FALE COM CONSULTOR SAIPOS

SAAS: o que é e como usá-lo na gestão de restaurante?

SAAS: o que é e como usá-lo na gestão de restaurante?

O modelo de serviços SAAS, conhecido como Software as a Service, é uma forma de trabalho que oferece tecnologia e sistemas por meio de um pagamento mensal.

Por mais que seja difícil acreditar, ele faz parte da nossa vida há tempos, mas nunca percebemos isso. Se você não consegue imaginar como ele nos influencia diariamente, vamos aos exemplos!

Quando assistimos à Netflix, abrimos a nossa caixa de e-mails ou hospedamos um arquivo no Google Drive, isso já é usar um SAAS.

Agora você deve estar pensando em como essa nova tecnologia pode ser útil para o seu negócio, não é verdade?

Nesse artigo, explicamos para você em detalhes como aplicar o SAAS em uma gestão de restaurante. Mas, antes de pensar em sistema, que tal ter algumas dicas de como tornar seu restaurante mais eficiente? Aperte no banner abaixo e faça download do e-book exclusivo feito pela Saipos!

O que é a tecnologia SAAS?

As empresas de SAAS são organizações que, além de desenvolver softwares, também os comercializam como serviços.

Sua utilização é muito simples. Basta entrar na internet e começar a usar o programa! Essa simplicidade só existe devido à famosa “nuvem” — ou cloud computing

A nuvem digital, ou o armazenamento em nuvem, é uma tecnologia que permite guardar os seus dados na internet, em um servidor online que está sempre disponível. Dessa forma, todos os serviços que o SAAS oferece estão reunidos em um só lugar. 

Como o SAAS contempla todas as suas necessidades em um só programa, você não precisa mais comprar mais de uma versão de software e, ainda por cima, pagar suas licenças.

O mesmo com as máquinas: com apenas um computador e acesso à internet, você consegue mexer em suas funções, sem precisar instalar nada. Assim, você economiza também em manutenções!

A responsabilidade das empresas que oferecem esse tipo de serviço é manter a estrutura do sistema funcionando perfeitamente e disponibilizá-lo para os seus clientes.

Por fim, ela também garante a segurança de dados e a confiabilidade das soluções que você necessita.

Como funciona o software?

Os serviços SAAS servem para dar acesso às informações e aos processos do sistema aos usuários, independentemente do tamanho de seu negócio. 

Além do sistema ser 100% online, o gerenciamento dos itens é feito de forma centralizada, tudo dentro do próprio software. 

Para utilizá-lo, não é preciso que você tenha vários servidores ou um espaço físico destinado somente a esse objetivo. Os servidores são dos fornecedores do sistema!

Outro ponto interessante é que, caso seja necessário realizar uma integração com outros softwares, já existem soluções que apresentam Applications Programming Interfaces (APIs), ou Interface de Programação de Aplicações. 

Uma de suas principais características é que a maioria dos SAAS se enquadram no modelo one to many, ou “um para muitos”. Isso significa que os mesmos serviços, design e recursos são oferecidos para uma grande quantidade de empresas e clientes

A ideia é poder atender ao maior número de empresas oferecendo o maior número de resoluções possível. A personalização desses serviços pode acontecer, mas nem sempre.

Na maioria das vezes, uma equipe especializada em TI está a postos para desempenhar esse objetivo. 

Por que utilizar o SAAS em sua gestão de restaurantes?

Agora que você conhece o que são os SAAS e como eles funcionam, entenda como a tecnologia pode auxiliar na administração do seu negócio.

Confira abaixo as vantagens e benefícios!

1. Baixo custo para implementação e utilização 

Quem assina o SAAS paga pela assinatura do serviço — ou seja, pelo seu acesso. Por isso, há a diminuição ou, até mesmo, eliminação do custo de aquisição de licença.

Além disso, não é mais necessário que você adquira uma infraestrutura de TI para suportar o sistema. O SAAS é acessado remotamente, fato que também reduz os custos.

Outro ponto positivo é que as empresas podem controlar os seus gastos assinando cada sistema pelo período que for necessário.

Esqueça os custos com manutenção de equipamentos, ou com a climatização de espaço físicos para manter o funcionamento do seu servidor!

2. Não precisa de máquinas para hospedar o software

Ainda falando de máquinas, é importante ressaltar que, com a utilização do SAAS, não é mais necessário a aquisição de computadores que trabalhem somente para essa função.

Já que a sua hospedagem acontece na nuvem, um simples aparelho com acesso à internet é o suficiente para utilizar o software.

É a sua garantia de maior agilidade, praticidade e usabilidade.

3. Fácil acesso de qualquer lugar

Como explicamos acima, basta ter internet para acessar um SAAS.

Seja em meio a uma viagem a trabalho, em uma visita a um cliente externo ou em outro país, é só se conectar à web para obter as informações de que necessita. 

O sistema funciona independentemente de dia ou de horário, ou seja, está disponível para você de domingo a domingo, 24 horas por dia.

4. Atualizações de forma automática

Normalmente, quando se trabalha com softwares comuns, você sempre precisará investir em sua atualização e pagar taxas elevadas.

Tendo o software como serviço, isso não é necessário. As atualizações são feitas automaticamente, já que o programa está hospedado na internet. 

5. Integrações com outros sistemas de forma facilitada

Algumas soluções SAAS podem se integrar com sistemas de sua empresa, facilitando o fluxo de informações e sua gestão de processos. 

Em outros casos, aplicativos de intermediação de pagamentos em e-commerce — como PagSeguro e PayPal — podem ser compatíveis com a solução contratada.

6. Entrega de indicadores 

Um ótimo benefício que o software traz é a obtenção e análise de indicadores dentro da própria plataforma. 

Você pode obter as métricas de excelência de acordo com o segmento que atende, com base nos seus clientes, por exemplo.

7. Previsibilidade dos custos

Por último, mas não menos importante, temos a previsibilidade de custos. 

Quando se contrata um SAAS, você sabe exatamente quanto e o que paga por mês — afinal, paga-se por uma assinatura.

Se você trabalha com sua própria infraestrutura, imprevistos podem acontecer e exigir gastos extras.

Então, além de trabalhar com a certeza do quanto o serviço irá custar, o setor financeiro pode ter uma melhor definição de orçamentos e planejamento de contas. 

Como funciona a forma de cobrança de um SAAS?

O pagamento de um SAAS funciona como uma assinatura. Você se lembra do exemplo que utilizamos lá em cima ao falar da Netflix? É a mesma coisa!

Assim como muitas tecnologias, o SAAS pode ser contratado pela internet. O cliente irá pagar o pacote que escolher.

Há opções de pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito, e você pode escolher contratar esse tipo de serviço da forma que for mais conveniente para o seu restaurante.

A Saipos é a melhor opção de SAAS para restaurante!

Você sabia que a Saipos é um SAAS? Aqui, você encontra uma plataforma de gestão completa e eficiente, para donos de bares e restaurantes de todos os portes.

O nosso sistema oferece diversas funcionalidades para controle de pedidos, gestão financeira, administração de estoque, informações estratégicas e muitas outras!

Com uma mensalidade acessível e com a cobrança de uma taxa de integração, os empreendedores recebem tudo funcionando perfeitamente.

Os sistemas vêm com as integrações habilitadas para apps de delivery com os cardápios já cadastrados.

Quer conhecer mais? Aperte no banner abaixo e peça uma demonstração!

Resumo

Baixe: como fazer fluxo de caixa rápido e fácil