FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Descubra como montar um restaurante de espetinhos

Clique no banner e baixe grátis as melhores dicas para divulgar o seu restaurante!

Descubra como montar um restaurante de espetinhos

Para montar um restaurante de espetinhos que agrade a clientela, é importante considerar a preferência brasileira no que se diz respeito a esse tipo de alimento.

Se quer saber como montar um restaurante de espetinhos de sucesso, a primeira dica é caprichar na qualidade das carnes e variedade dos seus churrasquinhos, atuando em um local bem movimentado.

Um restaurante de espetinhos é uma boa opção de negócio, porque pode atender um público variado, já que agrada o paladar da grande maioria das pessoas.

Além disso, esse tipo de estabelecimento é um boa escolha caso você queira montar um restaurante com pouco dinheiro.

Por isso, a Saipos fez este artigo para te mostrar como se preparar para apostar nesta ideia e ter todo o sucesso. Então, veja essas dicas que certamente vão te ajudar muito!

Como montar um cardápio de espetinhos?

Os espetinhos agradam a todos os gostos, isso porque podem ser feitos com os mais variados ingredientes.

Mas alguns conquistaram de vez o coração e o paladar dos brasileiros, veja alguns deles:

  • Espetinho de camarão;
  • Espetinho de carne;
  • Espetinho de calabresa;
  • Espetinho de coração;
  • Espetinho de  frango;
  • Espetinho de Kafta;
  • Espetinho misto;
  • Espetinho de porco;
  • Espetinho de queijo coalho;
  • Espetinho de salsichão. 

Além desses sabores, dá para mesclar com vegetais e outros temperos, transformando o espetinho em uma refeição mais completa.

inclusive, é possível montar um restaurante natural que venda espetinhos vegetarianos e veganos já podem consumir espetinhos sem atrapalhar seu estilo de vida.

Ainda apostando nesse tipo de público, você pode montar um delivery de comida saudável com espetinhos, o que dá uma cara mais atrativa aos alimentos, mesmo que sejam sem carne.

Muitos locais já oferecem espetinhos de qualidade feitos com ingredientes veganos e carne de soja, por exemplo.

Mas para quem quer ter um cardápio completo e para todos os gostos, investir também em espetinhos doces é uma boa tática.

Utilizar frutas e chocolate para banhá-las torna o item irresistível para maioria das pessoas. 

Assim, você garante que após o cardápio salgado, ela muito provavelmente vai querer uma sobremesa.

Isso ajuda a subir o ticket médio do cliente, o que é muito favorável para o seu negócio.

Opções de cardápio para espetinho

Separamos algumas receitas que saem do convencional para te mostrar como é possível inovar nesse setor, e criar um cardápio delicioso e gourmet, confira!

Espetinho de carne seca com especiarias Esse espetinho é delicioso, mas não costuma ser consumido em todas as partes do Brasil, já que a carne seca, por si só, já é uma especiaria. (Utilize o alecrim para dar um sabor especial)
Espetinho de salamito Essa receita intercala pedaços de salamito com a linguiça calabresa, ovos de codorna e tomate cereja. Para dar um toque especial, é usado o molho de mostarda.
Espetinho de lombo suíno  A carne de porco não é tão consumida na versão espetinho, e isso representa uma chance do seu negócio se apropriar desse ingrediente e criar uma receita diferenciada. (abacaxi e ervas finas combinam muito bem)
Espetinho de frango com batata A batata utilizada é a mini, e combina muito bem com um molho branco mais cremoso. Esse espetinho lembra muito o sabor de um tradicional fondue.
Espetinho marroquino Essa receita tem como ponto forte as especiarias típicas do Marrocos, e é uma boa pedida se você quiser inovar no sabor.

(noz moscada, cardamomo, açafrão, canela, pimentão picante e cúrcuma para o tempero).

Espetinho de frutos do mar Se você gosta da ideia de ter um restaurante de peixes, o espetinho de frutos do mar é  indispensável, e pode levar camarões, sardinhas, lulas e vários outros.

O que comprar para um montar restaurante de espetinhos?

Para montar o seu negócio de espetinhos, é necessário investir em alguns equipamentos para restaurante específicos, tanto para preparar a carne no palito, como para assar. 

Veja abaixo alguns itens que não podem faltar:

  • Máquina de fazer espetinho;
  • Máquina para assar ou churrasqueira;
  • Geladeira;
  • Freezers;
  • Fogão;
  • Itens para cozinha. 

