QUERO FALAR COM CONSULTOR

Como montar um delivery em pouco tempo?

Como montar um delivery em pouco tempo?

Saber como montar um delivery de comida em pouco tempo exige muito planejamento e organização. 

Mas, para conseguir deixar tudo funcionando rapidamente, é necessário priorizar algumas coisas.

Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a finalizar esse processo de maneira eficiente e responsável .Confira!

1. Como montar um delivery – Tele-entrega própria

Muitas vezes, o cadastro nos apps de delivery pode demorar alguns dias, então é sempre bom ter um canal de tele-entrega própria.

O Whatsapp é uma maneira simples de atender os pedidos de maneira mais objetiva, já que através dele é possível criar uma conta comercial, com mensagens padrão.

É possível configurar uma comunicação automática, com seu cardápio incluso. Isso economiza muito tempo.

Para divulgar o seu número utilize panfletos e as redes sociais como divulgação.

No caso de uma tele-entrega própria, sem vínculo com as plataformas  já conhecidas, será necessário contar com uma equipe de entregadores. 

Dependendo da sua demanda, é possível começar com apenas um motoboy, crescendo o número de funcionários de acordo com o crescimento do negócio.

2. Whatsapp Business

O Whatsapp Messenger é conhecido de longa data da maioria das pessoas, e utilizado em grande escala dentro dos comércios. 

Foi pensando nisso que o Whatsapp Business chegou para ajudar empreendedores, com uma conta comercial.

As funcionalidades deste aplicativo são muito úteis para o seu negócio. A partir dele, é possível enviar mensagens automáticas de saudação, mensagem de ausência e respostas rápidas.

Mas o melhor de tudo é que agora é possível ter o seu menu cadastrado no Whatsapp, isso permite economizar tempo e deixa o atendimento muito mais assertivo.

Para preparar o seu menu na versão Whatsapp Business, basta seguir os passos:

  1. Instale o app do WhatsApp Business em seu celular ou tablet;
  2. Abra o aplicativo;
  3. Clique em “configurações”;
  4. Clique em “configuração de empresas”;
  5. Selecione “catálogo;
  6. Cadastre os seus pratos inserindo o nome, descrições e fotos, além de preços.

3. Como montar um delivery – Sistema para restaurante

Ter um sistema para restaurante é fundamental para quem quer montar um delivery de comida em pouco tempo.

Se você não sabe o que é um sistema para delivery, vamos te explicar. A Saipos possui um software de gestão para restaurantes, sejam ele físicos ou delivery. 

Isso é tão importante porque, para fazer sucesso nesse meio, é importante que em algum momento você passe a contar com a ajuda das plataformas de entrega de comida, como Rappi, iFood e Uber Eats.

O sistema da Saipos te ajuda integrando os aplicativos. Isso quer dizer que quando os clientes fizerem pedidos a partir de apps diferentes, você conseguirá controlar tudo em uma única tela.

Isso é ótimo para  o seu negócio pois te ajuda a economizar tempo, já que sem um serviço assim, seria necessário reescrever todos os pedidos e enviar para a cozinha.j

Mas não para  por aí. Quando Se quer montar um delivery de comida, é fundamental colocar a organização em primeiro plano.

Por isso, esse software também auxilia no controle de fluxo de caixa e controle de estoque.

4. Como montar um delivery – Tipo de restaurante

Para agilizar o processo de montar um delivery de comida em pouco tempo, a melhor coisa é ter as ideias em mente logo de início.

Mas atenção, é fundamental que você escolha bem qual tipo de negócio gastronômico combina mais com você.

É preciso seriedade para escolher um nicho que não vá se arrepender depois, que tenha a sua cara e que se encaixe no seu orçamento.

As opções são muitas, você pode trabalhar com marmitas, sushis, espetinhos, massas, pizzas, ala minuta, comida vegana, entre outros.

E já que terá uma economia, evitando os gastos com a montagem de um espaço para atendimento presencial, poderá investir mais nos seus pratos, até mesmo desenvolvendo algo novo.

