Planilha de Fluxo de Caixa Excel: Grátis para Download

Planilha de fluxo de caixa: Controle todas as movimentações do seu negócio

Com esta planilha de fluxo de caixa você pode controlar todas as movimentações de Entradas e Saídas de recursos financeiros sua empresa.

Isso quer dizer que você deverá registrar todas transações que sua empresa realiza sejam elas de pagamentos de contas, compras de produtos ou vendas em dinheiro e cartão, entre outras.

Planilha de fluxo de caixa:  que é e para que serve o Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é uma das ferramentas de gestão financeira mais importantes de uma empresa.

Tem como objetivo demonstrar e também projetar o resultado de todas as entradas e as saídas de capital do seu negócio.

Baixe nossos materiais:

Download de Planilha de Cadastro de Produtos
Download Planilha de Fluxo de Caixa
Download Planilha de Fluxo de Caixa Mensal

Disponibilizamos dois modelos de planilha de fluxo de caixa, uma para controle Diário e outra para controle Mensal.

Recomendamos a utilização das duas já que uma oferece uma visão de curto prazo e a outra de longo prazo.

O mais interessante do fluxo de caixa é conseguir projetar o que você tem a receber e a pagar.

Com isso, olhar no fim da planilha de fluxo de caixa se você tem mais valores a receber do que a pagar.

E se em algum mês você vai fechar no vermelho. E se esse for o caso, ter tempo hábil para realizar alguma ação para mudar o cenário negativo.

Como utilizar a planilha de fluxo de caixa

Existem as colunas Previsto e Realizado. Nas colunas Previsto você deve informar a projeção de valores que você tem a receber ou espera faturar.

Além é claro das despesas que você projeta pagar de acordo com cada mês. Nas colunas Realizado você deve registrar o que foi efetivamente recebido e pago naquele mês.

Quanto maior for a assertividade entre o que foi projetado no fluxo de caixa e o que efetivamente foi realizado, maior será o conhecimento do empreendedor sobre seu negócio.

Baixe nossos materiais:
Download Planilha de Controle de Estoque
Download Planilha de cálculo de venda para restaurante
Downlaod de Custo de Cálculos de pratos

O Saldo Anterior é o valor que você tem em caixa no momento em que começar a controlar o seu fluxo de caixa.

Preencha esse valor somente uma vez quando efetivamente começar a utilizar a planilha  de fluxo de caixa.


Dica:
o fluxo de caixa é uma ferramenta simples e de fácil preenchimento que faz MUITA diferença na organização e gestão do seu negócio. O desafio está em ter a disciplina de registrar as informações com frequência para que nada seja esquecido. Assim, ela será o espelho do que acontece na sua empresa e a visão de futuro do seu negócio.

Faça o Download GRÁTIS da Planilha de Fluxo de Caixa Mensal Excel.

Faça o Download GRÁTIS da Planilha de Fluxo de Caixa Diário Excel.

E como eu sei quando está na hora de largar a planilha de fluxo de caixa e dar um passo a frente?

Durante um tempo as pessoas utilizavam (e ainda utilizam) planilha p para de Excel para controlar estoque, vendas, funcionários, entre diversas outras atividades.

E sem dúvida, funciona! No entanto, com o crescimento do seu negócio as planilhas que o ajudaram a chegar até onde você está, passam a consumir muito tempo do seu dia.

E não é só do seu dia e sim, dos seus colaboradores também. Esse é o momento que você deve buscar uma ferramenta que faça você ganhar tempo e produtividade.

Lembre-se: o sucesso do seu negócio depende da qualidade dos produtos, da divulgação da sua empresa e principalmente de como você faz a gestão e controle financeiro do seu negócio.

Com o robô gestor SAIPOS você terá um fluxo de caixa atualizado, organizado e automatizado. Isso quer dizer que sempre que você registrar uma venda ele automaticamente fará o lançamento no contas a receber.

Um pouco mais além da planilha de fluxo de caixa: fluxo de caixa saiba um pouco mais

Quando o proprietário de um restaurante foca apenas para o dinheiro que entra das vendas  diárias de seus pratos ou de sua tele entrega, ele pode ser induzido a um caminho equivocado  sobre a situação real de seu negócio.

