QUERO FALAR COM CONSULTOR

Como utilizar o whatsapp para restaurantes?

Como usar o whatsapp para restaurantes?

Muitos estabelecimentos já utilizam o  whatsapp para restaurantes para entrar em contato com seus clientes e fechar negócios. 

E, de uns tempos para cá, o aplicativo se tornou uma ferramenta de trabalho para marketing e vendas.

Você pode utilizá-lo para diversas funções, como fazer a divulgação do seu restaurante, comunicação com clientes, divulgação do seu negócio, etc.

Além disso, com a automatização do whatsapp, seu estabelecimento tem muitas vantagens. Entretanto, se o uso for manual, podem acontecer erros no processo.

Essa automatização funciona a partir da utilização de chatbots, onde os textos são enviados aos clientes sem a necessidade de ter um funcionário específico para isso.

Automatizar whatsapp para restaurantes

Quando se utiliza o whatsapp para restaurantes e ele está automatizado, algumas funções ficam proibidas de serem efetuadas.

Além disso, a ferramenta não deixa que sua empresa atenda muitos clientes instantaneamente. Mas ainda assim, o app otimiza o seu atendimento.

E você pode personalizar essa função, que é feita de acordo com que o seu negócio está precisando no momento.

Além disso, é possível manter o funcionamento de 24 horas por dia. Assim, você poderá tirar dúvidas e responder seus clientes.

O atendimento automatizado permite que o seu cliente receba fotos dos seus pratos, por exemplo, ou seja direcionado ao seu site.

Funções do whatsapp para restaurantes

Esse formato do Whatsapp para restaurantes permite utilizar os chatbots, que são responsáveis por analisar as mensagens dos seus clientes.

Com essa análise feita, a extensão consegue escolher a resposta e mandar para o cliente o que for correspondente a dúvida.

E essas respostas podem ser cadastradas por você como palavras chaves, oferecendo possibilidade para que o chatbot faça a melhor decisão do que responder.  

Para que o atendimento do seu restaurante se torne uma boa experiência ao seu cliente, o aplicativo tem as seguintes funções:

  • Permite que você faça a programação de horário;
  • Permite integração com outros serviços online;
  • O aplicativo te oferece um relatório das operações realizadas, com a data ou número de celular da respectiva interação;
  • Você é notificado instantaneamente caso exista interações de clientes no seu app;
  • Configuração personalizada, interativa e intuitiva.

Quais são as vantagens de utilizar o Whatsapp para restaurantes?

O Whatsapp Business já é uma realidade em muitos restaurantes. A utilização do aplicativo pode oferecer ao seu estabelecimento um contato mais próximo do seu cliente.

Confira agora quais são as vantagens de utilizar o aplicativo no seu negócio:

  • Conta empresarial;
  • Mensagens inteligentes;
  • Análises e relatórios;
  • Whatsapp web;
  • Credibilidade.

Conta empresarial: é possível fazer a criação de um perfil do seu estabelecimento, com dados como endereço, contatos, horário de funcionamento, descrição do restaurante. 

Com isso tudo registrado ficará ainda mais fácil localizar seu negócio. Acredite!

Mensagens inteligentes: você pode fazer a seleção de mensagens rápidas para responder a seus clientes, para que eles obtenham uma resposta mais rápida.

É possível, inclusive, enviar a eles mensagens avisando sua ausência no momento, impedindo de responder os questionamentos.

Análises e relatórios: para quem gosta de realizar campanhas de marketing via whatsapp, essa característica é muito interessante.

Essa característica permite que você veja as estatísticas das suas conversas.

Os dados  que o aplicativo permite analisar são como quem recebeu e leu suas mensagens.

Whatsapp web: a utilização deste recurso pode otimizar e facilitar o envio de mensagens aos seus clientes.

Credibilidade: conforme for o seu acesso, sua conta pode ser sinalizada como conta confirmada, avisará ao seu cliente que sua conta é comercial.

Isso dará maior segurança e credibilidade.

Como fazer a instalação do Whatsapp para restaurantes?

Até o momento o aplicativo só está disponível para o sistema Android. Então, depois que você realizar o download, acesse as configurações do app.

Em “Configurações” acesse o perfil e escolha o nome do seu restaurante. Lembrando que não é possível realizar a troca do nome após a escolha.

Além do nome, é possível inserir uma foto do seu restaurante no perfil e um espaço inserir o endereço do restaurante, a categoria, a descrição do estabelecimento.

Em relação ao horário de funcionamento, você pode cadastrar conforme o dia da semana, caso sejam diferentes.

Você pode inserir também o e-mail e o site do restaurante, se houver. É possível, inclusive, acrescentar outros links no perfil, como sua página no Facebook, por exemplo.

Como usar as mensagens inteligentes no Whatsapp para restaurantes?

Há três opções de tipos de mensagens rápidas, são elas:

  • Mensagem de ausência;
  • Mensagem de saudação;
  • Respostas rápidas.

O whatsapp permite que você acesse cada uma das opções e decida qual o texto da mensagem a ser enviada.

Em relação às mensagens de saudações e ausência, você pode ativar e desativar a opção de disparo sempre que existir interação com clientes.

Já em relação às mensagens rápidas, é possível  inserir diversas mensagens e classificá-las por assunto.

E também é permitido salvá-las como atalho. Dessa forma, sempre que um cliente interagir, a resposta fica mais ágil.

Dicas sobre como usar o Whatsapp para restaurantes

O Whatsapp Business oferece algumas funções que facilitam a utilização do aplicativo por parte do seu restaurante. Veja algumas!

  • Você pode utilizar o seu número pessoal, como número do seu restaurante. Só terá que fazer a migração para o app de empresas e salvar seus arquivos;
  • É possível manter o aplicativo com seus contatos pessoas e um aplicativo para seu restaurante no mesmo Smartphone. Confira apenas se seu telefone aceita dois chips;
  • Não será possível utilizar o aplicativo com a conta do seu restaurantes em celulares ou computadores diferentes simultaneamente;
  • Cuidado com as propagandas do seu restaurante via Whatsapp. Não exagere!

 

Baixe o E-book 5 Dicas para divulgar seu restaurante