QUERO FALAR COM CONSULTOR

Como vender pelo whatsapp?

Como vender pelo Whatsapp?

O primeiro passo é ser profissional. Não avance os limites da relação com seu freguês e cuide para não ser inconveniente.

Por isso, veja o que não fazer com seus clientes e chamar novos, para conhecer suas ofertas. Confira!

  • Tenha cuidado com as mensagens em grande quantidade. Conteúdos que não tenham relevância podem acabar gerando o efeito contrário e você acabará bloqueado;
  • Não envie recado constantemente. Respeite um determinado período de tempo;
  • Não ignore seus clientes. Responda as dúvidas e críticas que chegarem;
  • Cuidado ao criar grupos, muitas pessoas não curtem.

Como vender pelo Whatsapp Business?

O Whatsapp Business se tornou uma realidade em muitos restaurantes e em muitas outras empresas.

Utilizar a ferramenta pode oferecer ao seu negócio um contato mais próximo do seu cliente, deixando uma relação mais íntima e até amigável.  

Confira agora quais são as vantagens de utilizar o aplicativo e as ferramentas para facilitar as vendas:

  • Conta empresarial;
  • Mensagens inteligentes;
  • Análises e relatórios;
  • Whatsapp web;
  • Credibilidade.

Conta empresarial: é possível criar um perfil do seu estabelecimento, com dados como endereço, contatos, horário de funcionamento e descrição. Com isso, ficará mais fácil localizar seu negócio.

Mensagens inteligentes: você pode selecionar mensagens rápidas para enviar a seus contatos, para que eles obtenham uma resposta mais rápida.

É possível, inclusive, enviar a eles mensagens avisando sua ausência no momento, impedindo de responder os questionamentos.

Análises e relatórios: para quem gosta de realizar campanhas de marketing via whatsapp, essa característica é muito interessante.

Com este recurso, você consegue ver as estatísticas das suas conversas. Por exemplo, verificar quem recebeu e leu suas mensagens.

Whatsapp web: a utilização desta característica pode otimizar e facilitar o envio de mensagens aos seus clientes e contribuir para que você consiga vender pelo whatsapp.

Credibilidade: conforme for o seu acesso, sua conta pode ser sinalizada como confirmada, que indicará que sua conta é comercial. Isso dará maior segurança e credibilidade.

Vender pelo whatsapp, o que é?

Muitas empresas já utilizam a tecnologia para vender pelo whatsapp. Isto vai colaborar para impulsionar as vendas e consequentemente a sua arrecadação.

O aplicativo tem bilhões de usuários ativos e você pode ver muitos deles como prováveis clientes do seu negócio.

Esta é uma ferramenta que pode auxiliar você a se aproximar das pessoas. Além disso, ele oferece muitas funções que permitem que esses contatos se tornem maiores.

Mas ter apenas essas funções a seu dispor não é o suficiente para que comprem o que está oferecendo. Por isso, é importante que você saiba abordar seu consumidor.

Para restaurantes, por exemplo, utilizar o app para fazer vendas pode trazer muitos benefícios para o seu desenvolvimento.

O que é necessário para vender pelo whatsapp?

Para começar os trabalhos, é interessante você pensar se não é o caso de criar uma conta Business ou criar uma outra conta com outro número, que não o seu pessoal.

Um dos benefícios de utilizar esse canal de comunicação, é que diferentemente das outras mídias sociais, o whatsapp não sofre com a influência de algoritmos.

Portanto, o seu recado vai chegar ao destinatário, com certeza. Além disso, você pode verificar quem leu ou não seu recado.

Estratégias para vender pelo whatsapp

Desenvolva campanhas de divulgação e de vendas, que sejam persuasivas e convença seu consumidor de adquirir o que você estiver ofertando.

Portanto, acertar no conteúdo é essencial para que seu objetivo, que é fazer o contato comprar o seu produto.

Estratégias de convencimento

São os famosos ‘gatilhos mentais’. São técnicas para incentivar pessoas as consumirem, engajando as suas vendas. Veja alguns desses ‘gatilhos’:

  • Novidades: faça a divulgação dos seus novos produtos
  • Temporalidade: crie promoções com prazos. Envie mensagens com  o aviso da data que ela acabará. exemplo: ofertas relâmpago
  • Autoridade: mostre que seu estabelecimento tem autoridade no que faz.

4 dicas para vender por whatsapp

Lista de transmissão

Uma das vantagens do disparo de mensagens para muitas pessoas é a lista de transmissão. Ele permite que sejam enviadas ao mesmo tempo recados para 256 pessoas.  

Utilizar esse recurso é melhor que a criação de um grupo. Muitos usuários não se sentem confortáveis em estar com vários desconhecidos.

Além disso, moderar vários usuários é muito mais complicado. Certamente sua ideia acabaria trazendo outros tipos de discussões entre os participantes.

Você pode separar seus clientes em novos e antigos e fazer dois tipos de transmissão, com anúncios distintos.

Crie conteúdos

Outra vantagem é que você consegue enviar vários tipos de arquivos: áudio, vídeo, texto e imagens. Portanto, você pode pensar em diversos tipos de conteúdos para disseminar.   

Por isso, pense em uma estratégia com materiais que chamem a atenção e que divulguem seu estabelecimento, suas promoções e ofertas.

Whatsapp Web

Usar este recurso permite flexibilidade na utilização da ferramenta. Você pode enviar mensagens por meio de qualquer computador.

Essa maneira diferente de acessar suas conversas, torna mais fácil a administração dos contatos e do envio das mídias.

Utilize outras mídias sociais

Fazer a utilização de outras plataformas para a divulgação do seu número, é uma boa estratégia para aumentar o número de pessoas na sua lista de contatos.

Crie posts com a divulgação do seu número. Um bom exemplo disso é criar promoções e pedir para que confirme a participação através do app.

Além disso, é possível vender pelo whatsapp criando campanhas específicas só para a tecnologia. Assim, os seus clientes devem te chamar obrigatoriamente se quiserem consumir.

 

 

Baixe o E-book Como tornar meu restaurante mais eficiente