QUERO FALAR COM CONSULTOR

Franquear restaurante: 7 passos fundamentais!

Franquear restaurante: 7 passos fundamentais!

Franquear restaurante é uma ideia que passa pela cabeça de muitos empreendedores, seja pela maior facilidade para iniciar, ou pelo custo. Mas é preciso ter atenção para que tudo seja feito corretamente.

Um dos setores que mais cresceu nos últimos anos, foi o de alimentação fora do lar.

Em função disso, muitas pessoas  enxergam nas franquias de restaurante uma possibilidade mais viável para obterem sucesso mais rápido pelo know how que a franquia oferece.

No entanto, você como dono de restaurante precisa ter alguns cuidados ao tomar a decisão de se tornar uma franquia.

Por isso, a Saipos preparou 7 passos para que você tenha em mente tudo que é necessário fazer quando se pensa em franquear restaurante. Confira!

1. Planejamento de projeto

O primeiro passo e o mais fundamental nessa etapa é contar com um bom planejamento inicial.

Quando um planejamento é feito de forma correta, ele deve abranger questões econômicas, o que clareia suas decisões em relação a quanto pode investir.

Muitas vezes, a visão de que abrir mais um  restaurante possibilite muito lucro, faz  com que o dono se precipite, e logo a frente, perceba que não era o melhor momento para gastar.

Em tempos de crise, optar por franquear restaurante têm sido uma ótima forma de conseguir driblar a escassez de recursos financeiros e ter um retorno positivo e com eficiência.

Esse mercado tem crescido muito nos últimos anos e apresenta uma série de benefícios que são bem atrativos para os empreendedores.

Então, não esqueça de levantar dados das suas vendas nos últimos tempos.

Portanto, analise friamente se a lucratividade está grande o suficiente a ponto de permitir a abertura de mais uma loja.

2. Definição de preços e proposta

Franquear restaurante significa que uma cópia fiel será aberta? Não necessariamente.

Por exemplo, se a sua loja é uma hamburgueria tradicional, no estilo gourmet, uma franquia pode ter outro estilo, mantendo as características.

Nesse caso, é possível franquear restaurante hamburgueria contendo apenas hambúrgueres veganos e vegetarianos.

Mas, sem deixar de lado o conceito, identidade visual e outras questões que marcam o seu empreendimento.

Por isso, há muitas coisas a se pensar nesse sentido, e a sugestão é que logo no início você analise a relevância de montar mais uma unidade do seu negócio, porque se faltar planejamento, ao invés de lucro, você terá prejuízo.

3. Faça pesquisa de mercado

Antes de franquear restaurante, outra iniciativa fundamental e efetuar uma pesquisa de mercado sólida, com todos os fatores que podem influenciar no sucesso ou desastre do negócio.

Uma pesquisa de mercado envolve uma análise de diversos pontos, e pode utilizar enquetes e questionários para sondar exatamente o que o cliente pensa a respeito.

Mas, você sabe quais pontos precisam ser abordados nessa pesquisa? Não tem problema, nós te mostramos!

  • público-alvo: Você deve escolher um tipo de pessoa padrão para responder sobre as questões, é interessante focar no público a quem o seu produto ou serviço é destinado;
  • amostragem: Você defini uma número de pessoas para responder;
  • roteiro: São as perguntas que serão feitas, podem ser objetivas para que as pessoas não se oponham a responder;
  • aplicação: pesquisa posta  em prática, pode ser através das redes sociais ou até mesmo presencialmente, no seu restaurante.
  • análise: Você analisa o que o público respondeu, e a partir disso pode tomar decisões de forma muito mais assertiva.

Esse é o conceito propriamente dito de uma pesquisa de mercado, mas não pense que para por aqui. Pesquisa é sempre sinônimo de busca, coleta de dados, conhecimento.

Por isso, pesquise a fundo sobre outros concorrentes na cidade onde pretende abrir, e a tendência do setor dentro do estado e país.

Se você quer franquear restaurante, precisa pensar grande, com uma visão expandida, garantindo que o seu mercado é sólido e permanecerá assim por um grande período.

4. Foque no seu cliente

Uma dica imprescindível para quem pretende abrir uma franquia restaurante é ter como foco o consumidor final, pois ele será o responsável por dar o retorno do seu negócio, que poderá ser positivo ou negativo.

Por isso, é importante estar atento a esses fatores:

  • Buscar sempre pela qualidade na prestação dos seus serviços;
  • Utilizar de tecnologias que possam aperfeiçoar os seus procedimentos;
  • Contar com um sistema de controle para Integrar todos os processos;
  • Prezar pelo treinamento e capacitação dos seus funcionários;
  • Dar prioridade para uma comunicação que seja eficaz;
  • Usar de estratégias de marketing que apresentem resultados.

Esses são alguns dos pontos principais em franquia de restaurante que têm como objetivo conquistar o cliente.

Portanto, pelo modo como ele é tratado no estabelecimento, é possível criar uma relação de fidelização ao negócio.

Já em relação aos riscos de se franquear atualmente, devido à crise que o país se encontra, vale lembrar que o setor alimentício é um dos que mais cresce no mercado.

Desse modo, isso faz com que os estabelecimentos trabalhem mais por serviços que ofereçam a máxima qualidade aos clientes.

5. Tenha controle total da gestão do seu restaurante

Ao franquear restaurante, normalmente, os empresários esperam por um sucesso imediato.

Contudo, como todo tipo de negócio, é preciso aguardar um tempo para que o crescimento seja notado e, para que se evite o fracasso, alguns passos são fundamentais para manter o bom andamento.

