Como controlar estoque de restaurante

Quem é dono ou responsável por um restaurante deve sempre estar atento em como controlar o estoque.

Saber como controlar estoque de restaurante garante mais qualidade com o que é servido no seu estabelecimento.

Esta tarefa é indispensável para qualquer tipo de lanchonete, restaurante ou delivery. Afinal, se você souber como controlar estoque de restaurante irá evitar o desperdício de produtos.

Mesmo que o seu restaurante seja pequeno, você deve sim saber como controlar o estoque.

Quando este processo não é feito, existe um risco muito grande de servir algo que não está com uma qualidade boa e isso nenhum restaurante quer.

Veja alguma etapas e dicas de como controlar estoque de restaurante:

O que é controle de estoque?

Antes de saber como controlar o estoque de um restaurante, é bom saber o que é controle de estoque.

O controle de estoque é uma gestão dos seus produtos e serve para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída das mercadorias usadas no seu restaurante.

Toda esse processo pode ser feito através de uma planilha no Excel e para que o controle funcione bem, é bom adicionar informações como:

  • Data completa de quando a mercadoria entrou no estoque do restaurante (dia, mês e ano);
  • Quantidade e validade de cada item;
  • Valor unitário;
  • Soma do preço do produto;
  • Identificação e contato do fornecedor de cada produto.

 

Como funciona um controle de estoque?

Como controlar um estoque de restaurante se trata de organização. E é exatamente assim que funciona este processo.

Para que não tenha nenhum tipo de confusão, separa seus ingredientes por categorias. Deixe cada alimento, tempero ou afins, de acordo com o seu grupo.

Nunca misture bebidas com verduras, por exemplo. Deixe tudo separado, em pequenas repartições para ter uma maior eficiência e até evitar contaminações.

Cuida também do seu armazenamento na hora de controlar o estoque do restaurante. Nem todos os alimentos podem ser guardados da mesma forma. Atenção!

Como controlar estoque de restaurante?

Como controlar estoque de restaurante é fundamental para o bom funcionamento do seu local, principalmente para a área da cozinha.

Não somente o estoque, mas tudo no seu estabelecimento deve ser organizado. Não dispense processos!

Por mais trabalhoso que sejam os trâmites de como controlar estoque de restaurante, não é saudável para o seu negócio evitar isso.

Confira algumas dicas de como controlar estoque de restaurante:
 

 

1- Organização dos produtos

Tente deixar o seu estoque organizado o máximo possível. Nem sempre a rotina agitada de um estabelecimento permite isso, então, procure estabelecer um dia para isso.

Existem diversas formas de como controlar estoque de restaurante de forma rápida e objetiva, afinal de contas, o tempo é precioso no dia dia de um comércio.

O primeiro passo é deixar as mercadorias organizadas por categorias. Jamais misture os produtos.

Faça uma classificação de acordo com cada tipo de alimento, por exemplo: Legumes, bebidas, grãos, carnes e temperos.

Com isso feito, você evita problemas para localizar os ingredientes e pode dar atenção para outros trabalhos.

2- Faça a contagem do estoque

Tire um dia para fazer a contagem de do seu estoque. É uma boa tática para ver se o seu estoque está funcionando como deveria.

Comece a identificar os produtos que mais saem para saber como controlar o estoque de um restaurante.

Veja também quais costumam ficar mais tempo parado, assim você terá uma boa noção do que deve ter uma atenção maior na hora de repor.

Uma outra dica de como controlar o estoque de restaurante é marcar os períodos de verificação conforme a rotatividade de cada mercadoria.

Desta forma, evite acúmulos desnecessários, falta de insumos ou desperdícios.

3- Evite desperdícios

Os desperdícios são os grandes vilões dos restaurantes. Por mais que se tenha cuidado em como controlar o estoque de restaurante, isso acaba acontecendo.
É comum que certos alimentos fiquem no estoque por mais tempo e por isso é importante saber administrar esse processo corretamente.

Faça um balanço da quantidade de pratos que devem conter certos alimentos ou temperos e compre apenas as porções necessárias, nada de exageros

Encontre um equilíbrio de como controlar o estoque do seu restaurante e nunca use a famosa estratégia do achismo. Trabalhe o máximo de exatidão possível.

4- Controle as saídas do seu cardápio

Como controlar o estoque de um restaurante também envolve ficar de olho nas saídas do seu cardápio.

Fique de olho nos pratos que mais são vendidos e garanta que os ingredientes deles nunca faltem no seu restaurante.

Crie um procedimento sazonal da checagem de estoque para garantir esses insumos e também para que não tenha desperdícios dos mesmos.

5. Reposição dos alimentos

Tudo que sai do seu restaurante, ou seja, tudo que é consumido, precisa ser reposto. Para esta função, existem dois modelos que podem ajudar muito. Veja:

Reposição contínua: Para saber como fazer controle de estoque no restaurante você necessita conhecer a reposição contínua.

Como o próprio nome já diz, este tipo de reposição é feito com mais frequência. Este processo é usado porque reduz os custos com estoque e a diminuição de perdas de insumos.

Mas também existe o lado negativo dela. Pelo fato das compras serem em quantidade menor, a negociação de valores corre o risco de ser mais complicada.

Reposição periódica: este modelo é um pouco diferente do citado anteriormente e é tão importante quanto para saber como fazer controle de estoque no restaurante.

Ela é baseado em compras programadas, que são feitas de uma vez só, como as compras do mês da sua casa.

Neste caso, por ser uma compra grande, a negociação acaba sendo mais fácil e vantajosa.

Por outro lado, é necessário um planejamento maior e mais detalhado, pois não é bom que os alimentos fiquem se acumulando.

Baixe a Planilha de Controle de Estoque