FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Saiba como o marketing para hamburgueria pode ajudar você a lucrar mais!

Saiba como o marketing para hamburgueria pode ajudar você a lucrar mais!

Ter boas estratégias de marketing para hamburgueria é o melhor jeito de fidelizar clientes e aumentar o lucro mensal do seu negócio! 

Não é de hoje que pensar a forma e o padrão de divulgação direcionado para as pessoas corretas se tornou um dos recursos mais importantes de um empreendimento. Afinal, em um mundo de concorrência acirrada, quem se destaca e atinge um público rápido e fácil, consegue ter inúmeras vantagens competitivas. 

E, nessa onda da publicidade, investir em marketing para redes sociais se tornou uma ação obrigatória na vida dos donos de hamburguerias. 

Segundo um levantamento da Agência Brasil, cerca de 134 milhões de brasileiros estão conectados à internet todos os dias. Os recursos mais utilizados são as redes sociais: WhatsApp, Facebook, Messenger, YouTube e Instagram.

Além de locais para entretenimento, os aplicativos também podem ser a principal vitrine da sua hamburgueria! Porém, nem todos os conteúdos publicados conseguem atingir o efeito desejado. 

É porque toda produção de conteúdo precisa ter forma e organização! É necessário investir em um planejamento de marketing com estratégias de segmentação e propostas de design bem definidas, por exemplo.

Pensando nisso, nós separamos 3 dicas infalíveis que vão te ajudar a nunca mais errar no seu marketing para hamburgueria.

Antes disso, nós te convidamos para baixar um material gratuito que preparamos sobre “Como cadastrar meu restaurante no Google”. É um guia simples e eficiente que vai te ajudar a ter um bom posicionamento online, melhorando a performance de vendas.

1. Agregue autoridade à sua marca

Antes de criar qualquer estratégia de vendas ou pensar em campanhas de marketing para hamburgueria com promoções, cupons de desconto e combos de sanduíches, você precisa estabelecer autoridade no seu ramo de atuação. 

Na gastronomia, o melhor jeito de se destacar é preparando um lanche de alta qualidade! Essa é a principal diferença entre uma hamburgueria e um fast-food, food-truck e trailers tradicionais. 

O cliente do seu negócio será uma pessoa mais exigente e que gosta de testar combinações, harmonizar com bebidas e ter uma experiência de consumo diferenciada. 

Portanto, ao entregar um alimento com sabor, forma e apresentação impecáveis, com toda certeza, você vai agregar autoridade e valor para a sua marca. 

Além disso, o local e a estrutura que você tem para atender aos clientes também é um sinônimo de competência. 

Quem nunca entrou em algum lugar e já se sentiu acolhido, rapidamente? Ou, então, teve aquela péssima primeira impressão de um restaurante segundos depois de entrar? Todas estas características estão ligadas à execução da proposta da sua hamburgueria. 

Design

Ter uma identidade visual bem feita é imprescindível para você chamar a atenção da clientela. A época em que a estética era pensada de qualquer forma, já passou.

Hoje em dia, é impossível montar qualquer planejamento de marketing para hamburgueria sem ter um bom designer ao seu lado, pois é esse profissional que será responsável por:

  • Criar o logotipo da sua empresa;
  • Pensar nas cores, no conceito e na proposta estética;
  • Elaborar o design das embalagens e dos cardápios;
  • Criar toda a identidade visual para divulgação online e offline;
  • Pensar na disposição dos móveis para o local ser confortável e funcional ao mesmo tempo.

Caso você não tenha uma pessoa com estas habilidades na sua equipe, invista em alguma agência especializada ou em um designer de sua confiança. Capriche no layout! 

Decoração

Além do design, a decoração para hamburgueria também é um grande diferencial dos estabelecimentos com um alto padrão de qualidade. 

Se você está abrindo uma nova hamburgueria, por exemplo, vale a pena apostar em alguns temas para adornar o interior do restaurante. 

Alguns optam por usar fotos dos sanduíches pendurados nas paredes, outros em ambientar o local com bandeiras e elementos de culturas estrangeiras ou em algum tema como:

  • Filmes;
  • Desenhos;
  • Séries.

