FALE COM CONSULTOR SAIPOS

11 Dicas sobre Propaganda para Delivery!

11 dicas sobre propaganda para delivery

Você sabe que o marketing é a alma do negócio, não é? Então a propaganda para delivery deve ser pensada para fazer seu restaurante ter ainda mais sucesso.

Para quem é dono de restaurante, é necessário estar ciente em relação a como divulgar um delivery da sua marca.

Caso você esteja buscando formas de divulgação para crescer e fazer seu negócio ser conhecido, a Saipos vai te ajudar!

Sabemos que para fazer sua propaganda para delivery é necessário, primeiramente, que você prepare um processo de entregas.

Isto é, antes de iniciar ações para atrair a clientela, é essencial estruturar a forma como funciona seu delivery.

Fidelizar clientes deve sempre ser um objetivo, pois caso eles não tenham uma boa experiência, jamais voltarão ao seu restaurante.

Segundo o último levantamento do ano de 2019 realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de entregas no setor alimentício teve um faturamento anual de R$ 11 bilhões em todo o país. 

Podemos dizer que o valor alto justifica a necessidade que os restaurantes têm de investir em propaganda para delivery e obter resultados positivos.

Neste artigo vamos falar sobre 11 ideias e dicas que podem auxiliar você a entender como fazer propaganda para delivery. Confira!

Que tal um material grátis com 5 dicas para divulgar seu delivery? Pois a Saipos criou um ebook para você baixar! Clique no banner para fazer download!

1. Comece organizando tudo

O primeiro passo para fazer sua propaganda para delivery dar certo é definir qual região será atendida para suas entregas.

Será apenas seu bairro? Todas as regiões da cidade? Cidades vizinhas?

Dessa forma, um fator essencial é compreender os custos de cada área coberta e definir a melhor taxa de entrega.

Isso porque diversos restaurantes calculam esse valor de acordo com a distância e utilizam preços diferentes para cada local de entrega.

Enquanto outros fixam um valor médio e que cobre todos os custos.

Horário para delivery

A segunda questão para fazer uma propaganda para delivery é o horário e os dias de atendimento.

Alguns restaurantes não recebem muitos pedidos em determinados dias da semana, então oferecem os serviços apenas nos finais de semana ou durante a noite.

Essa ação também ajuda a reduzir os gastos com entregadores. 

Defina a equipe para delivery

Bom, você já definiu a área de atendimento e o período de entrega, então agora resta estabelecer a equipe para atender a demanda.

Caso seu restaurante receba muitos pedidos no delivery, o ideal é criar um procedimento e um grupo que sirva somente para essa função.

Assim, não vai gerar muito tempo de espera e, também, as entregas não atrasarão.

Inclua o serviço no site do restaurante

Agora seu processo está bem conduzido para você investir nas estratégias de propaganda para delivery.

Sendo assim, é importante incluir informações sobre o serviço de seu restaurante em seu site.

O ideal é colocar os dados do seu delivery de forma bem visível, uma ideia é ter uma aba do menu dedicada a isso e calls to action durante as outras páginas.

Ah, não esqueça de incluir a indicação de telefone, app do restaurante (se tiver) e horário de funcionamento.

Apps para delivery

Cadastre-se nos aplicativos de delivery para que sua marca esteja presente e visível para todos!

Essa parte é bastante importante na propaganda para delivery, pois iFood, Uber Eats, Rappi e outros apps estão sendo cada vez mais usados.

Então, estando dentro dessas plataformas, as chances de seu restaurante ser visualizado será alta.

Invista nisso, pois o retorno será positivo!

2. Use e abuse das redes sociais

Esta primeira dica é crucial para sua propaganda para delivery, por motivos óbvios: quem não está nas redes, não existe.

Dessa maneira, restaurantes que estão ativamente presentes nas redes sociais costumam ter retornos melhores.

Seja Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outro canal de comunicação, é um meio interessante para qualquer negócio que ofereça delivery.

Então, em seus cardápios e folders, inclua as informações das redes sociais do seu restaurante e peça para seus cliente seguirem e acompanharem as novidades por lá.

Uma ideia legal é oferecer ofertas exclusivas e promoções por esses canais, podendo atrair mais seguidores.

