QUERO FALAR COM CONSULTOR

Saiba como escolher software gestão financeira

Mas como escolher um software gestão financeira para restaurante?

Para você escolher um software gestão financeira para restaurante, ele precisa servir para acompanhar o fluxo de caixa, precificar os pratos de maneira assertiva e saber o que gera mais lucro.

Esses são apenas alguns exemplos das atividades essenciais para dar previsibilidade ao restaurante.

Evitando, assim, que seu negócio tenha prejuízos no futuro.

Dessa forma, sabemos que a tecnologia segue sendo uma grande aliada no mundo dos empreendimentos.

Neste caso, no ramo alimentício não é diferente. Investir em um software gestão financeira pode trazer diversos benefícios.

Ele ajudará a deixar seu restaurante mais atrativo e com resultados financeiros positivos, de acordo com a satisfação dos clientes.

Quais as vantagens de ter um software gestão financeira para restaurante?

Gestores de restaurantes não nascem sabendo de tudo, principalmente sobre economia e finanças.

Porém, não podem evitar essa parte super importante do negócio, pois é por meio da gestão financeira que você saberá o que está trazendo lucros e, também, seus gastos.

Portanto, contar com um software gestão financeira evita o medo de controlar essa parte complexa do empreendimento. 

Isso vai garantir que a administração das finanças funcione sem falhas e complicações.

Sendo assim, a Saipos separou algumas vantagens para você automatizar seus negócios com um software gestão financeira. Confira!

Balanço do fluxo de caixa

Essa é uma tarefa essencial para evitar que falhas aconteçam no fechamento das contas, basta ter um controle de fluxo de caixa bem alinhado.

Dessa maneira, o gestor consegue acompanhar todas as movimentações do seu restaurante em tempo real, assim como as previsões e saldos disponíveis.

Além disso, com o fluxo de caixa, você também evita que dados sejam registrados dentro do período já fechado.

Com o software gestão financeira, o gestor também consegue verificar as informações de fluxo de caixa de dias anteriores.

A Saipos possui uma planilha de fluxo de caixa diário para você utilizar o seu restaurante. Clique no banner abaixo e baixe GRÁTIS!

Monitoramento de ganhos e gastos

Ter uma projeção financeira para seu negócio é uma ação fundamental para evitar um saldo negativo no final do mês.

Com essa prática, você pode visualizar, de forma ágil, quais são as baixas em cada lançamento, replicar despesas fixas e programar receitas parceladas.

Assim, com um software gestão financeira, o gestor efetua buscas por dados para simplificar as operações de baixa, além de outros controles financeiros.

Emitir boletos e notas fiscais

Utilizar um software gestão financeira facilita até mesmo tarefas simples, como a emissão de boletos e notas fiscais.

Além disso, um fator bem legal é que esse sistema possui conexão com os principais bancos do Brasil.

Dessa forma, para facilitar as cobranças na agência, alguns sistemas possuem a opção de emissão automática no e-mail.

Sendo assim, cada vez que você emitir uma nota, os relatórios de impostos vão sendo alimentados.

Somando-se também os valores de tributos a serem pagos.

Relatórios de indicadores financeiros

Caso você necessite de dados mais desenvolvidos para certas decisões, adotar um software de gestão financeira no seu restaurante é fundamental.

Assim, nenhuma informação passará despercebida, e será possível identificar desperdícios por meio dessas análises.

Então, as chances de reduzir custos e ter decisões pontuais são maiores. 

Além disso, com o software, fica mais fácil calcular receitas, despesas, lucros, saldo disponível e outras movimentações bancárias.

Análise de DRE

A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) significa os custos e despesas por meio da comparação das receitas.

Isso porque, com um software, é possível fazer análises financeiras de todos os resultados, sejam eles operacionais ou não.

Uma boa notícia é que já existem sistemas que deixam essas análises automatizadas. 

Outra vantagem é que também é viável analisar as despesas com base nos custos fixos e variáveis, além de visualizar informações de períodos específicos. 

5 dicas de softwares gestão financeira para seu restaurante

Qualquer gestor de restaurante sabe que controlar atividades relacionadas à área financeira é um desafio constante.

Sendo assim, um negócio com o setor financeiro desorganizado pode causar prejuízos, e é neste momento que vale a pena adotar um software de gestão financeira para ajudar.

Por isso, a Saipos separou alguns sistemas que podem auxiliar o gestor na hora de ter que escolher o software ideal para seu restaurante. Confira!

1. Bematech Mister Chef

Esse software foi desenvolvido para aumentar o desempenho e a eficiência do seu restaurante.

Com ele, você pode controlar toda a gestão financeira, de estoque e análise de indicadores via web, além de otimizar as receitas e reduzir custos originados pela falta de controle.

Sendo assim, o sistema é bem fácil, promovendo mais agilidade no seu atendimento e mantendo todos os controles em dia.

Dessa maneira, possuindo os dados financeiros completos e integrados na sua área de vendas, produtos e estoque, você terá mais segurança para saber quando fazer compras.

Além disso, visualiza comparativos entre despesas e receitas e todas as informações sobre o giro do seu negócio, tudo isso no sistema.

2. Colibri

Com este software, o gestor pode centralizar a gestão financeira e a contabilidade nele. Até mesmo a avaliação do cliente é computada e mensurada por lá.

Esse sistema é bastante popular nos restaurantes, pois ele propõe apoio total à gestão do empreendimento, da recepção à acomodação do cliente.

