QUERO FALAR COM CONSULTOR

Estratégias de final de ano para aumentar as vendas

Você piscou e as decorações de Natal já começaram a aparecer pelas lojas. Falta pouco mais de 50 dias para o ano acabar, e é por isso que você precisa estar atento em estratégias para faturar nos últimos dias de 2019.

Aproveite as datas comemorativas para aumentar as vendas do seu restaurante. Nossos especialistas em marketing separaram algumas táticas para impulsionar seu negócio e atrair mais clientes.

A gente sabe que ninguém gosta muito de trabalhar no período das festas. Porém, o lucro que isso pode trazer ao seu restaurante vai fazer tudo isso valer a pena. Basta ter certeza de que tudo seja bem planejado e organizado.

Fique atento ao seu estoque

Sim, nós sabemos que você conhece o seu estoque. Mas ter cuidado redobrado com ele nunca é demais. Para os dias das festas (Natal e Ano Novo), é provável que o seu restaurante trabalhe com o sistema de reservas, por isso, será mais fácil saber uma média dos produtos que você precisa ter em estoque.

Porém, nos outros dias do mês, é necessário estudar como foi o seu movimento no ano anterior. Busque nos registros do seu sistema como foram suas vendas no período. Assim, você irá conseguir projetar a demanda que terá para abastecer o seu estoque. Mas fique atento: é preciso fazer uma análise do seu crescimento para não ter nenhum tipo de surpresa na hora de preparar o seu restaurante.

Se precisar de mais gente: Contrate. 

Isso mesmo, você precisa estar preparado para a correria do final do ano. Mas você deve se perguntar: Como terei mais lucro, se vou ter que contratar mais pessoas? É bem simples, nenhum cliente gosta de esperar.

Investir em profissionais para diminuir a fila de espera é uma das garantias para o bom atendimento. Mas lembre-se de que essas novas contratações devem ser de qualidade, afinal o atendimento é um ponto muito importante para o restaurante, ninguém quer ser tratado mal em datas comemorativas.

Prepare-se para grandes grupos

Além dos jantares feitos nos dias de festas, almoços e happy hours de empresas também são muito comuns. Então é bom estar preparado para receber mesas grandes e demoradas. 

Uma boa ideia, caso você ainda não faça, trabalhar com reservas no almoço. Esses grupos grandes não necessariamente reservam, por isso, tenha o máximo de mesas grandes possíveis. Isso vai garantir a satisfação das pessoas que frequentam seu restaurante.

Invista nas confraternizações

Prepare seu restaurante para receber confraternizações de amigos, famílias e grupos de empresas. Essa é uma boa forma de alavancar o fluxo de clientes no fim do ano. Por exemplo: Você pode separar um espaço do seu restaurante para os grupos e preparar ele para isso, com decorações e mensagens de fim de ano.

Outra opção, é avaliar se vale a pena você fechar o seu estabelecimento para esses grupos. Calculando o seu ganho dessa mesma época nos últimos anos, você pode chegar a um valor que faça ser válido fechar seu espaço para essas reuniões.

Saiba como manter seu restaurante produtivo no período de festas.

7 Dicas para aumentar a produtividade do seu restaurante no fim do ano


Em um ambiente cada vez mais competitivo, a produtividade é um importante diferencial para restaurantes que buscam fidelizar clientes e alcançar o sucesso comercial. 

Mas, afinal, o que é produtividade? Em termos gerais, é a relação entre os recursos da empresa e o seu produto final. No caso dos restaurantes, por exemplo, ela pode ser medida pelo tempo gasto entre a realização do pedido e a entrega do prato ao cliente.

Então, se você quer saber se o seu restaurante está no caminho certo para produtividade máxima, ou quer iniciar um negócio com base nisso, continue lendo e confira as nossas 7 dicas.

1. Possua metas e calcule resultados

As coisas podem sair um pouco do controle no fim do ano, por isso, tenha em mente que você precisa ter metas claras e tangíveis. Monte um plano de ações e mensure a evolução dos resultados, para ter certeza de que eles estão de acordo com o planejado. E não se esqueça de ter prazos bem definidos para o cumprimento de metas.

2. Cuidado com os desperdícios

O desperdício é um grande inimigo da produtividade. E um passo importante contra o desperdício é evitar o excesso. Comece organizando o estoque. A probabilidade de perda de materiais devido ao prazo de validade é grande. Além disso, padronize as porções para oferecer pratos com a quantidade certa aos clientes.

3. Qualifique sua equipe

Treine o seu time! Buscar a qualificação da sua equipe proporciona a criação de novas habilidades e melhoram as que já existem.  Existem muitos benefícios do treinamento, entre eles: integração da equipe, sentimento de valorização e adaptação as tendência do mercado. 

4. Invista na comunicação interna

Na brincadeira do telefone sem fio, um simples recado transmitido de maneira distorcida origina um problema de comunicação. Então, acabe com o telefone sem fio em seu restaurante. Passe informações de maneira clara e objetiva, e incentive os seus colaboradores a fazer o mesmo.

5. Invista em um sistema de qualidade

Usar a tecnologia na prestação de serviço do seu restaurante já não é mais um luxo, e sim, um investimento para qualificar sua gestão. E em épocas comemorativas, ele faz toda a diferença. Utilizar, comandas eletrônicas, por exemplo, facilita a transmissão, entre o garçom e a cozinha. Assim, o tempo gasto entre o pedido e a entrega é minimizado, podendo aumentar a satisfação geral.

6. Orçamento para marketing digital

Se você não está nas redes sociais, você não existe. O marketing digital serve justamente para isso, fazer sua comunicação no ambiente online. As vantagens de aproveitar esse espaço são inúmeras. Ele apresenta resultados instantâneo, tem um enorme alcance de potenciais clientes, você pode divulgar seus preços e criar promoções dos seus pratos.

7. Satisfação do cliente

A fidelização do cliente somente é possível quando ele se sente satisfeito ao realizar uma refeição em seu restaurante. Não é à toa que todo restaurante deve prezar pela satisfação, garantindo um serviço ágil e a entrega dos pratos de acordo com os pedidos realizados e um atendimento de qualidade.