QUERO FALAR COM CONSULTOR

Delivery de comida: como definir área de entrega?

Porque oferecer delivery de comida?

Atualmente as pessoas estão prezando pela praticidade até na hora de se alimentar. Por isso, o delivery de comida está cada vez mais popular.

Caso você ainda não tenha esse serviço em seu restaurante, é uma boa oportunidade para pensar em oferecer.

Portanto, a entrega de refeições já se tornou comum tanto entre os estabelecimentos, quanto entre seus clientes.

Por este motivo, você não pode ficar de fora. Há alguns procedimentos a serem feitos, um deles é definir a área de entrega do seu negócio.

A intenção é que seu consumidor coma sem sair de casa, mas que você também não saia perdendo, com entregas a longas distâncias.

Então, fique ligado em nosso texto e saiba tudo sobre delivery de comida!

Como definir a área de entrega do delivery de comida?

Fazer entregas dos seu pratos a domicílio é uma ótima opção para aumentar o lucro do seu negócio.

O que já era muito comum entre lancherias e pizzarias, agora está se disseminando entre outros ramos gastronômicos.

Agora é possível pedir comidas mais elaboradas em casa. Entretanto, você como proprietário precisa definir uma região que será atendida pelos seus entregadores.

É importante você pensar que a localização não pode ser muito longe do seu ponto, para não atrasar as encomendas, mas também não pode ser só na sua volta.

É preciso expandir, mas sempre pensando nos riscos e nas dificuldades que será enfrentado para que seu cliente fique satisfeito.

Como não atrasar o delivery de comida?

Para conquistar e fidelizar o seu consumidor, você precisa ser prático, afinal as pessoas procurarão seu estabelecimento justamente por este motivo, primeiramente.

Além disso, é preciso apresentar um serviço de qualidade, com rapidez e um excelente atendimento.

A eficiência é extremamente necessária, porque a partir do momento que a refeição sair da cozinha, ela deve ser entregue o mais rápido possível, para não chegar ao destino fria.

Para mais, o lanche não pode chegar misturado. Portanto, experimente vários tipos de embalagens, que segurem a temperatura e que não permita os itens se misturarem.

Entregadores qualificados

Mas para que tudo isso dê certo, sua empresa precisa ter profissionais eficientes para tal trabalho.

De nada irá ter boas embalagens e a cozinha otimizar o preparo dos alimentos, se o entregador não fizer o serviço direito.

Contrate alguém que conheça a região que será realizada às entregas. Ou empregue mais de um motorista.

Dessa forma, você poderá distribuir regiões por quadrantes, onde cada um ficará responsável por aquela área.  

Porque cadastrar o cliente no seu delivery de comida?

Cadastrar o cliente no seu delivery de comida pode tornar muito mais rápido e ágil o atendimento do seu estabelecimento.

Além do mais, o seu restaurante terá um histórico daquela pessoa que está fazendo o pedido, o que é muito bom para conhecer cada freguês.

Para isso, o funcionário que ficar no caixa ou recebendo as encomendas, ao fazer contato com novo consumidor, ele deve fazer alguns registros simples, como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone.

Dessa forma, você conseguirá ter uma visão da quantidade vezes que essa pessoa fez pedidos e também qual foi o prato comprado na última vez.

Taxa de entrega do delivery de comida

Como já falamos, é importante que você defina a sua área de entrega, até para que seja possível determinar a taxa do seu delivery de comida.

A lógica é que quanto mais longe for o destino, mais caro será a tele-entrega. Então, comece com bairros próximos a empresa.

Além do mais, o atendente deve esclarecer ao cliente que o valor do frete não está incluso no valor do lanche.

Portanto, deixe nítido: o valor do prato pedido é um e o preço da entrega é outro, a parte. Para que não exista confusão na hora do pagamento.

O que é uma plataforma online de delivery de comida?

Você pode receber os pedidos do seu restaurante por telefone ou pode se cadastrar em um aplicativo de delivery de comida.

Com o avanço da tecnologia surgiram diversas plataformas de pedido de comida via delivery.

