FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Controle de estoque e vendas totalmente gratuito: Onde encontrar?

Controle de estoque e vendas totalmente gratuito: Onde encontrar? 

Se você quer um controle de estoque e vendas totalmente gratuito, chegou ao lugar certo! Nós temos uma planilha perfeita para essa função.

A Saipos preparou para você um material de controle de estoque e vendas totalmente gratuito.

Mas é importante que você saiba que ela foi projetada para você, dono de bar, restaurante e delivery que precisa de ajuda para realizar o controle de vendas e estoque.

Portanto, se você possuir outro tipo de negócio, a planilha irá funcionar, mas é preciso que você tenha cuidado.

Isso porque para obter um bom resultado é necessário que as informações sejam colocadas nos campos correspondentes ao seu tipo de negócio.

Além disso, para ter o controle total da saúde financeira do seu negócio, você precisa saber quanto cobrar pelas suas refeições.

Para isso também disponibilizamos a planilha de custo de pratos. Aperte no banner abaixo e faça o download grátis! 

Controle de estoque e vendas totalmente gratuito

Quando se está no início de um negócio é comum querer economizar com um controle de estoque e vendas totalmente gratuito.

Por isso nós da Saipos preparamos este artigo, para você baixar e aprender a usar essa ferramenta tão importante que é o controle de estoque e vendas totalmente gratuito.

O seu controle de vendas e estoque pode ser feito de três maneiras: manual, planilha e um sistema.

Duas delas costumam ser gratuitas e uma paga. Será que vale a pena o investimento? Será que as opções gratuitas irão funcionar para o meu negócio?

Conheça melhor as funções de cada tipo de controle de vendas e saiba como utilizá-las e fazer seu estabelecimento lucrar como nunca.

Como fazer um controle de vendas e estoque?

Digamos que você já tenha baixado a planilha de controle de estoque e vendas totalmente gratuito da Saipos.

Agora chegou a hora de aprender como usar o seu controle de estoque e vendas totalmente gratuito.

A principal coisa que você deve fazer é calcular o preço de custo dos seus pratos. 

Assim será possível criar uma margem de lucro e definir possíveis descontos sem que você deixe de faturar.

Em seguida, é necessário fazer um treinamento para explicar aos seus funcionários a importância de anotar os pedidos corretamente nas comandas.

Mas caso seu estabelecimento tenha uma ou mais pessoas cuidando do caixa, é importante frisar que a organização das comandas e notas dos pagamentos são imprescindíveis.

Isso porque essa será a maneira de confirmar as informações e transações financeiras do seu negócio.

Aliás, uma dica é que você sempre guarde, de maneira organizada, seus comprovantes de recebimento e também de pagamento. Assim você evita problemas com a Receita Federal.

Planilha de controle de vendas e estoque

A planilha de controle de vendas e estoque feita no Excel permite cálculos e filtragens para que você encontre o que deseja dentro dos parâmetros solicitados.

Além disso pode ser utilizada para comparar os seus recebimentos, gastos em estoque e o valor de despesas com fornecedores.

Assim você pode fazer uma planilha com diversas abas que compartilham os dados e facilitam a sua gestão.

No entanto é importante que você saiba que essas funções precisam ser configuradas para o seu negócio. 

Por exemplo, um restaurante precisa de algumas configurações específicas que para outros negócios como uma agropecuária, que são estabelecimentos totalmente diferentes.

Não encontrei uma planilha de controle de estoque e vendas totalmente gratuito, e agora?

Calma! Enquanto você não encontra algo que ajude no controle de estoque e vendas totalmente gratuito para o seu estabelecimento, é possível se virar no manual.

No entanto a versão manual do controle de vendas, geralmente é feita em um caderninho. 

Mas o problema é que essa opção não é muito segura e pode ser possivelmente adulterada.

Além disso as planilhas e os sistemas calculam automaticamente o total arrecadado, coisa que no manual não é possível.

