QUERO FALAR COM CONSULTOR

Planilha de controle de vendas grátis

Planilha de controle de vendas grátis

Ter uma tabela de controle de vendas grátis é ótimo para controlar as finanças do seu negócio sem gastar nada.

Ou seja, é ganhar duas vezes. Assim você lucra mais com o seu restaurante e não paga por uma tabela.

Mas, de que adianta ter uma planilha para controle de vendas excel e não saber usá-la da maneira correta? 

Por isso, para aprender, acompanhe nosso artigo e aprenda como utilizar a planilha para controle de vendas grátis e muito mais sobre o tema.

Como fazer meu controle de vendas grátis?

Para fazer o controle de vendas grátis você vai precisar instruir seus funcionários a preencherem as comandas de maneira muito cuidadosa.

Isso porque elas serão usadas para confirmar o volume de vendas e também conseguir realizar a prova real dos seus ganhos.

Dessa maneira você conseguirá comparar os dados da sua planilha com as comandas e também, caso tenha um sistema, conferir os recebimentos.

Organizando o controle de vendas

Se o seu sistema não faz essa tarefa de somar e contabilizar o total de pedidos e realizar o controle de vendas grátis, a planilha deve te ajudar.

No entanto sua tabela de controle de vendas só terá um bom resultado se for realizada com precisão e de maneira constante.

Então não espere para inserir todas as vendas do mês em um dia. Isso certamente irá trazer problemas em algum momento.

Perder comandas, ou até mesmo inserir números sem vírgulas ou colocadas no lugar errado podem dar uma grande diferença no seu fechamento.

Isso costuma acontecer quando você já está cansado de ver tantos números. Por isso não deixe para fazer tudo em um dia. 

Periodicidade

Atualize a planilha sempre que for possível, ou preferencialmente uma vez ao dia. Geralmente esse processo é feito ao final dos expedientes.

Então sempre separe alguns minutos do seu dia para conferir os valores, as comandas e preencher sua planilha.

É muito importante que esse procedimento se torne parte da sua rotina, assim não será um esforço fazê-lo.

Controle de vendas Excel

Muitas pessoas tem dificuldades em usar o programa de edição de planilhas Excel, seja pelos comandos ou por não entender os números.

Então quando se trata de um controle de vendas Excel é ainda mais pressão, já que você está lidando diretamente com o financeiro da empresa.

Mas não se assuste, iremos te ensinar os principais comandos para que não aconteçam enganos e o responsável se perca nesse emaranhado de números e informações.

Como montar minha própria planilha para controle de vendas?

Tenha em mente que a planilha para controle de vendas precisa ter as informações necessárias para que você consiga descrever bem essa venda.

Por exemplo, em um restaurante os dados principais para o controle de vendas grátis são:

  • Data;
  • Cliente;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Quantidade;
  • Itens;
  • Valor total;
  • Valor unitário;
  • Pagamento.

Montando a planilha de controle de vendas

Estes itens devem ser descritos no cabeçalho da sua planilha, para que assim você adicione aos campos as informações corretas.

Então, agora é possível começar a aplicar as fórmulas para que essas contas sejam realizadas de maneira automatizada.

Assim não será necessário fazer a conta de maneira manual, essa é uma função que o controle de vendas grátis do excel faz pra você.

Fórmulas

Por isso, para utilizar essas fórmulas, é necessário selecionar as colunas que deseja que sejam calculadas. 

As colunas que terão valor em dinheiro, podem ser configuradas para que seja colocado de forma automática em reais.

Outro exemplo, são as colunas de quantidade e valor unitário que devem culminar no valor total.

Mas para isso é necessário que você selecione a coluna de valor total e insira o símbolo de =.

Em seguida selecione a coluna de valor unitário e clique em * que corresponde à multiplicação e aí selecione também a coluna de quantidade.

Pronto, sua planilha irá calcular automaticamente as quantidades e os valores de cada item de uma venda.

Por isso para que a tabela de controle de vendas grátis funcione bem, é necessário preenchê-la de forma correta.

Além disso, com os valores detalhados da maneira correta, com o filtro na data é possível saber o faturamento de cada dia, semana ou mês.

Mas para isso é necessário selecionar a planilha de valores totais e clicar em Autosoma.

