QUERO FALAR COM CONSULTOR

Restaurante de Sucesso: 3 fatores que determinam se o seu é um deles

Conheça os 3 pilares necessários para um restaurante de sucesso

Uma coisa que é essencial para ter um restaurante de sucesso é o empenho do seu gestor e também dos seus funcionários.

Entretanto não é todo negócio que, apenas com muito comprometimento dos funcionários e gestores fará do estabelecimento um restaurante de sucesso.

Por isso, analisamos mais de 100 restaurantes bem sucedidos. Mapeamos os principais pontos que foram destacados pelos empreendedores como uma prioridade na sua rotina.

Dessa maneira, essas práticas foram encaixadas em três grupos principais que são:

  • Produto;
  • Pessoas;
  • Processos.

Estes processos vão de encontro aos pilares abordados por Marcus Lemonis, empresário e apresentador do reality show americano The Profit, no Brasil “O Sócio”.

Para entender mais sobre esses pilares e fazer seu negócio ser um restaurante de sucesso continue a leitura.

Restaurante de sucesso: Produto

Quando falamos do pilar “produto”, a primeira coisa que costuma passar pela sua mente é o que você vende.

Assim, você é guiado diretamente para o cardápio. Mas não é somente sobre isso. O pilar produto abrange também a localização, o ambiente e o atendimento.

Ou seja, é basicamente toda a experiência de consumo do cliente dentro do seu restaurante.

Para entender melhor sobre a qualidade do seu restaurante, é necessário responder 5 perguntas sobre o seu empreendimento e também sobre 3 concorrentes.

Além disso será necessário avaliar os estabelecimentos com uma nota que pode variar de 1 a 5.

Mas é importante que você não se atenha apenas a concorrentes diretos, ou seja, que  possuam pratos do mesmo tipo.

Isso é secundário, o principal ponto é que você selecione o cardápio de restaurante de sucesso.

Contudo é importante que você não seja parcial e tente de alguma maneira, favorecer o seu restaurante.

Embora seja natural que você tenha uma tendência a gostar dos produtos que seu estabelecimento vende, seja imparcial. 

Assim será possível identificar possíveis problemas e o que precisa ser melhorado e também identificar seus pontos fortes.

Outro ponto importante é que você solicite que outras pessoas também respondam esse questionário, pois trará outras visões de mercado.

Dessa maneira você saberá a que pé o seu restaurante está em relação aos demais estabelecimentos.

Em seguida divulgue seus pontos fortes nas redes sociais, já que elas são o principal meio de comunicação com o público.

Restaurante de sucesso: Pessoas

Um dos itens mais apreciados pelos clientes em um restaurante de sucesso é o atendimento.

Mas para um atendimento bom é necessário que seus funcionários estejam felizes, satisfeitos e que acreditem no seu negócio.

Sempre que você pensar em ter um restaurante de sucesso, lembre-se que um CNPJ é uma empresa, mas que para dar certo é necessário diversos CPFs.

Isso quer dizer que é sim necessário pensar no coletivo e motivar seus funcionários a sempre darem o melhor de si.

Embora seja extremamente necessário fechar o mês com resultados, não se pode esquecer que os objetivos são alcançados por pessoas.

Então sempre busque ouvir seus funcionários e operadores na hora de colocar alguma mudança ou melhoria.

Mais do que você, eles lidam diariamente com os problemas de cada setor, e ouvir também suas ideias e reconhecer seus esforços fará com que eles se sintam ouvidos e mais motivados. 

Você pode classificar o grupo Pessoas em duas categorias: os sócios e os funcionários.

Sócios

Parte do processo de ter um restaurante de sucesso é muito importante que os sócios tenham objetivos muito bem descritos e similares.

Portanto de nada adianta que parte da sociedade tenha o propósito de faturar bem com apenas um estabelecimento enquanto o outro deseja abrir uma franquia de restaurante de sucesso.

Mas é importante frisar que nenhum dos exemplos de objetivos acima estão errados. No entanto é crucial que o planejamento de ambos estejam alinhados.

Caso seu restaurante tenha sócios, a sugestão é que todos respondam as questões que estarão dispostas ao final do bloco.

Assim, em sequência faça uma reunião, compare os resultados e encontrem um caminho em comum para tornar o seu negócio um restaurante de sucesso.

Restaurante de sucesso: Funcionários

A primeira sugestão para o seu restaurante de sucesso, é organizar o caixa e estabelecer o valor que você pode gastar por mês com funcionários.

Em seguida faça uma lista de necessidades onde você classifique quais funções são essenciais para o seu restaurante.

Dessa maneira, opte sempre por pessoas bem preparadas, ou seja, o melhor que você pode pagar.

Assim você terá os melhores funcionários e suas satisfações refletirão diretamente no atendimento e também na qualidade de seus produtos. 

Além disso, um restaurante de sucesso não costuma ter uma alta rotatividade da sua equipe, e com um contingente mais selecionado, isso é evitado.

Outra coisa que pode influenciar muito na satisfação dos seus trabalhadores é a cultura da sua empresa. Isso é primordial para o bom tratamento perante os clientes.

Ainda assim é necessário considerar que cada cliente tem suas próprias preferências em relação ao atendimento, alguns preferem um prato mais pessoal, outros algo mais impessoal.

Então é necessário que sua equipe consiga realizar a leitura de cada cliente e entender seus perfis para atendê-los da melhor maneira possível.

Restaurante de sucesso: Processos

Geralmente este é o pilar onde o empreendedor brasileiro tem mais dificuldades. Isso porque estabelecer processos pode ser um pouco cansativo.

Uma das razões para isso é que normalmente não convivemos desde a infância com práticas de uma gestão financeira eficaz.

Então, organizar processos, definir fluxos de trabalho e criar regras e boas práticas para transformar o seu estabelecimento em um restaurante de sucesso pode ser difícil.

Para não atropelar esses processos você pode responder as seguintes perguntas:

  • Se você demitisse todos os seus funcionários hoje à noite, e contratasse uma equipe toda nova amanhã às 9h da manhã, a nova equipe conseguiria servir o almoço ao meio dia?
  • Você sabe com clareza em quanto está o seu custo fixo para manter o seu restaurante funcionando? Sabe quanto custa cada refeição que serve aos seus clientes?
  • Você sabe com clareza quanto dinheiro possui? E quanto vai entrar nos próximos 30 dias ou quanto possui em contas a pagar?

A intenção dessas perguntas é encontrar falhas processuais a fim que você possa rever estes procedimentos.

Por isso, se a sua resposta foi negativa para alguma das questões anteriores, você deve melhorar estas metodologias.

Direcionada para a cozinha, a tabela 5W2H ajudará atuando de maneira mais transparente e facilitando a técnica e a aprendizagem de novos funcionários.

Para a gestão de restaurante, um restaurante de sucesso deve ter a saúde financeira em dia. Mas para isso, um bom sistema para restaurantes pode ajudar.

Para conhecer todas as funcionalidades do sistema Saipos e entender como ele irá ajudar o seu restaurante, clique na imagem abaixo!

Restaurante de sucesso: Considerações finais

Se você conseguir se destacar em pelo menos 2 dos pilares acima, já estará no caminho certo!

Com 3 itens, a tendência é que seu estabelecimento seja bastante movimentado e esteja com o plano de se tornar um restaurante de sucesso em curso.

E lembre-se, nem as plantas crescem sozinhas. Por isso crie dentro do seu estabelecimento uma comunidade que ajudará no processo de transformar seu restaurante de sucesso.

Resumo

Gestão para restaurantes