Planilha de controle de vendas para restaurantes

Quem administra um negócio, seja lá qual for, sofre com um pesadelo chamado planilha de controle de vendas

Por se tratar de algo bem detalhado, muitas pessoas acabam tendo dificuldade em montar e entender uma.Embora seja algo que tire o tempo de vários empreendedores, é importante saber a sua função.

Então, vamos começar do começo!

O que é controle de vendas para restaurantes?

Este processo, de controle de vendas para restaurantes, nada mais é do que uma série de etapas relacionadas às vendas em geral do seu estabelecimento.

Elas compreendem informações importantes e análises que ajudam a melhorar a compra de mercadorias, armazenagem, abordagem e em ações de compra de um produto ou serviço.

O controle de vendas ainda fornece informações sobre como está o atendimento e desempenho de funcionários, rotação de estoque e da situação financeira da empresa.

Por este motivo é bom ter uma planilha de controle de vendas para restaurantes. Ela vai ajudar a ter mais controle.

É trabalhoso montar algo assim, ainda mais se o restaurante tiver grande fluxo, mas é realmente necessário. Você ganha mais segurança e, por sua vez, administra melhor.

 

Planilhas do Excel Controle Restaurante Grátis

Normalmente, as planilhas de controle de vendas para restaurantes são feitas no clássico Excel.Mesmo com outros recursos, o Excel ainda é o programa preferido para realizar essas tarefas.Várias planilhas, não somente de controle de vendas para restaurantes, são feitas com este programa que já está no mercado há mais de 20 anos. Aliás, é possível utilizar o Excel para para controlar seu restaurante, acompanhar orçamento e operações, incluindo os seguintes pontos abaixo:

  • Inventário
  • Custo da comida
  • Cardápios
  • Programação dos funcionários
  • Listas de pedidos
  • Listas de preparativos
  • Histórico de vendas

Por que ter uma planilha de controle de vendas para restaurante?

Optando por uma planilha de controle de vendas para restaurantes, você saberá mais sobre metas, prazos, fornecedores, clientes e tudo que estiver relacionado ao estabelecimento.

Entre estes fatores, fazer o acompanhamento correto das vendas pode ajudar o seu restaurante a crescer e subir a escadaria para o paraíso.Ter uma planilha de controle de vendas vai além da mera organização.

Com este funcionamento você tem, sem muito esforço, todos os indicadores que precisa para saber se sua equipe está seguindo o planejamento e batendo as metas.

Nós vamos contar uma novidade: com todos os dados sobre as vendas do seu restaurante é possível arriscar metas ousadas de crescimento.Ou ainda planejar seu faturamento para os meses futuros e datas comemorativas.

Agora que você já sabe por que ter uma planilha de controle de vendas para restaurante, está na hora de saber como montá-la.

 

Como montar uma planilha de controle de vendas para restaurante?

Para montar uma planilha digna de controle de vendas para restaurante, você vai precisar seguir algumas instruções.

Além disso, é necessário saber exatamente o que será controlado. É possível usar um formato básico, padrão, e adaptá-lo conforme as suas necessidades. Lembre-se de colocar informações básicas, que sejam mais relevantes para o seu negócio, sempre comparando o planejado com o realizado.

Coisas como formatação e fórmula SOMASE, podem gerar dúvidas e, por isso, nós montamos algumas dicas.

1º Passo: Criar o Cabeçalho

O cabeçalho é importantíssimo para a estruturação da sua planilha de controle de vendas para restaurante.

Nessa parte que serão definidas quais informações serão inseridas na planilha. E é bem aqui que vamos inserir em cada coluna os títulos devidos.

Os dados básicos que precisam constar na planilha de controle de vendas são: título, data, número do documento (nota), histórico (mercadoria vendida), valor (total), condição de pagamento, desconto, valor líquido, nome do vendedor, percentual de comissão e valor da comissão.

2º Passo: Formatar Colunas

Aqui você precisa formatar cada uma das colunas com o formato necessário. Desta forma não será preciso repetir o processo na hora de inserir os dados.

É só formatar a coluna “Data” no formato que preferir, a coluna “Nota” como número, as colunas “Valor Líquido e Valor da Comissão” como moeda e as colunas “Desconto e Comissão %” como Percentual.

O processo é bem fácil e simples: clique no nome da coluna com o botão direito e escolha Formatar > Número.