Descontos

Aliás, você pode criar uma coluna também com o nome Descontos e colocar a porcentagem de desconto da compra e selecionar o valor total = – a coluna de desconto.

Bonificações

Se quiser usar a planilha para bonificar seus vendedores, basta adicionar o campo “vendedor” e colocar o nome do atendente que fez o pedido.

Controle de vendas grátis com recebimentos

É possível adicionar na sua planilha Excel uma nova aba para controlar seus recebimentos e outra com seus gastos.

Dessa maneira, como já foi ensinado, há como integrar essas planilhas à um fluxo de caixa que controlará todas as finanças do seu estabelecimento.

Assim você tem acesso à todas as informações e pode tirar dúvidas sobre seus ganhos, custos.

Basicamente o todos os dados financeiros do seu estabelecimento incluindo gastos, ganhos, fornecedores e contas fixas.

Controle de vendas e lucros: Como fazer?

Agora que você já entendeu sobre as planilhas, aprendeu como usar o controle de vendas grátis e conheceu os principais programas, chegou a hora de aprender a ver seus lucros.

Para garantir que seu estabelecimento nunca feche no vermelho ao final do mês ou da semana é essencial saber o custo de cada produto vendido.

Dessa maneira seu gerente ou gestor conseguirá gerir melhor seu estoque, seus custos e prever seus ganhos com base no seu controle de vendas grátis.

Para isso será necessário ter que fazer o cálculo de quantos lanches seu restaurante consegue fazer X ingrediente e dividir esse número pelo valor do insumo.

Além disso você não pode esquecer de contabilizar itens que não estão diretamente dentro do lanche, mas são oferecidos ao cliente como:

  • Porcentagem referente ao salário dos funcionários;
  • Percentual do aluguel;
  • Água;
  • Energia;
  • Gás.

Dessa forma você estará preparado para seus gastos fixos, e caso tenha outros, adicione.

Mas não esqueça de dividir esse valor por todas as suas vendas mensais. Assim é possível saber exatamente quanto cobrar para que tenha lucro real em cima de cada venda.

O que é melhor: planilha ou sistema para controle de vendas grátis?

A planilha de controle de vendas grátis funciona muito bem para um negócio que possua um gestor organizado e comprometido a atualizar os dados diariamente.

Ou seja, se você não deseja perder tempo atualizando todos os dias as vendas a sua planilha, um sistema pode te atender de forma mais simples.

Por exemplo, o sistema Saipos unifica todas as vendas em uma única tela, mesmo que elas sejam feitas em diferentes canais.

Além disso você também pode acessar um relatório para cada filtro o que permite entender melhor as rotinas e também quais produtos são mais vendidos.

Já em relação ao sistema para controle de vendas grátis geralmente ele possui recursos limitados.

Então é muito provável que chegue um momento onde o seu restaurante tenha crescido tanto que outras funções serão necessárias.

Aliás, o sistema Saipos ajuda seu restaurante a aceitar os pedidos de maneira mais simples, ágil e inteligente.

Assim de maneira presencial você pode utilizar a ferramenta Saipos garçom e anotar de forma rápida e conectado ao sistema e contabilizar e enviar o pedido para a cozinha.

Por isso o sistema costuma ser mais completo e ter maior segurança para que seu negócio chegue ao final do mês fora do vermelho e sem surpresas.

Controle de vendas fácil existe?

A grande verdade é que o controle de vendas em si não é difícil. No entanto o que costuma passar essa ideia é a planilha.

Um controle de vendas fácil na verdade requer apenas força de vontade e determinação para preencher diariamente e da maneira correta.

Então depois que você se acostumar com essa rotina, não será difícil organizar. Inclusive com o tempo é possível aprender e utilizar alguns comandos para simplificar ainda mais.

Porém é possível dizer que aprender esses comandos do teclado é a parte mais difícil do controle de vendas. Além da parte administrativa, é claro.

Por isso basta que você entenda a importância de ter um controle de vendas no seu restaurante para que esse processo comece a fazer parte do seu dia a dia.

Isso deve ser motivação suficiente para que você disponibilize um tempo para realizar essa tarefa.

