QUERO FALAR COM CONSULTOR

Franquear o seu restaurante: passo a passo de como ser uma ótima franquia

Quase todos restaurantes têm interesse em franquear o seu negócio, mas será que estão realmente preparados? Veja como franquear o seu restaurante e se realmente é o momento.

Um dos setores que mais cresceu nos últimos anos, foi o de alimentação fora do lar.

Muitas pessoas  enxergam nas franquias uma possibilidade mais viável para obterem sucesso mais rápido pelo know how que a franquia oferece.

No entanto, você como dono de restaurante precisa ter alguns cuidados ao tomar a decisão de se tornar uma franquia. Veja neste artigo como franquear o seu restaurante.

O primeiro passo e o mais fundamental nessa etapa é contar com um bom planejamento inicial, bem como estar preparado para desembolsar um investimento para a construção de uma base sólida e promissora, que irá, futuramente, ser responsável pelos resultados obtidos.

Em tempos de crise, optar por franquias de restaurantes têm sido uma ótima forma de conseguir driblar a escassez de recursos financeiros e ter um retorno positivo e com eficiência.

Esse mercado tem crescido muito nos últimos anos e apresenta uma série de benefícios que são bem atrativos para os empreendedores.

Sendo assim, se você está inserido nesse ramo e deseja franquear o seu restaurante, continue acompanhando esse artigo e fique atento a todas as orientações e exigências necessárias para que a sua franquia de restaurante seja uma das melhores no mercado.

Dicas e cuidados para quem deseja franquear o seu restaurante

Sem sombra de dúvidas, o planejamento é fundamental para qualquer empreendedor, assim, ao iniciar o processo para poder franquear o seu restaurante, é preciso colocar as ideias, objetivos e orçamentos no papel, a fim de avaliar todas as circunstâncias que podem tornar o negócio viável.

Em seguida, é preciso pensar nas questões óbvias, como o local do estabelecimento, os preços dos pratos e outros produtos que irá vender em seu restaurante, o público alvo, estratégias de marketing e outras vertentes.

Além disso, a pesquisa de mercado é ideal para se obter informações relevantes

Uma dica imprescindível para quem pretende abrir uma franquia de restaurante é ter como foco o consumidor final, pois ele será o responsável por dar o retorno do seu negócio, que poderá ser positivo ou negativo, dependendo da sua atuação.

Por isso, é importante estar atento a esses fatores:

  • Buscar sempre pela qualidade na prestação dos seus serviços;
  • Utilizar de tecnologias que possam aperfeiçoar os seus procedimentos;
  • Contar com um sistema de controle para integrar todos os processos;
  • Prezar pelo treinamento e capacitação dos seus funcionários;
  • Dar prioridade para uma comunicação que seja eficaz;
  • Usar de estratégias de marketing que apresentem resultados.

Esses são alguns dos pontos principais em franquias que têm como objetivo conquistar o cliente pelo modo como ele é tratado no estabelecimento, fazendo com que se crie uma relação de fidelização ao negócio.

Já em relação aos riscos de se franquear atualmente, devido à crise que o país se encontra, vale lembrar que o setor alimentício é um dos que mais cresce no mercado e isso faz com que os estabelecimentos trabalhem mais por serviços que ofereçam a máxima qualidade aos clientes.

Cuidados na gestão ao franquear o seu restaurante

Ao franquear o seu restaurante, normalmente, os empresários esperam por um sucesso imediato.

Contudo, como todo tipo de negócio, é preciso aguardar um para que o crescimento seja notado e, para que se evite o fracasso, alguns passos são fundamentais para manter o bom andamento.

Por exemplo, o conhecimento da gestão financeira será decisivo para que o empreendedor consiga determinar sobre a permanência ou não do seu restaurante no mercado.

