FALE COM CONSULTOR SAIPOS

7 Erros de delivery de doces que você precisa evitar!

7 Erros de delivery de doces que você precisa evitar!

Se você está iniciando no ramo de alimentação por entregas, precisa conhecer alguns erros de delivery de doces que podem impactar significativamente nas suas vendas.

Muitos donos de delivery não sabem, mas algumas práticas consideradas corriqueiras, podem causar problemas graves nos processos, afastando clientes e diminuindo a lucratividade.

Por isso, o melhor caminho é analisar todos os pontos que agregam valor ao seu negócio, e descartar aqueles que têm histórico de falha, de acordo com a operação de outros estabelecimentos.

Pensando nisso, a Saipos preparou este texto para te ajudar nessa questão, sinalizando pontos de alerta para os seus doces delivery.

E antes de continuar lendo, aproveite e baixe nosso e-book “Tudo sobre delivery”. Nele, você encontrará estratégias sólidas para o seu negócio. Aperte no banner e baixe agora!

1. Ter um cardápio amplo, mas desinteressante

Um dos erros de delivery de doces é visto, por muitos, como uma medida necessária para vender mais, mas é aí que você se engana.

O que acontece é que vários empreendedores do ramo de doces acreditam que apostar em variedade é o segredo para vender mais.

De fato, é importante ter boas opções, mas elas precisam ser bem pensadas e analisadas sob os ideais de lucratividade e custos de produção, além da média de venda dos produtos.

No entanto, se há várias opções no seu cardápio de doces, mas todas são cópias do que já existe em várias outras lojas, pode ser um tiro no pé.

Oferecer um menu de doces muito amplo logo no início da sua atuação pode aumentar a dificuldade nos preparos, armazenamento e, até mesmo, gestão de estoque.

Por isso, o segredo é ter foco e boas ideias de doces para delivery que serão vendidos, pelo menos no início do seu delivery de doces.

Crie receitas próprias e venda delícias que só o seu negócio possa oferecer, diferentes da concorrência. Com essa ação, você garante que seus doces serão muito mais atrativos e que só terá o trabalho de produzir o que realmente tem saída.

2. Não encantar o cliente

Não encantar o consumidor é um dos erros de delivery de doces que pode acabar, literalmente, com a procura dos seus produtos.

Na verdade, o grande segredo para ser bem sucedido e desenvolver uma marca de renome no segmento de doces, é encantar, seduzir o cliente por meio de ações diversas.

Apenas um doce saboroso não é suficiente para encantá-lo, e nem mesmo o preço competitivo.

Entenda que, inclusive, muitos fregueses optam por pagar um preço muito mais alto, apenas para desfrutar de uma experiência interessante e diferenciada. 

Por isso, trace estratégias ao longo do seu dia a dia, que podem tornar seu serviço acima da média, com foco em oferecer um doce espetacular e um atendimento de alto nível para quem comprar de você.

Ao longo do texto, falaremos mais sobre essas ações, mas algumas que podem ser pontuadas são:

  • Embalagem atrativa;
  • Identidade visual bem presente;
  • Atendimento intimista e humanizado;
  • Atenção aos detalhes.

3. Oferecer poucas modalidades de compra

Para alcançar uma boa gama de clientes, é necessário se fazer presente em diferentes canais de venda.

O que geralmente acontece é que os donos de docerias delivery se apegam muito às plataformas, como iFood e Uber Eats. Desse modo, quem não gosta de usar os apps fica de fora da sua lista de clientes.

Mas existem pessoas que não compram por meio de aplicativos? Existem, sim. E, por isso, é preciso conquistar o seu espaço em diversos meios digitais.

Whatsapp Business

O Whatsapp Business é fundamental e muito útil quando o cliente quer fazer uma encomenda rápida. Mas ele também dá a possibilidade de inserir o seu catálogo de produtos.

Além disso, também é possível automatizar as mensagens para que, quem lhe contatar, seja direcionado para promoções ou simplesmente para o seu menu de opções.

Recentemente o Whatsapp lançou o Whatsapp Pay, a opção que permite pagamentos e cobranças por meio da plataforma.

Embora essa funcionalidade ainda não esteja aberta para a versão Business, nada impede que, em um primeiro momento, você venda com uma conta pessoal.

Mas é preciso atenção, porque há um limite de transações para quem utiliza o mecanismo.

Facebook

A grande era do Facebook já passou e, agora, todos sabem que o grande astro é o Instagram. No entanto, para quem é empreendedor, o Face tem um benefício que outras plataformas não podem oferecer: os grupos!

Todos os municípios têm grupos fechados direcionados a vendas dos mais diferentes segmentos, e eles são uma grande possibilidade de divulgar seus produtos.

Instagram

O Instagram pode direcionar com facilidade os interessados para finalizar as compras. Apesar de não ser possível inserir links nos posts, é possível usar o Linktree para colocar os links dos seus canais de venda.

