QUERO FALAR COM CONSULTOR

Como fazer controle de estoque manual?

Como fazer controle de estoque manual para restaurante?

Para saber como fazer controle de estoque manual é só entender que funciona da mesma maneira que as planilhas clássicas do Excel.

Ou seja, é um método que combina para quem não é adepto da tecnologia e prefere realizar a tarefa manualmente.

Dessa maneira, esse processo é comum, porém tem um defeito: pode exigir mais tempo, atenção e organização do que de uma forma automatizada.

De qualquer forma, é mais do que necessário saber como fazer controle de estoque manual no seu restaurante e executá-lo de forma eficiente!

Caso você não faça ideia alguma de como fazer controle de estoque manual, não se preocupe, pois a Saipos vai ajudar e mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Então, para começar a fazer seu controle de estoque manual, você deve seguir esses passos:

  • Identifique todos os produtos;
  • Enumere seus itens;
  • Determine padrões de estoque;
  • Faça um levantamento dos produtos armazenados;
  • Monte uma planilha de controle de estoque.

Para essa última tarefa, a Saipos tem a solução! Disponibilizamos uma planilha de controle de estoque gratuita para você fazer download e começar a usar no seu restaurante.

É só clicar no banner no topo do texto e colocar em prática esse trabalho super importante para seu negócio!

Quais dados são essenciais para a planilha de controle de estoque manual?

Agora você já compreende como fazer controle de estoque manual, então também deve saber que para ter uma planilha completa são necessárias algumas informações.

Sendo assim, alguns dados fundamentais que devem fazer parte da planilha são:

  • Uma coluna de entradas;
  • Uma coluna de saídas;
  • Código do produto;
  • Registro do custo de cada unidade;
  • Registro da quantidade de unidades;
  • Descrição do produto;
  • Unidade de medida;
  • Datas específicas (dia, mês e ano);
  • Nome e contato do fornecedor.

Isso é a base para ter uma tabela completa e ajudar na hora de otimizar tempo. Mas lembre-se: datas, quantidades e valores PRECISAM ser registrados na entrada e saída dos itens.

Desse modo, uma planilha de controle de estoque manual precisa ser atualizada constantemente. Ela será usada no dia a dia, então necessita ser prática.

A pessoa encarregada dessa tarefa precisa dedicar um tempo e essa tarefa rigorosa e detalhada, informando os dados que devem ser registrados.

Dessa forma, a Saipos preparou uma planilha de controle de estoque grátis para você baixar e começar a usá-la no seu restaurante. É só clicar no banner abaixo!

Como fazer controle de estoque manual no Excel?

Para fazer controle de estoque manual no Excel é super simples! Basta acessar a plataforma no seu computador e escolher planilha mais adaptada para seu negócio.

Dessa forma, o modelo do Pacote Office dispõe de vários padrões dentro do sistema, tornando-se uma ferramenta prática para facilitar a vida do gestor e otimizar tempo.

Além disso, uma das vantagens do Excel é que ele oferece tabelas prontas para uso, que podem ser baixadas gratuitamente.

Quer saber um passo a passo mais detalhado? A Saipos explica! É um procedimento bem simples e de fácil entendimento. Confira!

  1. Abra o Excel no seu computador;
  2. Clique na aba “Novo” para criar uma planilha nova;
  3. Aparecerá um campo de “busca” na tela;
  4. Digite no campo a palavra “estoque”;
  5. Irá aparecer alguns modelos de planilhas, você deve clicar no de sua preferência e que mais se adequa ao seu negócio;
  6. Para finalizar, aparecerá uma descrição da planilha, você clica em “Criar”.

Viu só? Não é nem um pouco complicado, basta dar alguns cliques para formar uma planilha, salvá-la com um nome e começar a usar suas funcionalidades.

Por que usar controle de estoque manual?

Então, você já aprendeu até aqui como fazer controle de estoque manual e entendeu que é um método que serve para pessoas que não se dão bem com a tecnologia.

