FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Descubra como montar um restaurante com pouco dinheiro 

Descubra como montar um restaurante com pouco dinheiro 

Saber como montar um restaurante com pouco dinheiro exige cautela com os custos, mas acima de tudo, muito planejamento e criatividade para saber lidar com o orçamento.

Muitas pessoas sentem-se atraídas pelos negócios de alimentação, já que eles permanecem prosperando mesmo em crises.

No entanto, para economizar, é preciso ter os custos na ponta do lápis. 

Manter a organização, foco e definir prioridades são atitudes fundamentais para que alcance o sucesso no seu restaurante.

Mas afinal, é possível como montar um restaurante com pouco dinheiro? A resposta é sim, e agora, te mostramos como fazer isso!

1. Prepare um plano de negócios

É claro que preparar o plano de abertura do seu negócio tendo que regular os valores não é nada agradável.

Por outro lado, fazer isso agora, no momento da abertura, facilita muito para que em tempos mais difíceis você tenha o controle necessário para que não haja problemas no seu local de trabalho.

Portanto, montar um plano de negócio é uma etapa fundamental e muito útil para guiar você no projeto de como montar um restaurante com pouco dinheiro.

Mas como montar um bom planejamento do seu estabelecimento? É bem simples! Para ter um guia útil, ele precisará servir como guia para todas as próximas etapas do seu projeto.

Para isso, a ideia é inserir tudo que diz respeito ao que deseja a pequeno, médio e longo prazo. Ou seja, todas as suas metas de retorno financeiro.

No entanto, o valor que você dispõe para investir também precisa estar bem descrito, e principalmente, quanto pode gastar a cada mês, com aluguel, pagamentos e estoque.

Agindo dessa maneira, ficará muito mais simples ter um bom resultado, gastando apenas o que cabe no seu orçamento.

2. Monte um delivery

Os deliveries estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Com a correria do dia a dia, o tempo da rotina que sobra para cozinhar tem diminuído. 

E isso quer dizer que, se menos pessoas cozinham, sobra mais espaço para quem sonha em ter um restaurante.

No entanto, abrir um restaurante pode ser algo bem caro, dependendo do modelo gastronômico que você optou por montar.

Por isso, adaptar o projeto para uma versão apenas de delivery dá um alívio significativo no seu orçamento.

Isso porque, optando pelo delivery, não será necessário gastar dinheiro montando espaço para atendimento, decoração, e toda área reservada ao cliente.

Também existe uma grande economia quando se diz respeito a equipe. Já que em um ambiente que não atende de forma presencial, é necessário de menos pessoas.

Como montar um restaurante com pouco dinheiro é possível, ainda mais se sua escolha for um empreendimento delivery.

Mas não esqueça, para conseguir focar nas vendas delivery, é completamente necessário que haja organização, caso contrário, os pedidos irão atrasar.

Por isso, a melhor opção é ter um sistema de integração entre as plataformas, como o iFood, Rappi, Uber Eats e outros.

O sistema Saipos oferece este serviço. Dessa forma, fica muito mais fácil atender a demanda com organização e agilidade.

Funciona da seguinte maneira: Todos os pedidos feitos por delivery através das plataformas incluídas no sistema são mostrados em uma única tela. 

Desse modo, você consegue acompanhar todos os pedidos na ordem em que foram solicitados, assim, não corre o risco de pular algum prato, causando atraso.

3. Invista nos equipamentos certos

Utilizar os equipamentos corretos é a melhor maneira de conseguir atingir mais pessoas através da agilidade, já que, dessa forma, é possível ter uma produção maior.

Mas, ter os equipamentos certos não significa que seja necessário comprar os mais caros que existem no mercado.

Independente do seguimento do seu restaurante, sempre haverá itens que deixam o processo de produção mais ágil, ou o armazenamento dos ingredientes mais seguro.

No entanto, o segredo para não pecar na escolha dos seus equipamentos, principalmente na cozinha, é pesquisar muito sobre todas as possibilidades disponíveis no mercado.

Existem muitas opções de equipamentos caseiros bem mais baratos, e que mesmo assim conseguem dar conta da cozinha desde o início do negócio.

