QUERO FALAR COM CONSULTOR

Controle de vendas simples: Como utilizar?

Controle de vendas simples: Como utilizar?

Para utilizar o controle de vendas simples, é necessário escolher uma ferramenta para fazer isso. Pode ser através de apps, planilhas ou programas automatizados. 

É fundamental estar sempre atento a tudo que sai do seu estabelecimento, mas também com o seu estoque, avarias, vendas parceladas e dívidas pendentes.

Mas, para controlar todas essas demandas, o melhor a se fazer é utilizar um controle de vendas simples, e é isso que a Saipos preparou para te mostrar! 

O que não pode faltar em um controle de vendas simples?

Então, para responder essa pergunta, é interessante refletir sobre quais dados o seu negócio precisa ter para controlar melhor as finanças de maneira geral.

O controle de vendas envolve muito mais do que apenas números. 

Embora muitas pessoas achem que essa é a parte desagradável de ter um empreendimento e que pode ser evitada, na verdade ela é a alma do negócio.

Portanto, para um controle de vendas simples e eficaz, é necessário focar em três coisas:

Registros de clientes

Um controle de vendas simples e de qualidade, é capaz de armazenar dados referentes aos clientes. Tempo entre uma compra e outra, número de compras e dados pessoais.

Por isso, essas informações lhe possibilitará, inclusive, montar campanhas de desconto e brindes para determinado perfil de cliente, se baseando também no ticket médio de cada um.

Organização da empresa

Não importa que tipo de tecnologia você utilize, se a organização não for marca registrada do seu negócio, certamente ainda haverá problemas.

Portanto, mantenha a atenção voltada a todos os pontos possíveis dentro dos processos do empreendimento. 

Lembre-se, o controle de vendas simples serve para analisar e visualizar de forma prática os dados relacionados às suas vendas.

Por isso, se faltar organização nas atitudes diárias, o controle não poderá fazer milagre nas finanças, além de espelhar a realidade do trabalho.

Atenção a equipe de vendas

Para ter um controle de vendas simples, eficaz e com resultados positivos, é preciso cuidar do pilar principal das vendas: as pessoas.

Portanto, atenção a equipe é fundamental. Disponibilizar treinamentos para desenvolver nos colaboradores as qualidades necessárias para o sucesso do empreendimento, é fundamental.

Ainda, é importante ter em mente que, por mais que uma tecnologia de ponta seja utilizada no seu negócio, nada adiantará se o trabalho de atendimento do estabelecimento não for de qualidade.

Planilhas para controle de vendas simples!

Existem diferentes maneiras de fazer o seu controle de vendas simples, e você pode escolher a ferramenta que faz mais sentido para o seu negócio.

Ms para começar, vamos falar das planilhas. Você provavelmente já utilizou o Excel para organizar dados numéricos e fazer cálculos.

Pois fique sabendo que, para fazer um controle de vendas simples, elas são também muito úteis. 

Mas, para que possa fazer isso, é  necessário ter alguma prática com a ferramenta. 

Sabemos que muitas pessoas têm dificuldade para se adaptar às planilhas do Excel porque existem variadas formas para chegar até os resultados necessários.

A Saipos possui vários tipos de planilhas que podem ajudar no controle de vendas . Clique no banner e baixe grátis!

Como usar o Excel?

Realmente, utilizar o Excel não é a tarefa mais simples, mas existem algumas maneiras de facilitar o trabalho, através de atalhos  e fórmulas. Veja essas dicas de atalho:

  • Ctrl + PG Down (PgDn): alterna as abas, caso sua planilha possua mais de uma no mesmo arquivo;
  • Ctrl + setas: este atalho pode te levar para o primeiro ou último ítem de uma coluna ou lista;
  • Ctrl + Shift + Setas: seleciona toda a sua coluna ou linhas;
  • Ctrl + Shift + !: acrescenta dois dígitos decimais no item;
  • Ctrl + Shift + %: adiciona a porcentagem ao item;
  • Ctrl + Shift + $: transforma o dado em reais;

=: sempre que você desejar aplicar uma fórmula ou equação deverá iniciar com o símbolo de =.

Também existem fórmulas indispensáveis para utilizar o Excel como controle de vendas simples. Para montar sua planilha do zero, é necessário utilizá-las.

SOMARPRODUTO: =SOMARPRODUTO(matriz1; [matriz2]; [matriz3]; …)

Normalmente é utilizada na coluna “total”, e soma todos os valores que entraram em caixa durante o período selecionado. 

SOMASE: =SOMASE(intervalo, critérios, intervalo_soma) A fórmula SOMASE é usada para somar automaticamente itens descritos. 

CONT.SE: =CONT.SE(intervalo, critério) A fórmula CONT.SE pode ser usada para verificar qual a frequência de determinado produto, cliente, ou qualquer outra informação presente na planilha. 

SUBSTITUIR: =SUBSTITUIR(texto, texto_antigo, novo_texto) Com a fórmula SUBSTITUIR é possível encontrar todas as vezes que um item foi adicionado e substituir pelo novo termo.

