FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Cozinha 4.0: como aplicar o conceito no seu restaurante

Cozinha 4.0: Como aplicar o conceito no seu restaurante

O avanço da tecnologia também está dentro dos restaurantes. A cozinha 4.0 é uma nova tendência para aqueles que são mais adeptos às modernidades. 

Basicamente, a categoria consiste em integrar processos de inteligência e automação para dentro da rotina de um negócio gastronômico.

Também chamado como “cozinhas inteligentes”, o modo de trabalho é classificado como originário da 4ª Revolução Industrial e consiste em fazer com que os alimentos sejam preparados em tempo recorde.

Os desafios para quem aposta e deseja adaptar a cozinha 4.0 no próprio restaurante são muitos. Além disso, são estratégias para quem deseja permanecer no mercado de venda de refeições por mais tempo!

Para descomplicar e explicar tudo sobre esse assunto, preparamos um artigo recheado de conteúdo didático para você que deseja aprimorar as funcionalidades do seu negócio!

Antes disso, baixe agora mesmo o e-book “Por que os restaurantes quebram tanto” que a Saipos preparou para você. Um ótimo guia para entender quais são os erros mais comuns cometidos na gestão de restaurantes.

Afinal, o que é uma cozinha 4.0? 

As nomenclaturas que trazem números, geralmente, estão relacionadas à potência! Isso ocorre para diferenciar motores de automóveis ou a velocidade de dispositivos eletrônicos. 

Para a cozinha 4.0, o raciocínio é basicamente o mesmo! O novo sistema promete entregar os pedidos da clientela muito mais rápido do que acontece em restaurantes tradicionais. 

Levantamentos da EXAL, especialista em estatísticas alimentares, indicam que a produtividade da cozinha pode aumentar em até 30%.

Se você está pensando em como montar um restaurante 4.0, a dica é investir em equipamentos sofisticados e de última geração.

São peças como fornos combinados, que utilizam o sistema self cooking, que assa o alimento sem tirar a umidade, deixando-os tenros.

Com eles, é possível assar 200 pedaços de frango, por exemplo, em apenas 20 minutos. Em fornos convencionais demoraria cerca de 50 minutos.

Já pratos, como bifes, podem ser preparados em apenas três minutos, e oito ovos fritos saem quentinhos em um minuto e meio. Mesmo com uma velocidade muito diferente, todas as propriedades nutricionais continuam as mesmas, inclusive sabores e aromas.

Basicamente, a cozinha 4.0 está baseada em 4 pilares: 

  • Sustentabilidade;
  • Tecnologia;
  • Processos;
  • Produtividade.

Uma cozinha mais eficiente e sustentável

Além da melhora no tempo de preparo dos pratos, a cozinha 4.0 também é responsável por ser mais eficiente com o uso de ingredientes e promete tornar o restaurante sustentável!

Empreendedores que decidiram apostar no negócio conseguiram notar uma diminuição de até 40% no consumo mensal de energia elétrica, já que passam menos tempo ligados à tomada.

Como o processo é mais ágil, menos insumos da cozinha são perdidos, o que faz com que a eficiência do restaurante seja muito maior.

Aproveite e baixe agora mesmo, gratuitamente, o e-book da Saipos sobre conservação de alimentos e aprenda a como armazenar seus ingredientes por mais tempo. Aperte no banner abaixo e aproveite!

Para que tipo de restaurante a cozinha 4.0 foi formada?

Enquanto ainda é popularizada, a cozinha 4.0, por enquanto, é indicada para restaurantes industriais que possuem um movimento grande todos os dias!

Como o investimento inicial ainda é alto, você precisa ter um bom fluxo de caixa para conseguir absorver os custos e aplicar a nova tecnologia.

Ultracongeladores, por exemplo, custam cerca de R$ 35 mil. Um forno combinado rational está acima dos R$ 65 mil.

Além disso, o seu restaurante também precisa ter a necessidade de melhorar a agilidade e eficiência de produção.

Se o seu estabelecimento dá conta do recado tranquilamente, você ainda não tem necessidade de aportar recursos para a compra de novos equipamentos.

Entretanto, se o seu negócio cresce a cada dia, é mais do que necessário atualizar e fazer com que haja um benefício da tecnologia para restaurante.

Uma tendência obrigatória para o futuro

Se você está pensando em abrir um restaurante, a nossa dica é que você já comece a avaliar como poderá adaptar a sua estrutura para receber o conceito cozinha 4.0.

Também vale a pena incentivar os gestores e demais sócios do seu empreendimento a estudarem a cultura 4.0. 

É necessário haver uma mudança de espectro de trabalho para adotar os novos conceitos e tendências que o mercado tecnológico está impondo.

Com o constante crescimento de empresas gastronômicas, principalmente no ramo delivery, podemos afirmar que dentro de 10 anos haverá um aumento exponencial de restaurantes adeptos às mudanças tecnológicas.

Portanto, não tenha medo e comece hoje mesmo a dar os primeiros passos rumo à informatização e automação do seu restaurante. 

Seu restaurante merece ser automatizado com o Sistema Saipos

O futuro reserva um caminho brilhante para quem deseja tornar-se referência em cozinha 4.0.

Enquanto os processos ainda são bastante caros, como a compra de equipamentos e capacitação da equipe, você precisa começar investindo pela base.

E esse pontapé inicial, com certeza, parte de você contratar um sistema para restaurantes como o da Saipos.

Além de automatizar toda a sua cozinha, trazendo mais eficiência e lucros, com ele é possível ter inúmeros benefícios, como:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender através do Site Delivery, o site próprio com pedido online;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Sua cozinha 4.0 com a Saipos

Além de todos os benefícios que citamos no tópico anterior, se você já tem uma cozinha 4.0, a Saipos também é super indicada para o seu caso!

Nosso sistema está sempre em constantes atualizações, trazendo tudo o que há de novidade e capacidade tecnológica para que a experiência de cada cliente seja ágil e útil!

Ficou interessado? Entre agora mesmo em contato com um dos nossos consultores e receba um orçamento que cabe no seu bolso. É só apertar no banner abaixo!

 

Resumo

Baixe: Venda por Geolocalização!