Então, as melhores opções ainda são a planilha de controle de estoque e vendas totalmente gratuito e o sistema.

Tabela de controle de vendas e estoque manual

A tabela de controle de vendas e estoque manual costuma ser utilizada por negócios que ainda não encontraram ou não conseguiram uma planilha.

Por ser um processo manual, é comum que o responsável por essa função erre na hora de fazer as anotações.

Além disso, outra questão que costuma dar erros, é que a caligrafia pode acabar deixando informações confusas e isso propicia erros.

Por isso, se você não tem condições financeiras de investir em um sistema, a planilha para controle de estoque e vendas é a melhor opção.

Sistema de controle de vendas e estoque

O principal benefício de utilizar um sistema de controle de vendas e estoque é a possibilidade da compra ser descontada automaticamente da despensa.

Mas isso só é possível por meio de uma ficha técnica, já que é ela que determina as quantidades de cada ingrediente que será abatido do estoque a cada venda.

No entanto, são poucos sistemas para restaurante que fazem o controle de vendas e estoque dessa maneira. Conheça agora um desses sistemas!

Sistema Saipos

O sistema Saipos para restaurantes é um programa que visa reduzir o tempo gasto com a gestão de estabelecimentos gastronômicos.

Com ele, por meio da ficha técnica, você faz o desconto das quantidades a cada compra e isso permite um controle de vendas e estoque muito mais preciso.

Por isso, entendendo quais as necessidades e trazendo sempre inovação através dos novos recursos do sistema, a Saipos surge.

Com o sistema é possível fazer a abertura e fechamento de caixa, aceitar pedidos diretamente no balcão ou por meio de canais de venda como iFood, Rappi e Uber Eats.

Além disso, se você utiliza mais de um app para vendas, é possível observar em um relatório em qual aplicativo você tem mais vendas.

Você tem duvidas do por que utilizar o sistema Saipos? Entre em contato e acompanhe uma demonstração gratuitamente.

Programa para controle de estoque e vendas totalmente gratuito

O programa para controle de estoque e vendas totalmente gratuito App Loja é indicado para os mais diversos tipos de negócio.

Com ele você faz o cadastro de produtos, emissão de pedidos, importa listas de produtos, realiza o cadastro de clientes, ordem de serviços, e o gerenciamento de produtos.

Se você é MEI, esse programa pode ajudar muito no início do seu negócio para manter a organização das suas rotinas administrativas.

Dessa maneira ele permite que você faça o controle de vendas e estoque, financeiro, clientes e fornecedores.

A versão grátis do sistema limita algumas funções que você pode precisar no dia a dia dependendo do seu negócio.

Então se você precisa desses recursos ele não é totalmente gratuito, você paga uma licença para uso. Ou seja, para usar essa ferramenta não é necessário pagar mensalidade.

Além disso, para utilizar essa plataforma é necessário ter o pacote Office no computador. Outro ponto negativo é que ele não roda em MAC ou Linux, apenas no Windows.

Aplicativos para controle de vendas

A era mobile une todas as necessidades das pessoas em apenas um lugar que permite o acesso 24h por dia.

E não poderia ser diferente com a gestão do seu negócio. Então separamos dois exemplos de apps para controle de vendas disponíveis no mercado.

O Vendas é um aplicativo voltado para o gerenciamento do seu negócio, permitindo um controle de estoque e vendas totalmente gratuito.

Já o aplicativo Controle de Vendas grátis ajuda não só a contabilizar todas as suas entradas de receita mas também organiza os pagamentos que você deve efetuar.

Controle de vendas e estoque eficiente

A melhor maneira de ter um controle de estoque e vendas totalmente gratuito e eficiente, é organizando suas informações.

Mas não é só isso que fará o seu negócio ter sucesso! Um negócio bem administrado possui uma certa fluidez entre todos os setores.

Além disso, outra coisa que influencia muito para um bom resultado é estabelecer processos.