A decoração é essencial, porém, ela precisa ser coerente com a visão do plano de negócios do restaurante. 

Embalagens

Quando um cliente decide fazer um pedido na sua hamburgueria, tudo o que ele deseja é ter uma experiência inesquecível com o lanche.

Por mais que a cozinha capriche ao máximo e o motoboy entregue rapidamente, dependendo da embalagem que o alimento será transportado, ele pode receber avarias e perder a temperatura. 

Portanto, sempre opte por pacotes com materiais que tenham alta condutibilidade térmica, bons exemplos são: isopor e alumínio. 

Dessa forma, os hambúrgueres poderão chegar na casa dos clientes quentinhos, ainda. 

Nome e slogan

Por último, para ter uma respeitabilidade logo de cara, é preciso um bom nome e um slogan chamativo para a sua hamburgueria. Essas são as duas primeiras informações que todos os clientes vão consumir ao encontrar seu restaurante. 

O processo criativo não é fácil, pode demandar dias e um empenho de todos os funcionários da empresa. Contudo, mesmo que seja lento, é importante que você invista todas as suas energias para ter as melhores opções possíveis. 

Antes de nós passarmos para o próximo tópico, a gente te convida para baixar um conteúdo feito pela Saipos, gratuitamente. É um pack com 58 artes para redes sociais

São ótimas referências para você fazer cards e posts para divulgar os pratos do seu restaurante. Clique no banner abaixo e faça download!

2. Encontre o seu diferencial

No marketing para hamburgueria você precisa ir além: renovar, inovar e se reinventar todos os dias, observando o que é tendência em outros lugares e trazendo para dentro da sua cozinha. 

Os consumidores de hoje em dia não querem, por exemplo, somente comer um hambúrguer. Eles desejam ter uma experiência gastronômica!

Por isso, invista em embalagens personalizadas, se possível, escreva recados no papel que envolve o lanche, tire fotos, interaja nas redes sociais e sorteie cupons. Mesmo que simples, essas atitudes ajudam você a fidelizar os clientes e, ao mesmo tempo, fazem eles criarem um carinho especial pela hamburgueria. 

Adicione todas estas informações no seu plano de negócios, evitando que você acabe desviando dos principais pilares da empresa e tendo sempre um documento de referência para guiar os passos. 

3. Vá além do básico nas redes sociais 

As redes sociais são, hoje, o melhor lugar para você fazer toda a propaganda de hamburgueria. Com um grande número de pessoas conectadas todos os dias, é nos aplicativos que você pode aguçar os clientes e vender os seus produtos.

Afinal, quem resiste a uma foto de um hambúrguer artesanal enquanto está rolando o feed no Instagram? Dá água na boca só de pensar. 

As hamburguerias têm um apelo visual muito forte! Fotos que destacam bacon, batata frita e cebola chamam a atenção de qualquer um. Portanto, procure manter um relacionamento com seu cliente por meio da internet, é uma ação que pode dar muito certo para você vender mais!

Uma das estratégias que os publicitários desse tipo de negócio mais utilizam são os gatilhos mentais: 

  • Primeiramente, é apresentada uma dor ao consumidor. No caso da hamburgueria, é provocar a fome e a necessidade da pessoa ingerir um tipo de lanche;
  • Na sequência, apresenta-se como uma ótima opção: um hambúrguer. É nesta hora que a empresa vai detalhar os sabores, ingredientes utilizados e os motivos pelo qual você deve comprar;
  • Por último, a hamburgueria vai te oferecer algum tipo de lanche que mais se encaixa com a sua preferência, captando você como um cliente em potencial;
  • Caso o consumidor desista da compra, as páginas estão programadas para enviar anúncios daquele produto nas próximas horas enquanto você navega na internet. 

Páginas sempre atualizadas

Esteja com suas informações sempre em dia nas redes sociais. Geralmente, os novos clientes pesquisam o perfil de Instagram, a página no Facebook ou as avaliações da hamburgueria no TripAdvisor antes de decidir ir até o local para jantar.

