FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Manual completo de marketing digital para restaurante!

Manual completo de Marketing digital para restaurante!

Não tem como negar que aquele marketing tradicional, que bate de porta em porta entregando panfletos do seu negócio, está com os dias contados. 

Isso não está acontecendo porque é ultrapassado, mas porque existe uma forma mais eficiente de divulgação no mercado: o Marketing digital para restaurante! 

Este novo modelo tem evoluído rapidamente e atraindo cada vez mais adeptos por ser desenvolvido na internet. 

Para quem não conhece o marketing digital é um conjunto de ações para fortalecer a sua marca, fazendo com que atraia o cliente ideal em muito menos tempo. 

Confira abaixo o manual completo de marketing digital para restaurante e comece agora mesmo!

1. Internet como ambiente para negócios

Antes a internet era um meio para os jovens, mas atualmente, todos dão uma olhadinha no site ou nas redes sociais daquele restaurante novo antes de se arriscarem a ir até o local. 

É por esse motivo que você precisa trabalhar com marketing digital para restaurante, porque, antes de mais nada, o cliente consome a estética. 

Mas como isso pode ser feito? Questionando alguns pontos, como: 

  • Se um cliente pesquisar o nome do seu restaurante, o que ele irá encontrar?
  • Qual é o diferencial que o local está oferecendo?
  • Como estão os rendimentos das plataformas online, site e redes sociais? 

Se você, por acaso, não sabe responder direito a estas perguntas, está na hora de se atentar e investir mais no marketing digital do seu estabelecimento.

Para isso, é importante acompanhar o artigo e baixar o material abaixo, de 5 Dicas para Divulgar seu Restaurante e Aumentar suas Vendas.

Aperte no banner e faça o download gratuito do e-book!

2. Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a criar, escrever e a compartilhar postagens frequentes, é fundamental que você saiba para quem você está produzindo conteúdo.

Trace a persona do seu restaurante e descubra com quem você está interagindo, assim, vai ficar mais fácil de produzir conteúdos segmentados. 

Para formalizar a persona, que seria seu cliente ideal,  você deve levar em consideração detalhes como:

  • Faixa etária;
  • Estado civil;
  • Sexo;
  • Formação acadêmica;
  • Ocupação profissional;
  • Classe social;
  • Redes sociais mais utilizadas. 

Depois de formalizar o “perfil” do seu público alvo, os conteúdos poderão ser direcionados para eles. 

Será uma mistura do perfil de clientes que já frequenta o seu estabelecimento com o perfil de uma clientela que você está buscando cativar online.

Vale lembrar que esses conteúdos de marketing digital para restaurante, podem ser postados nas redes sociais ou, até mesmo, em um blog. 

Criar um blog do seu estabelecimento, com artigos relacionados ao seu restaurante e gastronomia, por exemplo, é uma ótima forma de atração de clientes.

3. Dê atenção para a identidade visual

Depois de filtrar quem é o público potencial para o seu restaurante, chegou a hora de dar o primeiro passo para ter uma boa estratégia de marketing: a identidade visual.

O processo desse passo é bastante meticuloso, porque as cores, os logotipos e o estilo do restaurante, vão impactar muito. 

Geralmente, alguns empresários terceirizam o planejamento da estética, porém, isto é um erro grave!

É imprescindível que um bom designer seja contratado e que a gerência do restaurante passe todas as informações necessárias para a formação do briefing.

É o profissional do design que vai convergir todas as ideias para a criação de uma identidade visual que contemple os valores e objetivos do restaurante. 

Além disso, ele também é responsável por planejar o estilo de postagens e as artes das redes sociais. Todos devem estar em combinação. 

Um bom ponto para o desenvolvimento de uma marca bacana é a originalidade. 

Você deve saber que há muita gente no mercado fazendo o mesmo, não é mesmo? É sempre aquele mesmo estilo de logotipo, slogans parecidos e etc. 

Um dos pilares para o sucesso da identidade visual de um restaurante é a genialidade do artista. Por isso, procure sempre por profissionais que sejam especialistas em criação, não em cópias!

4. Monte um site com todas as informações

Sabe aquele portal abandonado, que está lá, há anos, sem nenhuma atualização ou modernização? Está na hora de reformular!

Você precisa de um site que seja otimizado e intuitivo, onde o cliente consiga achar o que quer de maneira fácil e rápida. 

Nessas horas, a identidade visual do seu negócio será um ponto importante para o marketing digital para restaurante dar certo. 