E é interessante para o desenvolvimento do seu negócio que ele esteja inserido em um desses app’s, que traz muitos benefícios tanto para você, como para o usuário.

Estar cadastrado em um aplicativo desse tipo permite que seu cliente escolha itens do cardápio com tranquilidade e inclusive faça o pagamento online.

Caso não conheça nenhum, a SAIPOS te apresenta as opções mais conhecidas do mercado e que fazem o serviço de integração com o nosso sistema.

iFood para delivery de comida

É uma das plataformas mais conhecidas e a maior do país. Está funcionando desde 2011, facilitando a vida dos empreendedores e dos consumidores.

Ele permite ao empresário, dono de restaurante, vender mais e aumentar a sua visibilidade.

O iFood está disponível para Windows Phone, Android e IOS.

Para se cadastrar no app é muito simples, basta que você siga os seguintes procedimentos. Deixe o delivery de comida do seu estabelecimento mais ágil.

Cadastro iFood

Se o seu  empreendimento está começando agora, não há problema. Para o desenvolvimento do seu negócio é ótimo começar inserido no iFood.

Entretanto, vamos explicar o que é necessário para que a sua empresa faça parte desse time e passe a ter um faturamento maior ainda.

Confira quais são as necessidades para realizar o cadastro:

  • Vender uma boa refeição
  • Ter um computador com acesso à Internet
  • CNPJ
  • Equipe de entregadores
  • Qualidade de atendimento
  • Entrega de comida pronta

Preenchendo os pontos acima, acesse o site https://restaurante.ifood.delivery/br/cadastro-restaurante  e aguardar a equipe do app entrar em contato com você.

Esse processo de cadastramento é gratuito. Entretanto, o iFood estipula comissões sobre o valor dos pedidos. Ou seja, do valor das refeições mais a entrega.

Mas tudo isso é estabelecido em contrato com a empresa. E depois de um período de parceria, é possível verificar um novo contrato.

Uber Eats para delivery de comida

Usar o Uber Eats pode revolucionar as suas vendas de uma maneira positiva. Seu faturamento pode ter um bom impacto ao utilizar a tecnologia.

Com o cardápio à disposição do cliente, é possível conquistar mais pessoas para o seu restaurante. Além disso, você divulga o seu negócio sem gastar com publicidade.

Afinal, quem é da sua região e não conhece o seu estabelecimento, passa a conhecer o seus serviços utilizando o Uber Eats.

Dessa forma, a plataforma de delivery de comida está disponível para os sistemas operacionais mais comuns: Android e iOS.

Além disso, tem diversas funções que qualificam a experiência do cliente em pedir um delivery, cupons de descontos e até suporte para o estabelecimento.

Rappi para delivery de comida

O Rappi é a plataforma mais diferente das três, pois ele faz entrega de qualquer coisa. Para mais que comida, o app faz delivery de diversos tipos de produtos.

Nesse sentido, Eles fazem uma brincadeira, onde dizem fazer entregas de qualquer coisa, desde que caiba no baú do motoboy.

As opções de serviços que são oferecidas estão separadas por:

  • Restaurantes
  • Lojas
  • Qualquer Coisa
  • Cash
  • Entregas

Como cadastrar restaurante no Rappi?

Para cadastrar seu restaurante no Rappi é preciso enviar um e-mail apresentando interesse, para o seguinte endereço sejaparceiro@rappi.com.

Após esse processo, aguarde a resposta da plataforma. Depois que seu cadastro for concluído pela equipe, baixe o app RappiAliado, que é diferente do que o cliente utiliza.

Feito o download, siga o passo a passo:

  • Escolha o seu país, e-mail e senha;
  • Clique em entrar;
  • Selecione “Ativar restaurante”;
  • Vá até configurações e acione a opção de som;
  • Clique em cardápio e selecione seu restaurante;
  • Cadastre todas as informações solicitadas;
  • Defina se quer deixar o prato ativo e inativo.

Baixe o Ebook 5 Dicas para aumentar a produtividade da sua Pizzaria!