Modelo de comanda: Qual devo usar no meu restaurante?

 

Conheça os modelos de comanda, suas vantagens, desvantagens e o tipo  ideal para o seu restaurante!

Em muitos bares, clubes, restaurantes, padarias e lanchonetes o sistema de controle de pedidos é feito através de comandas.

É muito comum ver esse tipo ferramenta, porém faz toda a diferença para um estabelecimento saber qual modelo de comanda usar.

Para que os clientes não tenham que ficar fazendo um pagamento toda vez que quiser comprar ou consumir um novo item do local, a comando traz praticidade e comodidade.

Então, se você possui um negócio e deseja programar um sistema de comanda nele, ou se está procurando por um tipo de modelo de comanda mais adequado, esse texto é para você! 

O que é um modelo de comanda?

Um modelo de comanda pode ser específico para cada tipo de negócio, já que serve para anotar pedidos que os clientes fazem enquanto estão no estabelecimento.

Essas anotações são responsáveis por facilitar a comunicação entre os funcionários, o público e, até mesmo, o sistema de seu negócio.

Os clientes recebem um cartão ou um papel, no qual o garçom anota tudo o que foi consumido no local, e assim você pode pagar a conta total ao sair do estabelecimento.

Alguns modelos de comanda ainda podem ter códigos de barras, nos quais os itens são registrados eletronicamente.

Mas, quem quiser algo mais simples e clássico, pode obter um bloco de papel, no qual o garçom marca os itens.

De qualquer forma, facilita tanto a vida do consumidor quanto dos funcionários, já que é extremamente fácil ao meio de tantos pedidos saber ao certo tudo que alguém consumiu ou não.

Como criar comanda?

Como criar uma comanda vai depender de qual modelo você deseja usar, mas, de toda a forma, não é uma coisa muito difícil.

O primeiro a se fazer, é organizar quais serviços o seu restaurante oferece. Isto é, indicar se ele é a la carte, rodízio ou buffet livre, por exemplo.

Com isso feito, você deve especificar o que vende, principalmente na parte das bebidas. Coloque tudo o que é servido, inclusive as porções.

É bem comum que alguns estabelecimento vendam apenas copos ou taças de bebidas, então especifique isso na hora de criar comanda.

Mas, se você vendar das duas formas, deixe isso bem claro para o seu cliente, pois ele não pode ter nenhuma dúvida quanto a isso.

Sendo assim, criar um modelo de comanda depende de especificações bem básicas, que só dependem da sua organização.

Tipos de modelo de comanda para restaurante  

Dito isto é necessário que o comerciante tenha em seu estabelecimento o melhor modelo de comanda possível.

É bom destacar que deve ser algo que atenda todas as necessidades e que possa oferecer total controle sobre as vendas e consumações do público.

Dentro disso, existem alguns tipos de modelo de comanda, e tipos também, que podem ajudar nessa parte. Confira alguns modelos e como usá-los:

Modelo de comanda de bar

A comanda de bar é uma importante peça para ajudar no sucesso do local. Por isso, a automatização dos processos faz toda a diferença  no atendimento do estabelecimento.

Aqui no Brasil, é comum o uso da comanda de bar de papel. O problema dela é que não funciona com tanta eficiência, pois dá margem para erros e deixa processo de atendimento mais lento.

Por outro lado, quem optar pela versão eletrônica, terá uma organização melhor de pedidos, na área de produção e no mais importante: cobrança.

Comandas eletrônicas deixam o estabelecimento mais funcional e eficiente. Sem contar que dá um toque mais moderno. 

Mas estes não são os únicos benefício do modelo de comanda eletrônica para bar. Confira abaixo mais algumas vantagens:

  • Velocidade e organização nos procedimentos;
  • Diminuição dos erros operacionais;
  • Simplicidade na gestão por que com ela você sabe o que entra e o que sai de todo o estoque, qual produto vende mais etc;
  • Histórico do consumidor permitindo um atendimento customizado;
  • Gestão dos recebíveis.

O que antes era feito manualmente, agora  fica prontamente lançado no sistema e, assim, é possível dar mais atenção para a criação de outras ações. 

Modelo de comanda para pizzaria

Todo o tipo de restaurante deve ter um controle de pedidos, então, saiba como deve ser o modelo de comanda de pizzaria!