É uma forma mais demorada e que requer atenção dobrada para não errar os números e registrar produtos erroneamente.

Porém, o controle de estoque manual é uma maneira de evitar que seu restaurante sofra danos e prejuízos financeiros.

Manter a rotatividade do seu estoque em perfeita ordem é um trabalho que não pode ser deixado de lado, pois você pode ficar sem produtos para servir a seus clientes.

Dessa maneira, suas mercadorias armazenadas podem estragar ou ocupar espaço por um período indeterminado e sem saída.

Portanto, o objetivo de fazer o controle de estoque manual é registrar as entradas e saídas dos produtos do restaurante, fiscalizando cada etapa e gerenciando tudo atenciosamente.

Qual o objetivo do controle de estoque manual?

O empreendedor do setor alimentício conhece o conceito de “o primeiro que vence é o primeiro que sai”, portanto o controle de estoque é uma tarefa necessária.

Então, caso seu restaurante tenha um gestor encarregado para isso, sua eficiência definirá as informações e dados mais importantes sobre as saídas.

Além disso, ele consegue ter mais exatidão nas necessidades de compras de alimentos e equipamentos futuros, evitando mercadorias armazenadas em excesso e sem saída.

Outro benefício é a organização do espaço/depósito, tornando fácil a identificação dos produtos, efetivando a produtividade e funcionalidade do estabelecimento.

Financeiramente, realizar o controle de estoque manual também favorece seu restaurante, pois existe um controle exato da movimentação do estoque, sabendo a entrada e saída dos produtos.

Como fazer controle de estoque manual, simples e eficaz?

Fazer um controle de estoque manual pode ser a maneira que você se sente mais seguro de realizar essa tarefa no seu negócio.

Sendo assim, para uma gestão de estoque eficiente e exemplar, você pode começar organizando suas mercadorias em um espaço amplo e limpo.

Então, lembre-se: a higiene no local do seu estoque é fundamental! A inspeção sanitária fará questão de averiguar isso.

Portanto, antes de tudo, você deve determinar uma rotina e criar processos detalhados para ter um planejamento de como fazer um controle de estoque manual e simples.

Pode parecer muita coisa para se fazer no início, mas essa é uma forma acessível de realizar essa tarefa INDISPENSÁVEL para seu restaurante.

Então, você deve seguir esses passos para iniciar a jornada de gestão de estoque:

  • Faça um inventário do seu estoque;
  • Cadastre SEMPRE todos os produtos;
  • Categorize todos os produtos;
  • Faça um controle rigoroso de todas as entradas e saídas;
  • Integre todos os setores da empresa;
  • Utilize uma ferramenta de controle de estoque (planilha ou sistema).

Organizando essas orientações, você já tem meio caminho andando sobre como fazer um controle de estoque manual, simples e eficiente!

Quais os benefícios de fazer um controle de estoque manual?

De uma forma prática, seu restaurante só tem a ganhar realizando um controle de estoque manual, pois suas vantagens ajudam no desenvolvimento das rotinas do seu negócio.

Além de otimizar seu tempo e de seu estabelecimento, uma gestão de estoque também ajuda em:

  • Aprimorar a comunicação entre todos os setores do seu negócio;
  • Aumentar a produtividade, além de deixar o cliente satisfeito;
  • Evitar e reduzir prejuízos e perdas consequentes de desvios ou até mesmo perda de validade dos produtos;
  • Ter uma gestão guiada pelos produtos que possuem maior giro no estoque, criando uma produção eficiente e, em consequência, maiores vendas.

Então, saber como fazer controle de estoque manual proporciona ao dono de restaurante prever sua demanda de produtos, mercadorias e equipamentos.

Ou seja, ele analisa quanto deverá ser adquirido de determinado alimento, evitando que ocorra a falta de itens disponíveis, assim como o excesso de produtos com pouca saída.

Isso aumenta o rendimento no processo de entradas e saídas de mercadorias, diminuindo perdas com a melhora do investimento. 

Resumo

Planilha Controle de Estoque - Baixe Grátis!