FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Ideias de marketing para restaurante: O guia completo!

Ideias de marketing para restaurante: Por onde começar? 

Ter ideias de marketing para restaurante não é nada fácil, especialmente se você não tem experiência e o seu concorrente não para de inovar.  

Se essa situação é comum para o seu negócio, está na hora de dar um choque na sua estratégia de divulgação.  

Investir em marketing para restaurante é mais complicado do que parece. Ainda mais com um mercado tão diversificado, dos últimos anos. 

Quem quer se destacar, crescer e faturar, precisa estar na frente sempre e a divulgação online através de redes sociais, sites ou em apps de delivery são plataformas essenciais. 

Eu sei que você não quer mais passar por isso, mas só conseguirá superar a concorrência com duas coisas fundamentais.

A primeira delas é o Ebook Grátis de 5 Dicas para Divulgar seu Restaurante. Aperte no banner abaixo e faça o download para não perder nenhuma dica. 

E a segunda é o guia completo de ideias para marketing para restaurante que a Saipos separou. Confira!  

1. Comece a usar um planejamento estratégico agora! 

Antes de começar a implementar as ideias de marketing para restaurante, faça uma estrutura publicitária do seu negócio para não se perder. 

Para isso, você precisará fazer uma grande auto-análise em tudo: finanças, contabilidade, administrativo, RH, equipe, qualidade dos produtos, margens de lucros e fluxo de caixa.

Com o plano de marketing correto, você conseguirá executar e reavaliar todas as ações, notando o que funciona e o que não funciona.

E para ser mais assertivo, aposte em 4 atividades fundamentais: pesquisa de mercado, análise interna, tração de objetivos e planejamento de marketing. Abaixo nós explicamos tudo isso:

Faça uma análise de mercado

Um dos primeiros passos do planejamento é pesquisar profundamente o mercado e as tendências de restaurantes que você está inserido. 

Com isso, você irá saber o que a concorrência está fazendo de melhor. É importante prestar atenção em questões como:

  • Tipo de atendimento;
  • Preço médio;
  • Experiência gastronômica;
  • Qualidade dos produtos;
  • Velocidade;
  • Diferencial;
  • Necessidades da região;
  • Feedbacks dos clientes;
  • Posicionamento digital.

Análise interna

Após elencar estes assuntos, você deve propor uma análise SWOT do restaurante. Nela estarão presentes informações como: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Uma outra técnica bastante utilizada para analisar negócios é o método Canvas. 

A estratégia consiste em contabilizar nove principais elementos de um modelo de negócio:

  • Segmentos de clientes;
  • Proposição de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com clientes;
  • Fontes de receita;
  • Recursos-chave;
  • Atividades-chave;
  • Parcerias-chave;
  • Estrutura de custos.

Por ser muito visual e de fácil compreensão, o Canvas é uma ferramenta muito prática.

Ela possibilita refletir e identificar de forma simples os quatro aspectos fundamentais de um modelo de negócios em apenas uma página: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Siga esses passos e você conseguirá desenvolver ótimas ideias de marketing para restaurante com o passar do tempo!

Trace objetivos 

Depois de ter todos os dados de análises organizados, é hora de traçar objetivos atingíveis para seu negócio! 

Mesmo que a internet e as redes sociais para restaurantes sejam um universo rápido, resultados não ocorrem da noite para o dia. 

Tudo que envolve marketing digital precisa de construção. Portanto, é importante que o empreendedor entenda e estipule objetivos para cada tempo que você está vivendo Divida-os em: 

  • Curto prazo;
  • Médio prazo;
  • Longo prazo.

E lembre-se: os objetivos precisam ter data de início e fim. É só deste jeito que você vai conseguir ponderar sobre as estratégias de marketing que estão sendo utilizadas. 

Monte um planejamento de marketing

Com os objetivos definidos, o próximo passo é montar um planejamento de marketing utilizando todos os dados levantados até aqui. 

É neste momento em que sua criatividade deve ganhar asas. Também é importante reunir o time de colaboradores e escutar as sugestões deles. 

Boas ideias, muitas vezes, nascem em situações do dia a dia. Preste atenção nisso. E se você tem dificuldades com esta área, invista em profissionais que entendam do negócio!

2. Crie um diferencial para o seu restaurante

No universo dos empreendimentos não basta ser mais um. É necessário ser aquele que faz a diferença, que oferece um tipo de serviço diferenciado e torna-se referência para o setor.

É este diferencial que vai fazer seu restaurante se distanciar da concorrência. E os atributos podem ser sutis mesmo: 

  • Ofereça um aplicativo para reservas; 
  • Inclua opções de harmonização de bebidas com os pratos;
  • Invista em festivais e eventos gastronômicos;
  • Dê desconto para os clientes que divulgarem seu restaurante pelas redes sociais.

Ou seja: esteja sempre apto a inovar, renovar e transformar. As ideias de marketing para restaurante precisam estar no seus veículos de divulgação, mas, antes de tudo, devem estar presente dentro do negócio. 

Junto disso, é importante olhar para o seu atendimento. Todo mundo gosta de ser bem tratado quando vai até um lugar jantar ou almoçar.

Ofereça ao cliente tudo aquilo que ele vê nas redes sociais do restaurante. Se você mostra cordialidade, por exemplo, faça sua cliente viver isso. 

Não falhe mais nesse ponto com o material grátis de do seu Restaurante. Aperte no banner abaixo e faça o download.

3. Invista na estética

A primeira impressão é a que fica, com certeza! Por isso, a estrutura física do seu empreendimento precisa ser impactante. Não poupe dinheiro quando o assunto for:

  • Pintura;
  • Organização;
  • Iluminação.

