Restaurante de Sucesso: 3 fatores que determinam se o seu é um deles

Se você trabalha dia e noite para ter um restaurante de sucesso, garanto que não esta sozinho

 

O que mais percebemos em nossas pesquisas é que empreendedores do segmento de alimentação trabalham muito mais horas do que parece. E mesmo que você não esteja no restaurante, parece que o restaurante não sai de você.

Analisamos alguns padrões entre mais de 100 restaurantes bem sucedidos e mapeamos os que foram destacados pelos seus proprietários e considerados como prioridade em seu dia-a-dia. Percebemos que tudo o que foi citado se encaixa em três grandes grupos. São similares ao que são abordados por Marcus Lemonis, empresário e apresentador do reality show americano O Sócio. Esses grupos que definem o sucesso do seu restaurante são Produto, Pessoas e Processos. Vamos analisar cada um deles individualmente e você entenderá como funcionam para que tenha um restaurante de sucesso.

 

Produto

Está diretamente relacionado ao que você vende. Automaticamente pensamos no cardápio, certo? Se você está insatisfeito com o seu cardápio recomendo a leitura do artigo Como montar um cardápio que vende. Mas te garanto que não é só isso! Também envolve o ambiente que você oferece, a experiência de consumo, atendimento, preço e até mesmo localização.

Para você avaliar a qualidade do seu restaurante, preencha as 5 perguntas abaixo com notas de 1 a 5 avaliando o seu estabelecimento e o de 3 concorrentes. Lembre-se que concorrente não precisa vender o mesmo cardápio que você, mas sim aquele que conquista os seus clientes! Tenha cuidado para não ser imparcial e puxar o tapete para o seu lado. Entendo que seja natural você gostar do que oferece, mas esse exercício é muito bom para identificar seus pontos fortes e o que precisa melhorar. Aproveite e peça para mais pessoas responderem, assim você entenderá se a sua visão é a mesma do mercado.

 

Agora que você já sabe como está o seu restaurante em comparação aos concorrentes, utilize outra estratégia. Divulgue em sua comunicação os seus pontos fortes, e confira como melhorar os seus pontos fracos. Não queira ser melhor em tudo. Ninguém é capaz de oferecer o melhor cardápio, no melhor ambiente, com o melhor atendimento, cobrando o melhor preço na melhor localização. Se você conseguir se destacar em dois desses itens, já estará no caminho! Com 3 itens e garanto que seu restaurante tende a ser bastante movimentado e no caminho para ser um restaurante de sucesso.

Pessoas

Qual é o ativo mais valioso que você possui em seu restaurante? Eu gosto de pensar que são as pessoas que trabalham nele. Um CNPJ nada mais é do que uma soma de CPFs trabalhando em conjunto para entregar valor e ter lucro no final do mês. As pessoas envolvidas em uma empresa podem se dividir em dois grupos: Sócios e funcionários.

Encontre o melhor sistema para sua empresa:

Programas para restaurantes
Sistema para restaurantes

Pessoas – Sócios

É muito importante que os sócios de um restaurante trabalhem com objetivos claros e similares. Não adianta ter um sócio que almeja expandir com franquias, enquanto outro quer trabalhar apenas com um restaurante para tirar uma boa renda para si. Nenhum dos dois objetivos está errado. Apenas é importante alinhar as metas pois é fundamental que todos trabalhem seguindo o mesmo caminho.

Se você possui sócio, sugiro que ambos respondam as questões abaixo e depois façam uma reunião para conferir se os objetivos e alinhar quais serão os objetivos do restaurante.

Pessoas – Funcionários

Sobre o grupo de funcionários, minha sugestão é que você contrate as melhores pessoas que seu caixa possa pagar. Funcionários bem instruídos e preparados são fundamentais para trazerem um atendimento diferenciado aos clientes e reduzir a rotatividade na equipe.

Cada cliente tem critérios na escolha de um restaurante. Eu gosto de frequentar locais em que a equipe já me conhece, me atende bem e sabe dos meus pratos favoritos. Esse nível de atendimento só é possível com funcionários satisfeitos e com tempo de casa. Sabemos que a rotatividade no ramo de alimentação é grande, principalmente pela carga horária de finais de semana. Mesmo assim, garanto que pode melhorar essa rotatividade tendo uma boa cultura de trabalho e valorização dos funcionários competentes.

Processos

Aqui está o calcanhar de Aquiles do empreendedor brasileiro. Aposto que você não aprendeu na escola a fazer a gestão financeira de uma empresa. Muito menos organizar processos, definir fluxo de trabalho e criar regras de boas práticas. Provavelmente, você deve ter aprendido parte disso após abrir o seu restaurante. É a velha analogia do “trocar o pneu furado com o carro andando”.

Para avaliar os processos do seu restaurante, você pode responder as seguintes perguntas:

– Se você demitisse todos os seus funcionários hoje à noite, e contratasse uma equipe toda nova amanhã as 9h da manhã, a nova equipe conseguiria servir o almoço de meio dia?

– Você sabe com clareza em quanto está o seu custo fixo para manter o seu restaurante funcionando, e quanto custa cada refeição que serve aos seus clientes?

– Você sabe com clareza quanto dinheiro possui, quanto vai entrar nos próximos 30 dias e quanto possui em contas a pagar?

Se você disse não para pelo menos duas dessas perguntas, sugiro que reveja alguns processos do seu restaurante. Para a cozinha você pode utilizar ferramentas como a tabela 5W2H, que tornará transparente todos os processos e facilitará a aprendizagem de novos funcionários. Para a gestão, você poderá utilizar sistemas como o Saipos que te ajudará a entender de verdade como está o seu negócio e organizar os pedidos para levar agilidade a todo o time.

Espero que você tenha gostado e aprendido com este artigo. Se você ficou com dúvidas, entre em contato comigo e terei o maior prazer em lhe ajudar!

Se você já quer começar com tudo funcionando da forma correta para evitar problemas no futuro, solicite uma demonstração do SAIPOS – o sistema para restaurante diferente (e mais simples) de tudo que você já viu.

Não gostamos de taxas de adesão! Você só paga uma mensalidade e ainda entregamos a sua loja com todos produtos cadastrados.

Um forte abraço e desejo sucesso para o seu restaurante!

Conheça o sistema ideal para o seu restaurante