Assim, ter o controle dos números de forma clara e acessível é indispensável, como por exemplo:

  • Produção: conhecimento dos custos de cada prato;
  • Administrativo:  gastos necessários para custos fixos como funcionários, aluguel, luz, água, dentre outros;
  • Financeiro: valores e taxas das operadoras de cartão de crédito e débito;
  • Estoque: controle do estoque de insumos, desde validade a preço.

Outra questão muito importante é ter uma equipe altamente treinada e que seja comprometida na função que exerce.

Os funcionários podem ser tidos como o cartão de visita do restaurante, assim, ao investir no desenvolvimento destes, automaticamente, você verá o resultado na satisfação dos clientes.

Por isso, confira algumas dicas que podem fazer você contar com uma equipe disposta a trabalhar não somente pelo salário ao final do mês, mas pela vontade de prestar um serviço de qualidade:

  • Proporcionar a integração e treinamento dos seus funcionários;
  • Estabelecer regras, procedimentos, condutas, obrigações e direitos;
  • Definir metas claras e os benefícios pelos resultados obtidos;
  • Compartilhar todas as informações, que vão além das cobranças por resultados, como elogios e feedbacks.

Sistema para gerenciar sua loja e seus franqueados

Um ponto fundamental para quem deseja tornar o seu restaurante uma franquia é a automação dele.

Isso quer dizer adotar um sistema para restaurante que faça todos os controles necessários para que mesmo que você não esteja presencialmente no negócio, você tenha controle dele e saiba o que está acontecendo.

Veja neste artigo qual o melhor sistema para o seu tipo de restaurante.

Além de uma ferramenta para controlar internamente o seu negócio, é preciso estar definir um sistema que faça a gestão dos seus franqueados.

E é importante deixar claro que quando falamos de gestão de franqueados engloba o suporte no planejamento, suporte com fornecedores e suporte de marketing.

Para isso, existem algumas empresas como a Central do Franqueado que oferece uma solução para facilitar o suporte aos seus franqueados.

 

Marketing

Muitos acabam não dando tanta importância, mas é preciso dar grande destaque ao franquear o seu restaurante na utilização das estratégias de marketing que sejam eficientes e promovam a divulgação do seu negócio.

Para atrair mais clientes é preciso informá-los a respeito daquilo que você faz.

No processo de gestão do restaurante também está inserida a questão do investimento nos canais certos de marketing, pois isso será responsável por dar mais visibilidade ao negócio e fazer com que este se destaque no mercado de concorrentes.

Hoje, através das tecnologias, é possível alcançar de forma mais rápida e eficaz o seu público alvo, desde que a divulgação seja condizente ao serviço que você oferece.

Por isso, o mais recomendado é contar com um trabalho de agências especializadas que sabem os veículos certos para o marketing.

Dessa forma, como esses tipos de trabalhos são feitos por profissionais da área, lembre-se de ter disponível um orçamento mensal para garantir essa divulgação.

Além disso, sempre esteja acompanhando todos os resultados e buscando por melhorias para que o seu tenha retornos positivos.

Disponibilizamos um artigo com algumas dicas para auxiliar os seus franqueados na divulgação da sua marca.

Vale ressaltar que um sistema de franquias, apesar de ser um modelo mais prático e eficiente para se obter o sucesso, assim como qualquer outro negócio exige de comprometimento e vontade em trabalhar, tanto por parte do empreendedor como dos funcionários.

Dessa forma, se você pretende franquear o seu restaurante tenha em mente que o planejamento e suporte ao franqueado serão a base da operação do seu negócio.

Ótimas franquias acontecem mediante o trabalho e esforço diário de todos os envolvidos.

Se você já quer começar com tudo funcionando da forma correta para evitar problemas no futuro, solicite uma demonstração do SAIPOS – o sistema para restaurante diferente (e mais simples) de tudo que você já viu.

Não gostamos de taxas de adesão! Você só paga uma mensalidade e ainda entregamos a sua loja com todos produtos cadastrados.

 

Baixe o e-book Como tornar meu restaurante mais eficiente