Restaurantes precisam ser bonitos e modernos. Isso inclui até o modelo do uniforme dos funcionários.

E não precisa ser o produto mais caro de cada loja, não. Tenha bom gosto e combine a estética com o público-alvo do estabelecimento. 

As atenções para a parte visual também devem se estender para a qualidade da publicidade online. Ofereça:

  • Um website bonito e com conteúdos publicados; 
  • Redes sociais com artes gráficas bonitas e coerentes;
  • Fotos de alta qualidade;
  • Postagens direcionadas para públicos-alvo diferentes;
  • Patrocínio de posts e campanhas publicitárias importantes.

Se você tem dificuldade de mexer com design, existem ferramentas gratuitas que auxiliam na hora desenvolver as peças, como o Pinterest e o Canva.

4. Use a localização para atrair mais clientes

Sabe a opção disponível de indicar o local de onde a foto foi tirada? Ela pode ser ótima ferramenta de marketing para você! 

Porque cada pessoa que clicar sob o link da localização, irá ver as imagens do seu restaurante e receberá informações básicas. 

Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Use e abuse da divulgação orgânica, em algumas ocasiões, até ofereça descontos para quem publicar uma foto do jantar no Instagram, por exemplo. 

Além disso, com a geolocalização, é possível aproveitar o IP ou GPS dos usuários para entender melhor os seus perfis de consumo — e, assim, acompanhá-los facilmente.

5. Faça remarketing

Remarketing é uma ferramenta indispensável para quem quer fidelizar clientes indecisos e é um passo um pouco mais profundo do que vimos até agora. 

Sabe quando você vai até algum site e olha um produto em específico e fecha a página? E minutos depois, você abre uma rede social ou outro site e lá está o produto?

Isso é o remarketing em sua essência. A ferramenta é bem simples de usar e é oferecida pelo Google e pelo Facebook Ads. 

Basta selecionar um emissor de tráfego e compartilhar com a rede social de maior uso dos seus clientes. 

O remarketing contribui amplamente no aumento de leads do seu site, fidelizando aquele consumidor que está conhecendo o restaurante.

6. Esteja no topo das pesquisas do Google

Usar como Google é uma das melhores ideias para marketing para restaurante. Esta estratégia faz parte do marketing digital, que é uma forma mais complexa de divulgar seu estabelecimento.  

Para entender melhor a prática, lembre de todas as vezes que você já pesquisou algo como:  “restaurantes abertos em São Paulo”.  

Nem sempre o primeiro estabelecimento que aparece no resultado das suas buscas é o restaurante mais próximo ou o melhor. 

Para estar no topo, seus endereços digitais precisam estar com o SEO aprimorado. E para isso é necessário, basicamente, selecionar as palavras-chaves mais buscadas pelos clientes e colocá-las no seu site. 

Também há outras dicas para ajudar no rankeamento do Google:

  • Insira as informações completas e precisas da sua empresa;
  • Verifique o local da sua empresa;
  • Mantenha seu horário comercial exato;
  • Responda aos comentários;
  • Adicione fotos.

Todas as informações podem ser novas para você, mas acredite, elas farão muita diferença. Se for necessário, contrate um especialista no assunto, mas não deixe de usar. 

Em um mercado tão grande, é sempre bom ter ideias de marketing para restaurante que se destaquem. Não descarte nada do que dissemos até agora por ser difícil.

Mas não use essas dicas sem estudar um pouco mais sobre o assunto. A estratégia errada pode ter um custo bem alto ou não dar nenhum resultado.

Inicialmente, recomendamos que você entenda Como cadastrar seu restaurante no google, apertando no banner abaixo, leia alguns materiais extras e depois foque na listagem acima. 

7. Invista no marketing de recomendação

Alguns especialistas afirmam que a indicação de um produto ou serviço é responsável por 70% do movimento das empresas. 

O argumento de autoridade de um familiar, amigo ou vizinho, faz diferença na hora de escolher um bom restaurante. 

O famoso “boca a boca” é essencial para quem quer estar sempre com o salão cheio. 

Para isso, é preciso saber desenvolver um bom programa de marketing de indicação para incentivar as pessoas à ação. 

Somente clientes fidelizados podem se tornar defensores da sua marca e ajudar a divulgá-la no seu meio social. Então, inove a sua rotina com alguns ítens, como:

  • Mostre domínio em sua área de atuação;
  • Conceda promoções, brindes ou descontos para os seus melhores clientes;
  • Invista em festivais e eventos gastronômicos;
  • Incentive os seus clientes a divulgarem o seu restaurante nas suas redes sociais.
  • Ofereça um serviço de qualidade

8. Ofereça um serviço de qualidade

De nada basta ter 1001 estratégias de marketing se o produto não for satisfatório! 

Portanto, mais importante do que tudo, é oferecer uma experiência gastronômica inesquecível para o seu cliente. Isso compreende:

  • Atendimento;
  • Agilidade;
  • Qualidade;
  • Preço;
  • Variedade.

Um administrador ou empresário nunca pode ficar parado. Deve estar sempre com a mente ligada, em busca de ajustes e melhorias.

Faça o marketing e o atendimento que você precisa para conquistar o cliente. Além disso, é importante olhar para a organização interna.

Como estão os seus processos? Seu delivery está operando como deveria? Existe uma solução simples para esses e diversos outros problemas: o Sistema Saipos.

Conheça o software capaz de controlar seu fluxo financeiro e de estoque, organizar produtos e muito mais.  Aperte o banner abaixo e marque uma demonstração! 

Você tem duvidas do por que utilizar o sistema Saipos? Entre em contato e acompanhe uma demonstração gratuitamente.

 

 

Resumo

Baixe: 5 Dicas para Divulgar seu Restaurante!