QUERO FALAR COM CONSULTOR

Franquias de Restaurante: Quais as vantagens e desafios?

11 dicas vitais para o seu atendimento ser o melhor!

Franquias de Restaurante: Quais as vantagens e desafios?

Montar franquias de restaurante é uma boa maneira de conseguir atingir o lucro em menos tempo, mas é inevitável que nem tudo é perfeito nesse setor.

Por isso, vamos mostrar neste conteúdo os motivos que fazem o setor de food service avançar cada vez mais, assim como as franquias de alimentação.

Confira também as vantagens e desafios de empreender no segmento!

Franquias de Restaurantes: entenda vantagens e desafios

Vantagens

Desafios 
Lucro mais rápido. Grande concorrência.
O setor sempre estará em alta. Altas cargas tributárias.

Divulgação rápida  e consolidada. 

Valor de investimento maior.

Operação padronizada. 

Encontrar a franquia certa.

3 Vantagens das Franquias de Restaurante

Para quem quer lucrar rapidamente, empreender no modelo de negócio de franquias de alimentação pode ser uma boa oportunidade.

A principal vantagem de se investir em uma rede de franquias ou criar seu próprio negócio no setor é a certeza de que o setor vai permanecer em alta.

Afinal, a alimentação diária é uma necessidade básica e o Brasil é o quinto maior mercado de food service do mundo de acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB). Então, demora para sentir os impactos da crise.

Outra vantagem é que, com a reforma trabalhista e redução do intervalo para o almoço, o tempo se tornou um bem ainda precioso.

E a facilidade e a rapidez oferecida pelas redes de franquias de alimentação ajuda a resolver esse problema exatamente no momento em que o consumidor precisa.

A variedade de culinárias aliada a um ambiente propício à inovação é outro ponto positivo para quem quer investir em redes de franquias de alimentação. Exemplos? Food trucks e containers.

Mas, veja com mais detalhes quais são as ventagens de investir nesse tipo de negócio!

1. Lucratividade

Quando você monta uma parceria com uma grande franquia, se apropria do nome que ela construiu, a sua marca.

Se ela tem essa marca já consolidada, é sinal de que é conhecida, e já tem um público conquistado.

Desse modo, é muito mais fácil atrair a freguesia, e, consequentemente, fazer mais vendas.

Nesse sentido, lucrar se torna muito mais fácil e dependendo do tipo de franquia escolhida, é uma consequência quase certa, devido o sucesso das grandes marcas.

2. Facilidade nos processos

Quando se inicia um novo negócio, ainda mais em uma área onde não se têm experiência nenhuma, fica muito complicado dominar todas as etapas de processo rapidamente.

Mas, com as franquias é diferente. Quando se adquire uma, na maioria das vezes, o proprietário recebe até mesmo um treinamento, onde todos os processos já são padronizados.

Isso facilita muito no dia a dia, já que existem estratégias já definidas e soluções de problemas já estabelecidas, de acordo com o a experiência que a rede já tem.

3. Marketing eficiente

O Marketing é um dos grandes diferenciais das franquias de restaurante.

Enquanto começar um restaurante do zero exige um grande esforço nessa parte, para ser conhecido, gerar valor ao nome, e atrair clientes, as franquias já possuem isso.

Administrar as redes sociais fica muito mais prático quando se pode seguir um padrão, mas às vezes essa tarefa fica ainda mais simples.

Existem algumas empresas que possuem pessoas especializadas parar controlar as redes sociais dos franquiados.

Se isso não acontece, às vezes  existe um canal único para divulgar questões macro, então todas as franquias se resumem a uma única plataforma. Desse modo, não é necessário se preocupar com essa parte.

3 Desafios das Franquias de Restaurantes

Se o mercado estar aquecido chama atenção dos empreendedores, de outro lado é importante perceber que com o crescimento do setor, a concorrência também aumenta inclusive na informalidade.

Então, explorar oportunidades de nicho e incorporar tendências globais para atrair e reter clientes são boas cartas na manga.

Por isso, estudar bem o público e pensar em um diferencial que possa unir o útil ao agradável sempre cai bem.

Outros desafios para quem quer abrir franquias de alimentação são:

Alta carga tributária, que chega a 32,66% do PIB do Brasil, a rotatividade de colaboradores que prejudica o padrão de qualidade oferecido e as mudanças da economia.

Em todos os casos, sempre vão existir estratégias para amenizar os problemas. E ingressar no franchising ao investir em uma rede de franquias de alimentação é uma delas.

Assim, você já vai estar trabalhando para uma marca conhecida e reduzirá os riscos de prejuízos.

Mas, veja quais são os principais desafios de atuar juntamente a uma franquia!

1. Concorrência ampla

É por essa razão que é tão importante escolher bem a sua franquia. Marcas mais conhecidas, geralmente tem unidades instaladas na maioria das cidades.

Por essa razão, se  você escolher uma que já existe em uma cidade vizinha, por exemplo, não será uma grande novidade, e os clientes podem ter resistência em trocar de local.

2. Investimento de tempo

A longo prazo, muitos franqueados se deparam com uma questão. O tempo destinado a sua franquia foi longo, e realmente fortalece ainda mais o nome da marca.

Claro, esse empenho gerou lucros para o franqueado e para o franqueador, mas quando o dono decide que não quer mais a parceria, ele precisa “devolver” o sucesso que proporcionou, a marca de origem.

Por isso, é válido pensar se não seria mais relevante fazer esse investimento em algo autoral.

Ela pode demorar um pouco mais para dar frutos, porém, que tenha uma vida útil mais significativa, possibilitando a criação de uma marca própria.

3. Valor de investimento

É possível encontrar franquias baratas, mas não adianta se iludir. Se há tantos pontos positivos nessa modalidade, também existe um preço para isso.

Por isso, pesquise muito em relação aos custos e tempo para que o valor investido retorne ao seu caixa. A maioria das franquias delimita um prazo para que o franqueado tenha esse retorno positivo.

E isso varia de acordo com cada franquia, por isso, é importante analisar muito bem essa parte financeira para entender se vale mesmo a pena escolher a marca.

Por que o setor de alimentação é tão aquecido no Brasil?

Com a correria da vida moderna, que cobra cada vez mais velocidade, comer fora ou pedir comida virou parte da rotina.

E um dos motivos que ajudou a impulsionar esses novos hábitos foi o avanço das franquias de alimentação, que continuam crescendo.

O aumento das receitas reflete também o sucesso de estratégias como promoções e diversificação dos canais de vendas.

Mas vale lembrar ainda de outros fatores como o aumento de tempo gasto com deslocamento entre a casa e o trabalho e no número de shopping centers.

Resumo

Baixe Materiais Gratuitos