Esses são os principais itens para montar os espetinhos, mas para o seu espaço físico, precisará também das mesas, cadeiras e outros objetos para compor a decoração, além do balcão de atendimento.

Agora, dá uma olhada nessas 10 dicas fundamentais para montar um restaurante de sucesso no segmento de espetinhos!

1. Escolha um local movimentado

Sem dúvidas, escolher bem o ponto para abrir um restaurante é muito importante. 

Falando em como montar um restaurante de espetinhos, o melhor lugar são centros bem movimentados.

Quanto maior o fluxo de pessoas, maiores são as chances do seu estabelecimento alcançar sucesso em pouco tempo. 

Por isso, não desperdice a chance de se inserir em um ponto bem movimentado, mesmo que para isso precise investir mais em aluguel.

Você pode optar por um local próximo a estações de trem, por exemplo. 

O movimento é intenso e um grande número de pessoas que passa na volta do trabalho, é um público muito interessante de se investir.

2. Estrutura para vender espetinhos

Você pode elaborar o seu espaço físico de acordo com o investimento que pode fazer e também com seu projeto.

Isso porque há muitas possibilidades quando se fala nesse tipo de negócio. Você pode pensar em preparar um local interativo, com clientes próximos da cozinha, por exemplo.

Assim como também é possível montar espaços menores, com apenas algumas mesas para acomodar os clientes que preferirem comer no local.

Considere que esse tipo de comida é prática para comer na rua, ou para levar até a casa, portanto, você pode trabalhar com esse nicho utilizando um Food-Truck, e vendendo na rua.

Como as possibilidades são muitas, use a criatividade para preparar o seu estabelecimento, avaliando o modelo  que fica mais apropriado para você no momento. 

Mas no geral, a estrutura é bem parecida com a de outros restaurantes, geralmente não é necessário utilizar mesas próprias para um restaurante self-service, como em muitos.

No entanto, essa é uma opção do dono, já que é possível oferecer acompanhamentos específicos para os espetinhos e deixá-los a disposição do cliente.

Dessa forma, o valor pode ser cobrado como em um restaurante de comida por kilo, ou também com preço único, como um prato feito.

Mas, o a la carte costuma ser o mais comum. Se você não lembra o que é um a la carte, saiba que é quando os pratos estão disponíveis no menu, e preparados apenas a pedido do cliente.

3. A propaganda é a alma do negócio

Para garantir que o seu restaurante atinja um grande número de pessoas, utilize o marketing para tornar a sua marca mais visível.

Invista nas redes sociais, assim, você aparece para mais pessoas e pode divulgar o seu produto.

Por isso que é tão necessário ter boas imagens dos seus espetinhos. É muito importante ter sempre fotos originais para chamar atenção dos futuros clientes.

Aproveite para mostrar o seu logo no máximo de fotos possíveis, assim, você já começa a ganhar mais visibilidade, facilitando as chances de ser lembrado pelas pessoas.

Preparamos as melhores estratégias de divulgação para você tornar a sua marca conhecida, e vender muito mais. Clique no banner e baixe grátis o material!

4. Providencie as licenças para restaurante 

Abrir um negócio de alimentação costuma demandar vários documentos para regularizar a situação.

Por isso, prepare seu tempo e seu bolso para arcar com esse dever. E nem pense em abrir qualquer estabelecimento desrespeitando essa etapa, pois os resultados certamente não serão bons.

Para te ajudar a pensar no que você precisa providenciar, preparamos uma lista com as principais licenças para restaurante, veja:

  • Registro na Junta comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de responsável técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados.

5. Tenha um atendimento excelente 

O bom atendimento é fundamental em qualquer estabelecimento, principalmente na área de alimentação.

Para entender como abrir um restaurante de espetinhos da maneira certa, você precisará investir em uma boa equipe.

Esse tipo de negócio dá liberdade de escolha quando se trata do tamanho do local físico, por isso, algumas pessoas conseguem atender sem necessidade de contratar funcionários.

Isso porque,  muitas vezes se consegue atender a demanda apenas com os familiares ou sócios, por exemplo.

Se no seu caso é possível dar conta das vendas dessa maneira, que bom. Mas pense bem antes de colher as consequências da pressa e correria no dia a dia.

Então, valorizar um ótimo atendimento diz respeito tanto ao treinamento dos seus funcionários, como o seu próprio empenho para se preparar para a tarefa.

