FALE COM CONSULTOR SAIPOS

7 passos para começar um negócio de doces do zero, hoje!

Como começar um negócio de doces?

Se você está pensando em como começar um negócio de doces, tenha a certeza de que, com um trabalho bem feito, você verá seu negócio crescer rapidamente. 

Você pode iniciar a produção dos doces na cozinha da sua própria casa ou em algum espaço alugado com pouca infraestrutura, mas com um grande potencial de crescimento.

De imediato, não são necessários muitos investimentos em estrutura física. O que realmente importa é a qualidade dos insumos que você irá utilizar. 

Para isso, você vai precisar fazer uma boa pesquisa de fornecedores e comparar diversos preços e marcas de acordo com a proposta dos seus produtos.

Um dos principais propulsores das suas vendas será a divulgação online. Hoje em dia, há um grande número de pessoas que vendem doces.

Porém, a demanda também é muito alta. O que faz com que haja público para todos os novos negócios.

Um modelo de negócio em ascensão 

Isso porque o consumo de doces tem crescido exponencialmente durante os últimos anos, principalmente na modalidade delivery

Especialistas estimam que o aumento seja de 63% na população brasileira. Esses números também representam mais empresas do ramo no mercado.

Quem aqui nunca ouviu falar de um “conhecido” que abriu uma doceria ou um doce delivery e está lucrando muito? 

Logo, já deu para entender que começar a vender bolos e doces é uma ótima opção para quem deseja empreender na gastronomia

E, se você está estudando qual a melhor forma de dar o pontapé inicial em como começar um negócio de doces, este artigo foi feito pensando em você!

Separamos os 7 passos de como começar um negócio de doces que todo empreendedor novato da área precisa fazer para ter sucesso efetivo de forma rápida!

Antes disso, a gente te convida para baixar gratuitamente o nosso ebook sobre “As alterações de hábitos no delivery brasileiro durante o isolamento social”. 

O material é um ótimo guia para entender como vender doces é uma das tendências para 2021! É só clicar no banner abaixo e aproveitar.

1. Pesquisa de mercado

Você já escutou aquela frase “comece pelo começo”? Mesmo que ela seja repetitiva, é uma das grandes verdades para quem está procurando como dar os primeiros passos.

A pesquisa de mercado é o primeiro passo que você deve dar. Olhe para outras empresas já existentes do ramo e veja o que está dando certo. 

Afinal, a concorrência também serve como um balizador e nos ensina quais são as principais preferências dos clientes de determinadas regiões.

Além disso, inclua no seu levantamento informações importantíssimas como:

  • Fornecedores de insumos próximos à sua cidade;
  • Média de preço praticada pelos concorrentes;
  • Mão de obra que irá necessitar para a produção.

Se você deseja abrir uma loja física, com um showroom, é necessário ficar atento para a localização!

Em municípios menores, o centro da cidade sempre é a melhor opção. Porém, se você está em uma região com grande população, apostar em bairros comerciais é bastante válido!

2. Selecione os produtos que irá vender

Docinhos secos, tortas, cookies, donuts, bolos, pudim. O que você pretende comercializar na sua nova empresa? 

Vale a pena fazer uma boa pesquisa e conferir quais destas sobremesas estão sendo tendência para o momento.

DICA DA SAIPOS

A nossa dica é investir na fabricação de doces como: donuts, waffle e brigadeiro gourmet. São três produtos que mais têm sido cobiçados pelo público.

Apostar na maneira artesanal da produção dos doces é um agregador de valor, pois demonstra que insumos de qualidade foram utilizados na preparação.

Outra sugestão é você dar uma checada nas redes sociais de as maiores docerias do país. Ali, será possível encontrar quais são as sobremesas mais “amadas” pelas pessoas.

É bom salientar que, para cada tipo de produto que você desejar vender, será necessário utilizar equipamentos diferentes

Então, foque naquilo que é mais essencial e que tem um potencial maior de vendas, principalmente no início. 

É importantíssimo, sempre que for escolher os doces que irá vender, calcular qual o preço de custo, de venda e o lucro que terá em cima. 

Essas informações são relevantes para ditar a vida financeira de quem está procurando como começar um negócio de doces! 

Aproveite e baixe a nossa planilha de “Como calcular custos dos pratos”. Ela te ajudará a organizar e estabelecer boas margens de lucro nos produtos! Clique no banner abaixo.

