QUERO FALAR COM CONSULTOR

5 dicas para um controle de estoque simples

Como fazer um controle de estoque simples no meu restaurante?

Primeiramente, para fazer um controle de estoque simples no seu restaurante você precisa registrar e separar todos os produtos armazenados na sua reserva.

Esse é o primeiro passo para começar uma gestão de estoque prática, porém eficaz. Classificando os itens das suas mercadorias armazenadas já é meio caminho andado.

Dessa maneira, o que resta é realizar as outras etapas para ter um controle de estoque simples no seu estabelecimento. Para isso, você precisa:

  1. Anotar na planilha ou sistema de controle de estoque o custo unitário, o custo total e a quantidade de produtos vendidos;
  2. Sempre verificar se o saldo calculado na planilha confere com o estoque físico armazenado;
  3. Calcular na planilha o custo unitário, o custo total e a quantidade dos produtos que ficaram em estoque.

Sendo assim, para ajudar você nesse processo, baixe gratuitamente a planilha de controle de estoque que a Saipos preparou! É só clicar no banner no topo do texto!

Contendo uma planilha com todas as informações necessárias ou um sistema apto para o controle de estoque, você terá a organização que o trabalho solicita.

O que fazer para ter um controle de estoque simples e eficaz?

Para que a eficiência da sua gestão de estoque seja exemplar, você pode começar organizando sua mercadoria em um espaço amplo e limpo. A higiene do seu estoque é essencial! 

Além dessa organização, implementar o uso de planilhas ou de um sistema de estoque também vai otimizar a rotina do seu restaurante, além de evitar prejuízos.

Sendo assim, antes de tudo, você deve determinar uma rotina e criar processos detalhados para ter um planejamento de como fazer um controle de estoque simples.

Pode parecer muita coisa para se fazer no início, mas essa é uma forma acessível de realizar essa tarefa INDISPENSÁVEL para seu negócio.

Portanto, você deve seguir esses passos para iniciar a jornada de gestão de estoque:

  • Faça um inventário do seu estoque;
  • Cadastre SEMPRE todos os produtos;
  • Categorize todos os produtos;
  • Faça um controle rigoroso de todas as entradas e saídas;
  • Integre todos os setores da empresa;
  • Utilize uma ferramenta de controle de estoque (planilha ou sistema).

Organizando essas orientações, você já tem meio caminho andando sobre como fazer um controle de estoque simples e eficiente!

Sendo assim, a planilha para controle de estoque da Saipos vai ajudar você na organização e lucro do seu restaurante! Clique no banner e baixe grátis!

5 dicas de como fazer um controle de estoque simples

Você deseja praticidade para realizar essa tarefa no seu restaurante, portanto, necessita estabelecer procedimentos que garantam uma organização pontual.

Sendo assim, a Saipos vai mostrar como entender melhor e criar processos práticos e eficientes para você dominar a gestão do estoque do seu restaurante. Confira!

    1. Faça um inventário

Com certeza a realização de um inventário é uma etapa importante dessa atividade. Ele é, basicamente, uma lista de insumos e produtos disponíveis no seu estoque.

Dessa forma, o inventário para um controle de estoque simples pode ser executado a partir de 4 etapas:

  • Preparação das mercadorias;
  • Contagem;
  • Conferência;
  • Inclusão de dados na planilha ou sistema.

Portanto, é importante esse inventário estar sempre atualizado, com dados como:

  • Nome do produto;
  • Data de fabricação;
  • Data de validade;
  • Nome e contato do fornecedor;
  • Quantidade.

Caso você tenha um sistema de controle de estoque no seu restaurante, esse processo será bem mais simples, pois irá automatizar tudo.

Lembre-se também de fazer uma relação do inventário com a ficha técnica dos pratos oferecidos no seu cardápio.

    2. Crie regras para a organização dos produtos

Para essa dica, todas as mercadorias devem estar organizadas e categorizadas corretamente. 

Além disso, antes de colocar qualquer item nas prateleiras do estoque, cadastre-o no sistema ou na planilha com todas as informações necessárias.

Portanto, é bom ressaltar: mantenha o espaço físico limpo e organizado, para facilitar na hora de procurar produtos quando necessário.

    3. Tenha um controle de todas as entradas e saídas

Então, esse é um trabalho que garante a você um bom controle de estoque simples para seu estabelecimento. 

Registrar a entrada e saída do controle de estoque é um procedimento utilizado para monitorar as mercadorias armazenadas do seu restaurante para organizar e otimizar esse setor.

Para isso, registre em uma planilha ou sistema todas as entradas e saídas de produtos das suas mercadorias armazenadas, para evitar o famoso “furo de estoque”.

Sendo assim, para possibilitar a produção e venda dos produtos, e de todo o processo do restaurante em relação aos itens, é fundamental realizar essa tarefa no estoque.

Somente dessa maneira será possível garantir que você terá produtos suficientes para atender às demandas dos clientes, não deixando de realizar uma venda.

Assim, você garante que não terá produtos encalhados no estoque, podendo prejudicar o capital de giro e o bom desempenho financeiro do seu estabelecimento.

    4. Estabeleça a quantidade ideal de cada produto

Nesse caso, o controle de estoque mínimo e máximo de cada produto ajuda a manter um equilíbrio, evitando a falta de mercadorias ou armazenamento excessivo de itens.

Desse modo, é necessário analisar a rotatividade de cada produto e saber quanto tempo ele leva para vender, além do prazo exigido para a reposição.

Portanto, para calcular o estoque mínimo e estoque máximo, você pode usar essas fórmulas:

Estoque mínimo = Consumo médio x tempo de reposição

Estoque máximo = Quantidade de estoque mínimo + lote de reposição

Dessa maneira, realizando esses cálculos, você também terá um melhor controle de compras.

    5. Faça compras planejadas

A última dica para fazer um controle de estoque simples no seu restaurante significa que, antes de fazer algum pedido de mercadoria para seu fornecedor, estude melhor.

Sendo assim, analise as reais necessidades do pedido, para que sempre esteja fazendo também um controle de compras.

Quais as vantagens de fazer um controle de estoque simples?

De uma forma prática, seu restaurante só tem a ganhar realizando um controle de estoque simples, pois seus benefícios ajudam no desenvolvimento das rotinas do seu negócio.

Portanto, além de otimizar seu tempo e de seu estabelecimento, a gestão de estoque também auxilia em:

  • Aprimorar a comunicação entre todos os setores;
  • Aumentar a produtividade, além de deixar o cliente satisfeito;
  • Evitar e reduzir prejuízos e perdas consequentes de desvios ou até mesmo perda de validade dos produtos;
  • Ter uma gestão guiada pelos produtos que possuem maior giro no estoque, criando uma produção eficiente e, em consequência, maiores vendas.

Ao longo da execução dessa atividade, realizada corretamente, você também vai ser capaz de perceber outras vantagens que um controle de estoque simples pode trazer para seu negócio.

Dessa maneira, uma gestão de estoque eficaz proporciona ao dono de restaurante prever sua demanda de produtos, mercadorias e equipamentos.

Ou seja, ele analisa quanto deverá ser adquirido de determinado produto, evitando que ocorra a falta de mercadorias disponíveis, assim como o excesso de produtos com pouca saída.

Isso aumenta o rendimento no processo de entradas e saídas de itens, diminuindo perdas com a melhora do investimento.

Resumo

Planilha Controle de Estoque - Baixe Grátis!