Para ajudar, a Saipos criou um pacote com 58 artes para redes sociais para você usar no seu restaurante! E sabe o melhor? É GRÁTIS! Clique no banner e baixe agora!

Instagram: melhor aliado

A presença no Instagram é essencial se você quer ter uma propaganda para delivery eficaz.

A rede é ideal para promover o melhor conteúdo visual para seu restaurante, pois ela oferece diversas ferramentas para isso.

Assim, utilize também a opção dos “stories” para mostrar o dia a dia do seu restaurante, além de outras novidades mais rápidas e interessantes de serem registradas.

É uma mídia que contém forte apelo visual, pois seus posts devem ser imagens ou vídeos, com algum texto da descrição.

Outra ideia é o próprio cliente divulgar sua marca. Por exemplo: incluir um folder/impressão na embalagem de entrega sugerindo que o cliente compartilhe fotos do prato no Instagram. 

Assim, seu restaurante não paga nada pela divulgação e pode só re-compartilhar a publicação – escolhendo bem as que quer compartilhar, é claro.

Esteja atento ao engajamento

Engajamento de propagação é o ato que os usuários das redes têm ao interagir ou compartilhar fotos, vídeos e outros conteúdos produzidos por marcas.

Portanto, faça posts criativos, com gatilhos mentais, que deixem o seguidor instigado a ter esse comportamento e divulgar mais a marca do seu restaurante.

Interaja com seus seguidores, responda os comentários, as DM’s, curta e compartilhe as marcações, demonstre que a sua marca se importa e agradece a preferência.

3. Use fotos profissionais do seu cardápio

O apelo visual é fundamental em sua propaganda para delivery, e todos sabemos que fotos de comida fazem sucesso nas redes.

Dessa forma, fotos profissionais das comidas do seu restaurante são uma ótima dica para atrair a clientela e ajudar na divulgação.

Imagens de alta qualidade significam que o restaurante leva a sério a apresentação e o que tem a oferecer a seus consumidores.

Por isso, invista em contratar um profissional que faça um trabalho que dê resultados positivos, com fotos e vídeos que farão a diferença nas suas redes.

Além disso, a concorrência é forte e também já deve estar fazendo o mesmo, então não perca tempo!

4. Invista em materiais gráficos

Outra ideia de propaganda para delivery é utilizar materiais gráficos, como folders, folhetos e cardápios. Isso ajuda a divulgar e incentivar o uso desse serviço.

Uma dica bacana é, em todas as entregas, incluir um folder com o cardápio dos pratos que seu restaurante oferece, divulgando serviços e as redes sociais do seu negócio.

No espaço físico esses materiais também podem ser distribuídos, nas mesas dos clientes, no balcão de pagamento, na recepção.

Outra sugestão de propaganda para delivery é uma estratégia de panfletagem nas regiões de entrega do seu restaurante.

5. Utilize anúncios pagos

Mídias pagas são uma forma de propaganda para delivery bastante útil.

É uma estratégia flexível em conteúdo e investimento, e está sendo cada vez mais utilizada no setor alimentício para atrair mais clientes (e seguidores).

Assim, o objetivo é criar campanhas no Instagram e Facebook, usando links patrocinados para conquistar público para seu delivery.

Uma sugestão é testar diferentes palavras-chave, imagens e conteúdos em cada plataforma, visando reconhecer as melhores formas de vender por meio desses meios.

O que são palavras-chave?

Elas são termos usados, por uma ou mais palavras.

Também chamadas de “keywords”, são a maneira que o usuário escreve sua dúvida na web, com objetivo de ter respostas para concluir suas pesquisas.

O uso das palavras-chave é bastante comum em sites de busca, principalmente o Google.

Outra dica é contratar alguma agência especializada para comandar essa estratégia, pois ela exige tempo, dedicação e conhecimento para ter sucesso.

6. Divulgue com influenciadores digitais

Influenciadores digitais estão por toda parte! Seja Instagram, Youtube, blogs, Facebook e outras redes sociais, os famosos “blogueiros” sabem como usar a imagem.

Por isso, eles estão sendo procurados cada vez mais pelas marcas para divulgarem seus produtos, pois eles são capazes de obter sucesso em campanhas.

