Como administrar um bar e restaurante?

Como administrar um bar e restaurante?

Muita gente sonha em ter o próprio bar e restaurante, mas o grande desafio dessa empreitada é saber como administrar.

Por se tratar de um bar e restaurante, a primeira coisa que você precisa ter é espaço, já que o local vai precisar comportar um cozinha e o happy hour.

Como administrar um bar e restaurante pode ser muito rentável, já que está presente em todo o canto, mas isso não quer dizer que seu sucesso está garantido.

Encontre um ponto de equilíbrio entre as suas necessidades, principalmente em relação ao atendimento.

O atendimento é a sua comunicação com o cliente, portanto, certifique-se que este serviço está em dia e funcionando da maneira certa.

Receber e atender bem sua cliente é um dos maiores desafios de como administrar um bar e restaurante, pois, normalmente, a rotatividade deste tipo de estabelecimento é muito alta.

Prepara bem a sua equipe para isso e, claro, beneficie seus funcionários, já que a escala de trabalho de um bar e restaurante pode ser cansativa.

Como administrar um bar e restaurante ainda exige que você de olho em diversos outros processos, como leis, estrutura e o financeiro, por exemplo. Veja:

 

Como administrar um bar e restaurante: Leis

Negócios como bar e restaurante trabalham com diversas, entre elas a proibição de venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

Esta é uma das mais conhecidas, mas não é a única que merece destaque. Como administrar um bar e restaurante de uma forma eficiente, vai exigir que você estude muito bem algumas coisas.

Fique atento também com as novidades desta área, como a nova Lei da Gorjeta, que define que a gorjeta é um pagamento dado de forma espontânea pelo cliente ao funcionário.

Além disso, tome conhecimento sobre as leis da Vigilância Sanitária e de Segurança do Trabalho.

Não é fácil ter um bar e restaurante. Fique de olho nos processos, não somente para a estrutura do seu estabelecimento, mas para toda a sua equipe!

 

Como administrar um bar e restaurante: Cardápio

O cardápio é o que irá atrair os cliente para o seu bar e restaurante. Capriche muito no que você tem a oferecer, tanto na parte de comida, quanto de bebida.

Saiba como trabalhar bem os preço dos pratos, drinks e demais serviços. Não tenha medo de inovar, pelo contrário, é uma ótima forma de atrair o público.

E como administrar um bar e restaurante irá variar de acordo com o seu alvo. Ou seja, crie um cardápio e estratégias para o seu público alvo. Ache um ponto e mire.

Isso irá ajudar muito na parte de criação, pois sem uma direção fica muito difícil de conseguir resultados positivos.

Como se trata de uma bar e restaurante, é bom que você tenha um cardápio para diferentes ocasiões.

Comércios desse tipo podem funcionar tanto na hora do almoço, quanto depois do trabalho, como um happy hour, por isso, fique preparado para estas ocasiões.

Monte um cardápio que alcance estes dois polos.Trabalhe com petiscos, bebidas e comidas para quem quer uma refeição mais completa.

Veja algumas sugestões do que vender no cardápio do seu bar e restaurante:

Comida

  • Bife a parmigiana;
  • Feijoada;
  •  Lasanha;
  •  Macarrão a bolonhesa;
  •  Salada caesar;
  •  Strogonoff;
  •  Sufle de legumes;
  •  Sushi.

Petiscos

  •  Batata frita;
  •  Bolinho de bacalhau;
  •  Frango à passarinho;
  •  Iscas de peixe.

Bebidas

  • Água;
  • Caipirinha;
  • Campari;
  • Cerveja artesanal;
  • Licor;
  • Refrigerante;
  • Suco;
  • Vinho do porto;
  • Whisky.

Como administrar um bar e restaurante: ambiente

O ambiente será decisivo para manter o seu cliente confortável por mais tempo no seu bar e restaurante. E não é necessário investir tanto para isso.

Um dos segredos de saber como administrar um bar e restaurante é entender que não é preciso de muito luxo para proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Aposte em algo agradável, com mesas e cadeiras confortáveis, um estacionamento seguro e facilidade de pagamento no caixa.

Se você optar pelo couvert artístico, certifique-se que será para agradar o público e não para atrapalhar o momento de lazer.

 

Como ter um bar e restaurante eficiente?

Todo mundo que tem um bar e restaurante sonha em ter eficiência. Mas, nem todo mundo consegue tornar o mecanismo do estabelecimento eficiente.

Entre os fatores de como ter um bar e restaurante eficiente está o bom atendimento. Isto será o cartão de visita do seu bar e restaurante.

Preocupe-se com o modo de treinamento da sua equipe, principalmente dos garçons, já que são eles que irão garantir a boa experiência ao cliente.

E também não esqueça de fazer o controle das contas

Todo o bar e restaurante tem um grande fluxo de dinheiro, e para que ele seja eficiente, é preciso dar uma boa atenção a isso.

Como ter um bar e restaurante eficiente vai contar a ajuda do ambiente. Mantenha a sua estrutura bem cuidada e com uma decoração agradável. O visual atrai.

O cliente gosta de desfrutar de um ambiente confortável, com música, climatizado e limpo.

Não é só de comida boa que um bar e restaurante. Além da boa administração, é preciso ter uma boa gestão.

Saiba mais sobre Boas Práticas para Gestão de Restaurante.

 

Baixe o e-book de Como montar um cardápio