FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Como abrir uma batataria? Veja o passo a passo

Dúvidas de como montar o cardápio do seu restaurante? Clique no banner e baixe o melhor passo a passo totalmente GRÁTIS!

Como abrir uma batataria? Veja o passo a passo

Nos últimos tempos, a gourmetização ganhou um grande espaço na hora de montar restaurantes. E, uma das estrelas desta nova fase foi a batataria.

Se você está pensando em começar na área de alimentação, esta é uma ótima opção, já que é acessível para o seu bolso e do consumidor.

O público de restaurantes desse tipo é muito grande, então, se você fizer bons investimentos e tiver uma boa estrutura de negócio, conseguirá chegar longe.

No entanto, sabemos que não é tão simples assim tirar um projeto gastronômico do papel. Por isso, preparamos este texto pensando em você.

Confira agora o passo a passo e as melhores dicas de como abrir uma batataria

Como abrir uma batataria?

Quem pensa em aderir a tendência e quer saber como abrir uma batataria deve se preocupar com algumas etapas básicas dessa empreitada.

Além do atendimento e de um cardápio diferenciado, você precisa correr atrás de um bom local, licenças, equipamentos, público-alvo e fomentar as qualidades de um bom restaurante, para ter um negócio de sucesso!

Tome cuidado com não somente com o lugar físico, mas com a localização dele. Vá para onde tenha visibilidade. Não se esconda!

Invista em pontos estratégicos, onde realmente há movimento, como nos centros comerciais ou shoppings, por exemplo.  

Mas não tome apenas isso como prioridade. Veja as etapas que você precisa seguir se quer saber como abrir uma batataria.

1. Defina o público-alvo

Quem você quer atingir com o seu negócio? Essa é a pergunta principal na hora de descobrir como abrir uma batataria.

Pense nas pessoas que você quer como cliente. Analise o perfil ideal para o seu tipo de estabelecimento e trabalhe em estratégias para ser notado.

Esse passo é importante porque determina a maneira como você irá estruturar o funcionamento e a produção do restaurante.

Monte algo que se comunique com o cliente. Se o seu freguês dos sonhos é aquele que não gosta de gordura, ofereça opções mais saudáveis.

Se for o público vegetariano, ofereça opções sem carne.  Muitos apostam em montar um restaurante natural para atender a demanda dessas pessoas, e nada impede que na sua batataria ofereça opções bem elaboradas.

2. Capriche no cardápio

Ao abrir sua batataria, seus clientes irão querer pratos onde a estrela seja a batata, diferente dos pratos feitos  ou self service onde ela é um complemento muito importante, aqui ela é o principal.

Então preparamos uma lista de preparos deliciosos que são um sucesso. Confira:

  • Purê;
  • Musseline de batatas;
  • Aligot;
  • Batatas assadas com temperos;
  • Fritas;
  • Batata Recheada;
  • Bolinho de batata;
  • Batata rosti/suíça;
  • Batata rústica.

E não podemos esquecer das variações com os tipos de batata doce. E também que entre as batatas comuns existem:

  • Batata Ágata;
  • Batata Baroa;
  • Batata Baraka;
  • Batata Monalisa.

A batata é um ingrediente muito versátil. Com ela você pode criar pratos sofisticados e elegantes, mas ela também é perfeita para um típico fast food.

Nesse caso, além das fritas, é possível utiliza-la para fazer um hamburguer com pão de batata, que é delicioso.

3. Faça um plano de negócios

Um plano de negócio é bom para qualquer tipo de estabelecimento, principalmente para entender melhor os desafios da abertura.

Faça uma lista específica com os detalhes mais importante e, através desses dados, comece a identificar as possíveis falhas que podem surgir.  

Assim, se algo der errado, você vai conseguir solucionar de uma maneira mais rápida, evitando que algo prejudique o seu negócio.

Inclusive, é recomendado o uso de planilhas para organizar e auxiliar nas projeções financeira da sua batataria.

É a partir delas que você poderá simular cenários, estimar receitas, despesas e até antecipar a problemas.

O que colocar em um plano de negócios?

O plano de negócios é como um mapa para chegar até seus objetivos, evitando que você se perca no caminho.

Ele costuma ser bastante completo e levar grande parte das informações sobre o negócio. 

Nele, é importante colocar o resultado do estudo de mercado, planos de divulgação, planos detalhados dos processos de cada área do seu restaurante.

Além disso, a parte financeira aparece com clareza, devendo ser inseridos até mesmo os dados salariais da equipe que será contratada.

Ideias, objetivos, missão da empresa e datas até a conclusão das metas também devem fazer parte deste apanhado.

4. Documentação para abrir uma batataria

A abertura de uma batataria vai exigir alguns documentos para o funcionamento legal dela.

Não importa qual seja a sua atividade, todo o comércio precisa, obrigatoriamente, de algumas licenças para restaurante, sendo elas:

  • Alvará de funcionamento;
  • CNPJ;
  • Licença Ambiental;
  • Licença Sanitária.

Além destes documentos, conforme a região, é preciso que você tenha que apresentar outros documentos.

Então, se você estiver nesse processo, é indicado que entre em contato com a prefeitura da sua localidade para conferir todas as licenças exigidas.

5. Planeje a estrutura e equipe

A estrutura da sua batataria merece total atenção. Invista em um lugar amplo e em equipamentos para restaurante de qualidade.

Aposte em algo que ofereça os subsídios necessários para prestar um atendimento de qualidade. Desta forma, você consegue garantir um bom desempenho e, consequentemente, ganho de clientes.