Fazer uma comanda para a sua pizzaria, como um todo, é muito simples, na verdade, funciona do mesmo jeito que os demais tipos.

A única mudança é que você vai especificar o modo como as suas pizzas são servidas, ou seja, se são a la carte ou rodízio, por exemplo.

Inclusive, é possível optar por modelos de comanda para imprimir, que já estão praticamente prontas.

Ou, se preferir, pode fazer alguma comanda online, que são disponibilizadas em alguns sites.

O mais importante é não deixar de usar esta ferramenta em qualquer outro tipo de restaurante

Use este serviço independente do seu negócio. O controle de pedidos influencia em tudo, então não deixa passar!   

Modelo de comanda de papel

A comanda de papel é o modelo mais tradicional e é mais indicada para negócios com pequeno fluxo de clientes devido à lentidão que o processo manual carrega.

Esse modelo de comanda pode vir de diversas formas, como:

Modelo de comanda com discriminação impressa 

Esse modelo de comanda geralmente é usada para quem tem poucas opções de alimentos ou bebidas em seu estabelecimento.

E isso acontece porque o garçom contará com alguns campos previamente preenchidos, que agilizam o recebimento do pedido e os campos em branco podem ser preenchidos a mão.

Modelo de comanda com campos em branco

Esse modelo de comanda tem alguns campos simples e serve para qualquer tipo de estabelecimento alimentício com baixo fluxo de consumidores, já que todos os campos são preenchidos à mão.

Modelo de comanda eletrônica

A comanda eletrônica é uma versão muito mais moderna que a de papel e com ela é possível acompanhar as atualizações da era digital. 

Com esse modelo de comanda, o atendente retira o pedido através de variados aparelhos eletrônico.

Ela é recomendada para pequenos, médios e grandes estabelecimentos, já que otimiza o processo em forma única e evita erros ou fraudes por meio de terceiros.

Além disso, ela pode aumentar os ganhos do estabelecimento. Entre as vantagens de se usar esse modelo de comanda estão:

– Impressão de pedidos diretamente na copa e na cozinha;

– Evita fraudes de garçons que ao tirar o pedido não marcam na comanda de papel, com isso a cozinha e a copa somente irão disponibilizar o que tiver sido impresso em cada setor.

– A possibilidade de transferir, cancelar e corrigir pedidos, além de reabrir ou fechar contas;

– Integração às diversas balanças, facilitando os processos de um Buffet;

– A permissão de pré-cadastro do cliente, muito útil para baladas e bares;

– Controle em aberto, que permite detectar clientes que saíram sem pagar, setores que não tem pedidos ou pessoas que estão aguardando a conta;

– O isolamento de pedidos por mesa ou nome do cliente, imprimindo e emitindo cupons fiscais separadamente;

– Relatórios específicos, que fornecem dados como: vendas por hora, quantidade de clientes atendidos, comissão por atendente, cancelamento ou descontos efetuados.

Custo da comanda digital

A única desvantagem de se usar uma comanda digital é o custo da implantação, já que, além do software, é preciso investir em tablets ou celulares.

No entanto, hoje já é possível encontrar celulares com preços muito acessíveis que podem ser utilizados como comanda eletrônica.

Em relação ao software para controlar mesas e pedidos, existem alguns que oferecem opções por menos de R$ 150,00 mensais sem necessidade de comprar licenças (Conheça o Saipos!).

Considerando todos os pontos mencionados acima, o investimento nesse modelo de comanda só trará resultado positivos para o seu restaurante.

Além é claro, do investimento se pagar em pouquíssimo tempo.

Como vimos é de total responsabilidade do estabelecimento comercial controlar os gastos e consumos de seus clientes, e por isso esse modelo de comanda é muito mais seguro e viável.

A vantagem da comanda eletrônica

A comanda eletrônica oferece uma usabilidade e praticidade muito maior para seus estabelecimentos.

E por isso fazer uso desse modelo específico pode te livrar de dores de cabeça e prejuízos.

A partir dele você consegue evitar confusões e a demora com os pedidos. Além disso, agiliza os processos e reduz erros de pedidos.

Adicionar um software e a comanda eletrônica  ao seu comércio não só te ajudará a ficar atualizado, mas também te trará lucros e evitará prejuízos! 

Conheça o sistema ideal para o seu restaurante