3º Passo: Formatar as Colunas com Cores

No Excel você encontra uma variedade de cores, então pode scolher as que achar melhor.
O indicado é colorir as colunas para facilitar a inserção de dados, agindo como uma espécie de alerta para evitar erros de digitação.

Além disso, com as colunas formatadas de forma diferente, a identificação de erros fica mais fácil.

É importante deixar a última linha da planilha para os cálculos de vendas e comissões para que a conferência seja mais fácil.

Quer uma visualização? Faça a mesclagem centralizada da primeira linha em todas as colunas da planilha e da linha “Totais” nas três primeiras, que não utilizam valores para soma.

4º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMASE

Estabeleça o total de vendas, total de valor líquido e o total de comissões.

Para isso, na última linha da planilha, você vai escolher a função SOMASE para cada uma dessas colunas e selecionar todas as linhas acima dela para buscar os valores.

Não entendeu muito bem? Acompanhe este exemplo: vamos supor que seu restaurante oferece sempre um desconto de 5% nas vendas à vista, e nenhum quando é a prazo. Com o SOMASE é possível criar uma fórmula que faça, automaticamente, esse cálculo, com a simples identificação da condição de venda.

 

Quais são os prós e contras de usar uma planilha de controle de vendas?

Assim como tudo na vida, uma planilha de controle de vendas para restaurantes têm seu prós e contras.

Mesmo com isso, você deve escolher um método que se adequa melhor ao seu conhecimento e ao seu restaurante.

Para facilitar o máximo possível, nós separamos alguns prós e contras ajudar você nesta escolha.

Prós

Ideal para quem está começando

A planilha de controle de vendas para restaurante é uma forma básica, simples e eficiente. Então é ótima para dar os primeiros passos com o seu negócio.

Esta opção é boa para quem procura uma forma de controlar o restaurante e se abastecer de informações para buscar melhores resultados no mercado;

É grátis
Economizar é sempre bom! Sem custo algum para o usuário, esta opção ser baixada e usada por qualquer pessoa e compartilhada entre colegas.

É simples de usar
Assim como a SAIPOS, a opção de planilha para controle de vendas para restaurante tem um funcionamento simples.

É ideal para quem está começando a trabalhar com dados, pois exige apenas dados do local e proporciona análises básicas.

Contras

A parte ruim sempre tem vez. Analise!

Você pode precisar de mais

Com o crescimento do seu restaurante, o uso de uma planilha de vendas pode se tornar insuficiente. Neste caso, é melhor umr sistemas de controle de vendas, finanças e fluxo de caixa integrados.Eles vão fornecer maiores possibilidades de armazenamento de dados e de análise, por isso é mais eficiente.

Uma simples planilha não pode concentrar toda a informação sobre seu negócio pelo resto da vida. Pense nisso.

Funcionalidades limitadas.’Uma planilha de controle de vendas para restaurante pode ter um quantidade menor de funcionalidade que talvez você precise.

Ela pode ter, por exemplo, menos possibilidades de cruzamento de dados que podem ser vitais para seu estabelecimento.

 

Programas podem fazer o mesmo de forma mais cômoda

Hoje em dia já existe sistemas de gestão são capazes de processar as mesmas ( informações de uma planilha de controle de vendas.

Graças à tecnologia, eles ainda conseguem gerar gráficos e relatórios mais complexos e completos sobre a situação do restaurante. Isso torna o processo de análise muito mais fácil e ágil. Além disso, sistemas de gestão já possuem integração para emissão e cadastro de notas fiscais.Mamão com açúcar, não?

Frisando que: fazer o controle de vendas do seu restaurante é essencial para ter a garantia de um bom banco de dados para análise e tomada de decisão. Entendido?

 

Quando está na hora de largar as planilhas?

Por muito tempo as pessoas utilizavam (e ainda utilizam) planilhas de Excel para fazer os mais diversos controles do seu negócio. Seja na área comercial, financeira, produção, recursos humanos entre outras.

E sem dúvida, funciona! No entanto, conforme seu negócio vai atingindo novos patamares as planilhas que o ajudaram a chegar até onde você está, passam a consumir muito tempo do seu dia. E é aí que você deve buscar ferramentas que aumentam sua produtividade.

Recomendamos que conheça o sistema SAIPOS para bares, restaurantes e pizzarias. Fácil e inteligente, foi construído por quem entende dos problemas e da falta de tempo do micro empresário.

Conta pra gente se as planilhas te ajudaram! Queremos ser o seu braço direito quando o assunto é gestão.