5. Como montar um delivery – Concorrência 

Para montar um delivery, é preciso estar atento a concorrência. Por isso, avalie as opções na sua região, o que faz mais sucesso, o que ainda não há na sua cidade.

Se possível, visite estabelecimentos que possuem espaço presencial, mas que também atendem por delivery. Tende observar os pontos fracos e o que poderia ser melhorado.

Sem dúvidas essa é uma boa maneira de ter novas ideias para o seu empreendimento.

6. Como montar um delivery – alvará de funcionamento

Emitir um alvará de funcionamento é um dever seu, se quer montar um delivery próprio.

Para isso, é necessário entrar em contato com a prefeitura do seu município para se informar.

Isso porque a documentação necessária pode variar de uma cidade para outra. Mas no geral, você precisa desses documentos para emitir o alvará:

  • Cópia do Recibo de quitação do IPTU do imóvel onde será aberto o estabelecimento;
  • Planta do imóvel com seu respectivo Habite-se (autorização dada por órgão municipal permitindo que determinado imóvel seja ocupado);
  • Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios (APPCI) – expedido pelo Corpo de Bombeiros;
  • Contrato Social;
  • Cartão CNPJ – o cartão CNPJ você pode obter no site da Receita Federal.

É sempre bom lembrar que não estar de acordo com a legalidade pode prejudicar muito você e seu negócio, podendo causar até o fechamento do seu negócio.

Portanto, mesmo que pareça um processo muito burocrático manter o seu negócio dentro da lei, é uma medida que não pode ser esquecida em causa alguma.

Estar dentro das normas da vigilância sanitária também é uma iniciativa primordial para deixar o seu ambiente seguro, e os alimentos livres de contaminação cruzada.

7. Como montar um delivery – Cardápio simples

Novos negócios sempre precisam de um tempo para adaptação. Isso quer dizer que ao iniciar, você certamente irá perceber alguns problemas que precisam ser ajustados.

No caso da sua comida, é igual. Só que se a sua proposta englobar um número muito grande de pratos, as chances de ter problemas são muito maiores.

Por isso, o aconselhado é sempre começar com um número de receitas reduzidas. Dessa forma fica mais fácil se adaptar, e cá entre nós, é melhor qualidade do que quantidade.

Após adquirir mais experiência, aí sim pode-se aumentar as opções.

8. Como montar um delivery – Equipamentos próprios 

Alguns tipos de restaurante delivery necessitam de equipamentos bem específicos,e até caros. 

Por isso, ao escolher qual nicho seguir, é importante pensar se você tem condições financeiras  para comprar todo o maquinário necessário.

Caso o orçamento for muito apertado, um boa escolha é investir no delivery marmitex ou opções que possam ser preparadas com os equipamentos que você já tem.

E o que precisar ser comprado, deve ser muito bem pesquisado, já que os valores podem variar muito de um lugar para outras. 

Uma boa ideia é pesquisar diretamente com fornecedores de itens próprios para restaurantes, que costumam ser mais baratos.

9. Como montar um delivery – Marketing

Ao iniciar um novo negócio, principalmente no ramo de alimentação, é extremamente necessário valorizar o marketing.

Apesar de muitos evitarem essa questão por conta do orçamento,  é preciso enxergar que em um delivery, essa é uma etapa fundamental.

Isso porque o caso do restaurante delivery, é preciso registrar sua marca na mente do cliente.  Para isso, a melhor ideia é promover seu negócio nas redes sociais.

E isso pode ser bem fácil. Basta criar perfis no Instagram e Facebook.

Assim você pode divulgar promoções, postar feedbacks positivos, mostrar como os preparos são feitos, através de vídeos, enfim.

10. Como montar um delivery – Economia 

Uma dica importante para quem está começando, ainda mais quando se tem pouca experiência, é tentar gastar o mínimo possível. 

Por isso, além de preparar o seu fundo de reserva, procure economizar o máximo que puder.

Assim, caso o lucro demore a entrar, você estará preparado e não correrá o risco de perder o que investiu.

Agora que você já sabe quais etapas são principais para montar um delivery em pouco tempo, não esqueça de ser realista.

Como tornar meu restaurante mais eficiente?