FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Marketing para doceria: 5 dicas fundamentais para vender muito

Marketing para doceria: 5 dicas fundamentais para vender muito

Estabelecer estratégias de marketing para doceria é uma das principais ações que você precisa implementar para intensificar as vendas e o lucro do seu negócio. 

Apostar no caminho da divulgação dos doces nas redes sociais pode ajudar você a conquistar um grande número de novos clientes, todos os dias. 

Além disso, também vai fazer com que a marca da sua doceria seja conhecida por toda cidade, tornando-se referência na área.

Só que nem toda divulgação consegue atingir os resultados desejados. Por isso, é indispensável que os empreendedores tenham estabelecido um bom planejamento de marketing, contendo os:

  • Objetivos
  • Metas;
  • Pontos fracos e fortes; 
  • Expectativas para crescimento.

Os conteúdos que são publicados nas páginas das redes sociais do seu doce delivery, por exemplo, alcançam diferentes públicos. Alguns são jovens e gostam de comprar pela internet, outros são adultos e preferem adquirir os produtos em uma loja física, no estilo take away.

Todos são clientes em potencial, mas necessitam de segmentação na hora da divulgação. Pensando nisso, nós separamos as 5 principais dicas que você deve levar em conta na hora de divulgar seu estabelecimento. 

Antes, a gente te convida a baixar gratuitamente o nosso e-book “Tudo sobre delivery”. No material, você encontrará todos os documentos necessários para migrar às vendas online, melhores plataformas e informações relacionadas a taxas e royalties. Para acessar, é só apertar no banner abaixo!

Por que marketing para doceria é importante?

Grande parte do nosso dia passamos conectados. Seja por meio do computador, celular ou tablet. Estamos sempre ligados, acompanhando o que está acontecendo e prontos para recebermos novas informações.

Além de consumirmos notícias, é na telinha que conhecemos novos lugares como: restaurantes, bares, padarias, confeitarias e docerias. Somos atraídos a todo tempo por fotos, promoções e oportunidades. 

Portanto, utilizar estratégias de marketing para doceria no seu negócio é fundamental para captar novos clientes e fidelizar os antigos. 

A demanda por todos os tipos de doces vem crescendo durante os últimos anos. De acordo com um levantamento da UFMG, os brasileiros estão consumindo doces 63% a mais, quando comparado com o ano passado.

Com isso, há o acirramento da concorrência e se destaca quem faz diferente e com qualidade.

Afinal, quanto maior for o número de clientes em potencial que consumirem o seu conteúdo, melhor será a sua performance de vendas. 

Só que, para conseguir fazer com que a sua estratégia de marketing chegue ao público correto, você vai precisar de bastante atenção e conhecimento na hora de criar as publicações. 

5 dicas para sua estratégia de marketing para doceria funcionar!

1. Planejamento de marketing

Muitas vezes, o marketing é uma área que não recebe a devida atenção por parte dos empresários. 

Mesmo sendo um dos pilares mais importantes do negócio, toda a divulgação acaba sendo feita de qualquer forma, por pessoas que têm pouco conhecimento do ramo.

Cometer esse erro acaba prejudicando a imagem, o conteúdo e a presença digital da sua doceria nas principais redes sociais. Por isso, a primeira dica é estabelecer um planejamento de marketing para doceria.

Em um documento, elenque todas as informações que podem ser úteis, como:

  • Redes sociais utilizadas;
  • Aplicativos de vendas;
  • Preço dos produtos;
  • Meta de venda diária;
  • Números das vendas atuais;
  • Sobremesas que são mais vendidas;
  • Público alvo.

Depois, reúna dados internos oriundos do seu plano de negócio, como: valores, missão, visão e objetivos a longo prazo para você ter um diagnóstico completo do momento da empresa. 

Nesta fase é importante convidar todos os colaboradores da empresa para contribuírem com um brainstorming de ideias! Isso vai ajudar você a entender melhor quais são os diferenciais e os destaques que podem ser trabalhados na divulgação.