Então, dê o máximo de informações nas páginas para que os clientes não fiquem com dúvidas sobre o funcionamento, tipo de culinária e faixa de preço dos lanches servidos.

A sua estratégia de marketing para hamburgueria deve pensar em todas as possibilidades com diferentes tipos de pessoas. Portanto, vale a pena informar a todos os clientes sobre as modificações e inovações. 

Opções para hamburgueria delivery

Caso o cliente visite sua página e não consiga o que deseja rapidamente, ele aumentará a taxa de rejeição do site, indicativo que contabiliza o tempo médio e a navegação do público. 

Essas consequências vão prejudicar amplamente todas as estratégias de marketing para hamburgueria que você estiver pensando.

E, quando falamos sobre hamburgueria delivery, é obrigatório que o preço de cada iguaria esteja bem destacado, juntamente com a estimativa de tempo para o preparo e condições de pagamento. 

Você pode utilizar os principais aplicativos de delivery como: iFood, Uber Eats, Rappi e Delivery Much ou, então, apostar em um site próprio de Delivery. 

A Saipos consegue te ajudar em todos os seus problemas! Se você quer economizar com taxas, temos uma plataforma para te dar um site de delivery próprio.

Já se você optar por escolher os tradicionais, nós também preparamos e executamos toda a integração da sua cozinha com os aplicativos. 

Quer saber mais? Clique no banner aqui embaixo e aproveite!  

3 ações de marketing para hamburgueria para você colocar em prática hoje

1. Happy Hour

Em cidades grandes, o happy hour é a hora de relaxamento e lazer dos trabalhadores. Se você estiver em uma região com grandes empresas, proporcione um horário para a prática.

Normalmente, os empreendedores optam por abrir a janela das 18 às 20h para a população. É indicado, também, que durante o período seja oferecido algum tipo de brinde ou benefício, exemplo:

  • Compre um copo de chopp e ganhe outro gratuito;
  • Peça uma caipirinha de 300ml e ganhe uma de 500ml;
  • Desconto para hambúrgueres de sabores específicos.

2. Hambúrguer do dia

O prato do dia é uma daquelas estratégias de marketing para hamburgueria (ou qualquer tipo de restaurante) mais tradicionais da história. Só que, mesmo com a frequente utilização, ela dá certo – e muito.

O senso de escassez é um dos gatilhos que mais funcionam na hora de vender comida. Por isso, experimente ter um sabor dos produtos somente para aquele dia da semana. 

Além disso, coloque unidades limitadas e ofereça um cupom de desconto para os 50 primeiros pedidos, por exemplo. 

3. Disponibilize opções de combos

Hambúrguer, batata frita e refrigerante. Tem combinação melhor que essa? Possivelmente, não! 

Então, por que não inovar e disponibilizar combos com esses 3 produtos juntos, com um preço melhor? É comum vermos essas opções nos cardápios das franquias de hamburgueria. Geralmente, o desconto fica na casa de R$2 a R$4. 

Ao montar combos você incentivará seu cliente a gastar mais e por consequência, a conhecer outros alimentos que estão à venda. 

Para todas as modalidades de venda, o Sistema Saipos é sua melhor opção

Com o Sistema Saipos do seu lado, você terá acesso a planilhas de fluxo de caixa e ao acompanhamento de estoque em tempo real.

Também, irá conseguir automatizar todos os processos da sua hamburgueria, incluindo a gestão dos motoboys e o controle de estoque. 

Caso você trabalhe com os aplicativos tradicionais de delivery, fique tranquilo! A Saipos também te ajuda a integrar todos os pedidos que chegam pela internet com a sua cozinha.

Ter um software é investir na qualidade, velocidade, assertividade e otimização do tempo do seu negócio, ação especialmente fundamental nos tempos difíceis da pandemia.

Portanto, confie na tecnologia para organizar seu restaurante. Aperte no banner abaixo e conheça mais sobre o Sistema Saipos!

Resumo

11 dicas para melhorar o atendimento da sua hamburgueria!