Volume de vendas em datas específicas dá uma falsa ideia de que há  dinheiro sobrando, mas sem olhar os gastos futuros, o que ocorre na saúde financeira fica camuflado e geralmente surpresas desagradáveis podem acontecer.

Por isso é fundamental que o dono do restaurante saiba  o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização de seus negócios.

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa nada mais que o controle da movimentação financeira de um negócio por um determinado período de tempo, levando em conta a entrada  e saídas de dinheiro a partir de registros diários, semanais ou mensais é fundamental para uma restaurante, delivery ou lanchonetes que todas as todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas.

Baixe nossos materiais:
Download Planilha de Controle de Estoque
Download Modelo de Comanda
Download de Controle para restaurantes
É normal  em restaurantes , que essa organização comece por planilhas, contudo, o ideal é utilização  de uma ferramentas mais completa como um sistema para restaurante para ajudar no gerenciamento do seu negócio.

Nesse momento já há a possibilidade ter uma gama de informações  e com elas em mãos , você já pode tomar decisões mais assertivas.

O dono do negócio tem as informações  necessárias para a tomadas de decisões mais assertivas, pois no momento que se administra seu fluxo de caixa , você terá uma visão mais precisa do momento financeiro de seu restaurante.
Faça o Download GRÁTIS da Planilha de Fluxo de Caixa Mensal Excel.

Faça o Download GRÁTIS da Planilha de Fluxo de Caixa Diário Excel.

 

 Planilha de fluxo de caixa: Crie relatórios baseado nos dados de seu fluxo de caixa

Crie relatórios diários semanais quinzenais ou mensais. Não importa. Crie.Faça-os conforme a necessidade do seu negócio. Vendo seu desempenho, e sabendo como seu negócio aos números apresentados.

Analisando os números do fluxo de caixa do seu restaurante você precisará entender como seu negócio chegou nesses resultados, sendo ele positivo ou não.

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a utilização do fluxo de caixa para manter a saúde do seu negócio, irá trazer vários benefícios como:

> Prevenção e controle e planejamento de entradas e saídas do faturamento em determinadas épocas;

> Avaliação se o restaurante  ( ou qualquer outra empresa) está trabalhando sempre em uma margem confortável para recebimento de vendas, compra de produtos, gastos, etc.

> Poder avaliar se o preço dos pratos estão fora do ou dentro dos padrões, a fim de poder ajustá-los para possíveis promoções.Saber se seus recursos financeiros são suficientes para manter seu restaurante em dia.

Faça download da planilha de calculo de custo de prato

Existem vários modelos de planilha de fluxo de caixa

Nesse artigo focamos na importância  de manter um controle das despesas e receitas registrando e deixando tudo bem documentado.

O grande pulo do gato é saber como isso será utilizado em seu restaurante. Há vários tipos de análise de fluxo de caixa

Planilha de fluxo de caixa projetado

Fluxo de caixa projetado é uma estimativa de datas e quantidade de dinheiro que você espera que passe pela sua empresa, incluindo todas as receitas e despesas.

O fluxo de caixa projetado funciona como uma régua que mostra qual o período entre vender e receber uma mercadoria, quando repor o estoque, entre outros. O fluxo de caixa projetado é capaz de indicar as melhores datas para pagar fornecedores e estabelecer outras datas de vencimentos, por exemplo.

Planilha de fluxo: previsões de fluxo de caixa, para que serve?

As previsões de fluxo de caixa podem ajudar a prever sobras ou escassez no caixa da empresa. Auxilia na preparação de impostos e planejamento de novas compras de equipamentos, ou ainda pode ajudar o empreendedor a identificar se precisa de um empréstimo.

Planilha de fluxo de caixa Indireto

O fluxo de caixa direto funciona de forma diferente. Através de relatórios, ele aponta detalhadamente todos os valores utilizados pela empresa.

Valores estes referentes aos recebimentos ou pagamentos que uma empresa realizou em determinado período de tempo.

