QUERO FALAR COM CONSULTOR

Fogo de Chão: Uma história de Tradição e Inovação

Fogo de Chão: Uma história de Tradição e Inovação

A Fogo de Chão é uma rede de churrascarias brasileira que foi vendida em 2012 por US$ 320 milhões para um fundo de investimentos. Na época, a Fogo de Chão tinha 23 filiais, sendo 16 nos Estados Unidos.

Mas a  rede começou com apenas uma churrascaria em Porto Alegre que foi comprada em 1981 pelo empreendedor gaúcho Arri Coser junto com outros 3 sócios.

No entanto, marca trouxe muitas inovações para o tradicional mercado do churrasco e foi muitas vezes premiada por isso. Ficou curioso para saber como tudo isso foi possível? Me acompanhe nessa jornada!

História da Fogo de Chão

Arri Coser nasceu no interior de Encantado, um pequeno município na serra gaúcha.

Quando criança, Arri caminhava 5km junto de seus seis irmãos para chegar à escola, e na parte da tarde ajudava a trabalhar na roça e cuidar dos animais criados pela sua família.

Mas, aos 12 anos, começou a trabalhar com um caminhoneiro que “fazia a praça”, levando produtos coloniais para a cidade e trazendo o que faltava no interior.

Então, essa foi a primeira escola de empreendedorismo que ensinou Arri como negociar, criar responsabilidades e mostrar que o trabalho bem realizado pode gerar bons resultados.

Aos 14 anos, Arri recebeu um convite para se mudar a São Paulo e trabalhar em uma churrascaria de um amigo da família. Sua ambição nessa época era poder trabalhar para trazer um dinheiro e poder comprar um carro no futuro.

Mas depois de três meses vendendo sucos na porta da churrascaria para viajantes, o sonho de Arri se tornou abrir um restaurante!

Depois de um período de trabalho em São Paulo, Arri se mudou para o Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades. No entanto, durante esse período como funcionário, Arri encontrou uma forma de aprender sobre como funcionava a gestão de restaurantes.

“Todos os dias, eu era o último a sair. Eu servia chopp para os donos do restaurante no final do expediente e ouvia tudo o que eles falavam. Assim aprendi como é gerenciar uma churrascaria.”

Volta ao RS e o início da Fogo de Chão

Arri voltou a Porto Alegre em 1981 para visitar a sua irmã e estava atento às oportunidades para abrir seu próprio negócio.

Durante uma pesquisa, um corretor lhe ofereceu uma churrascaria que estava a venda. A oportunidade era muito boa, porém, Arri tinha apenas 20% do valor para comprar o negócio.

Para levantar os recursos necessários, encontrou três sócios e pediu ao seu pai para completar o que faltava.

Arri conseguiu o dinheiro, mas uma condição lhe marcou para toda a vida: “Essa é a minha reserva financeira que juntei minha vida inteira para conseguir. Se você perder, por favor, não volte.”

Então, com o dinheiro em mãos e o recado dado pelo seu pai, Arri comprou a churrascaria Fogo de Chão e logo começou a inovar.

A primeira mudança clara foi oferecer o serviço de rodízio de carnes com muita qualidade.  

Na época, as churrascarias eram conhecidas por estarem próximas das grandes rodovias e atender um público viajante.

Mas a Fogo de Chão sempre se opôs a esse conceito, se tornando uma das primeiras marcas premium de churrasco do Brasil.

Um ritual importante que foi implementado para que todos os sócios dominassem todas as áreas da churrascaria foi o rodízio de funções.

Portanto, todas as semanas eles revezavam entre a churrascaria, a copa, o atendimento e o caixa.

Esse rodízio era fundamental para que todos os sócios sempre estivessem alinhados e conseguissem pensar em inovações para todas as áreas da churrascaria.

Expansão da Fogo de Chão

O segundo passo da Fogo de Chão foi expandir para outros estados, e São Paulo era o mercado mais desejado. Então o primeiro restaurante na cidade foi aberto em 1987.

Pensa que foi fácil? Longe disso. Arri comenta que esse foi um período crítico pois o custo foi muito maior do que o planejado.

Inclusive, os clientes da churrascaria foram acionados para “ajudar” a bancar a implementação do primeiro restaurante. Segundo ele, “São Paulo oferece 10 vezes mais desafios, concorrentes e clientes”.

Depois de ter uma operação rodando com excelência, Arri começou a expansão para os Estados Unidos.

Em 1997, a Fogo de chão abriu sua primeira filial no Texas. Perguntado sobre o motivo do lugar, o empreendedor brinca: “Abrimos no Texas porque lá está o estoque de carne. Também, se desse errado, não teria brasileiros para saber. Se fosse na Florida ou Nova York, o risco era muito maior”.

Diferenciais da Fogo de Chão

Padronização

“Se você não formatou o seu negócio, se não disse como você quer, ninguém vai conseguir fazer direito”.

Uma das características marcantes que ajudou a Fogo de Chão na sua expansão foi a padronização.

Porque na época o melhor serviço de atendimento aos clientes era o da Varig. Arri gostava tanto que se inspirou na cartilha da companhia aérea para montar o padrão de serviços da churrascaria.

Pois, essa exigência com a qualidade do atendimento proporciona uma experiência única aos clientes.

É muito importante para um restaurante, principalmente aqueles que desejam ter um ticket mais alto, que exerçam com excelência as boas práticas e sempre ofereçam um serviço de alta qualidade.

Fogo de Chão um exemplo de Liderança

“Confie nas pessoas, aprenda e execute no dia-a-dia a sua parte”. Arri é um líder nato e que consegue o melhor de cada pessoa.

Por isso, desde o início teve a preocupação em preparar seus funcionários para que eles possam realizar um bom trabalho.

Com conhecimento, técnica e atenção, todos os funcionários são devidamente preparados para fazer o seu melhor.

O crescimento da rede foi fundamental para que a Fogo de Chão pudesse promover seus melhores funcionários e oferecer planos de carreira atrativos.

Melhoria Contínua da Fogo de Chão

“Estude mais, prepare-se mais. O mundo vai se tornar cada vez mais complexo para ter sucesso.

É preciso estar preparado”. Arri costuma viajar uma vez por ano para Nova York e Paris para acompanhar as novas tendências do mercado da gastronomia.

Isso permite que ele sempre esteja atualizado e um passo a frente de seus concorrentes.

Próximos passos após a venda da Fogo de Chão

Depois de vender a Fogo de Chão, Arri tentou tirar um ano sabático. Porém, mente de empreendedor não para, e no meio do caminho começou a desenhar novos projetos.

Dois deles, inclusive, já estão em execução. O primeiro projeto é a rede de churrascarias NB Steak, que hoje possui cinco unidades. O segundo, a rede de pizzarias Maremonti, que possui mais de dez unidades.

De acordo com o entrevistado, a intenção é sempre trabalhar para abrir mais um restaurante, isto é, pensar no investimento sempre.

 

Baixe Ebook como melhorar o atendimento no seu restaurante