Além disso, o cliente precisa sentir-se importante para o seu restaurante. Dê a ele a possibilidade de falar sobre as suas preferências em relação ao seu produto.

6. Higiene é o principal

Falar que higiene é fundamental para um restaurante é quase dispensável aqui, já que todos sabem que isso é um ponto principal para quem trabalha com comida.

Então, mesmo que você comece montando restaurante pequeno ou apenas montando um Delivery, não deixe a higiene em segundo plano.

Provavelmente você já esbarrou várias vezes com os churrasquinho de rua, e não dá pra negar que o número de venda deles costuma ser grande.

Por isso, se for disputar com tantos que já existem nos pontos movimentados das cidades, use a higiene rigorosa a seu favor, além dos outros diferenciais.

7. Tenha bons Fornecedores

O ingrediente principal dos espetinhos é a carne, por isso, você precisa que este produto seja de qualidade.

Portanto, é tão importante escolher bons fornecedores. A carne é um alimento fácil de ser contaminado se não for bem manipulado e transportado. 

Certifique-se que seu fornecedor atende aos requisitos da vigilância sanitária, e tenha nota fiscal dos produtos.

Comprar qualquer alimento de origem duvidosa pode acabar manchando a imagem do seu restaurante definitivamente.

Falando em carne, é primordial armazenar bem esse tipo de produto. Isso porque, o tempo permitido para se manter carnes congeladas varia de acordo com o tipo.

Por exemplo, a carne bovina, se armazenada corretamente, pode ficar vários meses no freezer. No entanto, o bacon só pode ser congelado por dois meses.

Ainda, é importante lembrar que após descongelar, não se deve congelar novamente nenhuma peça.

8. Fidelize o cliente

Para fazer sucesso, além de ter um produto delicioso, é necessário outros pontos para conquistar o cliente e assim, fidelizá-lo.

Para isso, precisará do atendimento excelente, preço justo, entrega rápida e o bônus. Mas qual? Bom, é importante apostar em um diferencial.

E uma ideia é oferecer algum brinde ou desconto para o cliente sempre que possível. Pode ser após um determinado número de compras, ou algum mimo em uma data comemorativa.

Essas ações mostram que você se importa realmente com o freguês, por isso, não abra mão de demonstrar a sua qualidade também nesse quesito.

9. Franquias de espetinho

Existem inúmeras franquias de espetinho. Então se você prefere ter mais tranquilidade no seu investimento, sem arriscar tanto, essa pode ser uma ótima ideia.

Existem franquias de 130 mil a 400 mil reais. O valor parece alto, mas por esse preço dá para adquirir um espaço bem completo.

Vale a pena analisar a possibilidade e ver se você realmente quer iniciar um negócio desse tamanho. 

Muitas vezes é mais proveitoso investir no seu próprio negócio, de acordo com o que pode gastar. Dessa forma, quando o sucesso chegar, você não precisará dividir o lucro com a rede de franquias.

10. Investimento para montar restaurante de espetinhos

Geralmente, esse tipo de restaurante não necessita de muito investimento com decoração, já que costumam ser espaços menores.

Nesse caso, com em torno de R$15 mil você consegue iniciar o seu negócio. 

Mas se quiser inovar e puder investir um valor maior em um ambiente mais refinado e com capacidade para atender mais pessoas, precisará de pelo menos R$35 mil.

Nesse caso, pense em criar um ambiente confortável e acessível para o tipo de atendimento que você vai oferecer.

11. Tipos de restaurante de espetinho

Se abrir esse negócio é o seu objetivo, é necessário definir em qual modelo quer investir.

Trabalhar com espetinhos oferece várias possibilidades referentes a forma de atendimento dos seus clientes.

Então fique atento às variações de como montar restaurante de espetinhos e escolha qual tem mais a ver com o seu plano.

Espetinhos delivery

Existem ideias que dão muito certo no ramo de alimentação, como montar um restaurante de espetinhos, é uma delas.

Mas montar uma churrascaria Delivery de espetinhos pode ser ainda mais vantajoso. 

Para começar, podemos dizer que essa ideia é ótima porque te ajuda a reduzir os custos com a criação de um espaço físico. 

Pode-se optar por esse segmento apenas no início do projeto, mas também é possível focar-se apenas no delivery, e ainda assim, faturar muito bem.

