FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Online Delivery: Melhores estratégias para fazer sucesso!

Ideias de sucesso para o Online Delivery!

Os restaurantes de online delivery viraram febre e a cada dia mais mostram que chegaram para ficar! 

Mas se você almeja ter um delivery, ou até mesmo se já tem, precisa descobrir como se destacar e se diferenciar dos outros, explorando ao máximo esse mercado tão disputado.

Pensando nisso, a SAIPOS preparou este artigo para te contar alguns segredos que vão tornar o seu serviço de online delivery muito mais atrativo e diferenciado.

Veja o que você vai encontrar por aqui!

  • Marketing funcional para online delivery;
  • Cuidados com a logística de entrega;
  • Como usar o Linktree para aumentar suas vendas;
  • Montar uma Dark Kitchen vale a pena;
  • Dark Kitchen – 5 motivos para investir;
  • Dark Kitchen e as cozinhas compartilhadas;
  • Como otimizar a rotina do seu restaurante delivery.

Marketing funcional para online delivery

Ter um delivery online torna ainda mais fundamental o uso de estratégias de marketing eficiente, e em um mercado tão competitivo, é importante dedicar tempo e investimento nesse quesito.

Separamos algumas dicas com potencial de impactar o seu online delivery positivamente, confira!

Identidade visual é o primeiro passo

Identidade visual é a imagem que o seu restaurante quer passar, seu conceito, história e essência. 

Mas, quando se trabalha apenas no delivery ou com Dark Kitchen, essa questão fica mais difícil de ser bem desempenhada. 

Isso porque quando se tem um espaço de atendimento presencial, ele funciona como uma vitrine para as questões que você quer transmitir aos clientes.

Sem essa vitrine, é necessário conquistar o seu espaço nas redes sociais, e algumas ações podem ajudar muito na visibilidade do seu negócio delivery:

  • Publicações diárias nas redes sociais seguindo um cronograma de postagens padrão;
  • Fotos de qualidade da sua comida e que estejam de acordo com o que você realmente entrega;
  • Posts com vídeo sempre que possível (vídeos trazem mais engajamento);
  • Folders e panfletos não são ultrapassados, aproveite esse meio;
  • Faça anúncios por geolocalização

Aposte no Instagram 

Segundo dados de pesquisas feitas pela Nuvem Shop, no último semestre de 2018, 70% das vendas online foram feitas através do Instagram.

Com a pandemia, sabemos que as pessoas passam mais tempo em casa, e, consequentemente, utilizam mais as redes sociais.

O Instagram também possui mais de 64 milhões de usuários no Brasil, então investir nessa plataforma representa ótimas chances para seu online delivery.

Uma dica importante é criar posts com a intenção de fazer o público comentar e interagir. 

O IGTV, aba que permite vídeos mais longos, também pode ser explorado pelo seu online delivery.

Através dela, dá para contar um pouco da história do seu empreendimento e gerar empatia nos clientes.

Clique no banner e baixe GRÁTIS as 58 Artes para Redes Sociais que a Saipos preparou para você!

Como usar o Linktree para aumentar suas vendas?

Um dos pontos importantes do Instagram é a Bio, que é o espaço para descrever o perfil. 

Embora comporte apenas uma pequena quantidade de caracteres, a Bio, se bem utilizada, pode direcionar seus clientes diretamente para a compra.

Para fazer isso, o Linktree entra em ação. Ele é uma espécie de página onde você pode colocar todos os links úteis do seu delivery online. 

Pode ser o seu Whatsapp Business para restaurante, Facebook, cardápio do ifood, ou até mesmo seu site. 

O acesso ao Linktree é grátis, mas você pode, também, optar pelo plano premium. 

Com ele é possível ver estatísticas diárias de acesso, o que ajuda a acompanhar a evolução do seu negócio no meio digital.

Mas, independente de ser a versão paga ou gratuita, aproveitar essa ferramenta é fundamental para direcionar seus futuros clientes às vendas, enviando os links através de qualquer rede social.

Cuidados com a logística de entrega

Como já comentamos, aproveitar as plataformas de entrega de comida é uma escolha inteligente na maioria dos casos.

No entanto, sabemos que existem taxas e que elas são significativas.

Portanto, se o seu orçamento comportar a contratação de entregadores, é importante vê-los como parte do seu produto. 

Treine-os para seguir um modelo de atendimento, mesmo que apenas nas entregas, forneça uniforme, adesivos, enfim. 

O importante é identificar o seu entregador, a ponto de que fique nítido que ele faz parte da sua marca.

É fundamental ter atenção ao tempo de entrega, que deve estar dentro do informado ao cliente no momento do pedido, e o produto precisa chegar em perfeito estado.

Pensando nisso, é fundamental dar atenção ao tipo de embalagem para delivery utilizada, que deve ser resistente e específico para o tipo de comida preparado.

Se entregue pelos marketplaces, ter um bom desempenho e saber como definir a área de entrega, a qualidade e aparência do produto podem resultar bons feedbacks e notas mais altas dos clientes.