Caso você encontre dificuldades, também é interessante contratar uma consultoria terceirizada para ajudar em todas as etapas.

DICA DA SAIPOS

Cada plano é adaptado conforme o porte e a necessidade do seu negócio. Quando falamos de docerias, é imprescindível que o foco seja para a internet: redes sociais e blog. 

Isso não descarta a possibilidade de você investir em mídia offline como em folders, outdoors e em spots de rádio e TV. No entanto, essas são opções mais caras e com menos métricas disponíveis. No marketing digital, você pode medir tudo!

Também vale a pena verificar onde sua concorrência tem implementado ações de marketing, para ter uma referência do que vem dando certo. 

2. Defina público e persona

Público e persona são conceitos fundamentais do marketing e os principais norteadores de qualquer estratégia de divulgação.

Depois de analisar o seu planejamento de marketing, você já tem informações suficientes para entender quem são os consumidores e quais são os interesses deles.

Público

O público pode ser entendido como um grupo de pessoas com características demográficas, psicográficas e comportamentais semelhantes. No geral, o conceito traz macro-informações como: 

  • Profissão;
  • Renda;
  • Escolaridade;
  • Idade;
  • Raça.

Nada muito aprofundado! Só se sabe as preferências em geral de um grupo de pessoas, não de um indivíduo em específico. 

Persona

As personas trazem informações detalhadas sobre os consumidores. Descrevem interesses, hábitos, preferências e gostos.Também é possível saber outras peculiaridades como: 

  • Principais dores (sobre algum serviço ou produto);
  • Necessidades;
  • Desejos.

Exemplo de persona

Lucas tem 18 anos, é estudante do ensino médio e mora com os pais. Ele não trabalha, mas ganha mesada dos pais mensalmente. Pelo menos 1 vezes por semana, gosta de se reunir com os amigos para confraternizar. 

Como Lucas se preocupa com a saúde praticando esportes, ele prefere doces com menor quantidade de calorias e açúcares. Por isso, está sempre buscando novas opções de sobremesas “Fit”. 

Então, conteúdos específicos para “solucionar as dores” da persona são ótimos gatilhos para ter um cliente satisfeito e fidelizado!

Em caso de uma franquia de doces, você receberá todas as informações de público e persona prontas, já que todo posicionamento da marca fica a cargo da franqueadora. 

Antes do próximo passo, aproveite e faça o download gratuito do nosso material educativo: Vendas por geolocalização, nele você vai conseguir atingir as pessoas certas nos lugares certos. É só clicar no banner abaixo!

 

3. Escolha a melhor plataforma para a divulgação

Com toda certeza, o melhor local para você publicar fotos dos produtos vendidos é o Instagram. 

Além de ser a rede social mais utilizada pelos consumidores ativos, o alcance de fotos e vídeos de produtos têm uma média mais alta que outras redes sociais. 

Na plataforma, também será possível diversificar os conteúdos publicados, proporcionando uma intensa interação com os seguidores. Você pode, por exemplo:

  • Fazer enquetes;
  • Duelo de produtos;
  • Lives com a participação dos clientes;
  • Stories com os bastidores da cozinha;
  • Ensinar receitas; 
  • Compartilhar publicações;
  • Fazer sorteios;
  • Divulgar cupons de desconto exclusivos.

Uma característica do Instagram é o destaque para as imagens. Diferentemente de outras redes sociais, o texto não tem tanto protagonismo. Portanto, investir em boas fotos e artes é essencial para alcançar um bom público. 

Geralmente, as sobremesas são esteticamente atrativas. Fazem nossos olhos brilharem e nossa mente desejar muito! Então, mais um motivo para você adotar o Instagram como o favorito para sua estratégia de marketing para doceria. 

Vale a pena patrocinar os posts?

Se o alcance da sua página ainda é pequeno e você está dando os primeiros passos na escolha do marketing para doceria, vale a pena – sim

Porém, para ter êxito no patrocínio, você precisa segmentar muito bem o público do anúncio, utilizando os conceitos de persona de que falamos no início do texto.