Porém, para adotar esse modelo, você precisa ter atenção a alguns pontos, como:

  • Tempo de entrega
  • Agilidade no preparo dos pedidos
  • Embalagem apropriada

Qualquer negócio de alimentação que funciona apenas delivery, precisa ter destreza para entregar a todos os pedidos, evitando atrasos e confusão na hora de organizar os pedidos.

Por isso, é muito importante utilizar um sistema para delivery. A SAIPOS faz integração com os principais apps de delivery de comida, como: 

  • IFood; 
  • Uber eats; 
  • Rappi; 
  • Delivery direto, entre outros.

Assim, é possível controlar todos os pedidos feitos através dessas plataformas em uma só tela e por ordem de pedido. 

Desse modo, fica muito mais fácil dar conta de atender a todos os clientes sem se atrapalhar. Além disso, esse sistema ajuda no controle de vendas, caixa, estoque, e muito mais.

Clique no banner e assista uma demonstração do sistema com melhor custo benefício do mercado!

Fast-Food de Espetinhos 

Essa opção consiste em servir os espetinhos de maneira bem típica dos lanches rápidos. 

Geralmente com alguns acompanhamentos como maionese, molhos, batata palha, tomate, entre outros.

Dessa forma, muitos adotaram o famoso “espetinho na caixinha”. Uma combinação entre o churrasquinho e os complementos escolhidos pelo cliente.

Além disso, é possível montar um cardápio com combinações que unem batata frita e espetinho, além de combos que atendem maior número de pessoas de uma única vez.

Bar de Espetinhos

Em um bom bar e restaurante não pode faltar um ótimo aperitivo, não é mesmo? Então o conceito desse local é priorizar a venda de espetinhos, oferecendo variadas opções de bebidas.

O ambiente deve ser propício para encontros entre amigos e happy hour. 

Além dos espetinhos convencionais, dá para fazer opções com ovos de codorna, pimentão e outros itens que geralmente são usados para petiscos. 

Então, se abrir um bar também está entre as suas intenções, saber como abrir um restaurante de espetinhos pode complementar a ideia, e deixar o negócio mais atrativo.

Food Truck de Espetinhos

Espetinho casa perfeitamente com Food Truck, por isso esse modelo de negócio costuma fazer tanto sucesso.

O melhor de tudo é que você poder levar o seu Food Truck para eventos, como aniversários e até casamentos. Essa é uma ótima forma de construir sua marca.

O investimento, no entanto, não baixa do necessário para preparar um espaço físico, podendo, inclusive ser superior.

Agora que você já tem um norte de como montar um restaurante de espetinhos, analise os concorrentes da sua região e ponha em prática tudo que te mostramos por aqui. Boa sorte!

Resumo

Como montar um restaurante de macarrão ao vivo?

restaurante de macarrão ao vivo é bastante simples, e oferece comida de qualidade por um preço baixo. O espaço de atendimento pode ser simples, como em um restaurante prato feito.

É importante caprichar na quantidade de acompanhamentos, além de valorizar o sabor da comida caseira. O macarrão – base das receitas desse tipo de negócio – pode ser utilizado pré pronto ou caseiro.

Sendo caseiro, é possível ressaltar as características de um restaurante de comida italiana.

Como montar um restaurante e lanchonete?

Aposte em uma estrutura que lhe ofereça os subsídios necessários para prestar um atendimento de qualidade ao público. Por isso, atenção  com seu público alvo e  sua estrutura  física.

Pensar no melhor cardápio para o seu restaurante e lanchonete é uma tarefa fundamental, já que é através dele que se agrada o paladar dos clientes.

Tente inserir no seu restaurante e lanchonete uma receita que seja marca registrada do negócio.

Se você conseguir implantar um prato único e que só o seu estabelecimento faz, pode conquistar um público fiel, que não abrirá mão de frequentar o seu espaço, mesmo que seja distante.

Como montar um restaurante fitness?

Montar um restaurante de comida fitness é uma boa ideia, ainda mais se a localização estiver perto de academias ou centros de treinamento.

É importante focar em uma alimentação variada, nutritiva e que inclua pessoas veganas, vegetarianas ou com intolerância a gluten e lactose.

Uma dica, é tentar conseguir parceria de divulgações nas academias. Vender através de delivery também é fundamental, principalmente no segmento de marmitas fit.

 

Dicas para Divulgar seu Restaurante - Baixe Grátis!