Ter esse direcionamento logo na sua Bio é fundamental, e casa perfeitamente com a url do seu site próprio. 

Mas espera aí, é preciso mesmo ter um site para o meu delivery de doces? É, sim. E vamos te falar disso agora!

4. Não ter um site próprio

Não ter um site próprio é um dos erros de delivery de doces com potencial para barrar o seu crescimento e diminuir a sua lucratividade.

Isso acontece porque, por meio de uma página especializada para o seu delivery, você terá mais espaço para divulgar seu cardápio e os detalhes de cada item, além de permitir que o cliente compre online.

Mas não é caro ter um site para o meu delivery de doces? Não! Por incrível que pareça, hoje há uma opção econômica e capaz de potencializar as suas vendas: o Site Delivery!

O Site Delivery é uma solução oferecida pela Saipos que vai revolucionar sua forma de vender. 

Mesmo que você utilize o iFood para impulsionar as suas vendas, economizar é uma questão que sempre cai bem. O Site Delivery da Saipos é um site próprio que centraliza todas as suas informações e acomoda o seu cardápio de forma funcional.

Ele é personalizável com a identidade visual do seu delivery e você não paga nenhuma taxa sobre os pedidos, apenas a mensalidade!

Portanto, o Site Delivery favorece a divulgação do seu negócio, já que você pode direcionar o cliente diretamente para o cardápio, onde pode comprar e pagar online.

Além de melhorar a experiência de compra, o site próprio da Saipos fideliza seus fregueses, aumenta as vendas, proporciona um atendimento eficiente e organizado.

E quer saber qual é a melhor vantagem? O Site Delivery não cobra nenhuma taxa sobre os pedidos realizados na plataforma! Não perca a chance de economizar. Aperte no banner e saiba mais agora mesmo!

5. Não ter um marketing sólido

Um delivery de doces tem um apelo visual muito presente, o que faz necessário explorar esse ponto pelo marketing.

Sem propagandas assertivas e estratégias criativas, é impossível mostrar o quanto seus produtos são bons e de qualidade.

Por isso, priorize a criação de peças de arte a partir de fotos reais dos seus produtos, com boa iluminação, qualidade de imagem, em um lugar adequado e bonito.

Gravar o processo de preparo também é uma ótima ação, já que tudo que envolve essa etapa costuma ser muito belo visualmente.

Foque nas principais redes sociais, Facebook e Instagram, usando a transparência acima de tudo. 

Lembre-se de que os clientes sempre se sentem mais confiantes quando podem observar o máximo de detalhes possíveis sobre o que consomem.

Preciso contratar um profissional especializado?

Depende. Se o seu objetivo de crescimento for bem delimitado, e representar uma meta muito ousada em médio prazo, é interessante, sim, ter um profissional com experiência, nem que seja apenas para prestar uma consultoria regular.

No entanto, se você está começando agora, pode se virar muito bem seguindo as dicas que a Saipos preparou.

Aperte no banner abaixo e veja o guia exclusivo com 5 passos assertivos para divulgar o seu delivery de doces. É grátis!

6. Não tratar a entrega como parte do processo

Um dos erros de delivery de doces muito frequente está ligado ao serviço de entrega. Muitas vezes se prioriza apenas o preparo do produto, deixando a embalagem e a entrega fora do foco.

Isso pode excluir totalmente as chances de que o seu cliente torne a comprar de você, principalmente quando os produtos chegam com uma má aparência ou com atraso.

Por isso, foque no material das embalagens e também na sua apresentação. O ideal é que, só de ver o invólucro dos doces, já dê para saber de qual loja ele vem. E as embalagens são uma ótima estratégia de marketing para doceria, hein? 

Sobre o tempo de entrega, se você não tem uma frota própria de entregadores, é mais difícil ter este controle. O que pode ser feito é oferecer um ótimo suporte após a venda, mesmo que o produto atrase.

Caso algum problema aconteça na sua cozinha, e você preveja que haverá uma demora maior, comunique sempre o cliente e, se possível, mande algum mimo. Gentileza é fundamental quando há erros, e reconhecê-los, também.

7. Não automatizar os processos

Administrar um delivery de forma manual é possível, mas será que é eficaz? A resposta você provavelmente imagina. 

Para haver precisão de dados e embasamento para fazer o seu controle financeiro, é fundamental contratar uma ferramenta de automatização. 

Embora isso pareça muito caro, a Saipos tem a solução econômica e com melhor custo-benefício do mercado.

Um sistema para delivery de doces é fundamental, porque, além de todas as facilidades que as automatizações oferecem, você contará com dados precisos.

E o melhor de tudo é que o controle financeiro para restaurantes oferece todos os dados que você necessita no dia a dia do seu negócio!

A Saipos é a melhor opção em automatizações e oferece benefícios incomparáveis. Confira alguns:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com o melhor custo-benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!

Resumo

Baixe: e-book tudo sobre delivery