FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Saiba como montar um restaurante mexicano 

Clique no banner e baixe grátis o Melhor Ebook para tornar o seu Restaurante Muito mais Eficiente.

Saiba como montar um restaurante mexicano

Montar um restaurante mexicano é uma tendência que só tem a crescer, por isso,  é importante conhecer bem a cultura e características da culinária típica.

Além disso, planejar bem a estrutura e tudo que envolve a criação do seu estabelecimento, é muito importante.

No entanto, o  Restaurante mexicano é um dos tipos de restaurante que pode trazer um grande lucro. No entanto, já haver um mercado extenso disso, você se destacar.

Sem contar que é preciso seguir alguns passos para que a ideia saia do papel e vire realidade.

Pensando nisso, a SAIPOS preparou esse artigo para explicar tudo para você que pensa em montar um restaurante de sucesso. Confira! 

1. Como montar um cardápio para restaurante mexicano?

A culinária mexicana é muito rica em sabor. São usados diversos temperos e ingredientes de restaurante natural que fazem o sabor deste estilo de comida ser tão reconhecido.

Então, quando você for montar um cardápio para restaurante mexicano, procure estudar esta cultura e implantar isso na comida.

Dessa forma, vá em busca de insumos característicos, que deem o toque nativo desta região, e, claro, dos pratos típicos.

Os pratos típicos do México são cheios de história e misturam costumes de diversos povos. Além disso, costumam usar ingredientes de comida saudável, podendo atender até mesmo o público fitness, com algumas  adaptações.

No entanto, pode ser difícil saber como montar um cardápio para o seu estabelecimento, pois alguns ingredientes não são comercializados no Brasil.

Por isso, separamos algumas receitas muito saborosas para você se inspirar e começar a pensar no seu cardápio de restaurante mexicano. Confira!

O que servir?

Existem muitos pratos  tradicionais da culinária mexicana, mas lembre-se: Se quer abrir um restaurante mexicano com identidade cultural mexicana, e não apenas mais um, é necessário se aprofundar no cardápio.

Isso significa que é importante buscar pratos que ainda não são conhecidos por aqui.

Uma dica de prato para restaurante com comida temática é fazer uma pesquisa sobre o tipo de culinária que o seu estabelecimento trabalha.

Uma outra opção, é contratar um profissional que seja especialista no tipo de comida que você deseja servir.

Mas não deixe de fazer um apanhado a respeito do seu tema. Isso pode ajudar tanto no cardápio, quanto na decoração do local.

Pratos tradicionais

Tortilla A tortilla é muito famosa, e consiste em uma massinha fina e crocante feita com farinha de milho. Ela pode ser a base para diversos recheios e complemento para muitos pratos.
Pozole O Pozole leva de tudo um pouco no seu preparo. Se parece com uma sopa que leva carne de porco ou frango, com uma mistura de vários temperos e vegetais.O milho em farinha ou flocos também faz parte desse prato.
Tacos al Pastor Os Tacos todo mundo conhece, mas essa versão tem influência do Shawarma. Essa versão é feita com carne de porco e é claro, bastante pimenta.
Chilli con Carne É um tipo de sopa feita à base de carnes variadas, pimenta, e feijão. Um prato digno de um restaurante caseiro.
Guacamole A Guacamole já é conhecida por muitos, e se trata de uma pasta feita com abacate, pimenta, cebola, tomate e vários outros temperos e é usado em diversos tipos de prato.
Nachos Os Nachos são as tortillas na versão frita, e também são servidas com guacamole.
Burritos Os Burritos também fazem sucesso, e também são feitos com a tortilla, que é enrolada e recheada com os mais variados recheios.

 

3. Local de atendimento restaurante mexicano: como montar?

Quando se pensa em montar um restaurante com a temática de alguma cultura, assim como um restaurante italiano, japonês ou outros, é necessário trazer características marcantes daquela tradição.

No caso do restaurante mexicano, é interessante utilizar objetos alegres e coloridos no ambiente, assim como também as cores das paredes.

A alegria e alto astral faz parte do México, então além de trazer esse elemento tão importante no ambiente, lembre-se que ele precisa também aparecer nas suas comidas.

O estilo de restaurante bistrô costuma combinar muito bem com um estabelecimento que serve comida mexicana.

4. Quais são os equipamentos para montar um restaurante mexicano?

Todo o restaurante tem as suas necessidades básicas e neste caso não é diferente. E você precisa estar preparado para adquirir o necessário, mesmo que queira montar um restaurante com pouco dinheiro.

Confira os equipamentos para montar um restaurante:

  • Amassadeira;
  • Balança de alimentos;
  • Batedeira;
  • Chapa para tortillas;
  • Coifas e ventilação para a cozinha;
  • Extrator para sucos naturais;
  • Fogão industrial;
  • Forno industrial;
  • Forno microondas;
  • Freezer horizontal;
  • Freezer vertical;
  • Fritadeira industrial;
  • Geladeira industrial;
  • Liquidificador industrial;
  • Mesas e cadeiras;
  • Pratos, copos e talheres;
  • Processadores de alimentos;
  • Utensílios para cozinhar;
  • Utensílios para servir.

Além dessa lista há outros detalhes como a decoração, os funcionários que devem ser capacitados e treinados e ainda, um bom gerenciamento.