No entanto, além dessas dicas básicas, há dois cálculos simples que você pode utilizar e que dão um resultado importante para o gerenciamento financeiro:

Taxa de conversão de cliente e Ticket Médio

Ticket médio é o valor aproximado que cada cliente gasta no seu estabelecimento, uma média. 

Para calcular o ticket médio é preciso dividir o valor total de faturamento com as vendas, pela quantidade de vendas. 

Taxa de conversão é quanto você precisa investir para que essa pessoa se torne um cliente, por exemplo, gastos com marketing, folder e propagandas no geral.

Nesse caso, divida o número total de clientes novos pelo valor gasto com as campanhas de marketing ou outras ações para gerar leads.

Quais os melhores sistemas para controle de vendas simples?

Estamos te mostrando as melhores maneiras de fazer um controle de vendas simples. Já falamos das planilhas e dos aplicativos, mas sem dúvidas, sistemas são mais completos.

Por isso, vamos te mostrar algumas opções interessantes e eficientes para o seu negócio, confira!

SalesForce

A SalesForce é pioneira em gerenciamento de vendas em Nuvem que trabalha com CRM, que nada mais é do que um sistema de relacionamento com o cliente.

Como citamos anteriormente, é necessário analisar o comportamento das pessoas que compram seu produto.

Isso porque, para conseguir atingir mais facilmente esse público e até mesmo criar estratégias mais eficazes, é preciso entender o cliente. 

E o SalesForce atua fortemente nesse sentido, e disponibiliza uma previsão de vendas segura, além do gerenciamento de contatos com armazenamento amplo e relatórios.

SugarCRM

O SugarCRM é um sistema para controle de vendas que também utiliza o CRM em diferentes módulos para o controle financeiro da empresa.

As funcionalidades abrangem vendas, marketing e suporte e ajuda a gerar prospecção, oportunidades e muito mais.

O valor mínimo para adquirir  ferramenta é de US$ 40,00 ao mês. De acordo com o plano e necessidades do usuário, esse valor pode aumentar.

Agendor

O Agendor é um programa que trabalha com o sistema de vendas B2B, que significa que é um trabalho de “empresa para empresa”.

Se o seu negócio oferece serviços ou produtos para um outro empreendimento, o Agendor pode ser uma ótima escolha!

O design do sistema é interativo e fácil de utilizar, dividido pelas seguintes categorias:

  • interessados;
  • qualificação; 
  • proposta;
  • negociação;
  • fechamento.

Saipos – Sistema para restaurante e delivery

A Saipos têm um sistema para restaurante de delivery que inclui o controle de vendas simples, ágil e inteligente.

Além do controle de vendas, é possível acompanhar o controle de fluxo de caixa e estoque, e emitir relatórios completos.

Neles, estão presentes os dados sobre formas de pagamento, ticket médio, taxas de entrega, produtos mais vendidos, entre outros.

Além disso, o sistema de vendas da Saipos pode ser usado em diversas modalidades de atendimento, como delivery, balcão, senhas e mesas.

E o melhor de tudo: esse sistema faz integração com os principais apps de delivery, como iFood, Rappi e Uber Eats, e muito mais.

Sem contar que essa ferramenta permite, de forma muito simples, conhecer a fundo os seus clientes, transferindo os relatórios para Excel. 

A Saipos oferece um dos melhores sistemas para controle de vendas simples, com um dos melhores valores do mercado. Clique no Banner para agendar uma demonstração sem compromisso!

Você tem duvidas do por que utilizar o sistema Saipos? Entre em contato e acompanhe uma demonstração gratuitamente.

Aplicativos para controle de vendas simples

Para pequenos negócios, ou até mesmo para microempreendedores, os aplicativos conseguem resolver de forma eficaz o controle de vendas simples.

Eles são realmente práticos, e inclusive, existem vários com versões gratuitas, ou mensalidades com preço super em conta.

A maioria pode ser utilizada no computador e no smartphone ou tablet, o que facilita muito, já que não se torna necessário estar dentro do estabelecimento para acompanhar os dados.

Agora, vamos te mostrar 3 aplicativos para controle de vendas simples e os benefícios de utilizar cada um deles. Confira!

Controle de Vendas Venda Fácil

O app Controle de Vendas Venda Fácil garante ao usuário a gestão de vendas, estoque, clientes, produtos, gastos, e financeiro.

É possível encontrar a aplicação tanto para iPhone na App Store quanto para Android no Google Play.

O app realiza o controle de vendas somente até a quinta venda, depois disso é cobrado uma mensalidade. Veja todas as funções da plataforma:

  • Controle de Clientes;
  • Controle de Fornecedores;
  • Controle de Produtos;
  • Formas de Pagamento;
  • Gerenciamento de Receitas;
  • Gerenciamento de Despesas;
  • Parcelamentos das Vendas;
  • Relação de Vendas Efetuadas;
  • Emissão de 2ª via do Recibo;
  • Listagem com os valores de dívidas de cada cliente individualmente;
  • Relação de todas as vendas realizadas;
  • Produtos mais vendidos;
  • Acompanhamento mensalmente entre (Receita X Despesas X Vencidos X Recebidos);
  • Acompanhamento gerencial;
  • Vendas a serem cobradas (Vencidas);
  • Receita X Despesas
  • Relatório Mensal;
  • Envio de email marketing.