Todos gostamos de frequentar lugares que tem uma personalidade marcada, e, através do marketing digital, a sua comunicação será essa identidade visual.

Além de expôr os produtos, é importante colocar elementos que venham contribuir para a experiência do cliente, como:

  • História da empresa;
  • Fotos;
  • Time de funcionários;
  • Quais são os chefs de cozinha;
  • Opções para delivery;
  • Cardápio com preços;
  • Informações sobre localização e funcionamento;
  • Layout para smartphones e tablets;
  • Links para as redes sociais utilizadas;
  • Botão para reservas online. 

Vale lembrar que nem todos os clientes vão procurar o seu site. Muitos irão via Instagram ou Facebook do negócio, que também precisam de atenção. 

As redes sociais para restaurantes podem ser ótimas para o negócio se forem bem cuidadas. Para não errar mais nisso, baixe o material de 58 Artes para Redes Sociais apertando no banner abaixo!  

Como administrar as redes sociais?

Não há dúvidas de que as redes sociais estão dominando o marketing digital atualmente. Instagram e Facebook são as principais, quando o assunto é negócios e venda de produtos.

Por conta disso, você precisa se utilizar deles da melhor maneira possível.

Realizar promoções e promover eventos através dessas redes será um grande atrativo para os consumidores em potencial. 

Faça sorteios, disponibilize cupons exclusivos, promova anúncios com ofertas relâmpagos. Use e abuse da sua audiência. Quanto mais seguidores, melhor!

Ah, e lembre-se de um detalhe importante. Utilize fotos boas! De preferência, contrate um fotógrafo especializado em fotografia gastronômica. 

Um bom retrato aguça a fome em quem está vendo o conteúdo. Assim, ficará mais fácil realizar novas vendas. 

5. Marketing de relacionamento

Se você está seguindo à risca as dicas deste manual de marketing digital para restaurante, a parte de relacionamento será uma estratégia automática para o local. 

Caso o desejo seja fidelizar mais clientes, aposte em algumas opções:

  • Um programa de pontuação de fidelidades que possa ser trocado por descontos;
  • Um canal de comunicação específico entre cliente e restaurante;
  • Atendimento de qualidade;
  • Monitoramento das estatísticas de engajamento das redes sociais.

Uma outra forma de produzir um marketing para restaurante “orgânico” para os endereços eletrônicos da sua empresa, é fomentar fotos com marcações no perfil oficial. 

Incentive sua clientela a tirar boas fotos e publicar, assim, você estará ganhando um acréscimo de mídia, sem a necessidade de pagar por ela através de impulsionamentos. 

6. Não deixe de avaliar os resultados

Cada estratégia de marketing que você for utilizar, você necessariamente precisará acompanhar os resultados.

Algumas podem, também, não obter os resultados esperados. Por isso, é importante ser resiliente e estar sempre disponível para mudanças e adaptações.

Para fazer isso de maneira mais eficiente e realmente ver se você está chegando em algum lugar, estabeleça algumas metas antes de aplicar a estratégia de marketing.

Qual é a sua prioridade no momento? Do que o seu estabelecimento precisa com urguência?

  • Ganhar seguidores?
  • Gerar maior engajamento?
  • Converter seguidores em consumidores do seu serviço?

Através dessa meta, você consegue ter uma visão melhor do planejamento ideal, além de entender onde investir. 

7. Use a tecnologia a seu favor

Além de um site bonito, eficiente e veloz, faça bom uso da tecnologia para vender muito bem seus produtos.

Invista em um site delivery ou nos principais apps de venda de comida online. Mas caso você não trabalhe com esse modelo, reforce, da melhor forma possível, o seu atendimento. 

Procure organizar o restaurante e proporcionar a melhor experiência para o cliente. O local precisa ser aquilo que é exposto no site e nas redes sociais. 

Nós sabemos que parte disso vem de uma boa administração, de uma cozinha que funciona e de um bom controle financeiro, afinal se a casa não estiver arrumada, não tem como receber visitas. 

Conte o sistema para restaurante da Saipos para tudo isso! Nós somos o software mais simples, ágil e inteligente do mercado. Aperte no banner abaixo e saiba mais! 

Você tem duvidas do por que utilizar o sistema Saipos? Entre em contato e acompanhe uma demonstração gratuitamente.

Resumo

5 Dicas para Divulgar seu Restaurante!