Por exemplo, o conhecimento da gestão financeira será decisivo para que o empreendedor consiga determinar sobre a permanência ou não do seu restaurante no mercado.

Assim, ter o controle dos números de forma clara e acessível é indispensável, como por exemplo:

  • Produção: conhecimento dos custos de cada prato;
  • Administrativo:  gastos necessários para custos fixos como funcionários, aluguel, luz, água, dentre outros;
  • Financeiro: valores e taxas das operadoras de cartão de crédito e débito;
  • Estoque: controle do estoque de insumos, desde validade a preço;
  • Caixa: Fluxo de caixa de todas as modalidades.

Acima de tudo, antes de pensar em franquear restaurante, veja como está o seu negócio atual. Não de forma superficial, e sim profunda.

Reveja se todo o tipo de controle está sendo feito no seu restaurante, e se alguém tem sido passado para depois, analise novamente.

Isso é importante e constitui uma cultura de organização no seu negócio futuro.

6. Projeção de equipe

Os funcionários podem ser tidos como o cartão de visita do restaurante, assim, ao investir no desenvolvimento destes, automaticamente, você verá o resultado na satisfação dos clientes.

Por isso, confira algumas dicas que podem fazer você contar com uma equipe disposta a trabalhar não somente pelo salário ao final do mês, mas pela vontade de prestar um serviço de qualidade:

  • Proporcionar a integração e treinamento dos seus funcionários;
  • Estabelecer regras, procedimentos, condutas, obrigações e direitos;
  • Definir metas claras e os benefícios pelos resultados obtidos;
  • Compartilhar todas as informações, que vão além das cobranças por resultados, como elogios e feedbacks.

Mas, para franquear um restaurante, é necessário pensar também nos recursos humanos. Quem irá trabalhar com você? Alguns funcionários serão transferidos?

Ou será necessário fazer uma seleção para buscar todos os colaboradores, até mesmo os de confiança? Você se envolverá com esta parte?

Pense, mesmo sendo uma franquia restaurante, o negócio irá carregar a sua marca, sendo assim, você terá total ligação com as pessoas que trabalham no local.

Sistema para gerir franqueados

Um ponto fundamental para quem deseja tornar o seu restaurante uma franquia é a automação dele.

Isso quer dizer adotar um sistema para restaurante que faça todos os controles necessários para que, mesmo você não estando presencialmente no negócio, tenha controle dele e saiba o que está acontecendo.

Além de uma ferramenta para controlar internamente o seu negócio, é preciso definir um sistema que faça a gestão dos seus franqueados.

E é importante deixar claro que quando falamos de gestão de franqueados, isso engloba o suporte no planejamento, suporte com fornecedores e suporte de marketing de como montar uma franquia.

6. Tenha um sistema de gestão eficiente

Se um restaurante já dá trabalho, imagina administrar mais de um… É preciso de uma ajuda tecnológica para que as coisas deem certo. Fazer tudo “no braço” não é suficiente.

Mas, sem um sistema para restaurante, você precisará fazer tudo de forma manual. Mas se tiver um sistema integrado com o seu negócio, conseguirá administrar as finanças, os pagamentos e até garçons.

Além disso, sabemos que uma característica do mercado alimentício atual, é que o delivery tem se tornado uma forte presença no setor.

Por isso, escolha um sistema que pode facilitar essa transação, pois ela pode dobrar as suas vendas mensalmente.

Portanto, se você já quer começar com tudo funcionando da forma correta para evitar problemas no futuro, solicite uma demonstração da SAIPOS.

Um sistema para restaurante simples, ágil e inteligente com absolutamente tudo que você precisa no seu negócio.

Você tem duvidas do por que utilizar o sistema Saipos? Entre em contato e acompanhe uma demonstração gratuitamente.

7. Fortaleça a identidade visual e o marketing

Muitos acabam não dando tanta importância, mas é preciso dar grande destaque, ao franquear restaurante, na utilização das estratégias de marketing que sejam eficientes e promovam a divulgação do seu negócio.

Para atrair mais clientes é preciso informá-los a respeito daquilo que você faz e a proposta do seu negócio.

No processo de gestão do restaurante também está inserida a questão do investimento nos canais certos de marketing.

Isso porque, assim será responsável dar mais visibilidade ao negócio e fará com que este se destaque no mercado de concorrentes.

Hoje, através das tecnologias, é possível alcançar de forma mais rápida e eficaz o seu público alvo, desde que a divulgação seja condizente ao serviço que você oferece.

Mas, se você pensando em como ser um franqueador, é bem provável que no negócio atual, já é estabelecida grande importância sobre o marketing.

Utilize as redes sociais

Então, elabore estratégias para que a franquia possa dar seguimento nessa questão, tendo um caminho a seguir, o que torna o trabalho mais simples e certeiro.

Lembre-se de ter disponível um orçamento mensal para garantir essa divulgação.

Além disso, sempre esteja acompanhando todos os resultados e buscando por melhorias para que o seu tenha retornos positivos.

Vale ressaltar que um sistema de franquias de restaurante, apesar de ser um modelo mais prático e eficiente para se obter o sucesso, assim como qualquer outro negócio, exige comprometimento e vontade em trabalhar.

E isso precisa vir na mesma proporção, tanto por parte do empreendedor como por parte dos funcionários.

Dessa forma, se você pretende franquear o seu restaurante tenha em mente que o planejamento e suporte ao franqueado serão a base da operação do seu negócio.

 

 

Resumo

Baixe Materiais Gratuitos