O que é um sistema de controle de estoque?

Controle de estoque saiba o que é

Abrir um negócio próprio não é apenas comprar/alugar um estabelecimento, colocar mesas e começar a produção.

Depois que toda a papelada burocrática estiver pronta, você vai precisar de muita organização.É neste ponto que o empreendedor começa a se desesperar: com o sistema de controle de estoque.

Isso pode ser considerado o segundo cérebro do local e por isso que nós da SAIPOS preparamos esse artigo para você!

O que é um sistema de controle de estoque?

Como o próprio nome já diz, este tipo de sistema serve para controlar e organizar o seu restaurante. A função dele é registrar, fiscalizar e gerir o que entra e sai do local.

Ele é importante para garantir que não falte matéria-prima e evitar prejuízos causados pela perda de mercadorias devido ao vencimento da validade, por exemplo. 

O sistema de controle de estoque é uma ferramenta que colabora com a organização e administração dos produtos.

Ou seja, é um grande lista com tudo que há no seu restaurante. Ele também abrange todas as fases do processo do estoque da produção (compra, entrega  e venda).

O que é um sistema de controle de estoque não é algo difícil de entender.

Na verdade, é um processo que qualquer tipo de comércio precisa ter. A parte mais complicada disso tudo é escolher o tipo.
 

 

Tipos de controle de estoque

Seja lá qual for o tipo de restaurante, montar um sistema de controle de estoque pode ser complido.

E quais são os tipos de sistema que você vai escolher irá  depender do que você precisa e de como você vai se entender melhor.

É possível fazer tudo à mão, em planilhas– como neste artigo aqui: Planilha de Controle de Estoque Excel: Grátis para Download– ou aderir a um software de sistema de controle de estoque.

Fazer manuscrito pode ser considerada a opção mais difícil, pois exige muita organização e tempo.

Com este tipo de sistema de controle de estoque, é provável que tenham erros de todos os tipos, o que pode gerar dificuldade em encontrar algum item.

Um dos outros tipos de sistema de controle de estoque é a clássica planilha. Ela ainda é eficiente e teoricamente fácil de usar.

Tudo pode ser achado facilmente dentro dela se você souber usar a ferramenta. E caso tenha alguma dúvida de como usar, basta clicar aqui.

Mesmo com outros tipos, um software de sistema para controle de mercadorias é a alternativa mais procurada nos últimos tempos.  

Muitos empreendedores têm aderido a esta última opção pois é bem mais fácil.  

Ele funciona nos mesmos princípios dos manuais, porém é mais flexível e as informações estão a disposição de um modo muito mais facilmente.

Com poucos clicks já é possível saber o valor do estoque pelo preço de compra ou venda e saber quão bem um produto seu está sendo vendido.

Como escolher um sistema de controle de estoque?

Para escolher o melhor tipo de um sistema de controle de estoque, é preciso ver qual se encaixa melhor com a necessidade do seu negócio.  

É sempre bom fazer uma boa pesquisa antes de adotar o seu tipo de sistema para controle de estoque.

Uma boa dica é pegar um software para sistema de controle de estoque que esteja dentro do orçamento da sua empresa. Mas analise se ele irá de fato ajudar ou complicar a situação.

Confira se o sistema de controle de estoque funciona bem nos computadores do seu negócio e se os funcionários não terão problemas em usá-lo.

Verifique se a empresa fornecedora do software conta com uma equipe de suporte atenciosa e pronta para lhe atender em caso de dúvidas ou manutenções.

Mas, de qualquer maneira, procure por algo que você saiba usar.

Quais as vantagens de usar um software de sistema de controle de estoque?

Se você optar por uma sistema de controle de estoque por software, terá algumas boas vantagens.

Com ele, a organização será uma checklist e assim você ganhará tempo na gestão. Afinal, os processos estarão centralizados, padronizados e de fácil acesso para a equipe.

Dentre quais as vantagens de usar um software de sistema de controle de estoque está a redução de erros.

Investir em um sistema assim  ajuda a prevenir problemas e reduzir o índice de erro corriqueiros. Donos de estabelecimentos têm perfis diferentes, mas nenhum quer ter prejuízos.

Com um um software de sistema para os seus produtos há exatidão de quais mercadorias estão saindo, quais estão demorando e qual a frequência de reposição.

Sem contar que quaisquer os produtos que estejam faltando, irão ser apontados pelo sistema de controle de estoque, evitando roubos.

 

Conheça o sistema ideal para o seu restaurante