Seu objetivo é destacar de forma clara os resultados brutos. Diferentemente do fluxo de caixa indireto, que aponta os resultados líquidos.

Por isso, na planilha de  fluxo de caixa direto deve conter informações como:

Recursos recebidos dos clientes;

Todo tipo de juros ou multa pagas;

Todo capital utilizado como forma de pagamento, seja para funcionário, cliente ou fornecedor;

Todos os impostos que a empresa deve pagar;

Quaisquer entradas ou saídas de capital referentes aos pagamentos e recebimentos da empresa;

A demonstração do fluxo de caixa direto é mais custosa para a empresa. Porém, esse método permite que os dados estejam sempre atualizados e disponíveis para o setor contábil.

Por que a demonstração de fluxo de caixa direto deve ser utilizada?

A demonstração do fluxo de caixa direto é fundamental para o setor contábil da empresa.

É através da geração do relatório que os gestores responsáveis terão um poder de avaliação maior.

Essa avaliação se refere à capacidade de uma empresa, independentemente de seu porte, gerar lucros a partir de suas atividades principais.

Da mesma forma, é através da Demonstração na planilha de fluxo de caixa direto que os avaliadores podem se certificar de que uma empresa terá recursos disponíveis para cumprir com suas obrigações legais, como, por exemplo, o pagamento de imposto, ou até mesmo pagar os dividendos para acionistas.

A demonstração do fluxo de caixa direto e indireto serve também para criar um relatório detalhado sobre todo tipo de transação que acontece dentro da empresa. Alguns exemplos seriam as transações de investimentos, financiamento, parte operacional, etc. O objetivo de utilizar uma DFC é aumentar o ROI da empresa, identificar falhas que possam estar comprometendo a redução de custos pela empresa, dentre outros.

Planilha de Fluxo de caixa operacional

Os diversos modelos de fluxos de caixa são as principais ferramentas financeiras utilizadas pelos gestores para medirem o retorno. De forma geral, podemos definir o fluxo de caixa como todas as entradas e saídas de recurso da organização. Isso implica que um fluxo de caixa positivo é aquele onde entram mais recursos do que saem, gerando lucro para a organização.


Mas ao tratarmos de fluxo de caixa operacional, vale lembrar que abordar alguns tópicos que são frequentemente confundidos com os cálculos de lucro. Entretanto, é importante destacar que isso ajudará a calcularmos e contabilizarmos depreciações, enquanto em lucros e resultados não.

 

Planilha de Fluxo de Caixa Descontado?

O Fluxo de Caixa Descontado, também conhecido como FCD, é um aliado muito importante das tomadas de decisão, sendo uma metodologia utilizada em qualquer situação em que o dinheiro seja aplicado em um ponto e recebido em outro, no futuro. Em outras palavras: o FCD trabalha com o valor do dinheiro no tempo.

O método do Fluxo de Caixa Descontado é uma técnica de orçamento de capital (como Payback e Taxa Interna de Retorno) e é utilizado para determinar o valor presente de uma empresa, ativo ou projeto com base no dinheiro que pode gerar no futuro. O FCD parte do pressuposto de que o investimento gera fluxo de caixa durante um determinado período.

Encontre o melhor sistema para sua empresa:

Programas para restaurantes
Sistema para restaurantes
Observe que o método considera duas importantes variáveis – risco e retorno. Isso significa que a análise de Fluxo de Caixa Descontado utiliza projeções de fluxo de caixa e descontos para chegar a uma estimativa de valor presente. Essa estimativa é, então, utilizada para avaliar o potencial de investimento, quais os riscos e as possibilidades de ROI. Caso o valor obtido da análise de FCD for maior do que o custo atual do investimento, o controller pode dar o sinal verde, pois a oportunidade pode ser boa.

Se você já quer começar com tudo funcionando da forma correta para evitar problemas no futuro, solicite uma demonstração do SAIPOS – o sistema para restaurante diferente (e mais simples) de tudo que você já viu.

Não gostamos de taxas de adesão! Você só paga uma mensalidade e ainda entregamos a sua loja com todos produtos cadastrados.

Saipos – simples como papel!