FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Como as franquias fracionam produtos de pizza?

Como as franquias fracionam produtos de pizza?

Está querendo entender como as franquias fracionam produtos de pizza? Então, primeiramente, é necessário entender que nessa área é indispensável fazer isso.

Já parou para pensar na quantidade de ingredientes que uma pizzaria gasta por noite a cada rodízio servido? Um delivery que tem alta demanda possui esta mesma barreira de entrada de uma franquia de pizza.

A verdade é que para conseguir dar conta da demanda é necessário produzir grandes quantidades do alimento.

No entanto, gastar os ingredientes como se não houvesse amanhã não é viável, já que deixaria o seu objetivo financeiro de uma pizzaria comprometido.

Sendo assim, é sempre necessário pensar em formas de fracionar os produtos de pizza sem que isso impacte na qualidade e nas caraterísticas da franqueadora.

Realmente, fazer isso de forma equilibrada representa um risco complexo, e por isso, preparamos este artigo para te ajudar nessa etapa com dicas básicas e assertivas.

E antes de continuar lendo, aperte no banner e faça download no eBook “Como aumentar a produtividade da sua pizzaria?”. É grátis!

Aumente a produtividade da sua pizzaria de forma simples, ágil e inteligente.

5 dicas para economizar em uma franquia

Existem várias estratégias para economizar em uma pizzaria, e elas não envolvem apenas o fracionamento de ingredientes. 

Por isso, separamos 5 dicas assertivas para te orientar sobre como gastar menos sem deixar de lado a qualidade dos seus produtos. Confira!

1. Conheça a fundo o produto da franqueadora

Por algum motivo você decidiu abrir uma franquia de pizzaria, mas o fato é que essa escolha traz pontos positivos e também negativos.

Quando se trata  de como as franquias fracionam produtos de pizza, é necessário primeiramente se guiar pelos costumes do franqueador.

A redução de custo de uma franquia de pizza delivery a partir dos ingredientes pode afetar o sabor e a aparência do alimento, e se a marca da pizzaria for conhecida, o cliente certamente não vai gostar. 

Lembre-se que o franqueador tem o dever de lhe dar todas as dicas para ter um bom faturamento, então não se esqueça de questionar os métodos utilizados para economizar.

Uma das desvantagens de ter uma franquia de pizza é justamente essa: ter que se adaptar aos hábitos do franqueador, seguindo a mesma linha para não perder a essência da marca.

2. Mantenha um padrão rigoroso

O padrão é, sem dúvidas, a melhor estratégia para manter os gastos com preparo sempre alinhados.

É importante definir exatamente qual parte da sua equipe ficará com a etapa de montagem das pizzas. 

O mais fácil criar um padrão com as mesmas pessoas nesse processo, do que variando sempre o responsável.

Estudando o produto convencional da marca da sua franquia, o ideal é anotar exatamente o que é gasto para cada pizza. Geralmente esses dados já são entregues pelo franqueador.

São, por exemplo, 8 rodelas de cebola, 6 rodelas de  tomate, 5 fatias de queijo, 15 rodelas de calabresa, etc.

Se estes são os ingredientes para uma pizza grande, todas as pizzas grandes precisarão seguir esse padrão, exatamente.

Existem vários benefícios nisso. O primeiro é que o cliente se acostuma com o que é entregue, seja pelo sabor como pela aparência.

Quem monta a pizza, com o tempo vai desenvolvendo uma noção visual que garante a certeza de que a pizza tem as proporções necessárias e com isso, já aumenta a agilidade da pizzaria.

E você consegue desenvolver uma ficha técnica assertiva sobre cada unidade, e mensurar exatamente quanto comprar de ingredientes até o fim de um determinado período.

3. Evite o desperdício

Desperdiçar ingredientes é algo que pode arruinar o seu faturamento, e se isso acontecer todos os dias, embora pareça um desperdício pequeno, no fim do mês fará uma grande diferença.

Para isso, alguns donos de franquias de pizza optam por armazenar individualmente as porções para cada unidade do alimento.

Desse modo, é necessário ter embalagens plásticas que podem ser embaladas a vácuo, ou não. Todos os ingredientes ficam juntos e destinados para uma unidade de cada sabor.

Esse método evita desperdícios e excessos de recheio para os preparos, no entanto também existem desvantagens.

Fazer essa separação exige tempo, já que os ingredientes precisam ficar organizados por sabor. Também é necessário espaço para armazenar tudo em um freezer grande, sem chances de estragar.

Como já falamos, saber armazenar os ingredientes corretamente é fundamental para evitar desperdícios.

Pensando nisso, a Saipos preparou o eBook Conservação de Alimentos. Aperte no banner e baixe grátis!

Não sabe como conservar alimentos? Neste ebook iremos te ensinar!

 

Dica extra: Porções de pizza

Uma dica para evitar o desperdício é oferecer no cardápio as chamadas porções de pizza. 

Se você vai vender o seu produto para uma única pessoa, comprar uma pizza inteira pode ser exagero, e acabar afastando o cliente.

No entanto, se você tem no menu porções individuais (que podem ser pizzas tamanho P ou fatias) o cliente fica muito mais tentado a comprar.

Desse modo, você atrai um público que talvez não comprasse antes, e ainda economiza ingredientes!

4. Escolha bem os fornecedores

Além de saber como as franquias fracionam produtos de pizza, é fundamental poder contar com fornecedores de confiança.

A sugestão é tentar pedir uma indicação para o franqueador, assim fica mais fácil de chegar em um custo aproximado com o que a própria tem ao fabricar as pizzas.

Mas caso esse dado não seja repassado, lembre-se que os fornecedores são o primeiro passo para alcançar um bom faturamento.

Tendo isso no dia a dia, pode ser desnecessário fracionar os ingredientes, já que o custo está abaixo do que se esperava.

Mas não esqueça que não adianta bom preço se a qualidade não for tudo aquilo que você precisa.

Ter uma franquia te torna responsável pela imagem de uma grande marca, e você precisa zelar por ela.

5. Automatize os processos

Automatização é uma das coisas que mais impacta no funcionamento de uma franquia de pizza. 

Isso porque, absolutamente todas as etapas de processo são influenciadas por essa ferramenta.

No caso de como as franquias fracionam produtos de pizza, o  que mais contribui, é a automatização do controle de estoque por meio da ficha técnica.

O sistema da Saipos oferece essa funcionalidade, que é capaz de descontar os ingredientes do seu estoque de acordo com as suas vendas lançadas no sistema.

Mais que isso, sua franquia de pizza terá benefícios na emissão de cupom fiscal, integração com os principais apps de delivery, monitor KDS, central de pedidos, dashboard de franquias e muito mais.

Com essa automatização, apenas no estoque já haverá mudanças significativas:

  • Otimização do estoque;
  • Perspectiva de vendas;
  • Projeção de novos pedidos;
  • Planejamento;
  • Produtos mais pedidos e menos pedidos.

Quer conhecer melhor o Sistema para Pizzaria da Saipos? Aperte no banner e saiba tudo sobre!

Resumo

Aumente a produtividade da sua Pizzaria!