FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Restaurante falido? Veja 6 dicas que ajudarão a retomar o lucro!

Como levantar um restaurante falido?

Como levantar um restaurante falido exige que você estude diversas estratégias e reveja alguns dos seus processos administrativos. 

Marketing, gestão dos recursos e atendimento são alguns dos principais quesitos que devem ser repensados imediatamente

Grandes são os desafios enfrentados pelos empreendedores. E se você está passando por isso, é preciso, mais do que nunca, ter muita disciplina e um controle intenso do fluxo de caixa do restaurante. 

Se o seu restaurante está falido, há diversas estratégias que podem te ajudar a sobreviver no negócio e a Saipos vai dizer quais são elas! 

Confira abaixo algumas dicas de como levantar um restaurante falido e um ebook completo com todos os motivos do Porque os Restaurante Quebram Tanto! 

  1. Retome o controle do fluxo de trabalho

No início de cada restaurante, os sócios e proprietários estão sempre em volta, acompanhando cada processo e evolução do time de funcionários.

Com o passar do tempo, algumas destas funções acabam sendo terceirizadas para os colaboradores. 

Porém, um restaurante que não tem o olho do patrão, está fadado a desperdiçar lucros. 

Para poder otimizar os lucros e levantar um restaurante falido é necessário reduzir as despesas, padronizando e organizando a cozinha, por exemplo.

Fazer uma boa auditoria do estoque de alimentos vai ajudar a enxergar o quanto de dinheiro você tem investido. 

Um bom líder também deve estar atento à motivação dos seus funcionários. Conversar com eles, vai ajudar a você ter dimensão de como está a situação dos bastidores da cozinha.

Os cozinheiros são o trunfo de cada restaurante, valorizá-los é de grande importância para que a comida que você serve seja sempre inesquecível, então, invista muito nas pessoas que trabalham com você.

 

  1. Organize sua gestão financeira

Não conseguir fechar o caixa no final do mês é sempre o maior problema para um empresário. 

E se você não está conseguindo ter lucro, é necessário encontrar o problema para solucioná-lo.

Como está o cardápio do seu restaurante? Ele está condizente com o público que frequenta o lugar?

É possível enxugar a quantidade de opções disponíveis? Está havendo muito desperdício? Estas são perguntas que devem ser feitas imediatamente para melhorar a sua gestão de recursos.

Se o seu restaurante está falindo, diminuir o cardápio e servir os pratos que são mais pedidos pelo público é uma das melhores opções, pois você vai concentrar recursos e esforços da cozinha para aquilo que, realmente, é pedido pela clientela.

Muitos empresários quando precisam organizar as contas e levantar um restaurante falido, acreditam que só vão conseguir efeito cortando gastos. 

Entretanto, encontrar bons fornecedores, por exemplo, podem te ajudar a conseguir a mesma quantidade de produtos, por um preço melhor.

Fazer uma boa análise dos concorrentes também vai ajudar a identificar o que os concorrentes estão fazendo para atrair os clientes. 

  1. Dê atenção ao que realmente é importante

Você já deve ter escutado várias vezes aquela frase: menos é mais. E na gestão de um restaurante, esse conceito se aplica muito bem.

Em um restaurante que está falindo e precisa voltar a lucrar, é imprescindível separar o supérfluo do necessário.

Será que investir altas cifras em decoração, ter músicos tocando no restaurante todos os dias e servir pratos requintados e caros está dando certo?

Substitua estes “luxos momentâneos” pela essência de uma boa refeição. O que vai salvar o seu restaurante, e fidelizar mais clientes, é uma comida gostosa e bem feita.

Por isso, o faro do empreendedor deve estar focado naquilo que vai trazer mais lucratividade para o restaurante. 

Reinventar e inovar são ingredientes importantíssimos para que a receita do seu restaurante volte a subir. 

  1. Ofereça um atendimento de qualidade 

Nestes tempos em que tudo é digital e que a concorrência é grande, um atendimento de qualidade nunca foi tão importante. 

Então, para fortalecer um restaurante falido, você deve investir todos os esforços para qualificar os funcionários do seu estabelecimento.

Treine seus garçons para serem sempre simpáticos, rápidos e funcionais. Afinal, eles são os profissionais que mais vão ter contato com os clientes durante uma refeição.

Entender quem é o público alvo vai auxiliar a identificar qual é o tipo de atendimento que vai ser mais receptivo para determinados clientes.

Aprimore seus cozinheiros para que todos consigam servir a mesma qualidade das refeições.

Disponibilizar um bom atendimento vai ajudar a fidelizar mais clientes

  1. Invista em uma estratégia de marketing

Se o seu restaurante está falindo, a gente sabe que é difícil investir dinheiro em algum setor. Porém, o marketing é uma ferramenta indispensável se você está tentando atrair novos clientes. 

É possível conseguir bons resultados com pouco investimento, principalmente em redes sociais. 

Comece analisando suas métricas, conhecendo quem é o público-alvo das páginas e invista em anúncios personalizados para cada segmento. 

Capriche na identidade visual e na qualidade das fotos que você vai publicar, isso transmite melhores impressões para quem está navegando na internet.

Uma boa estratégia, também, é disponibilizar promoções para alguns pratos em dias da semana. Assim, você vai gerar um hábito do seu consumidor, tornando-se necessário na rotina.

Se você não tem muito conhecimento de como fazer a gestão das redes sociais, confira o e-book da Saipos de 5 Dicas para Divulgar seu Restaurante e Aumentar suas Vendas.

Clique no banner abaixo para baixar o material gratuito! 

DICA EXTRA! 

Ofereça um desconto para determinado prato por algum período. É importante destacar que, para ser eficaz, uma promoção deve ter um tempo certo para acontecer: um dia, uma semana ou um mês.

Ter um programa de fidelidade que acumule pontos para serem trocados por descontos ou produtos, é um daqueles serviços “queridinhos” dos clientes e que costuma dar muito certo.

Assim, você vai gerar mais expectativa do seu cliente para que ele retorne ao restaurante.

  1. Faça convênios com estabelecimentos da sua região

Uma última dica valiosa para um restaurante falido são aquelas tradicionais parcerias com empresas, escolas e universidades que fiquem perto do seu restaurante. 

Se você tivesse a garantia de que um cliente comeria em seu restaurante todos os dias, você daria um desconto a ele? Provavelmente sim, não é?

Então, vá até lá, fale com eles e ofereça descontos para quem for almoçar ou jantar em seu restaurante com maior frequência. 

Sejam 5, 10 ou 15% de desconto, com certeza, esse “bônus” vai pesar na hora dos clientes escolherem o seu restaurante. 

Pense sempre em frente!

Ser empreendedor é tarefa árdua que requer bastante insistência, principalmente quando falamos na gestão de restaurantes. 

No entanto, é preciso se assegurar do seu serviço, confiar no seu planejamento, na sua estratégia de marketing e seguir em frente.

Grandes empresários sempre são resilientes, e é essa insistência que faz eles continuarem e alçarem voos maiores. 

Por isso, esteja sempre apto à mudanças e adaptações, é o que o ramo alimentício vai demandar de você durante a gestão de um restaurante.

Resumo

Veja também 👉Por que restaurantes quebram?