5. Como escolher a localização de um restaurante mexicano?

A estratégia de como montar um restaurante mexicano começa pela localização. 

Caso seja um estabelecimento que funcione durante o dia, é bom fixá-lo em uma área mais comum e movimentada.

Entretanto, se funcionamento for à noite, é indicado pontos que sejam próximos do centro da cidade, nesse caso o serviço pode ser a la carte e mais requintado.

Mas, durante o dia, é interessante optar por um self service, buffet a kilo ou prato feito. Apesar dessas modalidades serem mais populares, nada impede que o restaurante mexicano atenda dessa forma.

Mas seja lá qual a localização, preocupe-se em como montar um estabelecimento que seja de fácil acesso.

Inclusive, esteja preparado com rampas, sinalizadores de entrada e saída e demais cuidados com a acessibilidade e segurança do cliente.

6. Como decidir os fornecedores de um restaurante mexicano?

Para a comida ser boa, os insumos precisam cumprir o seu papel com um boa qualidade. Como alguns ingredientes são difíceis de conseguir no Brasil, é importante ter atenção a qualidade e ao preço.

Teste tudo antes de apresentar para o seu cliente, inclusive, se conseguir, busque fornecedores locais. Há um pouco mais de segurança com isso.

Contudo, mesmo que você tenha certeza da qualidade dos alimentos, não esqueça de fazer a lavagem correta de tudo.

Lembre-se: a contaminação cruzada pode estar em qualquer coisa.

7. Como montar um restaurante mexicano delivery?

Não fique de fora do delivery! Com esta opção, ficou muito mais prático montar um restaurante. Afinal de contas, não é preciso muito investimento.

Montar um restaurante delivery vai exigir apenas uma equipe de produção, um sistema de entregas e alguns utensílios básicos.

Portanto, não fique de fora dessa! Veja o que é necessário para organizar o seu estabelecimento delivery:

  • Balcão para atendimento e administração;
  • Computador;
  • Fogões industriais;
  • Freezers com capacidade de 600 litros;
  • Geladeiras;
  • Impressora;
  • Materiais diversos de cozinha (talheres, equipamentos em geral, como liquidificador e processador).

Mas, o mais importante para um restaurante mexicano delivery, é contar com um sistema que auxilie em todos os processos, desde o preparo até a entrega.

Então, uma dica de sistema, é o da SAIPOS. Com ele é possível cumprir todas as etapas de processo do seu negócio e ainda contar com uma enorme variedade de integrações com os apps de delivery.

Para assistir um demonstração grátis, é só clicar no banner abaixo.

Você tem duvidas do por que utilizar o sistema Saipos? Entre em contato e acompanhe uma demonstração gratuitamente.

8. Quais são os documentos para montar um restaurante mexicano?

Para montar um restaurante mexicano é preciso passar por toda a parte burocrática de alvará de funcionamento e outras licenças para restaurante.

Contudo, isso pode gerar muita dor cabeça se você não souber para onde ir ou o que precisa para colocar o seu negócio para funcionar.

Por isso, veja algumas as documentações necessárias para montar um restaurante mexicano.

  • CNPJ;
  •  Licença Ambiental;
  •  Licença Sanitária;
  •  Alvará de funcionamento.

Mas, dependendo da região, mais documentos podem ser exigidos. O indicado é fazer é consultar a prefeitura da sua cidade para garantir que nenhum documento esteja faltando.

Resumo

Como montar um restaurante e lanchonete?

O segredo para montar um restaurante e lanchonete está no planejamento de todas as etapas necessárias para criar um espaço incrível.

Isso inclui organização financeira, montagem de um espaço acolhedor e adequação com toda burocracia necessária para tornar realidade o seu projeto.

Pensar no ponto ideal para se abrir um restaurante e lanchonete é uma tarefa muito importante.

Pode-se dizer que se você escolher bem um ponto estratégico, já tem 50% de chance do seu negócio alavancar.

Pensar no melhor cardápio para o seu restaurante e lanchonete é uma tarefa fundamental, já que é através dele que se agrada o paladar dos clientes.

Como montar um restaurante de peixes?

Se quer saber como montar um restaurante de peixes, você precisará focar no planejamento.

Ao pensar no seu estabelecimento de frutos do mar, o mais importante é ter bons fornecedores.

Porque é ele que vai definir a qualidade dos seus produtos, além de atendimento, espaço físico e crescimento.

Restaurantes de frutos do mar geralmente são mais refinados, por isso, é importante seguir nessa linha quando for preparar o seu espaço físico.

Isso não quer dizer necessariamente que seja necessário gastar um valor imenso com a decoração, por exemplo.

Como montar um restaurante de espetinhos?

Sem dúvidas, escolher bem o ponto para abrir um restaurante é muito importante.

Falando em como montar um restaurante de espetinhos, o melhor lugar são centros bem movimentados.

Quanto maior o fluxo de pessoas, maiores são as chances do seu estabelecimento alcançar sucesso em pouco tempo.

Por isso, não desperdice a chance de se inserir em um ponto bem movimentado, mesmo que para isso precise investir mais em aluguel.

Ebook Restaurante Mais Eficiente - Baixe Grátis!