A nossa dica é para que você patrocine, no mínimo, 3 publicações: cada uma com um direcionamento diferente. 

Se possível, experimente e faça testes A/B, um recurso que oferece um comparativo de dados em tempo real do desempenho da sua página. Utilizado com frequência nos posts patrocinados. 

Depois que o impulsionamento rodar, faça uma análise dos dados e veja quais tipos de posts tiveram mais sucesso. 

Entretanto, se você já tem um bom número de seguidores, patrocine somente publicações bem específicas, de promoções especiais com tempo limitado, por exemplo. Em alguns casos, utilizar o público inorgânico acaba baixando o alcance orgânico nas demais publicações.

Existe um horário indicado para as publicações?

Existe, sim! Geralmente, as páginas têm mais abrangência durante à noite, período em que mais pessoas estão conectadas ao celular.

Contudo, os horários podem variar de acordo com o público que segue você. No painel de informações da rede social estão disponíveis as principais métricas da página. Lá, você vai conseguir identificar os melhores períodos para a interação nessas plataformas.

Invista em um site delivery para vendas

Ter um site delivery próprio é muito importante. Geralmente, as grandes empresas de aplicativos cobram taxas fixas em cima de cada pedido que chega até à sua cozinha. Com isso, o custo médio do seu produto estará mais caro, diminuindo a lucratividade.

Além disso, você também consegue aumentar suas vendas, fazendo ações de marketing para doceria exclusivas para a plataforma exclusiva de vendas. 

Aproveite e conheça o nosso material gratuito sobre “site delivery”. É só você apertar no banner abaixo e ter acesso a todo o conteúdo. 

 

4. Tenha um blog com conteúdos especializados

Os blogs são páginas em que você pode explorar conteúdos mais detalhados para atrair autoridade e relevância no mundo dos doces.

Portanto, na sua estratégia de marketing para doceria, priorize a criação de uma página específica para artigos de inbound marketing, que servem como um conteúdo de atração para um público ser convertido no seu blog. Lá, será possível explorar temas como: 

  • Dicas da chef;
  • Receitas de sobremesas;
  • Quais os produtos indicados para abrir uma doceria;
  • Quais são os equipamentos necessários para confeccionar doces irresistíveis;
  • Combinações e harmonizações de pratos.

São infinitas possibilidades, tudo pensando em como agradar, ao máximo, o seu cliente. 

Utilize o blog, também, para apresentar a equipe, mostrar como são os bastidores da cozinha e matar um pouco da curiosidade da clientela.

Invista no design da sua doceria

Você já entrou em algum local e se sentiu em casa, logo nos primeiros minutos? Se você acredita que isso seja apenas coincidência, está enganado! A sensação acontece porque profissionais da arquitetura e do design passaram por ali.

As cores, a disposição dos móveis, tudo contribui para o bem-estar do cliente. Então, não poupe esforços e nem investimentos nesta área, afinal, o marketing transcende os nossos sentidos.

O mesmo raciocínio vale a parte visual da sua marca: logotipos, cardápios, embalagens, padrões de artes para as redes sociais e etc. 

Procure sempre bons profissionais que entendam o propósito do seu negócio para que tudo seja perfeito.

Automatize sua doceria com o Sistema Saipos

Ao aplicar os conceitos que ensinamos acima, temos certeza de que você terá um grande sucesso com a sua doceria. 

Pensando em automatizar e aprimorar a gestão do tempo e da sua cozinha, o Sistema Saipos é a melhor opção! 

Com ele você consegue integrar todo o sistema interno com os principais aplicativos de delivery, além de:

  • Controle financeiro;
  • Site exclusivo delivery;
  • Controle de caixa;
  • Emissão de cupom fiscal;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de motoboys.

Tudo isso, em uma só plataforma simples e ágil! Tenha um sistema para docerias, agora, mesmo. Clique no banner abaixo e entre em contato com um dos nossos atendentes.

Resumo