FALE COM CONSULTOR SAIPOS

7 dicas para administrar e lucrar com rodízio japonês 

7 dicas para administrar e lucrar com rodízio japonês

Rodízio japonês é sempre uma boa forma de atrair clientes! Então, se você quer investir em um restaurante de comida japonesa, esta é uma boa opção.

Apesar dos produtos para produzir sushi serem caros, como peixes, frutos do mar, algas, especiarias e temperos, a maioria dos clientes consome bastante este tipo de alimento.

Sejam quantidades grandes de temakis, sushis e niguiris, os amantes de comida japonesa gostam de abusar na hora de comer.

Além disso, consomem os pratos quentes, que dão uma boa margem também, como o tempurá, yakissoba e rolinhos guiozas.

Portanto, preocupe-se com o cardápio, ofereça diversidade e inclua comida para todos os gostos no seu restaurante de sushi.

Seu rodízio japonês pode atrair muitos clientes que, além de comer, vão querer beber. Por isso, é legal oferecer promoções com bebidas, por exemplo.

Ou ainda, planejar harmonizações com saquê e oferecer para a clientela. O público gosta de comunicação, pois isso gera um tipo de intimidade.

Sendo assim, a Saipos preparou 7 dicas para você administrar com agilidade e lucrar com o rodízio japonês no seu restaurante.

Mas antes, aproveite e baixe grátis o ebook que a Saipos criou com dicas para tornar seu sushi mais eficiente e aumentar suas vendas! Aperte no banner e faça download!

1. Tenha um atendimento capacitado

Para um atendimento inicial, sempre é oferecida bebida, não é? Pois esse primeiro contato geralmente conta na hora que seu cliente vai no seu rodízio japonês.

Por isso, é importante não demorar e instruir sua equipe para que levem os drinks em tempo ágil.

Isso porque apesar de ter uma boa parte de pratos frios, o rodízio japonês envolve o preparo de alimentos frescos.

Eles podem ser preparados somente à medida que o público chega ao restaurante.

Essa é uma dica para que, enquanto a primeira rodada de sushis e sashimis é preparada, os garçons anotem o pedido das bebidas e voltem com elas, deixando os clientes ocupados e conversando.

2. Tenha entradas prontas para oferecer no rodízio japonês

Como já falamos, a maioria dos pratos de comida japonesa precisam ser preparados na hora, ou ficam amolecidos e sem graça.

Porém, existem algumas entradas que já podem estar prontas e serem servidas no primeiro momento do rodízio japonês:

  • Sunomono: que é uma saladinha de pepinos;
  • Ceviches: mesmo sendo peruanos, viraram moda dos rodízios japoneses;
  • Shitakes: que podem ser deixados pré-preparados e serem aquecidos quando os clientes sentam à mesa.

Mas você também pode usar da criatividade, caso possua um bom sushiman.

Pode pedir para que ele desenvolva pratos e entradas que possam ser preparadas antecipadamente, sendo servidas de primeira ao cliente.

3. Aposte nos temakis

O preparo dos temakis é algo rápido e simples, na maioria das vezes.

Dessa forma, o salmão, ou outro peixe batido, geralmente é deixado pronto em uma estufa gelada, assim como outros insumos.

Então, basta o sushiman montar na alga com o arroz, enrolar e pronto! O temaki já pode ser servido no rodízio japonês.

Além disso, é um prato relativamente barato e bem servido, podendo matar a fome inicial do freguês sem que seus custos fiquem altos.

Você pode oferecer uma variedade de temakis diferentes usando poucos ingredientes: salão cru ou grelhado, com pimenta, nachos, amendoim, atum, peixe branco, camarão entre outros sabores.

Uma dica boa é deixar um de seus funcionários responsável apenas no preparo dos temakis, pois praticamente todas as mesas sempre pedem e a saída pode ser mais rápida.

4. Cuide do pré-preparo dos pratos quentes

Nesta questão é importante deixar tudo organizado para o pré-preparo, pois na hora do rodízio japonês, alguns pratos podem ser pedidos antes.

Aqui vale ressaltar os bolinhos e empanados orientais que são bastante demorados de se preparar.

Portanto, é necessário deixá-los preparados e prontos para serem fritados, aquecidos ou grelhados com antecedência.

Isso vale para pratos como harumaki, guioza, wontons, tempurás, entre outros queridinhos dos amantes de comida japonesa.

Além disso, é sempre importante conservar esses alimentos com cuidado e responsabilidade, para que a vigilância sanitária não intervenha.

Para ajudar nessa parte, baixe grátis o ebook de Conservação de Alimentos que a Saipos criou! Aperte no banner e faça download agora mesmo!

5. Evite a desorganização na expedição

Em um rodízio japonês, é comum que a maioria das mesas receba os mesmos pratos e travessas, com uma ampla variedade de comidas.

Porém, também é habitual que atrasos ou demoras aconteçam por causa da falta de organização na expedição.

É normal que às vezes os garçons passem à frente das mesas dos colegas e vejam as travessas e pratos em cima do balcão.

A dica é que, quando isso acontecer, os atendentes devem ser comunicados a verificar o número da comanda ou mesa antes de retirar os pratos e levar.

Agilizar o atendimento é a característica de um bom garçom, porém, quando ele passa à frente dos colegas, quem perde, de modo geral, é o restaurante

6. Cada coisa em seu lugar no rodízio japonês

Para melhorar a organização do seu rodízio japonês, aposte em organizar numa ordem lógica os pratos e itens que serão servidos em cada mesa.

Assim, atropelos podem ser evitados e o sushiman e a cozinha podem trabalhar sincronizados e em harmonia, podendo preparar os pratos com mais tranquilidade.

Você pode começar vendo os pratos mais rápidos e ir avançando conforme a complexidade.

Vale informar aos garçons para que tomem nota de tudo que o cliente pedir de uma vez só, com antecipação.

Isso porque será passado para a cozinha e ela precisa ter um tempo hábil para preparar cada alimento e não ficar atolada de pedidos pela metade.

7. Tenha um ótimo Sistema para Restaurante Japonês!

A última dica é muito importante, pois a tecnologia vai automatizar seu restaurante japonês, fazendo com que seu rodízio faça sucesso.

Isso porque, com um sistema como o da Saipos, é garantida a organização, otimização e controle que você precisa, evitando erros para não cometer em um restaurante de sushi.

Com ele, seu rodízio japonês será facilitado na hora da cobrança, da entrega dos pedidos na cozinha e do atendimento ao cliente.

A Saipos oferece diversas funcionalidades que podem alavancar suas vendas, como:

  • Comanda eletrônica;
  • Cardápio digital;
  • Monitor KDS;
  • Controle de estoque;
  • Controle de vendas;
  • Fluxo de caixa;
  • Gestão de garçons;
  • Emissão de nota fiscal
  • E muito mais!

Então, adquira o Sistema Saipos como uma solução para usar a tecnologia a seu favor e tornar seu negócio automatizado, reduzindo falhas e tendo todo o controle ao seu alcance.

Interessante não é? Conheça melhor o sistema de gestão para restaurante japonês da Saipos, agende uma demonstração grátis com nossos consultores! Aperte no banner!

Resumo

Torne seu sushi mais eficiente - Baixe Grátis!