam próximos a centros comerciais, shoppings e bairros que apresentam uma boa movimentação e que não tem muita concorrência.

Fazendo isso, você garante a presença de um bom público no seu estabelecimento e de quebra evita gastos com ações e estratégias para se destacar diante da concorrência.

Defina o seu público-alvo

Definir quem é o seu público-alvo, ou seja, para quem você deseja oferecer os seus produtos e/ou serviços também é muito importante.

Isso porque, o tamanho do seu público é quem vai determinar a maneira como você estrutura o seu estabelecimento, afinal de contas não adianta abrir um restaurante com 100 lugares, se o seu público é composto por mais de 100000 pessoas, não é mesmo?!

Além disso, é necessário que você também especifique o tipo de público que deseja disponibilizar os seus produtos e/ou serviços. Você quer atender um público vegetariano? Ou prefere abrir um restaurante japonês? Tenha em mente o tipo de restaurante que deseja abrir e com base nisso, tome as providencias necessárias para colocar o seu negócio em prática.

Especificar o seu público alvo é importante, pois ninguém consegue agradar a todos. Com isso, tenha bem claro qual o perfil ideal de cliente que você deseja atender e trabalhe muito para ser referência para este perfil que você definir. Sem dúvida, você não irá atender somente os clientes com o perfil que você definiu, mas são eles que você deve conquistar e fidelizar para garantir o movimento do seu restaurante.

Elabore um plano de negócios

É fundamental que você elabore um plano de negócios para entender todos os desafios de como abrir um restaurante.

Especifique todos os detalhes importantes que envolvem a abertura do seu restaurante no plano de negócios. Pois será através dessas informações que você poderá identificar possíveis falhas e solucionar rapidamente os problemas, evitando assim que eles prejudiquem de alguma forma o seu negócio.

Recomendamos algumas planilhas para auxiliar nas projeções financeiras do seu negócio. Através delas poderá simular cenários, estimar receitas e despesas e com isso poder se antecipar a problemas que sem as planilhas você só enxergaria quando estivessem efetivamente acontecendo.

Leia este artigo contendo algumas Planilhas para Controle de Restaurante Grátis.

Fique atento aos aspectos legais do seu estabelecimento

Assim como qualquer negócio, para saber como abrir um restaurante, você deve buscar informações sobre os aspectos legais que precisa tratar para que o seu estabelecimento funcione legalmente.

Nesse caso, algumas documentações são necessárias, como:

– CNPJ;

– Licença Ambiental;

– Licença Sanitária;

– Alvará de funcionamento.

Neste artigo de Como Abrir Uma Empresa relacionamos todos os documentos e custos para você abrir sua empresa inclusive se você tiver interesse em abrir uma MEI.

Além destes, dependendo da região onde pretende instalar o seu restaurante, é possível que você tenha que apresentar outros documentos.

Por isso, a dica é acessar o site da prefeitura do local para saber quais são as licenças para abrir um restaurante e alvarás necessários.

Temos diversos artigos legais e rápidos para donos de restaurantes. Veja este com foco em Gestão de Restaurantes.

Estrutura e Equipe

Outro ponto importante que você deve trabalhar para saber como abrir um restaurante de sucesso é a estrutura do seu estabelecimento.

Procure investir em uma boa estrutura e também em equipamentos de qualidade.

Aposte em uma estrutura que lhe ofereça os subsídios necessários para prestar um atendimento de qualidade ao público, assim como garanta um melhor desempenho dos seus funcionários no ambiente de trabalho.

Tanto a sua física, quanto o seu quadro de funcionários deve ser muito bem pensada para que o seu estabelecimento esteja preparado para qualquer situação, desde os dias mais tranquilos, até mesmo as muvucas dos finais de semana.

Também não esqueça de treinar bem a sua equipe de trabalho, pois mesmo que ela tenha experiência no ramo, estar preparado para prestar um bom atendimento, levando em consideração técnicas e parâmetros atualizados é sempre importante.

Como em qualquer outro negócio, você precisa de pessoas e pessoas boas para colocar em prática tudo que sua cabeça imagina para sua empresa.

Tão importante quanto sua equipe da cozinha estão as pessoas que ficam no atendimento e lidam diariamente com seus clientes. Elas são a cara do seu negócio, por isso treine-as bem para que sejam solícitas, educadas e atenciosas para fidelizar seus clientes e tornar sua empresa uma referência.

Veja estas dicas de como contratar um bom garçom.

Delivery Online

Cada dia mais populares, os aplicativos de delivery online estão ganhando espaço e representando uma fatia importante do faturamento dos restaurantes de delivery. Inclusive, há restaurantes que apostam forte nesse tipo de serviço para alavancar suas vendas ao abrir a empresa. Os mais conhecidos são: Ifood, PedidosJá, Aiqfome, Delivery Much. A comissão cobrada por eles pode variar de 10% a 12% e alguns ainda cobram mensalidade de R$ 99,00.

Fizemos para você um comparativo de Aplicativos Próprios X Aplicativos de Delivery Online.

Marketing e divulgação

Dentre todas as ações que você precisa fazer para que as pessoas conheçam seu restaurante, estão: panfletos, impulsionamentos no facebook (pagar ao Facebook por uma postagem para determinado público), responder rapidamente comentários e avaliações em redes sociais.

Entenda que fazer uma postagem no Facebook sem impulsionar não trará resultado nenhum, de verdade. Preferencialmente se tiver algum dinheiro para investir na produção de fotos dos pratos do seu restaurante, faça isso! As pessoas sabem quando uma imagem do Google é utilizada e isso não as faz ter desejo das . A produção de fotos de pratos está cada dia mais comum e por isso tem mais pessoas oferecendo esse tipo de serviço por um preço acessível.

Conheça outras formas de divulgar no “Como divulgar seu restaurante e aumentar suas vendas”.

Sistema para restaurante

Um sistema para restaurante é muito importante para que seu atendimento seja mais rápido e eficiente. Através dele você poderá atender uma ligação já identificando seu cliente e ainda perguntar se ele deseja repetir o último pedido. E acredite, seus clientes não querem repetir o endereço para a telefonista TODA SANTA VEZ que ligarem para sua pizzaria.

O módulo de PDV ou vendas é apenas uma das vantagens de você ter um sistema para restaurante. Nele você terá controle de todo seu negócio através de relatórios, contas a pagar, contas a receber e estoque. Por isso não considere uma boa opção abrir um restaurante sem um sistema para restaurante.

Entenda melhor acessando o “Comanda de papel vs comanda eletrônica”.

Trabalhando com atenção cada um dos itens citados acima, com certeza você saberá como abrir um restaurante e terá boas chances de alcançar o sucesso desejado bem mais rápido do que imagina.

Baixe Planilha de Custos de Pratos