Por isso, o melhor a se fazer para como montar um restaurante com pouco dinheiro é utilizar apenas o que é extremamente necessário.

Não dá  para negar: Existem sim, muitas maneiras de produzir mais em menos tempo, ou de facilitar as atividades da cozinha, mas para começar o seu negócio, é melhor ter cautela.

Alguns modelos de negócio, como a venda de marmitex delivery, por exemplo, permitem que a própria cozinha de casa seja utilizada até se fortalecer o caixa para investimento.

4. Invista pesado em marketing

Pensar em como montar um restaurante com pouco dinheiro pode parecer complicado, mas é muito possível elaborar um projeto interessante e ainda econômico.

E algo que você deve investir muito, é no marketing. Investir pesado não quer dizer gastar apenas dinheiro para que a divulgação seja ótima.

No entanto, o maior investimento nessa fase é o de tempo. Isso porque, muito além do valor gasto, está a necessidade de conseguir organizar uma estratégia.

Por isso, aproveite as redes sociais para divulgar o seu negócio. Facebook e Instagram são grátis, por isso, gere autoridade nessas plataformas!

É fundamental ter imagens atrativas dos seus pratos, só assim você conseguirá deixar o cliente com vontade de experimentar a sua comida.

5. Controle as suas vendas

Para entender como montar um restaurante com pouco dinheiro, é fundamental ter todos os custos na ponta do lápis.

Por isso, é tão importante controlar as suas vendas, de forma que se possa comparar a evolução de um mês para o outro.

Assim, com as vendas subindo, você poderá investir em outras coisas que abriu mão no início do seu negócio.

Além disso, estar de olho no volume das saídas de pratos te ajuda a identificar problemas, de  acordo com a baixa nas vendas, por exemplo.

Dessa forma, consegue resolver as questões antes que se tornem muito prejudiciais para o empreendimento.

Tenha atenção aos prejuízos

Uma maneira eficaz de economizar é justamente evitando gastos desnecessários. E nada é mais desnecessário do que deixar alimentos irem pro lixo sem necessidade.

Por isso, é fundamental utilizar planilhas para registrar a entrada de produtos para o estoque, bem como suas datas de validade.

Tudo que acaba não sendo utilizado também precisa ficar registrado, assim, é mais fácil de pensar em soluções para resolver esta questão.

6. Trabalhe com um cardápio pequeno

Um dos maiores erros dos empreendimentos que querem saber como montar um restaurante com pouco dinheiro é terem um cardápio com muitos tipos de pratos.

Mas por que será que isto é tão ruim? Bom, quanto maior a variedade de receitas oferecidas pelo local, mais itens para o estoque precisam ser comprados.

E no começo da atuação no setor de alimentação, você ainda não sabe quais são as preferências dos clientes.

Por isso, a necessidade de ter que manter uma grande variedade de ingredientes torna tudo mais caro e trabalhoso.

Portanto, o melhor a se fazer é ter um cardápio pequeno. Dessa forma, você pode se dedicar melhor, além de aprender a lidar o com o novo restaurante sem tantas dificuldades.

Tenha um carro chefe no seu cardápio

Entender como montar um restaurante com pouco dinheiro fica muito mais fácil se você colocar toda a sua força sobre um tipo específico de comida.

Isso quer dizer que, apesar de oferecer um cardápio com mais itens, vale muito a pena focar em um prato específico.

Exemplo: Se a sua ideia for montar uma lanchonete, é possível ter no cardápio pastéis, hambúrgueres, porções, sucos, e variedade em salgados, mas ter como carro chefe os hot dogs.

Desse modo, os hot dogs da casa podem ter recheios diferentes e inovadores. 

Entenda que, um carro chefe pode fazer os clientes se deslocarem de grandes distâncias apenas para provar sua comida.

Por isso, investir na ideia de se especializar em um prato é muito proveitosa para o seu negócio.

7. Atenção na hora das compras

Para cumprir corretamente a necessidade de como montar um restaurante com pouco dinheiro, é preciso fazer as compras de maneira correta.

Para isso, ter um fornecedor de confiança é uma opção muito inteligente. 