Esse tipo de ação é muito relevante, porque proporciona ao seu delivery as chances de ganhar mais visibilidade dentro dos aplicativos.

Montar uma Dark Kitchen vale a pena?

Com certeza! Sabemos que qualquer negócio online delivery de sucesso dispensa uma série de gastos com o espaço físico, onde o atendimento aos clientes é necessário.

Então, com as Dark Kitchen’s isso fica ainda mais evidente.

Isso porque, o dono pode trabalhar sem considerar gastos elevados com decoração, sistema de climatização da área de atendimento e outros custos com pontos destinados ao atendimento presencial.

Por sua vez, o investimento que seria feito sobre esses segmentos pode ser redirecionado a diferenciais para turbinar a visibilidade do seu negócio!

Dark Kitchen e as cozinhas compartilhadas

Se você atende presencialmente, mas já conhece como funciona a área do delivery online, terá mais facilidade ainda em investir nas novas Dark Kitchen’s.

Esse setor já é bem conhecido nos Estados Unidos, mas no Brasil está começando a dar as caras a pouco tempo, e por isso, agora é o melhor momento para conquistar o seu espaço!

Um dos pontos positivos disso tudo, é que você não precisa começar do zero, arcando com o custo de todos os equipamentos para a cozinha e adquirindo um espaço próprio para a o seu “restaurante fantasma”.

Isso porque um dos diferenciais desse modelo de restaurante é ocupar espaços compartilhados. 

Sendo assim, nada impede que junto a outro empresário você monte um espaço que comporte uma equipe grande e focada em produtos diversos com diferentes marcas.

Imagine um local onde a equipe de vários restaurantes possa trabalhar com proximidade. 

Nesse caso, todas as despesas com o local seriam divididas, e essa união ficaria apenas entre os parceiros do negócio, sem necessidade dos clientes saberem.

Atualmente, essa ideia é perfeita para os donos de restaurante que perderam a maior parte dos clientes durante a pandemia, ou que até mesmo não puderam reabrir.

Sendo assim, ao invés de manter o estabelecimento de portas fechadas, aproveita-se a cozinha que já existe para trabalhar sobre o online delivery.

Além disso, se ganha um valor a mais por dividir a cozinha com outra equipe. É como diz o ditado “se você tem um limão, faça uma limonada”.

  • Saiba mais sobre essa nova tendência do mercado de online delivery, clicando aqui.

Dark Kitchen – 5 motivos para investir!

Já ficou claro que as Dark Kitchen’s valem muito a pena para quem quer investir na área do online delivery, mas veja os 5 pontos que evidenciam esta realidade:

Economia

Como já falamos, os custos para manter uma dark kitchen são infinitamente menores dos que os necessários para um restaurante convencional.

Aproveitamento do meio digital

Esse tipo de restaurante que tem contato com o cliente apenas através do meio virtual consegue aproveitar de forma gratuita um espaço que é totalmente gratuito: as redes sociais.

Localização flexível

Não é necessário escolher o local para montar a cozinha de acordo com a movimentação e fluxo de pessoas. Nesse quesito, a única coisa que importa é a logística de entrega acessível.

Sem necessidade de contratar motoboys

Com a variedade de marketplaces de comida, com o ifood, rappi e uber eats, se torna desnecessário contratar uma equipe própria de motoboys.

Dessa forma você já aproveita o “marketing” de estar dentro destes apps e é mais visto pelo público.

Maior lucratividade

Existem relatos de diversos donos de restaurante que migraram para o modelo dark kitchen e tiveram aumento na lucratividade.

Segundo eles, o crescimento foi de até 50% por conta da diminuição de gastos com aluguel, pessoal, água, luz e outros.

Como otimizar a rotina do seu restaurante delivery?

Embora um online delivery ou dark kitchen possam parecer muito mais simples que um restaurante com espaço para atendimento, existem vários pontos que podem dificultar a rotina.

Em primeiro lugar, é preciso saber lidar com as demandas, que costumam subir em escala de acordo com a visibilidade que seu delivery vai atingindo. 

Por isso, ao trabalhar com mais de um aplicativo, como Rappi, Uber Eats, iFood e outros, é provável que a falta de organização entre as plataformas cause um conflito no preparo e, consequentemente, na entrega.

Então, para evitar isso, é fundamental ter um sistema para delivery que faça integração com todos estes aplicativos.

Sistema para restaurante da SAIPOS

Uma das melhores opções de mercado atualmente é o software da SAIPOS, que faz essa integração e oferece muitas outras soluções para o seu negócio, seja ele virtual, ou não.

Com ele é possível cuidar da parte de finanças, emissão de cupons fiscais, estoque, pedidos, entre outros.

Portanto, esse sistema ainda trabalha com o Pedido Online, que faz a diferença para qualquer restaurante delivery ou Dark Kitchen.

Através dele, é criado o site próprio do seu restaurante com o cardápio completo e formas de pagamento, podendo ser também ser personalizado de acordo com sua logo.

Clique no banner e assista GRÁTIS uma demonstração do Sistema para Delivery da SAIPOS!

Resumo

Ebook Restaurante Mais Eficiente - Baixe Grátis!