FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Inteligência artificial para restaurante: descubra como automatizar o seu negócio

Inteligência artificial para restaurante: descubra como automatizar o seu negócio

Ao apostar no modelo de inteligência artificial para restaurante você poderá ampliar a eficiência e rendimento de todos os processos da sua cozinha.

Com a tecnologia, é possível reduzir erros, desperdícios e prestar um atendimento ágil aos clientes com chatbot e cardápio digital, por exemplo. 

Integrar esses elementos ao seu estabelecimento é uma garantia de que você proporciona o que há de mais moderno aos consumidores, promovendo uma experiência muito mais atualizada a todos.

Por isso, neste artigo vamos entender o que é inteligência artificial para restaurante e como ela pode ampliar e melhorar os seus números. 

E, por falar em automação, baixe o e-book “vendas por geolocalização”. Um guia prático para você que deseja investir em consumidores da sua própria região. É só apertar no banner abaixo e fazer o download!

Afinal, o que é inteligência artificial? 

Como o nome já diz, a inteligência artificial é um modelo de tecnologia que “ganha vida” e pode trabalhar de forma autônoma para melhorar os processos do seu negócio.

Também conhecida como IA, ela é um software programado com dados que permitem tomadas de decisões, sem a necessidade da ajuda de algum ser humano.

O objetivo das máquinas é tentar, ao máximo, simular o raciocínio de uma pessoa, podendo ser aperfeiçoada todos os dias.

A IA está por todos os lugares, no carro autônomo, no chão de fábrica e no sistema de atendimento dos hospitais.

Um grande exemplo da tecnologia é encontrada em Chatbots de empresas. Você conversa com um “robô” que é programado para responder suas dúvidas, por meio da filtragem de palavras-chaves compartilhadas por você.

Além disso, eles possuem recursos de aprendizagem. Conseguem analisar, entender e entregar resultados conforme as suas preferências.

Como aplicar inteligência artificial para restaurante?

O fato é que a “cultura” da inteligência artificial está sendo disseminada para inúmeras áreas. No ramo da gastronomia, não é diferente. 

Além das tendências da cozinha 4.0, a IA tem ganhado muitos adeptos que desejam atingir resultados extraordinários.

Se você está pensando em abrir um restaurante, por exemplo, vale a pena já tentar adaptar toda a estrutura de software para comportar os algoritmos. 

Para explicar melhor como aplicar os conceitos da inteligência artificial no seu restaurante, separamos 3 ações que você pode utilizar.

1. Controle de estoque com precisão

Tudo o que um empreendedor mais deseja é lucrar mais com menos. Para isso ocorrer, é necessário ter o mínimo possível de desperdícios.

É nesse momento que a inteligência artificial para restaurante consegue ter uma taxa de assertividade muito grande no controle de estoque. 

Se você tem um sistema operacional automatizado, a IA já ajuda seu estabelecimento sem você nem mesmo perceber.

Toda vez que um produto é retirado do depósito de armazenamento para ser utilizado na cozinha, você atualiza a planilha do seu software de controle, certo?

Quando isso é feito, automaticamente todo o restante dos dados é atualizado, como: itens restantes, data para a próxima compra e duração do estoque.

Essas informações são de suma importância para que você possa calcular os custos fixos de um restaurante.

Dica da Saipos

Quando há o controle de estoque bem definido e com processos claros, o rendimento todo de qualquer empresa é muito maior.

Em um restaurante, por exemplo, há a entrada e saída de inúmeros produtos da dispensa até a cozinha, todos os dias.

Por isso, não há tempo a ser perdido com papel, caneta, cadernos e planilhas manuais. Você precisa de um sistema de controle de estoque para restaurante da Saipos.

Com a nossa plataforma, você monitora o inventário, previne prejuízos, ganha relatórios semanais e mensais de quais produtos mais gasta, e ainda consegue programar compras de insumos. 

Ainda é possível adicionar código de barras aos produtos e “dar a baixa no estoque” só “passando” o produto na frente do leitor, o que permite mais eficiência e agilidade aos cozinheiros.

Não perca tempo e conheça agora mesmo todos os benefícios que o Sistema Saipos pode trazer ao seu restaurante.

2. Quiosques inteligentes

Os quiosques e totens autônomos são alternativas muito conhecidas quando o assunto é inteligência artificial para restaurante.

Também conhecidos como “autoatendimento”, eles têm a função de levar mais autonomia para os clientes e proporcionar uma nova experiência gastronômica.

Nem todo restaurante está preparado para ter totens inteligentes, mas, se uma das propostas do seu plano de negócios para restaurante for automatizar todo o estabelecimento, disponibilizar esses dispositivos é essencial. 

Geralmente, os quiosques possuem uma tela touch screen em que você pode escolher quais são os pedidos da mesa, tempo de espera e até efetuar o pagamento.

Esses recursos são bastante difundidos em aeroportos e agências bancárias, contudo, têm ganhado a cena nos restaurantes também. 

3. Cardápio digital

O cardápio digital para restaurante é um recurso para você que busca um restaurante mais eficiente.

Todo o sistema é constituído por meio da inteligência artificial para restaurante, e consiste em levar autonomia e agilidade ao atendimento dos clientes.

Com um tablet, é possível fazer o seu pedido, que é enviado diretamente para a cozinha, sem o intermédio do garçom.

Além disso, o cardápio digital também proporciona que as opções do menu que você escolher sejam – extremamente – personalizadas, podendo retirar alguns ingredientes que você não gosta e escolhendo o ponto da carne, por exemplo.

Ele também transmite a ideia de que seu restaurante está ligado ao que há de mais moderno, e diminui as chances de erros da cozinha.

Tenha o cardápio digital da Saipos no seu restaurante

Até agora conseguimos notar que a tecnologia consegue melhorar os fluxos e o andamento de qualquer cozinha, a partir da inteligência artificial para restaurante, não é?

O cardápio digital, então, é uma das melhores maneiras de automatizar os pedidos dos clientes. E, aqui na Saipos, a gente disponibiliza um sistema para essa plataforma que é super rentável e eficiente. 

Com apenas um QR code na mesa, qualquer cliente com um smartphone ou tablet consegue escanear e ter acesso a toda lista de produtos oferecidos pelo seu restaurante.

Além disso, qualquer pessoa pode fazer o seu próprio pedido, evitando a espera de longos minutos até a chegada dos garçons. 

Em tempos de pandemia, também é uma opção muito mais segura, porque diminui o contato físico com funcionários do restaurante.

Os benefícios não param por aí. Você ainda tem muitos outros como:

  • Redução de custos de equipe (garçons e freelancers);
  • Aumento do Ticket Médio;
  • Agilidade na entrega do pedido;
  • Autonomia para os clientes.

São muitas vantagens em uma só plataforma, não é? Se você ficou interessado e gostaria de aplicar o cardápio digital dentro do seu restaurante, não perca tempo!

Converse agora com um dos nossos consultores e utilize a inteligência artificial para restaurante a favor do seu negócio! É só apertar no banner abaixo!

Resumo

Aprenda tudo sobre delivery! Baixe agora.