Isso porque constroem um público específico, criado a partir do conteúdo produzido, afinidade e interesse.

Portanto, para realizar sua propaganda para delivery, identifique quem são os influenciadores, do seu segmento, mais engajados da sua região.

Acompanhe-os, entre em contato, convide para ir no seu restaurante ou, melhor, envie um delivery personalizado, explicando sua marca e fortalecendo a parceria.

Essa estratégia com certeza fará com que mais pessoas se interessem por seu restaurante.

7. Construa a identidade da sua marca

O seu objetivo deve ser construir a identidade do seu restaurante de acordo com seu público alvo.

Assim, essa construção é importante na propaganda para delivery, pois a marca do seu negócio pode criar um forte impacto na performance da sua mídia social.

Seu restaurante é de comida saudável? Fast Food? É mais inclinado a servir cerveja se carnes? Compreenda quem é seu consumidor e construa sua identidade baseado nisso.

Vale refletir também esses interesses em suas plataformas de mídia social e em seus materiais promocionais.

8. Geolocalização

As redes sociais têm a opção de anúncios por geolocalização. Dessa maneira, você pode determinar as áreas de abrangência de um post pago. 

Assim, ele será visualizado por pessoas que estão no local. Isso porque, para a maioria dos food services, a localização é algo estratégico e que define muito fatores.

Muitas pessoas buscam bons restaurantes perto de casa e, assim, você obterá o máximo valor de seus esforços de propagando para delivery investindo em geolocalização.

Sendo assim, estes anúncios ajudam você a economizar dinheiro, com a garantia de que apenas clientes em determinadas regiões vejam a propaganda.

Isso elimina clique irrelevantes, que podem custar grandes quantias de dinheiro desperdiçado.

Assim, diversos serviços de publicidade online, como Google AdWords, Facebook e Twitter, oferecem anúncios de geolocalização e sem custo adicional.

Tire proveito desses recursos para garantir seus melhores anúncios na frente de seus melhores clientes!

 

 

9. Configure os Alertas do Google

Para ajudar na sua propaganda para delivery, você pode configurar os alertas do Google na ferramenta Google Alerts.

Eles notificam quando o nome do seu restaurante, ou algum outro termo de palavra-chave escolhido, aparecer em algum conteúdo novo na web.

Dessa maneira, isso ajudará a controlar e analisar quem está falando sobre seu restaurante e são elogios ou críticas.

Portanto, cadastre tags e palavras-chave relacionadas com seu negócio, pois na hora da pesquisa os usuários de Google Alerts serão notificados nas sugestões de alertas e serão prontamente direcionados.

 

 

10. Aposte em programas de fidelidade

Apostar em programas de fidelidade são uma ótima maneira de realizar propagando para delivery, pois o custo é baixo, já que o brinde é seu próprio produto.

Sendo assim, não é necessário nenhum grande investimento para recompensar um bom e fiel cliente.

Você pode usar um cadastro do cliente ou um cartão de pontos, onde o usuário, após realizar um número X de pedidos, recebe uma recompensa do restaurante.

Por exemplo, caso você seja dono de uma hamburgueria, pode oferecer um hambúrguer grátis após a compra de 10 unidades.

11. Cupom de desconto

A última dica para propaganda para delivery é uma estratégia que sempre dá certo: cupom de desconto.

Use dessa manobra para atrair novos clientes, além de fidelizar quem já compra no seu restaurante.

Assim, você pode incluir cupons para serem usados no iFood, Uber Eats, Rappi, baixados em seu site ou então distribuí-los para quem fez um pedido.

Por que devo investir em propaganda para delivery?

Investir em propaganda para delivery é importante para os restaurantes que apostam nessa modalidade de atendimento.

É necessário que sua clientela tenha noção de que seu negócio oferece esse tipo de serviço.

Porém, é preciso que você pesquise e analise seu público, buscando entender quais são os melhores canais e meios para realizar a divulgação do seu delivery.

Seus consumidores utilizam bastante as redes sociais? O que eles buscam na web? Leem jornal, escutam rádio, assistem televisão da sua região?

Apure tudo isso e leve em consideração!

Resumo

BAIXE: 5 dicas para divulgar delivery!