Quando uma empresa inclui processos nas suas rotinas, qualquer pessoa nova que entrar na equipe conseguirá seguir estes processos de maneira fluida. 

Controle de vendas para vendedores

É possível utilizar a planilha de controle de estoque e vendas totalmente gratuito para pontuar e assim verificar a eficácia de suas abordagens em relação aos clientes.

Sabe aquele esquema antigo de comissão para o ‘vendedor do mês’? Então, utilizando a planilha, junto com a comanda identificada, você pode fazer isso e de maneira mais segura.

Com esse recurso você pode até observar quais funcionários possuem mais desenvoltura em momentos de pico.

Então, tendo essas informações é possível programar treinamentos para que os atendentes estejam sempre atualizados e de acordo.

Assim, a melhor forma de controlar, organizar, não só o trabalho dos seus colaboradores, mas também as comandas, é utilizando uma comanda digital ligada ao sistema

Assim os pedidos são enviados diretamente na cozinha, a administração tem muito mais controle já que os dados ficam salvos no sistema e o atendimento se torna mais ágil.

Esse serviço é feito por celulares ou tablets e o seu estabelecimento deve disponibilizar para cada garçom o seu aparelho.

Dessa maneira não será necessário passar a todo momento ou ao final do dia os pedidos para o sistema.

Como cuidar corretamente do estoque em um restaurante?

Não é apenas um controle de vendas que é importante para a saúde financeira do seu negócio. O cuidado com o seu estoque é essencial para o sucesso de um estabelecimento.

Isso acontece porque como seu negócio é do setor alimentício, o cuidado com a integridade dos alimentos está ligado com a qualidade do seu produto.

Além da organização, a limpeza e a dedetização devem sempre estar em dia para evitar roedores, moscas, baratas e outros insetos.

Por outro lado você não pode esquecer da câmara fria e dos seus freezers e refrigeradores.

A limpeza destes equipamentos também deve ser feita constantemente para evitar contaminações. Um produto estragado pode colocar em risco todos os outros.

Dessa maneira, mantendo a limpeza em dia você garante a segurança alimentar dos seus pratos e dos seus clientes, e isso é muito importante.

Afinal, se alguém denunciar o seu negócio e a vigilância sanitária fizer uma inspeção, seu estabelecimento pode ser fechado.

Certamente isso dará mais prejuízo ao seu caixa do que o valor gasto em produtos de limpeza e em uma equipe de dedetização periódica.

Por isso, nossa dica é: dedique tempo e esforço para cuidar da organização e também da limpeza da sua despensa. Assim você terá mais controle de estoque.

Como usar o controle de estoque e vendas para dar desconto?

Usando o controle de estoque e vendas você consegue dar ao seu cliente o benefício do desconto.

Mas se você está se perguntando como fazer isso, não precisa se preocupar pois nós vamos te explicar direitinho.

Com o controle de estoque você consegue saber quais produtos estão por vencer e com o controle de vendas medir quais dias e produtos dão mais resultado.

Tendo esses dados você pode fazer promoções e descontos quando seus produtos do estoque estiverem próximos de vencer.

Dessa forma você não perderá dinheiro com insumos indo pro lixo. Assim não só o seu cliente ganha desconto, como seu negócio não fica no vermelho.

Mas como fazer o cálculo que determina quanto de desconto meu restaurante pode oferecer em promoções?

Para isso será preciso que você faça o cálculo do custo dos seus pratos. Se você tem dificuldades com isso, basta baixar a tabela que a Saipos disponibiliza.

Em seguida você deve comparar esses valores com os preços cobrados pelos seus produtos.

Agora você pode calcular a porcentagem que ainda te dê certo retorno mas que também agrade o seu cliente.

Dessa maneira você ganhará uma porcentagem, mesmo que menor, mas não perderá seus insumos e consequentemente, dinheiro.

Resumo

Controle de Estoque Grátis