Software para controle de vendas

Se você está tendo dificuldades em utilizar a planilha de controle de vendas grátis, talvez a melhor opção seja realmente um programa.

Nesse caso, um software para controle de vendas te ajudaria muito. Isso acontece porque em um bom sistema, as vendas são computadas automaticamente.

Assim, a cada venda feita no balcão ou é passada para alguém que gerencie o sistema, ou diretamente adicionada pelo garçom, caso seu restaurante possua comandas eletrônicas.

Dessa maneira, no momento do pedido feito por celulares ou tablets, a compra é enviada de forma imediata para a cozinha e também passa a ser contabilizada no sistema.

Então sempre que você quiser consultar seus relatórios de vendas, é possível acessá-los.

Qual o melhor software para controle de vendas?

Existem diversos softwares, inclusive alguns que realizam o controle de vendas grátis. Mas o ideal é que esse sistema seja específico para o seu tipo de estabelecimento.

Assim suas necessidades serão melhor atendidas e você terá maior facilidade de se adaptar ao uso da ferramenta.

Para restaurantes o melhor sistema para controle de vendas é o sistema Saipos. Com ele você tem uma série de benefícios que conhecerá agora.

Saipos

O Sistema para Restaurantes da Saipos funciona integrado aos principais apps de delivery: iFood, Rappi, Uber Eats, entre outros.

Então junto a isso, o software contabiliza e você pode escolher se quer ver o relatório de desempenho de cada app individualmente para saber se está tendo resultados bons.

Dessa maneira permite que seu restaurante tenha mais chances de obter sucesso, pois permite que com essas análises você consiga criar campanhas para aumentar suas vendas.

Assim, o sistema para gestão de restaurantes da Saipos faz o controle de vendas grátis, como um benefício por você contratar o programa.

Além disso ele envia mensalmente para o seu contador o relatório de cupons gerados no período em formato compatível com excel.

Permitindo assim um controle de vendas excel para você e também para o seu escritório de contabilidade.

Mas não é só isso que ele oferece! Com a Saipos você ainda tem acesso de maneira simples, ágil e inteligente à:

  • Fluxo de caixa;
  • Controle de estoque e vendas;
  • Relatório de itens consumidos;
  • Relatório de itens vendidos;
  • Lista de compras;
  • Conferência de estoque;
  • Relatório de vendas por área de entrega;
  • Relatório de formas de pagamento;
  • Relatório de vendas por período;
  • Relatório de vendas por valor;
  • Relatório de cancelamentos;
  • Entre muitos outros benefícios.

Se interessou por todas as vantagens de utilizar o sistema Saipos? Então clique na imagem abaixo e agende uma demonstração com um de nossos consultores.

Você tem duvidas do por que utilizar o sistema Saipos? Entre em contato e acompanhe uma demonstração gratuitamente.

App Loja

O App Loja é um programa para controle de vendas que pode ser utilizado em diversos tipos de negócio.

No entanto a versão para desktop não é gratuita e dependendo do plano que você escolher, pode sair por quase R$100,00.

Porém o sistema que permite que o empreendedor faça o download da versão de controle de vendas grátis diretamente no site.

Com este programa de controle de vendas grátis da App Loja, você tem acesso à versão para desktop, ou seja, para computador, com a qual é possível realizar:

  • Controle de produtos;
  • Cadastro de fornecedores;
  • Cadastro de clientes;
  • Vendas de balcão PDV;
  • Controle de pedidos;
  • Controle de estoque.

MarketUp

O MarketUp é um sistema ERP com PDV, emissão de NF-e, NFC-e, NFS-e, controle de vendas grátis.

Geralmente este programa é usado por MicroEmpreendedores Individuais que ainda estão aprendendo a lidar com as rotinas de gestão do seu empreendimento.

O MarketUp é dividido em quatro recursos macro com funcionalidades micro, conheça elas agora:

Atenda seus clientes Controle de Estoque Gerencie sua Empresa Facilite seu dia a dia
PDV Compras Financeiro App’s
Loja Virtual Catálogo Relatórios Restaurante
Comandas Estoque Emissor Fiscal Empresa
Vendas Pagamento

A planilha para controle de vendas grátis da Saipos está disponível para download. Para baixar basta clicar na imagem abaixo.

Controle de Vendas Grátis