 

3. Crie um plano de negócio

No início de qualquer tipo de empresa, é normal termos diversas ideias e querermos executá-las todas. 

No entanto, existem ações que podem prejudicar – e muito – os primeiros passos do seu negócio de doces. 

Por isso, nós recomendamos que todas as informações internas como:

  • Visão;
  • Missão;
  • Valores.

Estejam bem definidas e planejadas. Isso fará com que você sempre tenha um documento referencial para não sair do objetivo central! 

4. Crie a sua marca!

O universo alimentício está cheio de empresas que fazem o mesmo. Estar aberto para inovações todos os dias é essencial para se colocar no mercado com autoridade. 

Na hora de criar sua marca, escolha um nome forte, impactante e que descreva qual é a principal atividade que você faz: vender doces.

Se for necessário, contrate um profissional do design para criar a logotipo e as artes de divulgação. Invista muito na estética, afinal, os doces também são consumidos “pelos olhos”. 

Defina boas estratégias de divulgação

Depois de criar um bom nome para a marca, é hora de organizar uma “linha editorial” publicitária que você irá seguir.

Algumas docerias gostam de apostar na humanização da empresa, publicando diversas fotos de bastidores dos profissionais da cozinha e detalhes sobre a produção das iguarias. 

As redes sociais são um “prato cheio” para a divulgação de quem está pensando em como começar um negócio de doces. 

São por canais como: Instagram, Facebook e Whatsapp que você irá conquistar a clientela! 

Não poupe! Tire boas fotos, se possível, contrate um fotógrafo e abuse da criatividade! Os doces são alimentos bonitos e que atraem público através de imagens. 

Então, aproveite e faça o download do nosso ebook grátis com “58 exemplos de artes para redes sociais”. É só clicar no banner aqui abaixo. 

5. Monte uma estratégia de vendas

Como falamos acima, a internet pode ser a melhor aliada para a comercialização dos seus produtos.

Só que você não vai ganhar milhares de seguidores da noite para o dia. É necessário um “trabalho de formiguinha”, atendendo todas as pessoas com excelência! 

No início, faça uma divulgação mais intensificada para os amigos e familiares. O marketing “boca a boca” é extremamente funcional.

Também vale incrementar mimos aos pedidos dos clientes, principalmente se você quer propagandear uma nova ideia de docinho, por exemplo.

Ah, organizadores de festas e casamentos são ótimos parceiros para a sua lista de contatos! Afinal, festa não é festa se não tiver doces à vontade para os convidados.

6. Se capacite!

Entender sobre gastronomia não é tarefa fácil, principalmente quando falamos de produtos tão consumidos como os doces. 

Por mais que você traga receitas familiares e que seja uma ótima doceira (o), é necessário estar em frequente atualização com chefs do Brasil e do mundo. 

Todos os dias novas tendências de doces são incorporadas no nosso dia a dia. 

Portanto, se você está querendo começar um negócio de doces, é imprescindível estar sempre ligado no que é novo!

7. Tenha o Sistema Saipos do seu lado! 

Quando você está planejando como começar um negócio de doces, o seu principal foco deve ser a qualidade do produto

Enquanto se está com a mão na massa, literalmente, não sobra tempo e nem disposição para ficar se preocupando com outros assuntos do operacional da doceria.

Por isso, o Sistema Saipos é o melhor parceiro para facilitar a sua vida de empreendedor. 

Benefícios para docerias parceiras do Sistema Saipos

Com o nosso software, você consegue integrar sua cozinha com os aplicativos de Delivery mais utilizados pelos brasileiros, como: 

  • Ifood;
  • Rappi;
  • Uber eats.

Além disso, com a Saipos você tem controle muito mais preciso do estoque e analisar qual é a forma de pagamento mais usada e quanto foi arrecadado.

Com estas informações na mão, você poderá ver o que está dando mais certo e investir pesado para maximizar seus lucros.

Só que os benefícios não param por aí. O sistema para docerias da Saipos também oferece:

  • Relatórios de cupons gerados;
  • Acompanhamento financeiro;
  • Site próprio;
  • Módulos de atendimento;
  • Controle de motoboys;
  • Planilhas de fluxo de caixa.

Gostou? Quer mais informações e conversar com um dos nossos consultores? Clique no banner abaixo e otimize seus resultados com a Saipos!

Resumo

Conheça 8 dicas para migrar para o delivery!