FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Como faço para denunciar restaurante por falta de higiene?

Como faço para denunciar um restaurante por falta de higiene?

Caso você se pergunte “como faço para denunciar um restaurante por falta de higiene”, a resposta é: direcione sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária do seu município.

A acusação pode ser feita por telefone, carta ou e-mail denunciando o problema.  

Dessa maneira, é a partir daí que a Vigilância é obrigada a fiscalizar, efetuar diligências, interditar ou multar os responsáveis pelo estabelecimento.

Portanto, procure na internet o contato da Rede Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária da cidade onde você mora para realizar a denúncia.

Cada município possui o seu departamento, mas é bem fácil procurar o contato online, pesquisando na web. Digite sua cidade + “denunciar vigilância sanitária”.

Geralmente, a primeira resposta será o número de telefone que você pode ligar, assim como o e-mail. 

Caso você seja dono de um estabelecimento, a Saipos preparou um ebook para entender porque os restaurantes quebram tanto. Clique no banner abaixo e faça download GRÁTIS!

Como fazer uma reclamação de restaurante no Reclame Aqui?

Vamos supor que você foi a um restaurante que não estava cumprindo as normas e fez uma denúncia para a vigilância sanitária.

Fica a questão: como faço para denunciar um restaurante por falta de higiene? Denunciando para a vigilância sanitária, é claro.

Porém, acha que isso não foi o bastante e quer que as pessoas e possíveis clientes também tenham noção dos problemas do estabelecimento.

Você pode fazer uma reclamação no site “Reclame Aqui”, expondo sua experiência e frustração com o lugar.

Segundo o próprio site, “o Reclame aqui é o canal oficial do consumidor brasileiro! Ele atua como um canal independente de comunicação entre consumidores e empresas”.

Dessa forma, para postar uma reclamação, é só fazer um cadastro no site. Ele não cobra nada por isso!

Reclamação por WhatsApp

Outra funcionalidade do Reclame Aqui é que você pode fazer sua reclamação pelo Whatsapp, de uma forma mais prática e rápida.

Envie a mensagem “quero reclamar” para o número (11) 9 7062-2753 e inicie uma conversa com o Reclame Aqui para receber instruções:

  • Primeiro, informe o nome do restaurante e, por meio de uma lista, escolha uma opção disponível;
  • Envie o título de sua reclamação;
  • Envie o conteúdo completo de sua reclamação;
  • Confirme o conteúdo ou alte;
  • Faça seu login no site Reclame Aqui;

Pronto! Sua reclamação será publicada com sucesso.

Quais as normas obrigatórias de higiene que um restaurante deve seguir?

Todo dono de restaurante está ciente de que deve obedecer às normas obrigatórias de higiene.

Isso porque não quer que seu cliente pense “como faço para denunciar um restaurante por falta de higiene?”.

Como vimos acima, cada localidade possui o seu Departamento de Vigilância Sanitária, que estabelece as regras que devem ser cumpridas para manter a ordem.

Sendo assim, todas essas normas são estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com possibilidade de multas e interdição caso haja o descumprimento dessas regras. 

Portanto, é importante respeitar e obedecer o que é solicitado, não somente por ser obrigatório, mas principalmente para preservar a segurança de seus clientes e funcionários.

A Saipos separou algumas normas e cuidados de higiene que os restaurantes devem seguir para garantir um funcionamento excelente.

Mas antes, que tal entender um pouco mais sobre por que os restaurantes quebram tanto? Baixe GRÁTIS o ebook que a Saipos criou. É só clicar no banner abaixo!

1. Cuidados com higiene pessoal

O uso de toucas é indispensável, para evitar que caia cabelo na comida, assim como redes para quem possui barba grande.

Manter as unhas cortadas, limpas e sem esmalte também é obrigatório. Em relação às roupas ou uniformes, a troca deve ser diária, sempre por peças limpas.

Além disso, ainda mais nessa época de pandemia, é ESSENCIAL lavar as mãos constantemente e passar álcool gel, para evitar a contaminação cruzada dos alimentos.

Portanto, capacite e oriente sua equipe para que estejam sempre atentos a essas funções indispensáveis para manter seu restaurante impecável.

2. Cuidado com a manipulação dos alimentos 

Primeiramente, como já falamos, as pessoas responsáveis pela manipulação de alimentos devem sempre higienizar as mãos para isso.

Além disso, atitudes cotidianas como assoviar e espirrar, entre outras coisas, na cozinha devem ser evitados, por causa da contaminação cruzada.

Outro fator importante também, para evitar a contaminação, é a temperatura. Alimentos quente e frios não devem ser trabalhados, ou expostos, juntos.

Então, fique atento! Alimentos são sua matéria-prima, cuide deles com atenção. Preserve sua conservação!

3. Armazenamento e descarte dos alimentos

Armazenar e descartar alimentos são tarefas que devem ser realizadas corretamente.

Isso porque, após abertos, alguns alimentos devem ser armazenados de outra forma, preservando sua conservaçãoconforme orientação do fabricante.

Por exemplo, grãos devem ficar guardados em um espaço destinado somente a eles. 

Não precisamos lembrar que produtos vencidos ou estragados NÃO DEVEM ficar na área de armazenamento, não é mesmo?

Esses produtos devem ser descartados longe dessa área, para evitar contaminação dos alimentos e aparição de insetos.

4. Higiene do ambiente e dos equipamentos

Lixeiras devem estar longe dos alimentos e, para a equipe, é obrigatório que possuam uma abertura acionada pelos pés.

Outros objetos e equipamentos devem estar em perfeitas condições de uso, além de serem feitos de material para uso exclusivo para restaurantes.

Portanto, imagine uma tábua de madeira. Ela possui fissuras que podem guardar bactérias, mesmo sendo lavada constantemente.

Assim como itens enferrujados JAMAIS devem estar no ambiente da cozinha, pois podem desencadear uma contaminação cruzada.

Falando nesse espaço, ele deve possuir janelas e portas que evitem a entrada de insetos, além de piso de cor clara, antiderrapante e de fácil limpeza.

Como garantir que meu restaurante siga as normas de higiene?

Para assegurar que seu restaurante siga as regras e normas de higiene, e evitar que um cliente pense “como faço para denunciar um restaurante por falta de higiene”, sua equipe deve estar bem orientada e capacitada.

Sendo assim, existem treinamentos sobre Boas Práticas e, também, cursos sobre vigilância sanitária que seus funcionários podem realizar.

Para manter isso em prática, comece com o mais acessível: realize um check list que deve ser seguido todos os dias, além de placas com lembretes, como:

  • LAVE BEM AS MÃOS”, no banheiro dos funcionários;
  • NÃO VÁ EMBORA DE UNIFORME”, no vestiário da equipe;
  • PRENDA OS CABELOS E USE TOUCA”, na cozinha.

Portanto, o óbvio deve ser falado e mostrado. Uma contaminação alimentar pode causar um processo e a falência de seu negócio.

Conscientize sua equipe de que essas ações previnem a saúde, não somente dos clientes, mas, também, deles mesmos.

Resumo

Por Que os Restaurantes Quebram Tanto? - Baixe Grátis!