Se você tiver espaço para armazenar de forma segura todos os ingredientes, poderá comprar em maiores quantidades.

Geralmente, adquirir um volume maior de produtos de uma só vez, acaba fazendo o preço ser mais baixo, já que isso abre possibilidade de negociar com o fornecedor.

Mas essa é apenas a primeira opção. A segunda maneira de gastar menos com as compras de preparos é indo pessoalmente até as feiras, mercados e atacados.

Conheça os seus produtos

Já que você quer saber como montar um restaurante com pouco dinheiro, é preciso entender sobre o processo de preparação dos pratos que seu estabelecimento irá servir.

Para cumprir corretamente essa etapa, é muito positivo que entenda mesmo sobre os ingredientes, isso evita que compre produtos que não estão frescos.

Nesse ponto, fazer as compras pessoalmente auxilia muito, mesmo que em um futuro próximo não precise desempenhar essa atividade. 

É muito bom quando o proprietário conhece todos os setores no seu negócio, e consegue exercer todas as funções.

Então, não diminua o potencial que as típicas feiras possuem. É uma boa forma de pesquisar e ainda pechinchar aquele descontinho especial.

8. Domine as atividades do seu negócio

Não apenas para como montar um restaurante com pouco dinheiro, mas sim para todos os tamanhos de negócio, é fundamental estar presente no empreendimento.

Isso porque, quanto mais se conseguir desempenhar funções, maiores são as chances de se economizar com funcionários.

Em um início de negócio, alguns tipos de restaurante podem conseguir se manter com pouquíssimos funcionários.

É aí que entra a vantagem de montar um restaurante em uma área que se identifique.

Assim, ficará muito mais fácil de realizar as atividades necessárias, e você certamente terá mais conhecimento nesse setor.

9. Invista em um atendimento excelente

A qualidade do atendimento é outra coisa que não necessita de investimento em dinheiro, mas sim em tempo e dedicação.

No entanto, é uma ótima aposta para compensar outras coisas que um orçamento mais confortável poderia oferecer.

Se tiver uma equipe maior, é importante treinar todos as pessoas para que vejam o quanto é fundamental  atenderem bem os clientes.

Mas, para isso, um bom funcionário precisa, acima de tudo, estar feliz no ambiente em que trabalha.

Portanto, é muito importante demonstrar no dia a dia o valor que cada pessoa tem para o crescimento do local.

Se não pode oferecer um salário como a equipe merece, no início do seu funcionamento, é importante que ele obtenha um “salário emocional”. 

Isso significa que ele precisa sentir-se valorizado, em relação a maneira que é tratado. 

Sentir-se útil e confortável, em um ambiente alegre e motivador é a melhor maneira de fazer fazer um bom trabalho.

10. Monte um restaurante com a sua cara

A decoração do restaurante é importante para a impressão que ele causará nos clientes, isso não dá para negar.

Mas em muitas vezes, se o dinheiro disponível para investir é curto, apostar grande quantidade na decoração se torna um desperdício.

Isso porque, encontrar meios de levar as pessoas até o seu espaço e conquistá-las com o seu atendimento e comida, é o que aumentará as chances de fidelizar o seu freguês. 

Mas, embora você não deva comprometer muito o seu orçamento com a aparência do local, é claro que o mínimo que se espera é um lugar limpo e confortável.

Mas, dá para fazer mais que isso. Se o valor disponível não comporta que alguém especializado em decoração de ambientes seja contratado, a dica é que você mesmo faça isso.

O interessante é deixar o seu estabelecimento com a sua cara, trazendo elementos que deixem o ambiente com personalidade.

Onde encontrar os objetos para a decoração?

Como montar um restaurante com pouco dinheiro exige que todas as questões sejam pensadas com cuidado. 

Por isso, sempre que precisar de objetos para decoração, recorra aos atacados ou fornecedores. 

Eles costumam ter os preços muito mais baixos, além de objetos especializados para restaurante.

Além disso, para ter inspirações de como preparar o seu local de maneira que fique agradável, você pode visitar outros empreendimentos parecidos, assim, certamente terá novas ideias.

Resumo

Planilha de Fluxo de Caixa Mensal