Koop Vendas

O Koop vendas é um app para controle de vendas bem próximo das outras opções, mas que facilita muito o controle do negócio, já que tudo pode ser feito sem um computador.

Veja alguns benefícios de usar esse app:

  • Até 3 usuários na mesma conta;
  • Relatórios por usuário;
  • Exportação e compartilhamento de vendas e orçamentos;
  • Exportação e compartilhamento das vendas por período;
  • Controle de Clientes;
  • Controle de Produtos/Serviços;
  • Cadastro de produtos/serviços e clientes com foto;
  • Controle de Estoques dos Produtos;
  • Formas de Pagamento/Parcelamentos das Vendas;
  • Previsão de Entrega;
  • Histórico e resumo do cliente.

Esse app para controle de vendas também disponibiliza vários tipos de relatórios sobre produtos, clientes, vendas e lucros.

2. Controle de estoque, vendas, pedidos, PDV, Caixa.

O app Controle de estoque, vendas, pedidos, PDV, Caixa. possibilita que você realize o cadastramento de produtos online.

Além disso com ele é possível realizar o controle de vendas e também fazer a gestão de pedidos e emissão de boletos.

Dessa maneira, o app libera o acesso de um usuário, cadastro de clientes, produtos, histórico de vendas.

Isso, além de permitir o uso de máquinas de cartão, leitor de código de barras dia USB e aplicação de descontos. Além de dar suporte através de e-mail, chamados e também por chat.

Existe uma versão grátis, mas após um período, é necessário migrar para a paga, se quiser continuar a utilizar o app para controle de vendas.

Veja agora algumas das funcionalidades deste aplicativo:

  • Cadastro de clientes
  • Cadastro de produtos
  • Registro de vendas
  • Histórico de vendas
  • Backup e sincronização automáticos
  • Suporte por e-mail, chamados e chat
  • Venda em cartão com as maquininhas
  • Venda a granel(Quantidade fracionada)
  • Desconto na venda
  • Visualização da tela de venda por itens ou grade
  • Configuração de produtos favoritos
  • Etiqueta de cores para os produtos
  • Foto no produto
  • Cadastro e vendas por código de barras
  • Leitor de código de barras via USB.

Como fazer o controle de estoque?

Para fazer um controle de vendas simples, também é fundamental manter o controle de estoque atualizado, afinal, sem ele é impossível vender.

A entrada e saída de produtos, além das perdas por vencimento ou avarias podem ser consideradas o pilar para as suas vendas.

Por isso, preparamos algumas dicas para fazer o controle de estoque do seu negócio de forma simples e prática, veja:

Atenção ao prazo de validade!

A vigilância sanitária é rigorosa em relação a produtos alimentícios fora do prazo de validade. Por isso, é fundamental estar sempre atento a esta questão.

Através dos aplicativos, sistemas ou planilhas para controle de vendas simples, é possível acompanhar as datas e encontrar algum uso para itens se rotatividade.

Mas atenção, se um produto ficou tanto tempo parado, a ponto de quase ser descartado, isso é sinal de que o seu público alvo não o aprova, por isso, evite adquiri-lo novamente!

Evite perdas por avaria!

Muitos produtos em estoque são mais frágeis, principalmente os que são armazenados em embalagens quebráveis.

Na correria diária, comum em um restaurante, frequentemente acontecem pequenos acidentes que levam a quebra de embalagens, tornando ingredientes inutilizáveis.

Mas isso tem um motivo, que muitas vezes vai além do deslize de um funcionário: a falta de espaço! 

Por isso, mantenha sua cozinha e estoque organizados para que a equipe consiga circular sem esbarrar em nada.

Defina uma margem de perdas

Embora os problemas com desperdício em estoque possam ser evitados, alguns números no final do mês sempre mostrarão que houve alguma perda.

E isso é natural, ainda mais quando a quantidade de matéria prima é muito variada. Mas, mesmo assim, é necessário definir o que é normal, e o que excede os limites.

Por isso, analise a quantidade de itens do seu estoque, o valor dos produtos, e então, delimite um valor de perda considerado aceitável.

Dessa forma, será possível entregar para a sua equipe uma meta, evitando ao máximo os desperdícios.

Outra ideia bastante eficaz, é realizar periodicamente inventários para  conferir os volumes de estoque, até mesmo para  confirmar se o seu controle está de acordo.

Agora que você já sabe como fazer o seu controle de vendas simples, não deixe para depois e comece a organizar as finanças do seu estabelecimento.

Essa etapa é tão importante quanto o planejamento, e indispensável para a evolução da sua empresa.

Baixe Materiais Gratuitos