Além disso, ele trabalha com pedidos, fichas técnicas dos pratos, preparação, serviço e pagamento, até o controle de estoque e fluxo de caixa.

3. Conta azul

Esse software é completo e fácil de usar, por isso é uma das ferramentas mais populares do Brasil quando falamos em gerenciadores financeiros.

Com esse sistema, é possível ter total controle sobre o dinheiro, além de auxiliar no controle de estoque, vendas, emitir boletos e notas fiscais eletrônicas.

Sendo assim, a plataforma é ideal para pequenos e médio negócios, pois auxilia a ter um controle amplo das atividades em um único lugar.

Outra facilidade é que eles disponibilizam um aplicativo grátis para o sistema iOS.

4. Quickbooks

Essa plataforma é uma ótima opção para gerenciamento financeiro.

Ela organiza as principais tarefas, como acompanhamento de contas bancárias e cartões de crédito, planejamento orçamentário, cadastramento de custos e recebimentos, etc.

Além disso, o software possibilita que vários usuários tenham acesso ao sistema do restaurante. Ele também disponibiliza relatórios sobre a situação financeira do seu negócio.

Dessa maneira, o programa também oferece outras funções, como controle de estoque e carga horária dos funcionários.

5. SisControle

A boa notícia é que esse sistema disponibiliza uma versão gratuita.

Com ele, é possível realizar atividades básicas de gerenciamento, como acompanhar movimentações bancárias, registrar contas a pagar e receber, controlar fluxo de caixa, etc.

Além disso, ele também organiza os dados em gráficos, auxiliando a compreender a realidade do seu negócio e tomar decisões pontuais.

Outra função interessante é que empreendedores que possuem mais de um negócio podem cadastrá-los no sistema.

O que considerar na hora de escolher um software gestão financeira?

Como você já viu ao longo do texto, não basta escolher uma plataforma que atenda todos os requisitos básicos da gestão financeira.

Todo gestor almeja que seu negócio cresça de maneira saudável e com previsibilidade financeira.

Sendo assim, existem alguns pontos que devemos prestar atenção na hora de escolher um software gestão financeira que mais se encaixe para seu negócio.

Fácil acesso

É essencial que seu sistema tenha fácil acesso e mobilidade.

Pois, nesse caso, o gestor pode viajar e continuar monitorando as questões prioritárias ou que merecem uma atenção constante.

Sendo assim, um software de gestão portátil e com uma interface fácil de usar, será vantajoso e um ótimo aliado contra os concorrentes.

Dessa forma, controlar e gerir à distância é um benefício que os sistemas modernos oferecem, apenas utilizando o potencial da internet.

Mensuração da produtividade

Alguns sistemas permitem mensurar a produtividade da sua equipe.

Além, também, da margem de lucro das suas contas e, também, uma visão geral dos clientes mais rentáveis e dos que mais prejudicam seu negócio.

Sendo assim, é importante que o software gestão financeira implantado tenha um método claro de acompanhamento de métricas.

Desse jeito, elas devem ser escolhidas com cuidado e atenção para que possam representar um indicador de desempenho apurado para controlar o crescimento do estabelecimento.

Também é significativo que a plataforma consiga se adaptar às atividades realizadas pelo restaurante e possa registrar e acompanhar números relevantes.

Assim, conseguirá diagnosticar o crescimento do negócio, além de detectar possíveis falhas e pontos fracos a serem corrigidos.

Emitir relatórios relevantes

Os relatórios gerados pelo software gestão financeira são capazes de identificar precisamente o estado de processos e esquemas.

Além disso, acompanham as métricas corretas, de forma assertiva e confiável.

Dessa maneira, além de úteis para diagnosticar falhas e problemas a serem corrigidos, os relatórios gerados também ajudam na perspectiva estratégica da administração.

Pois visa na tomada de decisões planejadas e seguras.

Suporte técnico e atualizações

Quando você conta com um software, já está ciente que um dos benefícios oferecidos pelos desenvolvedores é a manutenção e atualização do sistema.

Eles disponibilizam esse serviço para assegurar que seu negócio não enfrente problemas técnicos.

Como erros e bugs, que podem causar prejuízo no desempenho do restaurante.

Portanto, é fundamental saber que se der algum problema, você terá um profissional encarregado de lhe oferecer toda ajuda necessária.

Em relação às atualizações, elas cada vez mais vão otimizar e melhorar o serviço prestado pelo software que você escolheu depois de pesquisar tanto.

Resumo

Tudo sobre Gestão Financeira para restaurante

Ter uma gestão financeira para restaurante significa realizar ações e técnicas administrativas que incluem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras do seu negócio.

Dessa forma, ela engloba despesas fixas e variáveis, investimentos, lucros, financiamentos, empréstimos e valor patrimonial do seu estabelecimento.

Portanto, se você quer resultados positivos para seu restaurante, esses métodos são essenciais para fazer dar certo.

Saiba como administrar um restaurante self-service

Administrar um restaurante self-service requer muito planejamento, organização e análise da clientela. 

Fluxo de caixa contabilidade: Do que se trata?

O fluxo de caixa contabilidade, na verdade, se trata da DRE, que é a Demonstração do Resultado do Exercício.

Este documento de cunho contábil tem o objetivo de detalhar todo o resultado líquido de exercício por período.

Planilha de Fluxo de Caixa Diário - Baixe Grátis!