Como fazer controle de estoque no restaurante?

Você precisa de um controle de estoque que te dê segurança! A organização será um dos pontos chaves no seu negócio. Por isso, não dê bobeira!

Como fazer controle de estoque no restaurante vai tirar um bom tempo de trabalho, mas o esforça será muito bem recompensado.

Não sei quem foi a que disse que “tempo é dinheiro”, mas esta pessoa está certa. Essa sentença se encaixa muito bem em como fazer controle de estoque no restaurante.

E o motivo é simples: quanto maior a organização de um estoque, mais tempo a equipe ganha fazer as demais tarefas.

Veja algumas dicas de como fazer controle de estoque no restaurante e potencialize o seu negócio!

Como fazer controle de estoque no restaurante: Classificação dos produtos

Uma forma simple e fácil de fazer o controle de estoque no restaurante, é organizar seus insumos por categorias.

Separe cada alimento com o devido seu grupo. Não misture legumes com bebidas ou algo assim. Faça mini repartições com cada item. Isso irá garantir uma eficiência muito maior.

Outra coisa legal para se fazer a classificação do controle de estoque no restaurante é otimizar o armazenamento.

Cada alimento tem o seu tipo certo de armazenamento. Assim como as bebidas, por isso, pesquise a forma ideal para cada um deles.

Como fazer o controle de estoque no restaurante exige cuidado com o equipamentos que serão usados. Não use qualquer coisa. Para a sua comida ficar boa, ela precisa ser bem guardada!

Como fazer controle de estoque no restaurante: Prazos

Como fazer controle de estoque no restaurante envolve muito a sua atenção, principalmente em relação aos prazos.

Fique muito atento com a validade do controle de estoque no restaurante. Alimentos vencidos podem atrair alguns tipos de pragas, capazes de prejudicar a saúde.

Monte um cronograma para controlar os prazos de cada grupo alimentício que compõe o estoque no seu restaurante— esta é uma ótima opção para quem tem um estoque de grande porte.

Com o passar do tempo, você até marcar um dia específico para este tipo de atividade. Isso pode variar de acordo com o produto, por isso, o indicado é não colocar apenas um dia como padrão.

E não coloque fora toda a fiscalização feitas anteriormente. É bom guardar a contagem para analisar as margens de redução e afins.

Como fazer controle de estoque no restaurante: Fique à frente da demanda

O gestor do seu restaurante precisa estar a frente de tudo e ficar totalmente atento em como fazer controle de estoque corretamente.

A falha nesta supervisão pode afastar a sua clientela gradativamente e isso ninguém quer.

Saiba que uma das principais funções de um gestor dentro de um estabelecimento é garantir a qualidade, principalmente do controle de estoque.

Garanta que tudo esteja nas condições corretas e que não falte nada.
 


 

Como fazer controle de estoque no restaurante: Quantidade das peças

Um dos grandes desafios em saber como fazer controle de estoque no restaurante é evitar o desperdício.

É realmente difícil fazer a somatória certa para não desperdiçar comida. Para administrar esta parte é preciso achar um ponto de equilíbrio.

Ache uma estratégia que consiga abranger toda a sua necessidade. Jamais tenha como base o “achismo”, isso pode custar muito caro o restaurante, bar ou lanchonete.

Depois de tudo arquitetado, já é possível ter uma ideia de quantidade mínima e máxima dos ingredientes.

Como fazer controle de estoque no restaurante: Reposição

Tudo que sai do seu restaurante, ou seja, tudo que é consumido, precisa ser reposto. Para esta função, existem dois modelos que podem ajudar muito. Veja:

Reposição contínua: Para saber como fazer controle de estoque no restaurante você necessita conhecer a reposição contínua.

Como o próprio nome já diz, este tipo de reposição é feito com mais frequência. Este processo é usado porque reduz os custos com estoque e a diminuição de perdas de insumos.

Mas também existe o lado negativo dela. Pelo fato das compras serem em quantidade menor, a negociação de valores corre o risco de ser mais complicada.

Reposição periódica: este modelo é um pouco diferente do citado anteriormente e é tão importante quanto para saber como fazer controle de estoque no restaurante.

Ela é baseado em compras programadas, que são feitas de uma vez só, como as compras do mês da sua casa.

Neste caso, por ser uma compra grande, a negociação acaba sendo mais fácil e vantajosa.

Por outro lado, é necessário um planejamento maior e mais detalhado, pois não é bom que os alimentos fiquem se acumulando.

O que é um sistema de controle de estoque?

Para facilitar ainda mais, um sistema de controle de estoque é uma ótima opção para deixar essa parte ainda mais tranquila.

Um sistema para controle de estoque é o que controla e organiza o seu restaurante, bar ou lanchonete.

A função dele fiscalizar, gerir e registrar tudo que entra e o que sai. Ele é de grande importância para garantir que não falte mercadoria e que haja prejuízos por perda de insumos.

Um sistema de controle de estoque é uma ferramenta que colabora com a organização e administração dos produtos.

 

 

Conheça o sistema ideal para o seu restaurante