Tanto a parte física, quanto a equipe, devem ter um boa estratégia para que o seu negócio não passe por dificuldades.

Pense bem nos processos e esteja preparado para todo o tipo de situação durante o atendimento.

Boa parte do bom desempenho pode ser garantido com o treinamento da equipe, que é uma etapa indispensável.

Faça dinâmicas e incentive o trabalho em equipe no seu restaurante. Atitudes como essa dão uma nova cara ao estabelecimento.

Tão importante quanto sua equipe da cozinha, são as pessoas que ficam no salão de atendimento ou caixa, e lidam diariamente com os clientes.

Elas são a cara do seu negócio, por isso faça um treinamento efetivo, para que sejam sempre educadas e atenciosas para fidelizar seus clientes.

6. Escolha o modelo gastronômico

Uma batataria, como já dito, é um estabelecimento muito versátil. Por isso, você pode escolher varias formas de vender pratos feitos com batata, sem se tornar apenas mais um restaurante como tantos outros.

Veja alguns exemplos:

A la carte Um restaurante à la carte é aquele onde o cliente escolhe o prato através do menu, e ele é preparado especialmente para o freguês. Esse tipo de negócio geralmente é mais caro, e perfeito caso você queira preparar pratos mais gourmetizados.
Comida por kilo Uma batataria pode vender seus pratos a kilo sem problema algum. Mas é necessário atenção com o custo dos pratos, já que a batata é um alimento que pesa bastante.
Restaurante sustentável Por ser um alimento natural, uma batataria pode ser facilmente incluída no modelo sustentável. No entanto, é fundamental entender que nesse tipo de negócio, várias questões precisam ser pensadas para estarem de acordo com o meio ambiente.
Food Truck Um Food truck é perfeito para vender batatas, principalmente se as batatas fritas e recheadas fizerem parte do seu cardápio principal.
Restaurante bistrô Um restaurante bistrô costuma ser mais caro, direcionado a um público mais seleto e precisa trazer informações e conceito através dos seus pratos. Uma ideia é tentar adaptar pratos regionais utilizando a batata como complemento.
Bar e restaurante Batata frita é um ótimo petisco, não dá para negar. Então, montar um bar e restaurantes unidos com essa proposta pode ser um sucesso!
Restaurante caseiro É possível criar pratos deliciosos e que trazem a sensação de casa da avó, uma comida bem caseira. Existem muitas receitas com batata perfeitas para isso.

7. Sistema para restaurante

Otimize seu atendimento, fluxo de caixa, controle de estoque, e demais funções, com um sistema para restaurantes na sua batataria.  

Com essa ferramenta, é capaz de identificar o cliente e salvar o último pedido feito. Sendo assim, se ele quiser repetir o último prato, basta que você aperte um único botão.

Softwares desenvolvidos para batatarias, como a Saipos, permitem que você controle todo o local através de relatórios, contas a pagar, contas a receber e estoque.

Não desconsidere esse tipo de serviço! Ele pode, e será, muito útil para o bom andamento do estabelecimento.  

Esse é o segredo para não errar os pedidos, otimizar a equipe e ter conhecimento sobre todas as operações feitas no local.

Clique no banner e assista uma demonstração gratuita sobre o sistema mais completo do mercado!

Você tem duvidas do por que utilizar o sistema Saipos? Entre em contato e acompanhe uma demonstração gratuitamente.

8. Aposte no delivery

O delivery é um dos principais meios de consumir comida, então nada mais vantajoso para quem busca entender como abrir uma batataria delivery.

Além de representar o gasto de pouco dinheiro, você não vai precisar de um grande espaço. Muitas pessoas, inclusive, começam em casa.

A batata é um produto fácil de usar, então aposte em um cardápio que agrade o maior parte do público.

Um delivery com pratos variados certamente dará bons frutos e muitos clientes fidelizados.

Por isso, lembre-se de contratar uma quantidade razoável de motoboys. É importante que os pedidos não atrasem, até porque ninguém gosta de comida com entrega demorada.

Atendimento de mesa ou delivery, aposte na ideia e use a Saipos para ajudar na estrutura financeira, fiscal e pessoal da sua batataria.

Resumo

Como montar um restaurante italiano?

Para montar um restaurante italiano, é fundamental conhecer bem a tradição que envolve a gastronomia italiana.

Além disso, o mais importante é valorizar um espaço agradável, caseiro e aconchegante. Sentir-se em casa é fundamental para a experiência do cliente.

Já a comida, precisa ser farta, com muito queijo, molho de tomate e simplicidade. Massas e pizzas são o carro chefe.

Como montar um restaurante de peixes?

Se quer saber como montar um restaurante de peixes, você precisará focar no planejamento.

Ao pensar no seu estabelecimento de frutos do mar, o mais importante é ter bons fornecedores.

Porque é ele que vai definir a qualidade dos seus produtos, além de atendimento, espaço físico e crescimento.

Restaurantes de frutos do mar geralmente são mais refinados, por isso, é importante seguir nessa linha quando for preparar o seu espaço físico.

Isso não quer dizer necessariamente que seja necessário gastar um valor imenso com a decoração, por exemplo.

Como montar um restaurante de espetinhos?

Sem dúvidas, escolher bem o ponto para abrir um restaurante é muito importante.

Falando em como montar um restaurante de espetinhos, o melhor lugar são centros bem movimentados.

Quanto maior o fluxo de pessoas, maiores são as chances do seu estabelecimento alcançar sucesso em pouco tempo.

Por isso, não desperdice a chance de se inserir em um ponto bem movimentado, mesmo que para isso precise investir mais em aluguel.

Como Montar um Cardápio - Baixe Grátis!